Estudo de Hebreus 6:5 – Comentado e Explicado

experimentaram a doçura da palavra de Deus e as maravilhas do mundo vindouro e, apesar disso, caíram na apostasia,
Hebreus 6:5

Comentário de Albert Barnes

E provaram a boa palavra de Deus – Ou seja, as doutrinas que ele ensina e que são boas ou agradáveis ??à alma; ou a Palavra de Deus que está conectada com o bem, isto é, que promete o bem. O primeiro parece-me o significado correto – que a Palavra de Deus, ou a verdade que ele ensinou, era em si um bem. Era o que a alma desejava, e na qual encontrava conforto e paz; compare o Salmo 119: 103 ; Salmo 141: 6 . O significado aqui é que eles experimentaram a excelência da verdade de Deus; eles tinham visto e apreciado sua beleza. Esta é a linguagem que não pode ser aplicada a um pecador impenitente. Ele não gosta da verdade de Deus; não vê beleza nela; não obtém conforto disso. É apenas o verdadeiro cristão que tem prazer em sua contemplação, e pode-se dizer que “prova” e desfruta. Essa linguagem descreve um estado de espírito do qual todo cristão sincero está consciente. É o prazer na Palavra de Deus. Ele ama a Bíblia; ele ama a verdade de Deus que é pregada. Ele vê uma beleza requintada nessa verdade. Não está apenas em sua poesia; na sua sublimidade; no seu argumento; mas ele agora tem um “gosto” ou “gosto” da verdade em si, que ele não tinha antes de sua conversão. Então ele poderia ter admirado a Bíblia por sua beleza de linguagem ou por sua poesia; ele poderia estar interessado em pregar por sua eloquência ou poder de argumentação; mas agora seu amor é pela “verdade”; compare Salmos 19:10 . Não há livro que ele tanto goste quanto a Bíblia; e nenhum prazer é tão puro quanto o que ele tem ao contemplar a verdade; compare Josué 21:45 ; Josué 23:15 .

E os poderes do mundo vindouro – ou da “era vindoura”. “A era por vir” era uma frase de uso comum entre os hebreus, para denotar a futura dispensação, os tempos do Messias. A mesma idéia foi expressa pelas frases “os últimos tempos”, “o fim do mundo”, etc., que são tão frequentes nas Escrituras. Todos eles denotavam uma era que deveria suceder à antiga dispensação; o tempo do Messias; ou o período em que os assuntos do mundo seriam encerrados; veja as notas em Isaías 2: 2 . Aqui, evidentemente, refere-se àquele período, e o significado é que eles haviam participado das bênçãos especiais que se esperam nessa dispensação – isto é, nas visões claras do caminho da salvação e nas influências do Espírito Santo sobre a alma. A palavra “poderes” aqui implica que naquele tempo haveria alguma manifestação extraordinária do “poder” de Deus. Uma energia incomum seria lançada para salvar as pessoas, particularmente como demonstrado pela ação do Espírito Santo no coração. Desse “poder”, o apóstolo aqui diz que aqueles de quem ele falou haviam participado. Eles foram trazidos à energia desperta e renovadora que Deus colocou sob o Messias. em salvar a alma. Eles experimentaram as bênçãos prometidas da nova e última dispensação; e a linguagem aqui é a que descreve apropriadamente os cristãos e, de fato, não pode ser aplicada a nenhuma outra. Pode-se observar respeitando as várias expressões usadas aqui palavra . Grego. rhema. Veja Marcos 9:32 .

poderes . Grego. dunamis. App-172.

a . . . come = uma era vindoura.

mundo . Grego. aion. App-129.

Comentário de Adam Clarke

E provaram a boa palavra de Deus – Tiveram esta prova da excelência da promessa de Deus ao enviar o Evangelho, sendo o próprio Evangelho a boa palavra de um Deus bom, cuja leitura e pregação eles acham doce ao paladar de suas almas. Os crentes genuínos têm um apetite pela palavra de Deus; eles provam e, em seguida, seu gosto por isso aumenta mais abundantemente. Quanto mais eles recebem, mais eles desejam ter.

Os poderes do mundo vindouro – ???aµe?? te µe????t?? a????? . Essas palavras são entendidas de duas maneiras:

  1. Os poderes do mundo vindouro podem se referir aos milagres estupendos realizados na confirmação do Evangelho, sendo a dispensação do Evangelho o mundo que virá na fraseologia judaica, como vimos muitas vezes; e que d??aµ?? é muitas vezes considerado uma obra ou milagre poderoso, é evidente em várias partes dos evangelhos. Os profetas haviam declarado que o Messias, quando ele viesse, deveria realizar muitos milagres e ser tão poderoso em palavras e ações quanto Moisés; ver Deuteronômio 18: 15-19 . E eles especificam particularmente a visão dos cegos, a audição dos surdos, a força dos coxos e a fala dos mudos; Isaías 35: 5 , Isaías 35: 6 . Todos esses milagres que Jesus Cristo fez aos olhos deste povo; e, assim, eles tinham a evidência mais alta que podiam ter de que Jesus era o Messias prometido e não podiam fingir duvidar de sua missão ou apostatar da fé cristã que haviam recebido; e, portanto, não é de admirar que o apóstolo denuncie os mais terríveis julgamentos de Deus contra aqueles que haviam apostatado a partir da fé, que eles viram assim confirmados.
  • Supõe-se que as palavras se apliquem àquelas comunicações e predicamentos da bênção eterna, ou das alegrias do mundo vindouro, que os justificados pelo sangue da aliança e andam fielmente com seu Deus experimentam; e, nesse sentido, a palavra ?e?saµe???? provou, é considerada mais apropriada para a aplicação. Mas ?e??µa? , provar, significa experimentar ou ter a prova completa de uma coisa. Assim, provar a morte, Mateus 16:28 , é morrer, ficar sob o poder da morte, experimentar completamente sua natureza destrutiva no que diz respeito ao corpo. Veja também Lucas 9:27 ; João 8:52 . E é usado no mesmo sentido em Hebreus 2: 9 ; desta epístola, onde se diz que Cristo provou a morte para todo homem; pois, apesar da metáfora, que o leitor verá explicada na nota no lugar acima, a palavra significa necessariamente que ele realmente morreu, que ele experimentou a morte completamente; e tinha a mais completa prova disso e de sua malignidade que ele poderia ter, independentemente da corrupção de sua carne; pois sobre esta morte não poderia ter poder. E provar que o Senhor é misericordioso, 1 Pedro 2: 3 , é experimentar completamente a benignidade de Deus, ao fazer pedras vivas, edificadas em uma casa espiritual, constituídos santos sacerdotes para oferecer sacrifícios espirituais aceitáveis ??a Deus; ver 1 Pedro 2: 5 . E, nesse sentido, é usado pelos mais puros escritores gregos. Veja vários exemplos em Schleusner.
  • Parece, portanto, que a primeira opinião é a melhor fundamentada.

    Comentário de Thomas Coke

    Hebreus 6: 5 . Provei a boa palavra de Deus, isto é, familiarizei-nos experimentalmente com o evangelho, que através do espírito transmite ao crente a remissão de pecados, justificação e santificação aqui, e a promessa aos fiéis de uma ressurreição para a vida eterna no futuro. . Pelos poderes do mundo vindouro, creio eu, “as obras poderosas ou milagrosas da era cristã”; Deus dando-lhes testemunho com sinais e maravilhas, e com diversos milagres e os dons do Espírito Santo, cap. Hebreus 2: 4 . O mundo vindouro, ou melhor, a era vindoura, significa a era do Messias; que duraria até a consumação final de todas as coisas: é o mesmo com o mundo vindouro, cap. Hebreus 2: 5 . Aqueles que não apenas viram aqueles grandes milagres pelos quais o cristianismo foi confirmado, mas foram capacitados para operá-los, não poderiam ter evidências mais completas da verdade.

    Comentário de John Wesley

    E provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro,

    E provaram a boa palavra de Deus – tiveram um prazer e um prazer nela.

    E os poderes do mundo vindouro – Que todo mundo prova, que tem uma esperança cheia de imortalidade. Toda criança que nasce naturalmente vê primeiro a luz, depois recebe e experimenta a nutrição adequada e participa das coisas deste mundo. Da mesma maneira, o apóstolo, comparando coisas espirituais com coisas naturais, fala de um nascido do Espírito, como vendo a luz, provando a doçura e participando das coisas “do mundo vindouro”.

    Referências Cruzadas

    Mateus 13:20 – Quanto ao que foi semeado em terreno pedregoso, este é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria.

    Marcos 4:16 – Outras, como a semente lançada em terreno pedregoso, ouvem a palavra e logo a recebem com alegria.

    Marcos 6:20 – porque Herodes temia a João e o protegia, sabendo que ele era um homem justo e santo; e quando o ouvia, ficava perplexo. Mesmo assim gostava de ouvi-lo.

    Lucas 8:13 – As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Crêem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação.

    Hebreus 2:5 – Não foi a anjos que ele sujeitou o mundo que há de vir, a respeito do qual estamos falando,

    1 Pedro 2:3 – agora que provaram que o Senhor é bom.

    2 Pedro 2:20 – Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *