Estudo de Mateus 7:21 – Comentado e Explicado

Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
Mateus 7:21

Comentário de Albert Barnes

Nem todo mundo que diz … – O Salvador continua dizendo que muitos, com base em uma mera profissão como a que ele acabara de se referir, reivindicariam admissão em seu reino. Muitos alegariam que haviam feito milagres, e pregado ou profetizado muito, e, com base nisso, exigiria uma entrada no céu. O poder de realizar milagres não tinha conexão necessária com a piedade. Se Deus quiser, Deus também pode dar o poder de ressuscitar os mortos a um homem iníquo, como a habilidade de curar a um médico iníquo. Um milagre é uma demonstração “de seu próprio poder” através do meio de outro. Um ato de curar os doentes também é uma demonstração de “seu poder” através da ação de outro. Em nenhum desses casos, existe alguma conexão necessária com o caráter moral. Então, de pregar ou profetizar. Deus pode usar o arbítrio de um homem de talentos, embora não devoto, para levar adiante Seus propósitos. Economizar poder na mente é obra de Deus, e ele pode transmiti-lo por qualquer agência que ele escolher. Conseqüentemente, muitos podem ser encontrados no dia do julgamento que podem ter sido dotados de poderes de profecia ou milagre, como Balaão ou os mágicos do Egito; da mesma maneira que muitas pessoas de talentos distintos podem ser encontradas, ainda que destituídas de piedade, e que serão excluídas de seu reino. Veja Mateus 7:21 ; 1 Coríntios 1:26 ; 1 Coríntios 13: 1-3 . Neste último lugar, Paulo diz que, embora ele falasse com a língua dos anjos e tivesse o dom de profecia, e pudesse remover montanhas, e não tivesse caridade ou amor, tudo seria inútil. Veja as notas em 1 Coríntios 13: 1-3 .

Comentário de Joseph Benson

Mateus 7:21 . Nem todos, & c. – O Senhor Jesus, tendo declarado todo o conselho de Deus, com respeito ao caminho da salvação, e observado as principais dificuldades daqueles que desejam andar nele, agora fecha o todo com estas e as seguintes palavras pesadas; assim, por assim dizer, colocando seu selo em sua profecia e imprimindo toda a sua autoridade sobre o que ele havia entregue, para que pudesse permanecer firme a todas as gerações: que diz, Senhor, Senhor – isto é, que faz uma mera profissão da minha religião, que me dá o título de Senhor e Mestre, ou reivindica um interesse em mim como seu Senhor; que me chama e finge aprender de mim como professor, confiar em mim como Salvador, obedecer-me como legislador, estar sujeito a mim como rei e governador; entrará no reino dos céus – será reconhecido como um verdadeiro membro da igreja militante ou será admitido na igreja triunfante. Alguns que dizem a Cristo: Senhor, Senhor, serão salvos, sendo seus verdadeiros discípulos; mas todo aquele que fizer isso não deve: Nenhum, de fato, como Cristo aqui declara, mas os que se esforçam para cumprir toda a vontade de Deus em fé e santidade, a saber, a vontade descrita neste sermão. Aqueles que se preocupam em entender a doutrina aqui declarada, em experimentar as graças aqui delineadas, em cumprir os deveres aqui prescritos, em evitar as dificuldades aqui guardadas e em abraçar as ajudas aqui recomendadas – eles que assim cumprem com isso santa, aceitável e perfeita vontade de Deus, serão reconhecidos súditos leais do reino de Cristo aqui e, sem dúvida, será admitida a reinar com ele no futuro.

Comentário de E.W. Bullinger

Senhor, Senhor. Observe a figura de linguagem Epizeuxis (App-6), para enfatizar.

o reino dos céus. Veja App-114.

céu = céu. Todos os textos lêem “os céus” . Veja notas em Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

vai. Grego. thelema. Veja App-102.

Comentário de John Calvin

Mateus 7:21 . Nem todo aquele que me diz, Senhor, Senhor. Cristo estende seu discurso ainda mais: ele fala não apenas de falsos profetas, que se apressam sobre o rebanho para rasgar e devorar, mas também de mercenários, que se insinuam, sob aparências justas, como pastores, embora não tenham sentimento de piedade. (478) Essa doutrina abrange todos os hipócritas, qualquer que seja sua posição ou posição, mas, atualmente, ele se refere particularmente a pretensos professores, (479) que parecem se destacar dos outros. Ele não apenas dirige seu discurso a eles, para despertá-los da indiferença, na qual dormem como pessoas bêbadas, mas também adverte os crentes, para não estimar essas máscaras além de seu valor adequado. Em uma palavra, ele declara que, assim que a doutrina do Evangelho começar a dar frutos, obtendo muitos discípulos, haverá não apenas muitas pessoas comuns que se submetem a ela de maneira falsa e hipócrita, mas mesmo na Igreja. No posto de pastores haverá a mesma traição, de modo que eles negarão por suas ações e vida o que professam com a boca. (480) Quem, então, deseja ser considerado entre os discípulos, deve trabalhar para se dedicar, sincera e honestamente, aos exercícios de uma nova vida.

No evangelho de Lucas, é uma reprovação geral: por que você me chama de Senhor, Senhor, e não faz as coisas que eu digo? Mas, como essa corrupção procede, na maioria das vezes, de pretensos professores, e encontra facilmente o caminho deles para todo o corpo, então, segundo Mateus, nosso Senhor os ataca expressamente. Fazer a vontade do Pai não significa apenas regular sua vida e suas maneiras (como os filósofos falavam (481) ) pela regra das virtudes, mas também crer em Cristo, segundo o ditado:

“Esta é a vontade daquele que me enviou, para que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna”
( João 6:40 .)

Essas palavras, portanto, não excluem a fé, mas a pressupõem como o princípio do qual fluem outras boas obras.

Comentário de Adam Clarke

Nem todos – ?? pa? , um hebraísmo, dizem alguns, para nenhuma pessoa. É um graecismo e um latinoismo também: você não, todos os deuses, ou seja, nenhum dos deuses, Hom. Odyss. Z. 240. Então Terence Sine omni periclo , sem Todo perigo, ou seja, Sem Qualquer perigo. E Juvenal: Sine omni labe , sem Toda imperfeição, isto é, sem Qualquer. Veja mais em Mr. Wakefield. O sentido deste versículo parece ser o seguinte: Nenhuma pessoa, meramente reconhecendo minha autoridade, acreditando na Divindade de minha natureza, professando fé na perfeição de minha justiça e infinito mérito de minha expiação, entrará no reino dos céus – terá qualquer parte com Deus em glória; mas quem faz a vontade de meu Pai – quem enraíza a árvore má, a boa árvore plantada e continua a dar frutos para a glória e louvor de Deus. Há um bom ditado entre os coelhos sobre esse assunto. “Um homem deve ser tão vigoroso quanto uma pantera, tão veloz como uma águia, tão veloz como um veado e tão forte como um leão, para fazer a vontade de seu Criador.”

Comentário de Thomas Coke

Mateus 7:21 . Nem todo mundo que diz, etc. – Ou seja: “Entre aqueles que me reconhecem pelo Messias, ninguém, exceto aqueles que fazem a vontade de Deus, será admitido em seu reino:” não uma profissão nua de religião, mas uma atuação consciente de Deus. os deveres dele, como os frutos da fé viva nele, resistirão à prova no grande dia da conta. Aqui o reino dos céus deve significar o da glória acima. Compare o cap. Mateus 8:11 . Lucas 13:28 e Olearius no texto.

Comentário de Scofield

reino

(Veja Scofield “ Mateus 3: 2 “) .

Comentário de John Wesley

Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus; mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.

Nem todo mundo – isto é, ninguém que diga, Senhor, Senhor – Que faça uma mera profissão minha e da minha religião, entrará – O que quer que seus falsos mestres possam assegurar-lhes o contrário: Aquele que faz a vontade de meu Pai – como declarei agora. Observe: tudo o que está aquém disso está apenas dizendo: Senhor, Senhor. 6:46 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *