Estudo de Hebreus 2:5 – Comentado e Explicado

Não foi tampouco aos anjos que Deus submeteu o mundo vindouro, de que falamos.
Hebreus 2:5

Comentário de Albert Barnes

Pois para os anjos ele não submeteu – Neste versículo, o apóstolo volta ao assunto que vinha discutindo em Hebreus 1: 1-14 – a superioridade do Messias aos anjos. A partir desse assunto, ele havia sido desviado Hebreus 2: 1-4 , mostrando a eles quais devem ser as consequências da deserção do cristianismo e o perigo de negligenciá-lo. Tendo demonstrado isso, ele agora prossegue com a discussão e mostra que uma honra foi conferida ao Senhor Jesus que nunca foi concedida aos anjos – isto é, a “supremacia sobre este mundo”. Ele o faz provando, no Antigo Testamento, que tal domínio foi dado ao “homem” Hebreus 2: 6-8 , e que esse domínio foi de fato exercido pelo Senhor Jesus; Hebreus 2: 9 . Ao mesmo tempo, ele encontra uma objeção que um judeu provavelmente faria. É que Jesus parecia ser muito inferior aos anjos. Ele era um homem em uma condição humilde. Ele era pobre e desprezado. Ele não possuía nenhuma das honras externas mostradas a Moisés – o fundador da economia judaica; nenhuma da aparente honra que pertencia aos seres angélicos. Essa objeção implícita ele remove, mostrando a razão pela qual ele se tornou. Era apropriado, desde que ele veio redimir o homem, que ele fosse homem, e não assumisse a natureza dos anjos; e pela mesma razão, era apropriado que ele fosse submetido a sofrimentos e se tornasse um homem de dores; Hebreus 2: 10-17 . A observação do apóstolo no versículo diante de nós é que Deus nunca colocou o mundo em sujeição aos anjos como ele fez ao Senhor Jesus. Eles não tinham jurisdição sobre isso; eles eram meros espíritos ministradores; mas o mundo havia sido colocado sob o domínio do Senhor Jesus.

O mundo vindouro – A palavra traduzida aqui “mundo” – ?????µ??? oikoumene – significa apropriadamente o mundo “habitado” ou “habitável”; ver Mateus 24:14 ; Lucas 2: 1 ; Lucas 4: 5 ; Lucas 21:26 (grego); Atos 11:28 ; Atos 17: 6 , Atos 17:31 ; Atos 19:27 ; Atos 24: 5 ; Romanos 10:18 ; Hebreus 1: 6 ; Apocalipse 3:10 ; Apocalipse 12: 9 ; Apocalipse 16:14 – em todos os lugares, exceto um, é traduzido como “mundo”. Não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento. O significado apropriado é o mundo ou a terra considerada habitável – e aqui a jurisdição se refere ao controle sobre o homem, ou sobre os habitantes da terra. A frase “o mundo vindouro” não ocorre com pouca frequência no Novo Testamento; compare Efésios 2: 7 ; 1 Coríntios 10:11 ; Hebreus 6: 5 . A mesma frase “o mundo vindouro”, ???? ?owlaam ???? habaa’-, ocorre frequentemente nos escritos judaicos. Segundo Buxtorf (Lexicon Ch. Talm. Rab.), Significa, como alguns supõem, “o mundo que existirá depois que este mundo for destruído e após a ressurreição dos mortos, quando as almas se unirão novamente aos seus corpos. “ Para outros, é suposto significar “os dias do Messias, quando ele reinará na terra”. Para mim, parece claro que a frase aqui significa “o mundo sob o Messias” – o mundo, a idade ou a dispensação que sucederia aos judeus e que lhes era familiarmente conhecido como “o mundo vindouro”; e a idéia é que esse mundo, ou idade, foi colocado sob a jurisdição de Cristo, e não dos anjos. Nesse ponto, o apóstolo passa a entender; compare notas sobre Isaías 2: 2 .

Sobre o que falamos – . “Do qual estou escrevendo;” isto é, da religião cristã ou do reinado do Messias.

Comentário de E.W. Bullinger

Para, & c . Leia: “Pois ele não submeteu (App-105) aos anjos” .

até = para.

mundo . Grego. oikoumene. App-129. Compare Hebreus 1: 6 .

do que = relativo (grego. peri App-104) que,

Comentário de John Calvin

5. Pois para os anjos, etc. Ele novamente prova por outro argumento que Cristo deve ser obedecido; pois o Pai lhe conferiu a soberania de todo o mundo, enquanto os anjos são totalmente destituídos de tal honra. Por conseguinte, nenhum dos anjos deve impedir sua preeminência, que só possui a supremacia.

Mas primeiro, o Salmo que ele cita deve ser examinado, pois parece ser aplicado inadequadamente a Cristo. Davi menciona os benefícios que Deus concede à humanidade; pois depois de contemplar o poder de Deus como manifestado no céu e nas estrelas, ele chega ao homem, entre os quais a maravilhosa bondade de Deus aparece de maneira peculiar. Ele não fala, portanto, de nenhuma pessoa em particular, mas de toda a humanidade. A isto, respondo que tudo isso não oferece razão para que as palavras não devam ser aplicadas à pessoa de Cristo. De fato, permito que o homem tenha sido posto em primeiro lugar na posse do mundo, para que ele possa governar todas as obras de Deus; mas por sua própria deserção ele mereceu a perda de seu domínio, pois era um castigo justo por ingratidão quanto a alguém assim favorecido, que o Senhor, a quem ele se recusou a reconhecer e fielmente adorar, o privasse de um direito anteriormente concedido para ele. Tão logo, então, quando Adão se alienou de Deus através do pecado, foi justamente privado das coisas boas que havia recebido; não que lhe fosse negado o uso deles, mas que ele não teria direito a eles depois de ter abandonado a Deus. E, no próprio uso deles, Deus pretendia que houvesse alguns sinais dessa perda de direito, como esses: – os animais selvagens nos atacam ferozmente, aqueles que devem se impressionar com a nossa presença são temidos por nós, alguns nunca obedecem. nós, outros dificilmente podem ser treinados para se submeter, e eles nos prejudicam de várias maneiras; a terra não responde às nossas expectativas em cultivá-la; o céu, o ar, o mar e outras coisas costumam ser adversos para nós. Mas todas as criaturas deveriam continuar sujeitas, mas o que quer que os filhos de Adão possuíssem seria considerado um assalto; pois o que eles podem chamar de seus quando não são de Deus?

Sendo este alicerçado, é evidente que a graça de Deus não nos pertence até que o direito perdido em Adão seja restaurado por Cristo. Por essa razão, Paulo nos ensina que o alimento é santificado para nós pela fé ( 1 Timóteo 4: 5 😉 e em outro lugar ele declara que para os incrédulos nada é limpo, pois eles têm uma consciência poluída. ( Tito 1:16 .)

Descobrimos no início desta epístola que Cristo foi designado pelo Pai como herdeiro de todas as coisas. Sem dúvida, ao atribuir toda uma herança a uma, ele exclui todas as outras como alienígenas, e com justiça também, pois todos nos tornamos exilados do reino de Deus. Que comida, então, Deus destinou à sua própria família, não deixamos o direito de tomar. Mas Cristo, por quem somos admitidos nesta família, ao mesmo tempo nos admite na participação desse direito, para que possamos desfrutar o mundo inteiro, juntamente com o favor de Deus. Por isso, Paulo nos ensina que Abraão foi, pela fé, feito herdeiro do mundo, isto é, porque ele estava unido ao corpo de Cristo. ( Romanos 4:13 ) Se os homens, então, são impedidos de receber toda a graça de Deus até receberem o direito por meio de Cristo, segue-se que o domínio mencionado no Salmo nos foi perdido em Adão, e que, por isso, deve novamente ser restaurado como uma doação. Agora, a restauração começa com Cristo como a cabeça. Portanto, não resta dúvida de que devemos procurá-lo sempre que se falar em domínio do homem sobre todas as criaturas.

Para isso, é feita referência quando o apóstolo menciona o mundo vindouro , ou o mundo futuro, pois ele entende por ele o mundo renovado. Para tornar a coisa mais clara, suponhamos dois mundos: o primeiro, o antigo, corrompido pelo pecado de Adão; o outro, mais tarde no tempo, como renovado por Cristo. O estado da primeira criação ficou totalmente deteriorado, e com o homem caiu tanto quanto o próprio homem. Até que, então, uma nova restituição seja feita por Cristo, esse Salmo não será cumprido. Portanto, agora parece que aqui o mundo vindouro não é aquilo que esperamos após a ressurreição, mas aquilo que começou no início do reino de Cristo; mas sem dúvida terá sua plena realização em nossa redenção final.

Mas por que ele suprimiu o nome de David não aparece para mim. Sem dúvida, ele diz um , ou alguém, não por desprezo, mas por honra, designando-o como um dos profetas ou escritor de renome.

Comentário de Adam Clarke

O mundo vindouro – Esse ??? ???? olam habba , o mundo vindouro, significou os dias do Messias entre os judeus, é mais evidente e tem sido freqüentemente apontado no curso dessas anotações; e que a administração deste reino não foi confiada aos anjos, freqüentemente empregados sob a lei, também é evidente, pois o governo está às margens de Jesus Cristo; somente ele tem as chaves da morte e do inferno; somente ele se fecha e ninguém se abre; abre e ninguém fecha; somente ele tem o resíduo do Espírito; somente ele é o governador do universo, o espírito, a alma, o coração e a cabeça da igreja: tudo está sob sua autoridade e está sujeito a ele.

Mas alguns pensam que o mundo vindouro significa glória futura e supõe que as palavras sejam ditas em referência à presença do anjo da presença de Deus, Êxodo 23:20 , que introduziu os israelitas na terra prometida, terra que aqui é colocada em oposição à herança celestial. E é certo que, nesse sentido, também temos uma entrada no mais santo somente pelo sangue de Jesus. O Dr. Macknight defende esse último significado, mas o primeiro parece mais consistente com a fraseologia judaica.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 2: 5 . Pois para os anjos “Os anjos, como eu lhes disse, são apenas espíritos ministradores; e, embora a lei tenha sido dada por eles, ainda na presente dispensação eles não têm nada a ver na distribuição do evangelho: pois é o Filho de Deus, o Senhor de todas as coisas, a quem está reservado o único domínio e a direção da presente dispensação; e quem é o doador da salvação da qual falamos, e não anjos, a quem não estamos sujeitos. ”

Comentário de Scofield

mundo

“oikoumene” = terra habitada. (Veja Scofield “ Lucas 2: 1 “) .

Comentário de John Wesley

Pois até os anjos não sujeitou o mundo vindouro, sobre o que falamos.

Este versículo contém uma prova do terceiro; quanto maior a salvação e quanto mais glorioso o Senhor a quem desprezamos, maior será o nosso castigo.

Deus não submeteu o mundo vindouro – isto é, a dispensação do Messias; que, para ter sucesso, o mosaico era geralmente denominado pelos judeus, o mundo vindouro, embora ainda esteja em grande parte por vir. Sobre o que agora falamos – Do qual agora estou falando. Nesta última grande dispensação, somente o Filho preside.

Referências Cruzadas

Hebreus 6:5 – experimentaram a bondade da palavra de Deus e os poderes da era que há de vir,

2 Pedro 3:13 – Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça.

Apocalipse 11:15 – O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve altas vozes no céu que diziam: “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *