Estudo de Gálatas 3:2 – Comentado e Explicado

Apenas isto quero saber de vós: recebestes o Espírito pelas práticas da lei ou pela aceitação da fé?
Gálatas 3:2

Comentário de E.W. Bullinger

faria . Grego. thelo . App-102.

de . Grego. apo . App-104.

Espírito . App-101.

por. Grego. ek . App-104.

a. Omitir.

. Grego. pistilo. App-160., Compare Romanos 10:16 , Romanos 10:17 .

Comentário de John Calvin

2. Este desejo aprender com você. Ele agora passa a apoiar sua causa por argumentos adicionais. O primeiro é extraído da experiência deles, pois ele os lembra de que maneira o evangelho foi introduzido entre si. Quando ouviram o evangelho, receberam o Espírito. Não era à lei, portanto, mas à fé, que eles deviam receber esse benefício. Este mesmo argumento é empregado por Pedro na defesa que ele faz a seus irmãos por ter batizado pessoas incircuncisas. ( Atos 10:47 .) Paulo e Barnabé seguiram o mesmo curso no debate que mantiveram em Jerusalém sobre esse assunto. ( Atos 15: 2. ) Havia, portanto, ingratidão manifesta ao não se submeter à doutrina, por meio da qual eles haviam recebido o Espírito Santo. A oportunidade que ele lhes dá responder é expressiva, não de dúvida, mas de maior confiança: pois suas convicções, fundamentadas em sua própria experiência, os forçaram a reconhecer que era verdade.

A fé é aqui colocada, por uma figura de linguagem, para o evangelho, que em outros lugares é chamado de “lei da fé” ( Romanos 3:27 ), porque nos mostra a graça gratuita de Deus em Cristo, sem nenhum mérito de trabalho. O Espírito significa aqui, eu acho, a graça da regeneração, que é comum a todos os crentes; embora eu não tenha objeção a entendê-lo como se referindo aos dons peculiares pelos quais o Senhor, naquele período, honrou a pregação do evangelho. (57)

Pode-se objetar que o Espírito não foi, a esse respeito, dado a todos. Mas, foi suficiente para o propósito de Paulo, que os Gálatas soubessem que o poder do Espírito Santo em sua Igreja havia acompanhado a doutrina de Paulo, e que os crentes eram dotados de várias formas com os dons do Espírito para edificação geral. Da mesma forma, pode-se objetar que esses presentes não eram sinais infalíveis de adoção e, portanto, não se aplicam à presente questão. Eu respondo que bastava que o Senhor tivesse confirmado a doutrina de Paulo pelos dons visíveis de seu Espírito. Uma visão ainda mais simples do caso é que eles foram distinguidos pelo privilégio comum de adoção antes que esses impostores apresentassem suas adições. “Em quem”, diz ele aos efésios,

“Vocês também confiaram, depois que ouviram a palavra da verdade, o evangelho da sua salvação; em quem também, depois que crestes, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. ” ( Efésios 1:13 .)

Comentário de Adam Clarke

Recebi o Espírito pelas obras da lei – Isso pode se referir aos dons milagrosos do Espírito, que eram muito comuns na Igreja apostólica. Você recebeu esses dons extraordinários por sua circuncisão e pela observação dos preceitos mosaicos? ou foi pela audição do evangelho que prescreveu a fé em Cristo crucificado? Pode também se referir ao espírito de adoção e, conseqüentemente, à filiação deles.

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 3: 2 . Recebestes o Espírito, etc. – Não há dúvida de que foi quando eles se tornaram cristãos que receberam o Espírito; e, portanto, que isso não poderia ser atribuído à lei, à qual eles eram estranhos até depois; mas deve ser devido à fé na qual eles foram instruídos pelo evangelho, ao abraçarem o cristianismo. Tampouco se pode objetar com justiça que eles ainda conservassem o cristianismo pelo qual o Espírito foi recebido; pois agora eles eram pervertidos para um sistema diferente por seus novos professores; e o que São Paulo havia pregado a princípio entre eles era um cristianismo do qual o judaísmo não fazia parte.

Comentário de John Wesley

Isso somente eu aprenderia com você: Recebeu o Espírito pelas obras da lei ou pela audição da fé?

Isso só eu aprenderia com você – ou seja, esse argumento pode convencê-lo. Você recebeu o testemunho e o fruto do Espírito realizando as obras da lei, ou ouvindo e recebendo fé?

Referências Cruzadas

Atos dos Apóstolos 2:38 – Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

Atos dos Apóstolos 8:15 – Estes, ao chegarem, oraram para que eles recebessem o Espírito Santo,

Atos dos Apóstolos 10:44 – Enquanto Pedro ainda estava falando estas palavras, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a mensagem.

Atos dos Apóstolos 11:15 – “Quando comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles como sobre nós no princípio.

Atos dos Apóstolos 15:8 – Deus, que conhece os corações, demonstrou que os aceitou, dando-lhes o Espírito Santo, como antes nos tinha concedido.

Atos dos Apóstolos 19:2 – e lhes perguntou: “Vocês receberam o Espírito Santo quando creram? ” Eles responderam: “Não, nem sequer ouvimos que existe o Espírito Santo”.

Romanos 1:17 – Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.

Romanos 10:16 – No entanto, nem todos os israelitas aceitaram as boas novas. Pois Isaías diz: “Senhor, quem creu em nossa mensagem? “

1 Coríntios 12:7 – A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.

2 Coríntios 11:4 – Pois, se alguém lhes vem pregando um Jesus que não é aquele que pregamos, ou se vocês acolhem um espírito diferente do que acolheram ou um evangelho diferente do que aceitaram, vocês o suportam facilmente.

Gálatas 3:5 – Aquele que lhes dá o seu Espírito e opera milagres entre vocês, realiza essas coisas pela prática da lei ou pela fé com a qual receberam a palavra?

Gálatas 3:14 – Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé.

Efésios 1:13 – Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa,

Hebreus 2:4 – Deus também deu testemunho dela por meio de sinais, maravilhas, diversos milagres e dons do Espírito Santo distribuídos de acordo com a sua vontade.

Hebreus 6:4 – Ora para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo,

1 Pedro 1:12 – A eles foi revelado que estavam ministrando, não para si próprios, mas para vocês, quando falaram das coisas que agora lhes foram anunciadas por meio daqueles que lhes pregaram o evangelho pelo Espírito Santo enviado do céu; coisas que até os anjos anseiam observar.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *