Estudo de 2 Coríntios 11:4 – Comentado e Explicado

Porque quando aparece alguém pregando-vos outro Jesus, diferente daquele que vos temos pregado, ou se trata de receber outro espírito, diferente do que haveis recebido, ou outro evangelho, diverso do que haveis abraçado, de boa mente o aceitais.
2 Coríntios 11:4

Comentário de Albert Barnes

Pois se aquele que vem … – Há muita dificuldade neste versículo em determinar o verdadeiro sentido, e os expositores ficaram muito perplexos e divididos em opiniões, especialmente no que diz respeito ao verdadeiro sentido da última cláusula, “você pode muito bem suportar com ele . ” É difícil determinar se Paulo pretendia falar ironicamente ou seriamente; e visualizações diferentes prevalecerão à medida que diferentes visões forem tiradas do design. Se for suposto que ele pretendia falar seriamente, o sentido seria: “Se o falso professor pudesse recomendar um Salvador melhor do que eu fiz, ou um Espírito mais capaz de santificar e salvar, haveria uma propriedade em receber você. tolerando suas doutrinas ”. Se o primeiro, então o sentido será: “Você não pode suportar bem comigo; mas se um homem vier entre vocês pregando um falso Salvador, um falso Espírito e uma doutrina falsa. então você o suporta sem nenhuma dificuldade. ”

Outra interpretação ainda foi proposta, supondo que a palavra “eu” seja fornecida no final do versículo, em vez de “ele”, e então o sentido seria: “Se você recebe tão prontamente alguém que prega outro evangelho, alguém que vem com muito menos evidências de que ele é enviado por Deus do que eu, e se você se mostrar assim pronto para se envolver com qualquer tipo de ensino que possa ser trazido a você, você também pode pelo menos ter paciência comigo. ” Em meio a essa variedade, não é fácil determinar o verdadeiro sentido. Para mim, parece provável, no entanto, que Paulo tenha falado seriamente e que nossa tradução tenha expressado o verdadeiro sentido. A principal idéia, sem dúvida, é que Paulo sentiu que havia perigo de que eles fossem corrompidos. Se eles pudessem trazer um evangelho melhor, um sistema mais perfeito e proclamar um Salvador mais perfeito, não haveria essa mudança. Mas isso não poderia ser esperado. Isso não pôde ser feito.

Se, portanto, eles pregavam qualquer outro Salvador ou qualquer outro evangelho; se eles se afastassem das verdades que ele lhes ensinara, seria para pior. Não poderia ser de outra forma. O Salvador a quem ele pregou era perfeito e pôde salvar. O Espírito que ele pregou era perfeito e capaz de santificar. O evangelho que ele pregou era perfeito, e não havia esperança de que pudesse ser melhorado. Qualquer mudança deve ser para pior; e como os falsos mestres variavam de acordo com suas instruções, havia todos os motivos para apreender que suas mentes seriam corrompidas pela simplicidade que havia em Cristo. A idéia principal, portanto, é que o evangelho que ele pregou era o mais perfeito possível e que qualquer mudança seria para pior. Nenhuma doutrina que outros trouxeram poderia ser recomendada porque era melhor. Com a frase “aquele que vem” significa sem dúvida o falso mestre em Corinto.

Prega outro Jesus – proclama aquele que é mais digno do seu amor e mais capaz de salvar. Se aquele que vier entre você e reivindicar suas afeições puder apontar outro Cristo que seja mais digno de sua confiança, então admito que você faz bem em recebê-lo. Está implícito aqui que isso não pôde ser feito. O Senhor Jesus em seu caráter e obra é perfeito. Nenhum Salvador superior a ele foi fornecido; ninguém, mas ele é necessário.

A quem não pregamos – mostre, se puderem, que eles têm algum Salvador para contar sobre quem não pregamos. Demos todas as evidências de que somos enviados por Deus e reivindicamos toda a sua confiança, o que eles podem fazer por terem conhecido o Salvador. Eles, com todas as suas pretensões, não têm Salvador para falar com quem ainda não o conhecemos. Eles não têm reivindicações, portanto, deste trimestre, o que também não temos.

Ou se você receber outro espírito … – Se eles puderem pregar para você outro Santificador e Consolador; ou se, sob o ministério deles, você recebeu provas mais elevadas do poder do Espírito na realização de milagres; no dom de línguas; em renovar os pecadores e em confortar seus corações. A idéia é que Paulo proclamou a existência e a agência do mesmo Espírito Santo que eles; que sua pregação foi acompanhada como provas impressionantes da presença e poder daquele Espírito; que ele tinha toda a evidência de uma comissão divina de tal influência que participava de seus trabalhos que eles poderiam ter. Eles não poderiam revelar nenhum espírito mais capaz de santificar e salvar; ninguém que tivesse mais poder do que o Espírito Santo que eles haviam recebido sob a pregação de Paulo, e, portanto, não havia razão para que eles fossem “corrompidos” ou seduzidos pelas doutrinas simples que eles receberam e seguiram outras pessoas.

Ou outro evangelho … – Um evangelho mais digno de sua aceitação – mais um, mais completo, mais rico em promessas; um que revelou um plano melhor de salvação, ou que estava mais cheio de conforto e paz.

Você pode muito bem ter com ele – Margin, “comigo”. A palavra “ele” não está no grego; mas provavelmente será fornecido. O sentido é que haveria então uma desculpa para sua conduta. Haveria alguma razão pela qual você deveria receber esses professores. Mas se isso não puder ser feito; se eles não podem pregar outro evangelho e Salvador melhor do que eu, então não há desculpa. Não há motivo para você seguir esses professores e abandonar aqueles que foram seus primeiros guias de religião. – Nunca abandonemos o evangelho que temos até termos certeza de que podemos melhorar. Vamos aderir às doutrinas simples do Novo Testamento até que alguém possa fornecer doutrinas melhores e mais claras. Vamos seguir as regras de Cristo em nossas opiniões e nossa conduta; nossos planos, nosso modo de adoração, nosso vestuário e nossos divertimentos, compromissos e companhia, até que possamos certamente garantir que existem regras melhores. Um homem é tolo por fazer qualquer alteração até ter provas de que provavelmente irá melhorar; e ainda resta provar que alguém já melhorou a si mesmo ou a sua família abandonando as simples doutrinas da Bíblia e adotando uma especulação filosófica; abandonando as visões bíblicas do Salvador como Deus encarnado e adotando as visões que o representam como um mero homem; abandonando as regras simples e claras de Cristo sobre nosso modo de vida, nossos trajes e nossas palavras e ações, e adotando aquelas que são recomendadas pela mera moda e pelos costumes de um mundo frívolo.

Comentário de E.W. Bullinger

se App-118.

prega . Em. kerusso. App-121.

outro . Grego. allos. App-124.

Jesus. App-98.

não. Grego. ou . App-106.

outro . Hetaros gregos . App-124.

espírito. App-101., Compare os versículos: 2 Coríntios 11: 13-15 ,

outro . Grego. heteros como acima. Compare Gálatas 1: 1 , Gálatas 1: 6 , Gálatas 1: 7 .

Evangelho. Compare o App-140.

você pode , etc. O significado é que, se o falso professor professou trazer um novo evangelho, poderia ser uma desculpa para ouvir o que ele tinha a dizer, que é o mesmo que a mensagem de Paulo.

Comentário de John Calvin

4. Pois se ele vem. Ele agora reprova os coríntios pela excessiva prontidão, que eles demonstraram receber os falsos apóstolos. Pois enquanto eles estavam voltados para o próprio Paulo excessivamente melancólico e irritável, (808), de modo que, em qualquer, até a menor ocasião, eles se ofendessem se Ele lhes desse a menor reprovação, por outro lado, não havia nada que eles não fizessem. suportar, por parte dos falsos apóstolos. Eles voluntariamente suportaram seu orgulho, arrogância e irracionalidade. Ele reverencia uma reverência absurda dessa natureza, porque nesse meio tempo eles não mostraram discriminação ou julgamento. “Como é que eles tiram tanta liberdade com você e você se submete pacientemente ao controle deles? Se eles tivessem trazido a você outro Cristo, ou outro evangelho, ou outro Espírito, diferente do que você recebeu por minhas mãos, eu certamente aprovaria sua consideração por eles, pois eles mereciam tal honra. Mas como eles não lhe conferiram nada, que eu não lhe havia dado anteriormente, que tipo de gratidão você demonstra por adorar aqueles a quem você não tem nada em dívida, enquanto me despreza, por quem Deus lhe concedeu tantos e tão distintos benefícios? ” Tal é a reverência que é mostrada até hoje pelos papistas em relação a seus pretensos bispos. Pois enquanto são oprimidos por sua tirania excessivamente severa, (810) eles se submetem a ela sem dificuldade; mas, ao mesmo tempo, não hesite em tratar o próprio Cristo com desprezo. (811)

As expressões – outro Cristo, e outro evangelho, são usadas aqui em um sentido diferente do que elas carregam em Gálatas 1: 8 . Pois outro é usado lá em oposição ao que é verdadeiro e genuíno, e, portanto, significa falso e falsificado. Aqui, por outro lado, ele quer dizer: “Se o evangelho tivesse chegado a você através do ministério deles, e não através do meu”.

Comentário de Adam Clarke

Pois se aquele que vem – O falso apóstolo, que veio depois de São Paulo, deixou Corinto.

Prega outro Jesus – Quem pode salvar de maneira mais completa e poderosa do que aquele Jesus a quem eu preguei.

Ou se você receber outro espírito – E se, em conseqüência de crer neste novo salvador, você receber outro espírito, os dons, graças e consolações maiores que aqueles que você recebeu do Espírito Santo, que lhe foi dado a você em sua crença no Cristo a quem pregamos.

Ou outro evangelho – contendo mais privilégios, vantagens espirituais e mais entusiasmo à santidade do que aquilo que pregamos e que você aceitou, você pode muito bem suportar com ele. Essa seria uma razão suficiente para você não apenas ter paciência com ele, mas preferir ele a mim.

Outros pensam que a última cláusula deveria ser apresentada: Você pode muito bem comigo – apesar de ele ter trazido a você outro Jesus, espírito e evangelho, você pode ter comigo, que já ministrou tanto tempo e fez tanto por você. Mas o primeiro sentido parece melhor.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 11: 4 . Você pode muito bem suportar, etc. – Você faria gentilmente, etc.

Comentário de John Wesley

Pois se aquele que vem pregar outro Jesus, a quem não pregamos, ou se receber outro espírito que não recebeu, ou outro evangelho que não aceitou, pode muito bem ter com ele.

Se de fato – alguém poderia lhe mostrar outro Salvador, um Espírito mais poderoso, um evangelho melhor.

Você pode muito bem ter com ele – mas isso é impossível.

Referências Cruzadas

Atos dos Apóstolos 4:12 – Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”.

1 Coríntios 12:4 – Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.

Gálatas 1:7 – que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo.

Gálatas 3:2 – Gostaria de saber apenas uma coisa: foi pela prática da lei que vocês receberam o Espírito, ou pela fé naquilo que ouviram?

Efésios 4:4 – Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só;

1 Timóteo 2:5 – Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *