Estudo de Hebreus 10:26 – Comentado e Explicado

Depois de termos recebido e conhecido a verdade, se a abandonarmos voluntariamente, já não haverá sacrifício para expiar este pecado.
Hebreus 10:26

Comentário de Albert Barnes


Pois se pecarmos voluntariamente depois disso, teremos recebido o conhecimento da verdade – Se, depois de nos convertermos e nos tornarmos cristãos verdadeiros, apostatássemos, seria impossível recuperar novamente, pois não haveria outro sacrifício pelo pecado; de nenhuma maneira pela qual pudéssemos ser salvos. Essa passagem, no entanto, como Hebreus 6: 4-6 , deu origem a muitas diferenças de opinião. Mas que a descrição acima é a interpretação correta, parece-me evidente pelas seguintes considerações:

(1) É a interpretação natural e óbvia, como provavelmente ocorreria a noventa e nove leitores em cem, se não houvesse uma teoria para apoiar e não houvesse medo de entrar em conflito com alguma outra doutrina.

(2) está de acordo com o escopo da Epístola, ou seja, impedir que aqueles a quem o apóstolo se dirigiu retornem novamente à religião judaica, sob as provações a que foram submetidos.

(3) está de acordo com o significado justo da linguagem – as palavras “depois que recebemos o conhecimento da verdade”, referindo-se mais naturalmente à conversão verdadeira do que a qualquer outro estado mental.

(4) o sentimento não seria correto se se referisse a outros cristãos que não os verdadeiros. Não seria verdade que alguém que tinha sido um pouco esclarecido e que depois pecou “voluntariamente” deve olhar com medo para o julgamento sem a possibilidade de ser salvo. Existem muitos casos em que essas pessoas são salvas. Eles “voluntariamente” resistem ao Espírito Santo; eles lutam contra ele; por um longo tempo, recusam-se a ceder, mas são trazidos novamente à reflexão e são levados a dar seus corações a Deus.

(5) é verdade, e sempre será verdade, que se um cristão sincero apostatasse, nunca mais poderia ser convertido; veja as notas em Hebreus 6: 4-6 . As razões são óbvias. Ele teria tentado o único plano de salvação, e teria falhado. Ele teria abraçado o Salvador, e não haveria eficácia suficiente em seu sangue para mantê-lo, e não haveria Salvador mais poderoso nem sangue mais eficaz de expiação. Ele teria renunciado ao Espírito Santo e demonstrado que suas influências não eram eficazes para mantê-lo, e não haveria outro agente de maior poder para renová-lo e salvá-lo depois que ele apostatou. Por essas razões, parece-me claro que essa passagem se refere aos cristãos verdadeiros, e que a doutrina aqui ensinada é que, se alguém deve apostatar, deve esperar apenas os terrores do julgamento e a condenação final.

Se isso de fato ocorre, é outra questão. Sobre esse inquérito, veja as notas em Hebreus 6: 4-6 . Se essa visão estiver correta, podemos acrescentar que a passagem não deve ser considerada como aplicável ao que é comumente conhecido como “pecado contra o Espírito Santo” ou “pecado imperdoável”. A palavra traduzida “voluntariamente” – ????s??? hekousios – não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento, exceto em 1 Pedro 5: 2 , onde é traduzida “voluntariamente” – “assumindo a supervisão (da igreja) não por constrangimento, mas por vontade própria . ” Significa apropriadamente, “voluntariamente, voluntariamente, por nossa própria vontade” e se aplica a casos em que nenhuma restrição é usada. Não deve ser interpretado aqui estritamente ou metafisicamente, pois todo pecado é voluntário ou cometido de bom grado, mas deve se referir a um ato deliberado, em que um homem pretende abandonar sua religião e se afastar de Deus. Se fosse tomado com exatidão metafísica, demonstraria que todo cristão que faz alguma coisa errada, por menor que seja, estaria perdido.

Mas isso não pode, pela natureza do caso, ser o significado. , Numbers 15:27-29 ; compare Acts 3:17 ; Acts 17:30 ), and sins of presumption; O apóstolo sabia muito bem que os cristãos cometem tais pecados (veja as notas em Levítico 4: 2 , Levítico 4:13 , Levítico 4:22 , Levítico 4:27 ; Levítico 5:15 ; Números 15:24 , Números 15: 27- 29 ; compare Atos 3:17 ; Atos 17:30 ) e pecados de presunção; pecados que são deliberada e intencionalmente cometidos; veja Êxodo 21:14 ; Números 15:30 ; Deuteronômio 17:12 ; Salmo 19:13 . O apóstolo aqui se refere, evidentemente, a essa distinção e significa falar de um propósito decidido e deliberado de romper com as restrições e obrigações da religião cristã.

Não resta mais sacrifício pelos pecados – Se um homem faz isso, não há sacrifício pelos pecados que possam salvá-lo. Ele teria rejeitado deliberadamente a única expiação feita pelo pecado, e não haverá outra. É como se um homem rejeitasse o único remédio que pudesse curá-lo ou afaste o único barco que poderia salvá-lo quando naufragasse; ver notas, Hebreus 6: 6 . O sacrifício feito pelo Redentor pelo pecado nunca deve ser repetido e, se isso for deliberadamente rejeitado, a alma deverá estar perdida.

Comentário de Joseph Benson

Hebreus 10: 26-27 . Para, & c. – Como se ele tivesse dito, nos interessa usar todos os meios para garantir nossa perseverança, porque a apostolado é muito perigosa; se nós – qualquer um de nós cristãos; pecar voluntariamente – por total apostolado de Deus; (veja em Hebreus 6: 4 😉 depois de termos recebido o conhecimento da verdade – Como é em Jesus, a saber, um conhecimento experimental e prático do mesmo, de modo a ter sido libertado dessa maneira da culpa e poder do pecado; não resta mais sacrifício pelos pecados – Nada além do que rejeitamos obstinadamente. “Como o apóstolo, na parte anterior da epístola, havia provado que todos os sacrifícios da lei foram abolidos, e que o único sacrifício pelo pecado restante foi o sacrifício de Cristo, seguiu-se que os apóstatas, que renunciaram voluntariamente ao benefício de esse sacrifício, não tinha sacrifício pelo pecado, o que restasse para eles. ” Mas uma certa procura medrosaf?ße?a de t?? e?d??? , um tipo de expectativa medrosa: sugerir algo inexprimível, como nenhum coração poderia conceber ou descrever a língua. São Pedro, 1 Epist. 1 Pedro 4: 17-18: Qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho? Onde aparecerão os ímpios e os pecadores? De julgamento e indignação ardente. O apóstolo se refere tanto ao julgamento final do grande dia, quando os apóstatas da religião de Jesus, bem como aqueles que a rejeitaram obstinadamente, serão punidos com a destruição eterna da presença do Senhor, etc., 2 Tessalonicenses 1: 9 ; e também à terrível e inflamada indignação que Deus estava prestes a provocar sobre os judeus incrédulos e obstinados, na destruição total de sua cidade e templo por espada e fogo, devorando-os, como adversários a Deus e a seu Cristo, a todos os outros. mais indesculpável. O leitor deve observar que o apóstolo estabelece aqui como certo, que Deus não perdoará pecadores sem algum sacrifício ou satisfação. Pois, caso contrário, não resultaria, restando aos apóstatas nenhum sacrifício pelo pecado, que lhes restasse uma terrível expectativa de julgamento e indignação inflamada. Nestas últimas palavras, a conflagração do céu e da terra no dia do julgamento parece ser especialmente referida.

Comentário de E.W. Bullinger

se, etc. = nós pecamos. Grego. hamartano. App-128.

voluntariamente . Grego. hekousios. Somente aqui e 1 Pedro 5: 2 (de bom grado). O adjetivo apenas em Filemon 1:14 . O pecado aqui é o retorno deliberado ao judaísmo. Compare Hebreus 6: 4-6 .

que temos = tendo.

conhecimento . Grego. epignose. App-132.

permanece . Ver Hebreus 4: 6 .

não mais = não mais. Grego. ouketi.

Comentário de John Calvin

26. Porque, se pecarmos voluntariamente, etc. voluntariamente, etc. Ele mostra quão severa uma vingança de Deus aguarda todos aqueles que se afastam da graça de Cristo; por estarem sem essa única salvação verdadeira, agora estão como foram entregues a uma destruição inevitável. Com esse testemunho, Novato e sua seita se armavam anteriormente, a fim de tirar a esperança de perdão de todos os indiscriminadamente que haviam caído após o batismo. Os que não foram capazes de refutar sua calúnia preferiram negar a autoridade desta epístola do que subscrever um absurdo tão grande. Mas o verdadeiro significado da passagem, sem a ajuda de qualquer outra parte, é suficiente por si só para expor o descaramento de Novatus

Aqueles que pecam, mencionados pelo apóstolo, não são de modo algum ofendidos, mas de abandonar a Igreja e se alienar totalmente de Cristo. Pois ele não fala aqui deste ou daquele pecado, mas condena pelo nome aqueles que voluntariamente renunciaram à comunhão com a Igreja. Mas há uma vasta diferença entre quedas particulares e uma deserção completa desse tipo, pela qual nos afastamos completamente da graça de Cristo. E como esse não pode ser o caso de alguém, exceto que ele já foi esclarecido, ele diz: Se pecarmos voluntariamente, depois disso teremos recebido o conhecimento da verdade; como se ele tivesse dito: “Se renunciarmos consciente e voluntariamente à graça que obtivemos”. Agora é evidente a diferença entre essa doutrina e o erro de Novatus.

E que o apóstolo aqui se refere apenas a apóstatas, fica claro em toda a passagem; pelo que ele trata disso, é que aqueles que já foram recebidos na Igreja não devem abandoná-lo, como alguns costumavam fazer. Ele agora declara que não restava sacrifício pelo pecado, porque eles pecaram voluntariamente depois de terem recebido o conhecimento da verdade. Mas, quanto aos pecadores que caem de qualquer outra maneira, Cristo se oferece diariamente a eles, para que não procurem outro sacrifício pela expiação de seus pecados. Ele nega, então, que resta algum sacrifício para aqueles que renunciam à morte de Cristo, o que não é feito por qualquer ofensa, exceto por uma renúncia total da fé.

Essa severidade de Deus é realmente terrível, mas é apresentada com o propósito de inspirar terror. Ele não pode, no entanto, ser acusado de crueldade; pois, como a morte de Cristo é o único remédio pelo qual podemos ser libertos da morte eterna, não são eles que destroem tanto quanto podem sua virtude e benefício dignos de serem deixados em desespero? Deus convida à reconciliação diária daqueles que habitam em Cristo; são diariamente lavados pelo sangue de Cristo, seus pecados são diariamente expiados pelo Seu sacrifício perpétuo. Como a salvação não deve ser buscada, exceto nele, não há necessidade de se perguntar que todos aqueles que o abandonam voluntariamente são privados de toda esperança de perdão: essa é a importância do advérbio moret?, mais. Mas o sacrifício de Cristo é eficaz para os piedosos até a morte, embora eles freqüentemente pecem; antes, mantém sempre sua eficácia, por essa mesma razão, porque não podem ficar livres do pecado enquanto viverem na carne. O apóstolo então se refere àqueles que abandonam perversamente a Cristo e, assim, se privam do benefício de sua morte.

A cláusula “depois de ter recebido o conhecimento da verdade” foi adicionada com o objetivo de agravar sua ingratidão; pois aquele que voluntariamente e com impiedade deliberada extingue a luz de Deus acesa em seu coração, nada tem que alegar como desculpa diante de Deus. Vamos então aprender não apenas a receber com reverência e pronta docilidade mental a verdade que nos é oferecida, mas também a perseverar firmemente no conhecimento dela, para que não soframos o terrível castigo daqueles que a desprezam. (180)

Comentário de Adam Clarke

Pois se pecarmos voluntariamente – Se deliberadamente, por medo de perseguição ou por qualquer outro motivo, renunciamos à profissão do Evangelho e ao Autor desse Evangelho, depois de ter recebido o conhecimento da verdade para estarmos convencidos de que Jesus é o prometeu o Messias, e que ele havia espargido nossos corações de uma má consciência; para tais não resta sacrifício pelos pecados; pois como os sacrifícios judaicos são abolidos, como aparece na declaração do próprio Deus no quadragésimo Salmo, e Jesus sendo agora o único sacrifício que Deus aceitará, aqueles que o rejeitam não têm outro; portanto, seu caso deve ser totalmente sem remédio. Esse é o significado do apóstolo, e o caso é de um apóstata deliberado – alguém que rejeitou completamente Jesus Cristo e sua expiação e renunciou a todo o sistema evangélico. Não tem nada a ver com desviados em nosso uso comum desse termo. Um homem pode ser dominado por uma falta, ou pode deliberadamente entrar em pecado, e ainda assim não renunciar ao Evangelho, nem negar o Senhor que o comprou. Seu caso é sombrio e perigoso, mas não é desesperador; não há outro caso senão o do apóstata deliberado, que rejeita todo o sistema evangélico, depois de ter sido salvo pela graça ou convencido da verdade do evangelho. Para ele não resta mais sacrifício pelo pecado; pois havia apenas o único, Jesus, e isso ele rejeitou completamente.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 10:26 . Pois se pecarmos voluntariamente “Se algum de nós, que fazemos profissão sob o nome de Cristo, estivermos tanto sob o poder da descrença, do preconceito, do orgulho e do temperamento mundano, como não apenas por uma repentina pressa de espírito, tentação ou medo do perigo, mas deliberadamente, resolutamente e voluntariamente, com total consentimento, rejeitar as doutrinas do evangelho e os bons caminhos do Senhor, e voltar ao judaísmo, ao paganismo ou à infidelidade, depois de termos sido iluminado e convencido da verdade do evangelho, com respeito apenas ao caminho da salvação por Jesus Cristo; o caso de tais apóstatas é de todos os outros os mais terríveis: pois todos os sacrifícios legais não têm mais utilidade na adoração de Deus, nem jamais estavam disponíveis para purgar da culpa moral do pecado; e como nunca houve sacrifício designado sob a lei para pecadores presunçosos; portanto, não resta outro senão o único sacrifício de Cristo, para remissão de pecados. e aqueles que rejeitam este último e único remédio, pela descrença perversa, não pode ter interesse nela; nem pode haver qualquer esperança de perdão e aceitação de Deus em qualquer outra base. ” O pecado aqui pretendido, como aparece em todo o contexto anterior e posterior, é uma apostólica voluntária, resoluta e desdenhosa da profissão de Cristo e de seu evangelho. : e, portanto, embora devamos estar sempre sob a mais estrita guarda contra todos os pecados conhecidos, e ser profundamente humilhados diante de Deus, em profunda contrição de espírito e determinação resoluta em abandoná-lo, se alguma vez cairmos nele; não deve ser entendido de todo pecado que foi cometido sob o poder da tentação, contra a luz e a convicção, como alguns cristãos de espírito terno costumam aplicá-lo, ao seu grande desânimo e terror, quase ao desespero total, mas , como observado anteriormente, de apostolado real, voluntarioso e desdenhoso.

Comentário de Scofield

pecado

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de John Wesley

Pois se pecarmos voluntariamente depois de termos recebido o conhecimento da verdade, não resta mais sacrifício pelos pecados,

Para quando nós – qualquer um de nós cristãos.

Pecado voluntariamente – Por total apostasia de Deus, denominado “retroceder”, Hebreus 10:38 . Depois de ter recebido o conhecimento experimental da verdade do evangelho, não resta mais sacrifício pelos pecados – Nada além do que rejeitamos obstinadamente.

Referências Cruzadas

Levítico 4:2 – “Diga aos israelitas: Quando alguém pecar sem intenção, fazendo o que é proibido em qualquer dos mandamentos do Senhor, assim se fará:

Levítico 4:13 – “Se for toda a comunidade de Israel que pecar sem intenção, fazendo o que é proibido em qualquer dos mandamentos do Senhor, ainda que não tenha consciência disso, a comunidade será culpada.

Números 15:28 – O sacerdote fará propiciação pela pessoa que pecar, cometendo uma falta involuntária perante o Senhor, e ela será perdoada.

Deuteronômio 17:12 – Mas quem agir com rebeldia contra o juiz ou contra o sacerdote que ali estiver no serviço do Senhor, terá que ser morto. Eliminem o mal do meio de Israel.

Salmos 19:12 – Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço!

Daniel 5:22 – “Mas tu, Belsazar, seu sucessor, não te humilhaste, embora soubesses de tudo isso.

Mateus 12:31 – Por esse motivo eu lhes digo: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.

Mateus 12:43 – “Quando um espírito imundo sai de um homem, passa por lugares áridos procurando descanso e não encontra,

Lucas 12:47 – “Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá muitos açoites.

João 9:41 – Disse Jesus: “Se vocês fossem cegos, não seriam culpados de pecado; mas agora que dizem que podem ver, a culpa de vocês permanece”.

João 13:17 – Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem”.

João 15:22 – Se eu não tivesse vindo e lhes falado, não seriam culpados de pecado. Agora, contudo, eles não têm desculpa para o seu pecado.

2 Tessalonicenses 2:10 – Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar.

1 Timóteo 1:13 – a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade;

Hebreus 6:4 – Ora para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo,

Hebreus 10:3 – Contudo, esses sacrifícios são uma recordação anual dos pecados,

Tiago 4:17 – Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.

2 Pedro 2:20 – Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio.

1 João 5:16 – Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus lhe dará vida. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva orar por este.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *