Estudo de 2 Pedro 2:20 – Comentado e Explicado

Com efeito, se aqueles que renunciaram às corrupções do mundo pelo conhecimento de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador nelas se deixam de novo enredar e vencer, seu último estado torna-se pior do que o primeiro.
2 Pedro 2:20

Comentário de Albert Barnes


Pois se depois de terem escapado das poluições do mundo – Isso não significa necessariamente que eles eram verdadeiros cristãos e haviam caído da graça. As pessoas podem reformar-se externamente e escapar das corrupções abertas que prevalecem ao seu redor ou praticadas por elas mesmas, e ainda não têm verdadeira graça no coração.

Através do conhecimento do Senhor e Salvador Jesses Cristo – Isso também não implica que eles fossem cristãos verdadeiros ou que já tivessem algum conhecimento salvador do Redentor. Existe um conhecimento das doutrinas e deveres da religião que podem levar os pecadores a abandonar seus vícios externos, o que não tem conexão com a graça salvadora. Eles podem professar religião e podem conhecer religião o suficiente para entender que isso exige que eles abandonem seus hábitos cruéis, e ainda nunca sejam cristãos verdadeiros.

Eles são novamente enredados nela e vencidos – A palavra traduzida como “enredada” ( ?µp???? empleko, da qual deriva nossa palavra “implicado”, significa trançar, entrelaçar; depois envolver, enredar. Significa aqui que eles se tornam implicados. naqueles vícios, como um animal enredado em uma rede.

O último final é pior com eles do que o começo – geralmente é o caso. Os apóstatas se tornam piores do que eram antes de sua conversão professada. Os bêbados “reformados”, se voltarem a seus “copos”, ficam mais abandonados do que nunca. Assim, é com aqueles que foram viciados em quaisquer hábitos de vício, e que professam tornar-se religiosos, e depois desaparecem. As “razões” para isso podem ser:

(1) que eles estão agora dispostos a mostrar aos outros que não estão mais sob as restrições pelas quais professamente se vincularam;

(2) que Deus os entrega à indulgência com menos restrições do que antigamente; e,

(3) seus antigos companheiros de pecado podem ter um esforço especial para cortejar sua sociedade e levá-los à tentação, a fim de obter um triunfo sobre a virtude e a religião.

Comentário de E.W. Bullinger

poluições . Grego. miasma. Só aqui. Compare 2 Pedro 2:10 .

conhecimento . Ver 2 Pedro 1: 2 , 2 Pedro 1: 3 , 2 Pedro 1: 8 .

Senhor . App-98.

Jesus Cristo . App-98. Compare 2 Pedro 3:18 .

emaranhado . Grego. empleko. Ver 2 Timóteo 2: 4 .

fim final . Literalmente últimas coisas.

is = se tornou.

começando = primeiro.

Comentário de John Calvin

20. Para se depois. Ele novamente mostra quão perniciosa foi a seita que levou os homens consagrados a Deus de volta à sua antiga sujeira e às corrupções do mundo. E ele exibe a hediondo do mal por uma comparação; pois não era pecado comum afastar-se da santa doutrina de Deus. Teria sido melhor para eles, diz ele, não conhecer o caminho da justiça; pois, embora não haja desculpa para a ignorância, o servo que, consciente e deliberadamente, despreza as ordens de seu senhor, merece uma dupla punição. Além disso, havia ingratidão, porque eles deliberadamente extinguiram a luz de Deus, rejeitaram o favor que lhes era conferido e, sacudindo o jugo, tornaram-se perversamente devassos contra Deus; sim, na medida do possível, profanaram e revogaram a aliança inviolável de Deus, que havia sido ratificada pelo sangue de Cristo. Quanto mais sinceros deveríamos ser, para avançar humildemente e com cuidado no curso de nosso chamado. Agora devemos considerar cada sentença.

Ao nomear as poluições do mundo, ele mostra que rolamos na sujeira e somos totalmente poluídos, até renunciarmos ao mundo. Pelo conhecimento de Cristo, ele sem dúvida entende o evangelho. Ele testemunha que o objetivo é livrar-nos das impurezas do mundo e nos afastar deles. Pela mesma razão, ele depois chama isso de caminho da justiça. Só então ele faz um progresso correto no evangelho que fielmente aprende a Cristo; e ele conhece verdadeiramente a Cristo, que lhe foi ensinado a adiar o velho e vestir o novo, como Paulo nos lembra em Efésios 4:22 (174)

Comentário de Adam Clarke

As poluições do mundo – Pecado em geral, e particularmente superstição, idolatria e lascívia. Estes são chamados de µ?asµata , miasmata , coisas que infectam, poluem e contaminam. A palavra era usada antigamente, e está sendo usada atualmente, para expressar aquelas partículas nocivas de eflúvio provenientes de pessoas infectadas com doenças contagiosas e perigosas; ou de corpos mortos e corruptos, águas estagnadas e podres, pântanos etc., pelos quais o som e a saúde podem ser infectados e destruídos. O mundo é aqui representado como um grande pântano pútrido ou corpo corrupto, enviando seus miasmas destrutivos para todo o lado e em todas as direções, de modo que ninguém possa escapar de seu contágio e ninguém possa ser curado da grande doença epidêmica do pecado, mas por o poderoso poder e habilidade de Deus. Santo Agostinho melhorou esta imagem: “O mundo inteiro”, diz ele, “é um grande homem doente, deitado de leste a oeste e de norte a sul; e para curar esse grande homem doente, o todo-poderoso médico desceu”. do céu.” Agora, é pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, como diz São Pedro, que escapamos da influência destrutiva desses miasmas contagiosos. Mas se, depois de termos sido curados e escapamos da morte a que estávamos expostos, ficamos novamente enredados, eµp?a?e?te? , envolvidos, envolvidos com eles; então, o último fim será pior que o começo: visto que pecamos contra mais luz, e a alma, por sua conversão a Deus, tendo tido todos os seus poderes e faculdades muito melhorados, está agora sendo repoluída, mais capaz de iniquidade do que antes, e pode suportar mais expressivamente a imagem do terreno.

Comentário de Thomas Coke

2 Pedro 2:20 . Pois se depois de terem escapado, etc. – Na medida em que escaparam. Ver em 2 Pedro 2: 4 . As poluições do mundo foram idolatria, superstição e vício. Pelo mundo, podemos entender aqui o mundo incrédulo e iníquo; e mais especialmente os gentios idólatras. ??asµata, poluições, não é encontrado em nenhum outro lugar do Novo Testamento. Foi usada pelos médicos antigos para a infecção pestilencial na praga, que se espalha secreta e insensivelmente e afeta muitos. Nada polui ou infecta a mente dos homens como vício e maldade: o mundo, ou a multidão, geralmente infectada, está apta a infectar outras pessoas. O conhecimento de Jesus Cristo, aqui , implica não apenas conhecimento na religião cristã, em um sentido geral, mas na experiência e prática cristã. Os que vivem no vício não conhecem a Cristo; mas pelo verdadeiro conhecimento de Cristo, os homens são libertados do vício. João 8:36 . A religião cristã é, através da graça divina, de natureza purificadora: cap. 2 Pedro 1: 4 . João 15: 2-3 . A palavra e?p?a?e?te?, tornado emaranhado, significa recolhido um trabalho ou armadilha; veja Provérbios 28:18 no LXX. e 2 Timóteo 2: 4 . Por uma pretensão de liberdade cristã, eles foram novamente enredados nos vícios do mundo pagão. Na palavra superada, há uma referência ao que é dito, 2 Pedro 2:19 . São Pedro, na última cláusula, não está falando apenas dos falsos mestres, mas também daqueles cristãos que foram seduzidos por eles; e neste versículo, comparado com 2 Pedro 2:18 ; 2 Pedro 2: 21-22 . Ezequiel 33:12 ; Ezequiel 33:33 e muitos outros textos das escrituras, é claramente uma coisa possível para os verdadeiros crentes, ou para aqueles que já foram regenerados e purificados, total e finalmente caírem: até agora é verdade “. que Deus não vê pecado nos crentes; ” que, se eles caírem, estarão envolvidos em maior culpa e expostos a um castigo mais severo do que os ignorantes ou incrédulos.

Comentário de John Wesley

Pois se depois de terem escapado das poluições do mundo pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, eles são novamente enredados nela, e vencidos, o último fim é pior para eles do que o começo.

Pois se depois deles – Que são assim enlaçados.

Escaparam das poluições do mundo – Os pecados que poluem todos os que não conhecem a Deus.

Pelo conhecimento de Cristo – isto é, pela fé nele, 2 Pedro 1: 3 .

Eles são novamente enredados nele, e superados, seu último estado é pior que o primeiro – Mais imperdoável e causa uma maior condenação.

Referências Cruzadas

Números 24:20 – Balaão viu Amaleque e pronunciou este oráculo: “Amaleque foi o primeiro entre as nações, mas o seu fim será destruição”.

Deuteronômio 32:29 – Quem dera fossem sábios e entendessem; e compreendessem qual será o seu fim!

Mateus 12:43 – “Quando um espírito imundo sai de um homem, passa por lugares áridos procurando descanso e não encontra,

Lucas 11:24 – “Quando um espírito imundo sai de um homem, passa por lugares áridos procurando descanso, e não o encontrando, diz: ‘Voltarei para a casa de onde saí’.

Filipenses 3:19 – Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas.

Hebreus 6:4 – Ora para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo,

Hebreus 10:26 – Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados,

2 Pedro 1:2 – Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.

2 Pedro 1:4 – Por intermédio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.

2 Pedro 2:18 – pois eles, com palavras de vaidosa arrogância e provocando os desejos libertinos da carne, seduzem os que estão quase conseguindo fugir daqueles que vivem no erro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *