Estudo de Hebreus 6:4 – Comentado e Explicado

Porque aqueles que foram uma vez iluminados saborearam o dom celestial, participaram dos dons do Espírito Santo,
Hebreus 6:4

Comentário de Albert Barnes

Pois é impossível – É desnecessário dizer que a passagem aqui Hebreus 6: 4-6 deu ocasião a muita controvérsia, e que as opiniões dos comentaristas e do mundo cristão ainda são bastante divididas em relação ao seu significado. Por um lado, sustenta-se que a passagem não se destina a descrever aqueles que são verdadeiros cristãos, mas apenas aqueles que foram despertados e iluminados e que depois recuam; e, por outro, afirma-se que se refere àqueles que são verdadeiros cristãos e depois apostatam. Os partidos em disputa foram calvinistas e arminianos; cada parte, em geral, a interpreta de acordo com os pontos de vista sobre a questão da queda da graça. Esforçarei, tanto quanto for possível, para declarar o verdadeiro significado da passagem examinando detalhadamente as palavras e frases, observando aqui, em geral, que me parece que se refere aos cristãos verdadeiros; que o objetivo é mantê-los afastados da apostasia e que ensina que, se eles apostatassem, seria impossível renová-los novamente ou salvá-los. Que se refere aos verdadeiros cristãos será evidente a partir dessas considerações.

(1) Esse é o sentido que atingiria a grande massa de leitores. A menos que houvesse alguma teoria a defender, o grande corpo de leitores do Novo Testamento consideraria a expressão usada aqui como descrevendo os verdadeiros cristãos.

(2) A conexão exige tal interpretação. O apóstolo estava se dirigindo aos cristãos. Ele estava se esforçando para impedi-los de apostasia. O objetivo não era impedir que aqueles que foram despertados e iluminados da apostasia, mas preservar aqueles que já estavam na Igreja de Cristo, voltassem à perdição. O tipo de exortação apropriada para aqueles que foram despertados e condenados, mas que não foram verdadeiramente convertidos, seria “tornar-se convertido”; para não avisá-los do perigo de “cair fora”. Além disso, o apóstolo não teria dito dessas pessoas que elas não poderiam ser convertidas e salvas. Mas, dos cristãos sinceros, pode-se dizer com a máxima propriedade, que eles não poderiam ser renovados novamente e salvos se caíssem – porque rejeitaram o único plano de salvação depois de tentá-lo e renunciaram ao único esquema de redenção. depois que provaram seus benefícios. Se esse plano não pudesse salvá-los, o que poderia? Se eles negligenciaram isso, por que outros meios eles poderiam ser levados a Deus?

(3) Essa interpretação concorda, como suponho, com o significado exato das frases que o apóstolo usa. Um exame dessas frases mostrará que ele se refere àqueles que são crentes sinceros. A frase “é impossível” obviamente e corretamente denota impossibilidade absoluta. Storr e outros argumentam que denota apenas uma grande dificuldade. Mas o significado que a princípio impressionaria todos os leitores seria que “a coisa não poderia ser feita”; que não era apenas muito difícil, mas absolutamente impraticável. A palavra ?d??at?? adunaton- ocorre apenas no Novo Testamento nos seguintes lugares, nos quais denota que a coisa não pode ser feita; Mateus 19:26 ; Marcos 10:27 : “Para os homens isso é impossível;” isto é, os homens não poderiam salvar alguém que era rico, o que implicava que a coisa estava totalmente além do poder humano. Lucas 18:27 , “as coisas que são impossíveis para os homens são possíveis para Deus” – referindo-se ao mesmo caso; Atos 14: 8 , “Um homem de Listra, impotente nos pés;” isto é, quem era totalmente “incapaz” de andar; Romanos 8: 3: “Pois o que a lei não podia fazer”; o que era absolutamente “impossível” para a lei cumprir; isto é, salvar pessoas; Hebreus 6:18 : “No qual era impossível Deus mentir;” Hebreus 10: 4: “Não é possível que o sangue de touros e de bodes tire o pecado;” e Hebreus 11: 6: “Sem fé é impossível agradar a Deus;” em todos esses casos, denotando impossibilidade absoluta.

Essas passagens mostram que não é apenas uma grande dificuldade a que o apóstolo se refere, mas que ele quis dizer que a coisa era totalmente impraticável; que isso não poderia ser feito. E se esse for o significado, isso prova que, se os referidos se afastarem, nunca poderão ser renovados. O caso deles era inútil, e eles deveriam perecer: isto é, se um verdadeiro cristão apostatasse ou caísse em graça, “ele nunca poderia ser renovado novamente” e não poderia ser salvo. Paulo não ensinou que ele poderia cair e ser renovado novamente quantas vezes quisesse. Ele tinha outras visões da graça de Deus além desta; e ele pretendia ensinar que, se um homem abandonasse a religião verdadeira, seu caso seria inútil e ele deveria perecer; e por essa consideração solene – a única que seria eficaz nesse caso – ele pretendia protegê-los contra o perigo da apostasia.

Para aqueles que já foram iluminados – A frase “a ser iluminado” é freqüentemente usada nas Escrituras e pode ser aplicada a alguém cujo entendimento foi esclarecido para discernir seu dever, embora ele não seja convertido (compare a nota em João 1: 9 ); ou mais comumente para alguém que é verdadeiramente convertido; veja a nota em Efésios 1:18 . Não se refere necessariamente aos cristãos verdadeiros, embora não se possa negar que, obviamente, sugere a idéia de que o coração realmente mudou e que é mais comumente usado nesse sentido; compare o Salmo 19: 8 . A luz, nas Escrituras, é o emblema do conhecimento, da santidade e da felicidade, e aqui não há impropriedade em entendê-la de acordo com as frases mais decisivas que se seguem, como se referindo aos verdadeiros cristãos.

E provou – “provar” uma coisa significa, de acordo com o uso nas Escrituras, “experimentar” ou “entendê-la”. A expressão deriva do fato de que o “sabor” é um dos meios pelos quais determinamos a natureza ou a qualidade de um objeto; compare Mateus 16:28 ; João 8:51 ; Hebreus 2: 9 . A idéia correta aqui é que eles “experimentaram” o dom celestial ou aprenderam sua natureza.

O presente celestial – O presente do céu, ou que pertence ao céu; compare a nota em João 4:10 . A expressão significa adequadamente algum favor ou dom que desceu do céu e pode se referir a qualquer um dos benefícios que Deus conferiu ao homem na obra da redenção. Pode incluir o plano de salvação; o perdão dos pecados; as influências iluminadoras, renovadoras e santificadoras do Espírito Santo, ou qualquer uma das graças que esse Espírito transmite. O uso do artigo, no entanto – “o dom celestial”, limita-o a algo especial, como conferido diretamente do céu, e a conexão parece exigir que o entendamos de algum favor “especial” que só poderia ser conferido a os filhos de Deus. É uma expressão que “pode” ser aplicada a cristãos sinceros; é pelo menos duvidoso que possa, com propriedade, ser aplicado a qualquer outro.

E foram feitos participantes do Espírito Santo – participantes das influências do Espírito Santo – pois é somente nesse sentido que podemos participar do Espírito Santo. Nós “tomamos” comida quando a compartilhamos com outras pessoas; “participamos” do prazer quando o desfrutamos com os outros; nós “participamos” de despojos na guerra quando eles são divididos entre nós e os outros. Então, participamos das influências do Espírito Santo quando compartilhamos essas influências conferidas ao seu povo. Esta não é uma linguagem que possa ser aplicada adequadamente a ninguém, exceto um cristão verdadeiro; e embora seja verdade que um pecador não perdoado possa ser iluminado e despertado pelo Espírito Santo, ainda assim a linguagem usada aqui não é a que provavelmente seria empregada para descrever seu estado. É muito claramente expressivo daquelas influências que renovam e santificam a alma. É a linguagem mais elevada que pode ser usada para descrever a alegria do cristão, e é indubitavelmente usada nesse sentido aqui. Caso contrário, seria difícil encontrar um idioma que expressasse adequadamente a condição de um coração renovado. Grotius, Bloomfield e alguns outros entenderam isso dos dons milagrosos do Espírito Santo. Mas isso não é necessário e não está de acordo com a descrição geral aqui, que evidentemente se refere à massa daqueles a quem o apóstolo se dirigiu.

Comentário de E.W. Bullinger

uma vez Grego. hapa x. Aqui, Hebreus 9: 7 , Hebreus 9:26 , Hebreus 9:27 , Hebreus 9:28 ; Hebreus 10: 2 ; Hebreus 12:26 , Hebreus 12:27 ; 2 Coríntios 11:25 . Filipenses 1: 4 , Filipenses 1:16 , 1 Tessalonicenses 2:18 ; 1 Pedro 3:18 , 1 Pedro 3:20 . Judas 1: 3-5 . Compare Hebreus 7:27 .

iluminado . Grego. photizo. Veja Lucas 11:36 . Compare o App-130.

tem . Omitir.

celestial . Ver Hebreus 3: 1 .

presente . Grego. dorea. Ver João 4:10 .

foram feitos = tornaram-se.

participantes . Gr metochos. Ver Hebreus 1: 9 .

Espírito Santo . App-101.

Comentário de John Calvin

4. Pois é impossível, etc. Esta passagem deu a muitos a oportunidade de repudiarem essa Epístola, especialmente porque os novacianos se armaram com ela para negar perdão aos caídos. Portanto, os da Igreja Ocidental, em particular, recusaram a autoridade desta Epístola, porque a seita de Novatus os irritava; e eles não estavam suficientemente familiarizados com a verdade, a fim de serem iguais para refutá-la pelo argumento. Mas quando o design do apóstolo é entendido, parece evidente que aqui não há nada que indique um erro tão delirante. Alguns que consideram sagrada a autoridade da Epístola, enquanto tentam dissipar esse absurdo, não fazem nada além de evitá-lo. Para alguns, tomar “impossível” no sentido de raro ou difícil, que é totalmente diferente do seu significado. Muitos o confinam ao arrependimento pelo qual os catecúmenos da Igreja antiga costumavam ser preparados para o batismo, como se de fato os apóstolos prescrevessem jejum ou coisas assim aos batizados. E então que grande coisa o Apóstolo teria dito, negando que o arrependimento, o apêndice do batismo, pudesse ser repetido? Ele ameaça com a mais severa vingança de Deus todos aqueles que rejeitaram a graça que uma vez foi recebida; que peso a sentença teria para abalar o cofre e o vacilar de terror, se ele apenas os lembrasse de que não havia mais espaço para o primeiro arrependimento deles? Pois isso se estenderia a todo tipo de ofensa. O que então deve ser dito? Visto que o Senhor dá a esperança de misericórdia a todos, sem exceção, é totalmente irracional que alguém, por qualquer causa, seja excluído.

O nó da pergunta está na palavra, desapareça. Quem quer que entenda seu significado, pode facilmente se livrar de todas as dificuldades. Mas deve-se notar que há uma dupla queda, uma em particular e a outra em geral. Quem, de alguma forma ou de alguma forma ofendido, abandonou seu estado como cristão; portanto, todos os pecados são tantas quedas. Mas o Apóstolo não fala aqui de roubo, perjúrio, assassinato, embriaguez ou adultério; mas ele se refere a uma deserção total ou a se afastar do Evangelho, quando um pecador não ofende a Deus em nada, mas renuncia inteiramente à sua graça.

E para que isso possa ser melhor entendido, vamos supor um contraste entre os dons de Deus, que ele mencionou, e esse desaparecimento. Pois ele se afasta quem abandona a palavra de Deus, que apaga sua luz, que se priva do sabor dos céus ou do presente, que renuncia à participação do Espírito. Agora isso é totalmente para renunciar a Deus. Vemos agora quem ele excluiu da esperança do perdão, mesmo os apóstatas que se alienaram do Evangelho de Cristo, que haviam abraçado anteriormente, e da graça de Deus; e isso não acontece a ninguém, senão àquele que pecar contra o Espírito Santo. Pois quem violar a segunda tabela da lei, ou transgredir a primeira por ignorância, não é culpado dessa deserção; nem Deus certamente priva qualquer de sua graça de maneira a não lhes restar nada, exceto os réprobos.

Se alguém pergunta por que o apóstolo menciona aqui essa apostasia enquanto se dirige aos crentes, que estavam longe de uma perfídia tão hedionda; a isto, respondo que o perigo foi apontado por ele a tempo, para que eles estivessem em guarda. E isso deve ser observado; pois quando nos afastamos do caminho certo, não apenas desculpamos aos outros nossos vícios, mas também nos impomos. Satanás furtivamente rasteja sobre nós e, aos poucos, atrai-nos pelas artes clandestinas, de modo que, quando nos desviamos, não sabemos que estamos nos desviando. Assim, gradualmente deslizamos, até que finalmente nos precipitamos arruinados. Podemos observar isso diariamente em muitos. Portanto, o apóstolo não adverte sem razão todos os discípulos de Cristo para que tomem cuidado com o tempo; pois um torpor contínuo geralmente termina em letargia, que é seguida por alienação da mente.

Mas devemos notar de passagem os nomes pelos quais ele sinaliza o conhecimento do Evangelho. Ele chama isso de iluminação; daí resulta que os homens são cegos, até que Cristo, a luz do mundo, os ilumine. Ele chama isso de uma prova do dom celestial; insinuando que as coisas que Cristo nos confere estão acima da natureza e do mundo, e que elas ainda são provadas pela fé. Ele chama isso de participação do Espírito; pois ele é quem distribui a todos, como ele deseja, toda a luz e conhecimento que ele pode ter; pois sem ele ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor ( 1 Coríntios 12: 3 😉 ele abre para nós os olhos de nossa mente e nos revela as coisas secretas de Deus. Ele chama isso de uma prova da boa palavra de Deus; pelo que ele quer dizer, que a vontade de Deus é aí revelada, não de qualquer forma, mas de maneira tão docemente para nos deliciar; em suma, por esse título é apontada a diferença entre a lei e o evangelho; pois isso não tem nada além de severidade e condenação, mas esse é um doce testemunho do amor de Deus e da bondade paterna em relação a nós. E, finalmente, ele chama isso de uma prova dos poderes do mundo vindouro; pelo qual ele sugere que somos admitidos pela fé como se fosse no reino dos céus, de modo que vemos em espírito a abençoada imortalidade que está oculta de nossos sentidos. (97)

Vamos então saber que o Evangelho não pode ser conhecido de outra maneira senão pela iluminação do Espírito, e que, sendo assim afastados do mundo, somos elevados ao céu, e que, conhecendo a bondade de Deus, confiamos na Sua palavra .

Mas aqui surge uma nova pergunta: como é que aquele que já fez esse progresso deve cair depois? Para Deus, pode-se dizer, não chama ninguém efetivamente, a não ser os eleitos, e Paulo testifica que eles são realmente seus filhos, que são guiados por seu Espírito ( Romanos 8:14 😉 e ele nos ensina que é uma promessa segura de adoção quando Cristo nos faz participantes do seu Espírito. Os eleitos também estão além do perigo de finalmente cair; pois o Pai que os deu para serem preservados por Cristo, seu Filho, é maior que tudo, e Cristo promete vigiar todos eles, para que ninguém pereça. A tudo isso, respondo: que Deus de fato favorece apenas os eleitos sozinhos com o Espírito de regeneração, e que por isso eles se distinguem dos réprobos; pois eles são renovados à Sua imagem e recebem o penhor do Espírito na esperança da herança futura, e pelo mesmo Espírito o Evangelho está selado em seus corações. Mas não posso admitir que tudo isso seja por que ele não deve conceder aos réprobos um pouco de sua graça, por que não deve irradiar suas mentes com algumas faíscas de sua luz, por que não deve lhes dar uma percepção de sua bondade, e de algum modo gravar sua palavra em seus corações. Caso contrário, onde estaria a fé temporal mencionada em Marcos 4:17 ? Há, portanto, algum conhecimento até nos réprobos, que depois desaparecem, seja porque não encontrou raízes suficientemente profundas ou porque murcha, sendo sufocado. (98)

E por esse freio o Senhor nos mantém com medo e humildade; e certamente vemos como a natureza humana é propensa à segurança e à confiança tola. Ao mesmo tempo, nossa solicitude deve ser tal que não perturbe a paz de consciência. Pois o Senhor fortalece a fé em nós, enquanto subjuga a nossa carne; e, portanto, ele teria fé para permanecer e descansar tranqüilamente como em um porto seguro; mas ele exercita a carne com vários conflitos, para que ela não cresça devassa pela ociosidade.

Comentário de Adam Clarke

Pois é impossível para aqueles que já foram esclarecidos – Antes de continuar explicando os diferentes termos desses versículos, é necessário dar minha opinião sobre seu design e significado:

  1. Não os considero como tendo qualquer referência a qualquer pessoa que professa o cristianismo.
  • Eles não pertencem, nem são aplicáveis ??a retrocessos de qualquer tipo.
  • Eles pertencem aos apóstatas do cristianismo; para aqueles que rejeitam todo o sistema cristão e seu autor, o Senhor Jesus.
  • E apenas para aqueles que se juntam aos judeus blasfemadores, chamam Cristo de impostor e justificam seus assassinos por crucificá-lo como um malfeitor; e assim eles tornam impossível sua salvação, rejeitando voluntariamente e maliciosamente o Senhor que os comprou. Nenhum homem que acredite no Senhor Jesus como o grande sacrifício pelo pecado e reconheça o cristianismo como uma revelação divina é aqui pretendido, embora ele possa, infelizmente, ter se desviado de qualquer grau da salvação de Deus.
  • O desígnio dessas palavras solenes é evidentemente: Primeiro, mostrar aos hebreus que a apostasia dos mais altos graus de graça era possível; e que aqueles que eram mais altos a favor de Deus pudessem pecar contra ele, perdê-lo e perecer eternamente. Em segundo lugar, adverti-los contra um estado tão terrível de perdição, para que não sejam afastados, nem pelas persuasões nem pelas perseguições de seus compatriotas, da verdade da doutrina celestial que lhes fora entregue. E, terceiro, apontar a destruição que em breve viria sobre a nação judaica.

    Uma vez esclarecido – Completamente instruído na natureza e design da religião cristã, tendo recebido o conhecimento da verdade, Hebreus 10:32 ; e convencido do pecado, da justiça e do julgamento, e levou a Jesus, o Salvador dos pecadores.

    Provou o dom celestial – Tendo recebido o conhecimento da salvação pela remissão de pecados, durante o dia da primavera que do alto os havia visitado; tendo recebido a Cristo, o dom celestial do infinito amor de Deus, João 3:16 ; o pão vivo que desceu do céu, João 6:51 ; e provando assim que o Senhor é gracioso; 1 Pedro 2: 3 , e testemunhando todos os efeitos da religião cristã.

    Participantes do Espírito Santo – O próprio Espírito testemunhando com seus espíritos que eles eram filhos de Deus e, assim, assegurando-lhes a misericórdia de Deus para com eles e a eficácia da expiação pela qual haviam recebido tais bênçãos.

    Comentário de Thomas Coke

    Hebreus 6: 4 . Pois é impossível, etc. – “Porque a sua apostolado poria fim à minha expectativa de lhe fazer algum bem; sendo impossível para aqueles que já foram completamente iluminados na fé, etc.” Alguns pensam que devemos abrandar o termo impossível, e não entendermos mais do que isso; isso é extremamente difícil. Mas essa interpretação pode muito bem ser questionada, pois, quando nosso apóstolo fala do mesmo caso, sem usar a palavra aqui tornada impossível, ele a descreve em termos equivalentes; estabelecendo-o como desesperado e sem remédio; CH. Hebreus 10:26 , & c. Além disso, as circunstâncias do pecado eram tão peculiares que não precisamos nos perguntar que deveria ser tão notavelmente distinto em suas terríveis conseqüências. Veja o final da nota em Hebreus 6: 6 . E provou o dom celestial, significa o Espírito Santo enviado do céu e revelado no coração; para que o crente se torne um participante do Espírito Divino e, conseqüentemente, da natureza divina, que nosso Salvador salvou o dom de Deus, João 4:10 . Provar esse dom, é perceber, ser sensível à verdade e ao poder desse dom de Deus. Talvez a palavra provada, tanto aqui como no versículo seguinte, seja usada por nosso apóstolo com uma consideração particular à metáfora que ele usara antes, de comida ou carne forte. Estar completamente convencido e seguro da realidade de que possuímos esse presente por meio de Jesus Cristo é um dos motivos mais fortes para fazer com que alguém mantenha sua profissão. Pela expressão seguinte, pode parecer que todo mundo que adotou os primeiros princípios de Cristo, ou foi batizado na religião cristã, participou de algum dom ou outro do Espírito Santo; e, em grande sentido, isso pode ser admitido como verdadeiro: mas se for imaginado que todo cristão desfrutou de alguns ou outros dons extraordinários do Espírito – como curar doentes, expulsar demônios, falar em línguas e coisas do gênero ; isso parece mais do que justo pode ser inferido a partir do presente texto. Pois, em alguns lugares, participar de significa significar ter uma porção ou compartilhar com outras pessoas em comum; (ver cap. Hebreus 2:14 ; Hebreus 3: 1 ; Hebreus 3:14 .) ainda, se uma pessoa estava convencida da verdade do evangelho e se convertia em uma experiência salvadora de seu poder, ouvindo a palavra pregada, ou por um estudo cuidadoso das escrituras, acompanhado com a ajuda do Espírito Santo; ou vendo a si mesmo, ou sendo plenamente satisfeito, pelos poderes e assistências milagrosas dos primeiros pregadores do evangelho, acompanhados da mesma graça divina; pode-se dizer que ele é participante do Espírito Santo. Em vez de já foram esclarecidos – foram feitos participantes, alguns leram, foram, etc. & c.

    Comentário de Scofield

    impossível

    Hebreus 6: 4-8 apresenta o caso de crentes professos judeus que param de ter fé em Cristo depois de avançarem até o limiar da salvação, até “acompanhando” o Espírito Santo em Sua obra de iluminação e convicção. João 16: 8-10 . Não é dito que eles tinham fé. Essa suposta pessoa é como os espiões em Cades-Barnéia Deuteronômio 1: 19-26, que viram a terra e tiveram o próprio fruto em suas mãos, e ainda assim voltaram.

    participantes (grego – ???s??µa? , “indo junto).

    Comentário de John Wesley

    Pois é impossível para aqueles que já foram iluminados e provaram o dom celestial e foram feitos participantes do Espírito Santo,

    É impossível para aqueles que já foram iluminados – Com a luz do glorioso amor de Deus em Cristo.

    E provaram o dom celestial – Remissão de pecados, mais doce que o mel e o favo de mel.

    E foram feitos participantes do Espírito Santo – Da testemunha e do fruto do Espírito.

    Referências Cruzadas

    Números 24:3 – e ele pronunciou este oráculo: “Palavra de Balaão, filho de Beor, palavra daquele cujos olhos vêem claramente,

    Números 24:15 – Então pronunciou este seu oráculo: “Palavra de Balaão, filho de Beor, palavra daquele cujos olhos vêem claramente,

    Mateus 5:13 – “Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.

    Mateus 7:21 – “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.

    Mateus 12:31 – Por esse motivo eu lhes digo: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.

    Mateus 12:45 – Então vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele, e entrando passam a viver ali. E o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim acontecerá a esta geração perversa”.

    Lucas 10:19 – Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano.

    Lucas 11:24 – “Quando um espírito imundo sai de um homem, passa por lugares áridos procurando descanso, e não o encontrando, diz: ‘Voltarei para a casa de onde saí’.

    João 3:27 – A isso João respondeu: “Uma pessoa só pode receber o que lhe é dado do céu.

    João 4:10 – Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva”.

    João 6:32 – Declarou-lhes Jesus: “Digo-lhes a verdade: Não foi Moisés quem lhes deu pão do céu, mas é meu Pai quem lhes dá o verdadeiro pão do céu.

    João 15:6 – Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.

    Atos dos Apóstolos 8:20 – Pedro respondeu: “Pereça com você o seu dinheiro! Você pensa que pode comprar o dom de Deus com dinheiro?

    Atos dos Apóstolos 10:45 – Os judeus convertidos que vieram com Pedro ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado até sobre os gentios,

    Atos dos Apóstolos 11:17 – Se, pois, Deus lhes deu o mesmo dom que nos dera quando cremos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu para pensar em opor-me a Deus? “

    Atos dos Apóstolos 15:8 – Deus, que conhece os corações, demonstrou que os aceitou, dando-lhes o Espírito Santo, como antes nos tinha concedido.

    Romanos 1:11 – Anseio vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum dom espiritual, para fortalecê-los,

    1 Coríntios 13:1 – Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.

    Gálatas 3:2 – Gostaria de saber apenas uma coisa: foi pela prática da lei que vocês receberam o Espírito, ou pela fé naquilo que ouviram?

    Gálatas 3:5 – Aquele que lhes dá o seu Espírito e opera milagres entre vocês, realiza essas coisas pela prática da lei ou pela fé com a qual receberam a palavra?

    Efésios 2:8 – Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

    Efésios 3:7 – Deste me tornei ministro pelo dom da graça de Deus, a mim concedida pela operação de seu poder.

    Efésios 4:7 – E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo.

    1 Timóteo 4:14 – Não negligencie o dom que lhe foi dado por mensagem profética com imposição de mãos dos presbíteros.

    2 Timóteo 2:25 – Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade,

    2 Timóteo 4:14 – Alexandre, o ferreiro, causou-me muitos males. O Senhor lhe dará a retribuição pelo que fez.

    Hebreus 2:4 – Deus também deu testemunho dela por meio de sinais, maravilhas, diversos milagres e dons do Espírito Santo distribuídos de acordo com a sua vontade.

    Hebreus 10:26 – Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados,

    Hebreus 10:32 – Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados, quando suportaram muita luta e muito sofrimento.

    Hebreus 12:15 – Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.

    Tiago 1:17 – Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.

    2 Pedro 2:20 – Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio.

    1 João 5:16 – Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus lhe dará vida. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva orar por este.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *