Estudo de Mateus 12:31 – Comentado e Explicado

Por isso, eu vos digo: todo pecado e toda blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não lhes será perdoada.
Mateus 12:31

Comentário de Joseph Benson

Mateus 12:31 . Todo tipo de pecado e blasfêmia – A palavra traduzida como blasfêmia: denota expressões prejudiciais, seja contra Deus ou contra o homem. Quando Deus é o objeto, é adequadamente traduzido como blasfêmia. É evidente que, nesta passagem, ambos são incluídos, à medida que os diferentes tipos são comparados: conseqüentemente, o termo geral depreciação, ou discurso prejudicial, deve ser empregado, aplicável tanto a ambos; enquanto o termo blasfêmia, conosco, não é usado para nenhum dano verbal que não seja direcionado diretamente contra Deus. Serão perdoados aos homens – isto é, sob condição de verdadeiro arrependimento e fé na misericórdia de Deus por meio de Cristo; ou, como as palavras evidentemente significam, pode ser perdoado aos homens; pois não devemos entender nosso Senhor como afirmando que todo pecado deve ser perdoado, mas que, na economia divina, é capaz de ser perdoado. Mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada pelos homens – Pela blasfêmia aqui mencionada, evidentemente devemos entender falar ofensivo ou ímpio contra o Espírito de Deus, como os fariseus agora eram culpados; isto é, atribuir ao diabo aqueles milagres que Cristo deu prova completa de que ele operava pelo Espírito Santo. Que isto, e nada mais que isso, é o pecado aqui pretendido, se manifesta a partir da conexão em que as palavras estão neste lugar; e mais especialmente ainda da passagem paralela, Marcos 3: 28-30 , na qual o evangelista, atribuindo a razão de nosso Senhor fazer esta declaração, acrescenta: Porque eles disseram: Ele tem um espírito imundo; isto é, “Belzebu e pelo príncipe dos demônios expulsam demônios”. Este, então, e somente este, é o pecado, ou blasfêmia, como deveria ser chamado (e como as Escrituras sempre o chamam) contra o Espírito Santo. É uma ofensa da língua; é cometido não pensando, mas falando, falando mal , difamando, difamando ou ofendendo o Espírito Divino, pelo qual nosso Senhor operou seus milagres, atribuindo-os ao diabo: que de fato estava chamando o Espírito Santo, ou o Espírito do único Deus vivo e verdadeiro, o diabo: um crime mais hediondo do que o que não deve ser concebido.

Comentário de E.W. Bullinger

Wherefore = Nesta conta. Grego. dia touto, o mesmo que “portanto” , Mateus 12:27 .

blasfêmia = fala ímpia ou má.

contra o Espírito Santo = [concernente] ao Espírito. Grego. pneuma com o art. Veja App-101.

Comentário de John Calvin

31. Portanto eu digo para você. Essa inferência não deve se limitar à cláusula imediatamente anterior, mas depende de todo o discurso. Tendo provado que os escribas não poderiam culpá-lo por expulsar demônios, sem se opor ao reino de Deus, ele finalmente conclui que não se trata de uma ofensa leve ou comum, mas de um crime atroz, consciente e voluntariamente, que despreza o Espírito de Deus. . Já dissemos que Cristo não pronunciou essa decisão com meras palavras que proferiram, mas com base e pensamento perverso.

Todo pecado e blasfêmia. Como nosso Senhor declara que a blasfêmia contra o Espírito Santo é mais hedionda do que todos os outros pecados, é importante perguntar qual é o significado desse termo. Aqueles que o definem como impenitência (127) podem ser refutados sem nenhuma dificuldade; pois teria sido em vão e sem propósito que Cristo dissesse que não é perdoado na vida atual. Além disso, a palavra blasfêmia não pode ser estendida indiscriminadamente a todo tipo de crime; mas da comparação que Cristo faz, obteremos facilmente a verdadeira definição. Por que se diz que quem blasfema contra o Espírito é um pecador mais hediondo do que quem blasfema contra Cristo? É porque a majestade do Espírito é maior, que um crime cometido contra ele deve ser punido com maior severidade? Certamente essa não é a razão; pois como a plenitude da Deidade ( Colossenses 2: 9 ) brilha em Cristo, aquele que derrama desprezo sobre ele derruba e destrói, tanto quanto está em seu poder, toda a glória de Deus. Agora, de que maneira Cristo deve ser separado do seu Espírito, para que aqueles que tratam o Espírito com desprezo não ofendam injúria ou insulto a Cristo?

Já começamos a perceber que a razão pela qual a blasfêmia contra o Espírito excede outros pecados não é que o Espírito seja superior a Cristo, mas que aqueles que se rebelam, depois que o poder de Deus foi revelado, não podem ser desculpados pelo argumento. de ignorância. Além disso, deve-se observar que o que é dito aqui sobre blasfêmia não se refere apenas à essência do Espírito, mas à graça que Ele nos concedeu. Aqueles que são desprovidos da luz do Espírito, por mais que possam prejudicar a glória do Espírito, não serão considerados culpados por esse crime. (128) Não sustentamos que se diz que essas pessoas despejam desprezo no Espírito de Deus, que se opõe à sua graça e poder por malícia endurecida; e quanto mais sustentamos que esse tipo de sacrilégio é cometido apenas quando conscientemente nos esforçamos para extinguir o Espírito que habita em nós.

A razão pela qual se diz que o desprezo é derramado sobre o Espírito, e não sobre o Filho ou o Pai, é esta. Ao prejudicar a graça e o poder de Deus, fazemos um ataque direto ao Espírito, de quem eles procedem e em quem nos são revelados. Alguém incrédulo amaldiçoará a Deus? É como se um cego estivesse correndo contra uma parede. Mas ninguém amaldiçoa o Espírito que não é iluminado por ele e consciente da rebelião ímpia contra ele; pois não é uma distinção supérflua. que todas as outras blasfêmias serão perdoadas, exceto aquela blasfêmia que é dirigida contra o Espírito. Se um homem simplesmente blasfemar contra Deus, ele não está declarado além da esperança do perdão; mas daqueles que ofereceram indignação ao Espírito, é dito que Deus nunca os perdoará. Por que isso, mas porque esses são apenas blasfemadores contra o Espírito, que difamam seus dons e poder, contrários à convicção de sua própria mente? Tal também é a importância da razão designada por Marcos para a extrema severidade da ameaça de Cristo contra os fariseus; porque eles disseram que ele tinha o espírito imundo; pois dessa maneira eles propositalmente e maliciosamente transformaram a luz em escuridão; e, de fato, é à maneira dos gigantes (129) como é a frase: fazer guerra contra Deus.

Mas aqui surge uma pergunta. Os homens procedem a tal ponto de loucura que não hesitam, consciente e deliberadamente, a correr contra Deus? pois isso parece monstruoso e incrível. Eu respondo: Essa audácia realmente provém da cegueira louca, na qual, ao mesmo tempo, predominam a malícia e a raiva virulenta. Nem é sem razão que Paulo diz que, embora ele estivesse

blasfemador, obteve perdão, porque o havia feito ignorantemente em sua incredulidade,
( 1 Timóteo 1:13 😉

pois esse termo faz uma distinção entre seu pecado e rebelião voluntária. Esta passagem refuta também o erro daqueles que imaginam que todo pecado voluntário ou cometido em oposição à consciência é imperdoável. Pelo contrário, Paulo limita expressamente esse pecado à Primeira Tabela da Lei; (130) e nosso Senhor não menos claramente aplica a palavra blasfêmia a uma única descrição do pecado e, ao mesmo tempo, mostra que é do tipo que se opõe diretamente à glória de Deus. (131)

De tudo o que foi dito, podemos concluir que essas pessoas pecam e blasfemam contra o Espírito Santo, que maliciosamente recorrem à sua desonra as perfeições de Deus, que lhe foram reveladas pelo Espírito, nas quais Sua glória deve ser celebrada. e que, com Satanás, seu líder, são inimigos declarados da glória de Deus. Não precisamos então nos perguntar se, para esse sacrilégio, não há esperança de perdão; pois devem estar desesperados que transformam o único remédio da salvação em um veneno mortal. Alguns consideram que isso é muito severo e se dirigem ao expediente infantil, que se diz imperdoável, porque o perdão é raro e difícil de ser obtido. Mas as palavras de Cristo são precisas demais para admitir uma evasão tão tola. É excessivamente tolo argumentar que Deus será cruel se ele nunca perdoar um pecado, cuja atrocidade deveria excitar em nós espanto e horror. (132) Aqueles que raciocinam dessa maneira não consideram suficientemente o crime monstruoso que é, não apenas profanar intencionalmente o sagrado nome de Deus, mas cuspir em seu rosto quando ele brilha evidentemente diante de nós. Mostra igual ignorância para objetar, que seria absurdo se o arrependimento não pudesse obter perdão; pois a blasfêmia contra o Espírito é um sinal de reprovação, e, portanto, segue-se que quem caiu nela foi entregue a uma mente reprovada ( Romanos 1:28 .) Como afirmamos, aquele que foi verdadeiramente regenerado pelo Espírito não é possível cair em um crime tão horrível; portanto, por outro lado, devemos acreditar que aqueles que caíram nele nunca mais se levantam; antes, que assim Deus pune o desprezo da sua graça, endurecendo o coração dos réprobos, para que eles nunca tenham nenhum desejo de arrependimento.

Comentário de Adam Clarke

Todo tipo de pecado e blasfêmia – , ?asf?µ?a , falar ofensivo ou ímpio, zombando e ridicularizando o discurso, anglo-saxão. Ver Mateus 9: 3 .

Mas a blasfêmia contra o Espírito Santo – Mesmo as censuras pessoais, insultos, perseguições contra Cristo eram remissíveis; mas a blasfêmia ou o discurso ímpio contra o Espírito Santo não deveriam ter perdão: isto é, quando a pessoa obstinadamente atribuía essas obras ao diabo, que ele possuía a evidência mais completa, só podia ser realizada pelo Espírito de Deus. Que isso, e nada mais, é o pecado contra o Espírito Santo, é evidente a partir da conexão neste lugar, e mais particularmente a partir de Marcos 3: 28-30 . “Todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e blasfêmias com quem quer que blasfema; mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca tem perdão, mas está em perigo de condenação eterna; porque disseram: Ele tem um espírito imundo . ”

Aqui o assunto é esclarecido além da menor dúvida – o pecado imperdoável, como alguns dizem, não é nem menos nem mais do que atribuir os milagres que Cristo operou, pelo poder de Deus, ao espírito do diabo. Muitas pessoas sinceras ficaram gravemente perturbadas com as apreensões de terem cometido o pecado imperdoável; mas observe-se que nenhum homem que crê na missão divina de Jesus Cristo jamais poderá cometer esse pecado; portanto, que o coração de ninguém falhe por causa disso, de agora em diante e para sempre, Amém. Ver abaixo.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 12:31 . Serão perdoados aos homens É evidentemente o significado do nosso Senhor aqui, não que todo pecado seja perdoado, mas que, na economia divina, seja capaz de ser perdoado ou seja perdoável. Dr. Campbell torna a passagem, nos homens é perdoável.

Mateus 12: 31-32 . A inferência nesses versículos não está particularmente relacionada ao membro do discurso imediatamente anterior; mas surge de toda a série do raciocínio; como se nosso Senhor tivesse dito: “Visto que todos esses argumentos tornam evidente que eu faço meus milagres pelo Espírito de Deus, você não deve atribuí-los ao diabo; contudo, essa blasfêmia pode ser perdoada, porque você pode se arrepender e crer, ao receber provas mais fortes da minha missão de Deus.Quando esse período chegar, a saber, depois que eu ressuscitar dentre os mortos pelo Espírito Santo, quando seus dons milagrosos forem derramados sobre os crentes, e a natureza do reino do Messias for mais plenamente feita conhecido, o fundamento de seus preconceitos contra mim será totalmente removido: portanto, se você falar contra o Espírito Santo afirmando maliciosamente que seus dons e milagres vêm do diabo, isso não será perdoado; porque é um pecado das quais você não pode se arrepender, na medida em que outras evidências não lhe sejam oferecidas; mas você será punido por isso tanto neste mundo quanto no mundo vindouro. ” Ou podemos traduzir a cláusula de maneira diferente: “Não lhe será perdoado, nem nesta era, nem na era futura”; importando, que nenhuma expiação foi fornecida para o blasfemador do Espírito, nem sob a dispensação judaica nem cristã. São Marcos acrescenta, Marcos 3:30 . Porque eles disseram que ele tem um espírito imundo; significando que nosso Senhor declarou a irremissibilidade do pecado contra o Espírito Santo nesta ocasião, para que os fariseus pudessem ser despertados para uma sensação de seu perigo, ao se aproximarem tanto quanto fizeram daquele pecado, quando, sendo incapaz de negar sua milagres, eles os representaram como realizados pela assistência do diabo. O leitor desejoso de ver a interpretação acima confirmada indubitavelmente é referido na nota do Dr. Whitby e no 4º apêndice de São Mateus e nos folhetos de John Hales. Arcebispo Tillotson, vol. 1: serm. 17 se esforçou para provar que o pecado contra o Espírito Santo foi o que esses fariseus cometeram ao atribuir os milagres de Cristo a Satanás: e certamente, se eles persistissem nessa blasfêmia após a demonstração completa da missão de Cristo, isso seria realmente pecar. contra o Espírito Santo. A paráfrase do Dr. Clarke, vol. 6: serm. Eu quase concordo com o que mencionamos acima; mas, para satisfação do leitor em um assunto de tanta indagação, vamos subordiná-lo aqui: “Visto que é tão evidente quanto possível que qualquer coisa seja, que as obras que faço são pela autoridade imediata de Deus e pelo poder do Espírito Santo, portanto, qualquer que resistir a essa grande convicção, com um grau de malícia tão irracional e obstinado, a ponto de atribuir essas mesmas obras, essas maiores e mais altas evidências da autoridade divina, ao poder do diabo ; a essa pessoa, Deus nunca terá meios adicionais de convicção; e, portanto, embora todas as outras blasfêmias e todos os pecados em particular possam ser arrependidos e perdoados, ainda assim, aquele que é culpado dessa corrupção total da mente, isso maliciosamente a rejeição perversa e desesperada da maior e mais alta convicção que Deus concede ao homem, nunca lhe concederá meios adicionais de arrependimento e perdão.Todo tipo ou tipo de pecado em particular, e todos os outros blas todos os inimigos serão perdoados: mesmo aquele que fala contra mim (diz nosso Senhor) em todos os outros aspectos, ou me calunia de qualquer outra maneira, e que não é convencido de início por minhas pregações e exortações, ainda pode ser convencido por as poderosas obras que ele verá, e pelo poder do Espírito Santo, se arrependerão e serão perdoadas; mas aquele que resiste obstinadamente até ao maior e mais extraordinário método que Deus julgou adequado fazer uso para a conversão da humanidade, e maliciosamente denuncia as operações mais evidentes do Espírito de Deus; tal pessoa não tem mais meios sobrando, pelos quais possa ser convencido e levado ao arrependimento, e consequentemente nunca poderá ser perdoado “.

Mateus 12:32 . Todo aquele que fala uma palavra, etc. – Os preconceitos que aliviam o pecado dos judeus, que rejeitaram Jesus durante sua própria vida, e que no período aqui mencionado (a saber, o dia de Pentecostes) deveriam ser removidos, surgiram de tais causas como estas: 1º, Sua paternidade e local de residência; pois seus compatriotas, conhecendo bem os dois, não permitiriam que ele fosse o Messias, porque imaginavam que quando o Messias chegasse, ninguém saberia de onde ele era, João 7:27 . Segundo, o velho profeta Elias não apareceu para inaugurar o Messias, como esperavam, de acordo com a doutrina dos escribas, Mateus 17:10, fundado na profecia, Malaquias 4: 5 . Terceiro, a condição de vida média de Cristo ocasionou violentos preconceitos contra ele nas mentes dos judeus, que acreditavam firmemente que o Messias deles seria cercado com toda a pompa e esplendor de um príncipe terreno; e que, ao falar dele, estava acostumado a dar-lhe os títulos do rei de Israel e filho de Deus. Mas, pela ressurreição de nosso Senhor dentre os mortos, e pela descida do Espírito sobre os apóstolos, o fundamento de todos esses preconceitos foi minado. Então ele demonstrou ser o Filho de Deus com poder, Romanos 1: 4 . Então ele era conhecido por ter descido do céu, João 6: 60-62 . Então ele foi exaltado para ser um príncipe e um salvador, para dar arrependimento e remissão de pecados, Atos 5:31 . – Uma dignidade real, infinitamente superior a todas as honras mais deslumbrantes de um diadema terrestre. Veja Macknight.

Comentário de Scofield

pecado pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

blasfêmia Atribuindo a Satanás a obra do Espírito Santo. Cf. Mateus 12:24 ; Mateus 12:32 ; Mateus 12:40 .

Comentário de John Wesley

Por isso vos digo que todo tipo de pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada aos homens.

A blasfêmia contra o Espírito – Quanta agitação foi feita sobre isso? Quantos sermões, sim, volumes, foram escritos sobre isso? E, no entanto, não há nada mais claro em toda a Bíblia. Não é mais nem menos do que atribuir esses milagres ao poder do diabo, que Cristo operou pelo poder do Espírito Santo. Marcos 3:28 ; 12:10 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *