Estudo de João 4:10 – Comentado e Explicado

Respondeu-lhe Jesus: Se conhecesses o dom de Deus, e quem é que te diz: Dá-me de beber, certamente lhe pedirias tu mesma e ele te daria uma água viva.
João 4:10

Comentário de Albert Barnes

O presente de Deus – A palavra “presente” indica aqui “favor”. Pode se referir ao próprio Jesus, como o presente de Deus ao mundo, dado para salvar os homens da morte João 3:16 ; 2 Coríntios 9:15 , ou pode se referir à oportunidade oferecida a ela de buscar a salvação. Se você soubesse quão favorável é uma oportunidade que Deus agora lhe dá para obter um conhecimento de si mesmo, etc.

E quem é … – Se você soubesse que o Messias estava falando.

Água viva – Os judeus usaram a expressão “água viva” para denotar fontes, fontes ou riachos, em oposição à água morta e estagnada. Jesus aqui significa denotar sua doutrina, ou sua graça e religião, em oposição às noções impuras e mortas dos judeus e dos samaritanos. Ver João 4:14 . Esse foi um dos muitos casos em que ele aproveitou os tópicos comuns da conversa para introduzir o discurso religioso. Ninguém nunca fez isso tão feliz quanto ele, mas, estudando seu exemplo e maneira, podemos aprender também a fazê-lo. Uma maneira de adquirir a arte é ter a mente cheia do assunto; fazer da religião nossa primeira e principal coisa; carregá-lo conosco em todos os empregos e em toda a sociedade; para olhar tudo sob uma luz religiosa, e da abundância do coração a boca falará, Mateus 12:34 .

Comentário de E.W. Bullinger

respondeu e disse . Um hebraísmo. Veja Deuteronômio 1:41 e App-122.

Se tu, etc. Assumindo a hipótese como um fato. App-118.

sabido = tinha sabido. Grego. oida. App-132. Veja nota em João 1:26 .

o presente. Veja a nota em “Como” , João 3: 4 . Grego. dorea. Ocorre apenas aqui nos Evangelhos, em outros lugares apenas em Atos 2:38 ; Atos 8:20 ; Atos 10:45 ; Atos 11:17 . Romanos 5:15 , Romanos 5:17 . 2 Coríntios 9:15 . Efésios 3: 7 ; Efésios 4: 7 . Hebreus 6: 4 . , John 17:14 , John 17:22 ). Observe os oito dons deste Evangelho ( João 4:10 ; João 10:11 ; João 13:15 ; João 14:16 , João 14:27 ; João 17: 8 , João 17:14 , João 17:22 ).

vivo : ie perene, infalível. Entendido por todos os judeus, de Jeremias 2:13 ; Jeremias 17:13 . Zacarias 14: 8 . Grego. zao, uma palavra característica deste evangelho. Veja nota na p. 1511

Comentário de John Calvin

10. Jesus respondeu. Agora, Cristo, aproveitando a oportunidade, começa a pregar sobre a graça e o poder de seu Espírito, e isso para uma mulher que não merecia, de modo algum, que lhe falasse uma palavra. Este é certamente um exemplo surpreendente de sua bondade. Pois o que havia nessa miserável mulher que, por ser prostituta, de repente ela se tornou discípula do Filho de Deus? Embora em todos nós ele tenha demonstrado um exemplo semelhante de sua compaixão. Todas as mulheres, de fato, não são prostitutas, nem todos os homens são manchados por algum crime hediondo; mas que excelência qualquer um de nós pode alegar como uma razão pela qual ele se dignou nos conceder a doutrina celestial e a honra de ser admitido em sua família? Tampouco foi por acaso que a conversa com essa pessoa ocorreu; pois o Senhor nos mostrou, como em um modelo, que aqueles a quem ele dá a doutrina da salvação não são selecionados com base no mérito. E parece à primeira vista um arranjo maravilhoso, que ele passou por tantos grandes homens na Judéia, e ainda manteve um discurso familiar com essa mulher. Mas era necessário que, em sua pessoa, fosse explicado quão verdadeiro é esse ditado do Profeta,

Fui achado pelos que não me procuravam; Fui manifestado àqueles que não pediram por mim. Eu disse aos que não me procuravam: Eis que aqui estou,
( Isaías 65: 1. )

Se você conhecesse o dom de Deus. Essas duas cláusulas: Se você conheceu o dom de Deus e quem é que fala contigo, li separadamente, vendo o último como uma interpretação do primeiro. Pois foi uma maravilhosa bondade de Deus ter Cristo presente, que trouxe consigo a vida eterna. O significado será mais claro se, em vez de, e colocarmos a saber , ou alguma outra palavra desse tipo, (75) assim: Se você conheceu o dom de Deus , a saber, quem é que fala com você Por essas palavras, é ensinado que, então, só sabemos o que é Cristo, quando entendemos o que o Pai nos deu nele e os benefícios que ele nos traz. Agora que o conhecimento começa com a convicção de nossa pobreza; pois, antes que alguém deseje um remédio, ele deve ser previamente afetado com a visão de suas angústias. Assim, o Senhor convida não aqueles que beberam o suficiente, mas os sedentos, não os que estão saciados, mas os famintos, a comer e beber. E por que Cristo seria enviado com a plenitude do Espírito, se não estivéssemos vazios?

Mais uma vez, como ele fez um grande progresso, quem, sentindo sua deficiência, já reconhece o quanto precisa da ajuda de outro; portanto, não seria o suficiente para ele gemer sob suas angústias, se ele também não tivesse esperança de ajuda pronta e preparada. Dessa maneira, não podemos fazer mais do que desperdiçar-nos de tristeza, ou pelo menos, como os papistas, corremos em todas as direções e nos oprimimos com um cansaço inútil e inútil. Mas quando Cristo aparece, não vagamos mais em vão, buscando um remédio onde nenhum pode ser obtido, mas vamos direto a ele. O único conhecimento verdadeiro e proveitoso da graça de Deus é que, quando sabemos que ela é exibida para nós em Cristo, e que é estendida para nós por sua mão. Da mesma maneira, Cristo nos lembra o quão eficaz é o conhecimento de suas bênçãos, uma vez que nos excita a buscá-las e acende nossos corações. Se você soubesse, diz ele, você teria perguntado. O design dessas palavras não é difícil de ser percebido; pois ele pretendia aguçar o desejo dessa mulher, para que ela não desprezasse e rejeitasse a vida que lhe era oferecida.

Ele teria te dado. Por essas palavras, Cristo testifica que, se nossas orações forem dirigidas a ele, elas não serão infrutíferas; e, de fato, sem essa confiança, a sinceridade da oração seria totalmente resfriada. Mas quando Cristo encontra aqueles que o procuram e está pronto para satisfazer seus desejos, não há mais espaço para lentidão ou atraso. E não há homem que não ache que isso é dito a todos nós, se não fosse impedido por sua incredulidade.

Água Viva. Embora o nome Água seja emprestado da ocorrência atual e aplicado ao Espírito , essa metáfora é muito frequente nas Escrituras e repousa nas melhores bases. Pois somos como um solo seco e árido; não há seiva nem rigor em nós, até que o Senhor nos regue pelo seu Espírito. Em outra passagem, o Espírito também é chamado de água limpa ( Hebreus 10:22 ), mas em um sentido diferente; a saber, porque ele nos lava e limpa das poluições com as quais estamos totalmente cobertos. Mas, nessas e em outras passagens semelhantes, o sujeito tratado é a energia secreta pela qual ele restaura a vida em nós, mantém e leva à perfeição. Há quem explique isso como se referindo à doutrina do Evangelho, à qual eu possuo que esta denominação é totalmente aplicável; mas penso que Cristo inclui aqui toda a graça de nossa renovação; pois sabemos que ele foi enviado com o objetivo de nos trazer uma nova vida. Na minha opinião, portanto, ele pretendia contrastar a água com a destituição de todas as bênçãos sob as quais a humanidade geme e trabalha. Novamente, a água viva não é assim chamada pelo seu efeito, como vivificante , mas a alusão é a diferentes tipos de águas. É chamado de vida , porque flui de uma fonte viva .

Comentário de Adam Clarke

Se você conheceu o dom de Deus – ???ea? significa um dom gratuito. Um presente é qualquer coisa que é dada, para a qual nenhum equivalente foi ou deve ser devolvido: um presente gratuito é aquele que foi dado sem pedir ou pedir. Tal presente de bondade foi Jesus Cristo para o mundo, João 3:16 ; e através dele vem o dom do Espírito, que aqueles que crêem em seu nome deveriam receber. Cristo não era um objeto de desejo para o mundo – ninguém pediu por ele; e Deus, movido a isso por sua própria misericórdia eterna, livremente o deu. Através deste grande presente vem o Espírito Santo, e todos os outros presentes que são necessários para a salvação de um mundo perdido.

Água viva – por essa expressão, que era comum aos habitantes do leste e do oeste, sempre se entende água da nascente, em oposição à água morta e estagnada contida em lagoas, piscinas, tanques ou cisternas; e o que nosso Senhor quer dizer com isso é evidentemente o Espírito Santo, como pode ser visto, João 7:38 , João 7:39 .

Como a água sacia a sede, refresca e revigora o corpo, purifica as coisas contaminadas e torna a terra frutífera, é um emblema adequado do dom do Espírito Santo, que satisfaz tanto as almas que o recebem que não têm mais sede. bem terreno: purifica também de toda contaminação espiritual, pela qual é enfaticamente denominado o Espírito Santo; e faz com que aqueles que a recebem sejam frutíferos em toda boa palavra e obra.

Comentário de Thomas Coke

João 4:10 . Jesus respondeu: – Se você conhecesse o dom de Deus, Se você soubesse que oportunidade Deus colocou em sua mão, de receber a maior bênção que já foi concedida, bem como quem, e quão grande pessoa, ele é. fala contigo; em vez de escrúpulos em conceder a ele um favor tão pequeno, você certamente o teria perguntado: (porque essa é a força do original) e ele, sem se opor a você por causa das pessoas a quem você pertence, prontamente lhe daria água Viva; muito melhor do que o que você está desenhando agora: pelo qual nosso Senhor sugeriu sua capacidade e prontidão para comunicar aquelas influências do Espírito Santo de Deus, que proporcionam o mais nobre refresco à alma, e são, portanto, frequentemente descritas pela água. É certo que a frase água viva significa , em muitos bons autores , água de nascente ou água corrente, em oposição àquela que estagna; ainda como nosso Senhor em outro lugar, em uma passagem notável registrada por esse evangelista, cap. João 6:51 chama a si mesmo de pão vivo, porque, alimentando-o, a vida deve ser obtida – é apropriado aderir literalmente ao original da versão; embora não haja dúvida de que a mulher entendeu nosso Senhor, não de viver água espiritual, mas de uma fina água de nascente, que fluía tão facilmente que não precisa das dores de desenhar, e era, pelo menos por isso, preferível a isso. a do poço de Jacó: e a resposta de nosso Senhor, João 4: 13-14, mostra que o símile se manteria nesse aspecto. Nosso Senhor, nesta ocasião, demonstrou a grandeza de sua condescendência e benevolência; pois, embora essa mulher fosse uma pessoa de caráter infame, e embora ele próprio estivesse pressionado pela sede, demorou a se refrescar para levar a mulher que estava espiritualmente morta à água da vida. Comp. Levítico 14: 6 . Jeremias 2:13 .

Comentário de John Wesley

Jesus respondeu e disse-lhe: Se conheces o dom de Deus, e quem é que te diz: Dá-me de beber; tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

Se você conhecesse o presente – A água viva; e quem é – Aquele que é o único capaz de dar: terias perguntado a ele – Nessas palavras está o estresse.

Água – Da mesma maneira, ele extrai a alegoria do pão, João 6:27 , e da luz, 8:12; a primeira, as coisas mais simples, necessárias, comuns e salutares da natureza.

Água viva – O Espírito e seus frutos. Mas ela poderia mais facilmente confundir seu significado, porque água viva era uma frase comum entre os judeus para água de nascente.

Referências Cruzadas

Exodo 17:6 – Eu estarei à sua espera no alto da rocha que está em Horebe. Bata na rocha, e dela sairá água para o povo beber”. Assim fez Moisés, à vista das autoridades de Israel.

2 Crônicas 33:12 – Em sua angústia, ele buscou o favor do Senhor, o seu Deus, e humilhou-se muito diante do Deus dos seus antepassados.

2 Crônicas 33:18 – Os demais acontecimentos do reinado de Manassés, inclusive sua oração a seu Deus e as palavras que os videntes lhe falaram em nome do Senhor, o Deus de Israel, estão escritos nos registros históricos dos reis de Israel.

Salmos 10:17 – Tu, Senhor, ouves a súplica dos necessitados; tu os reanimas e atendes ao seu clamor.

Salmos 36:8 – Eles se banqueteiam na fartura da tua casa; tu lhes dás de beber do teu rio de delícias.

Salmos 46:4 – Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo.

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Isaías 12:3 – Com alegria vocês tirarão água das fontes da salvação.

Isaías 35:6 – Então os coxos saltarão como o cervo, e a língua do mudo cantará de alegria. Águas irromperão no ermo e riachos no deserto.

Isaías 41:17 – “O pobre e o necessitado buscam água, e não encontram! Suas línguas estão ressequidas de sede. Mas eu, o Senhor, lhes responderei; eu, o Deus de Israel, não os abandonarei.

Isaías 42:6 – “Eu, o Senhor, o chamei em retidão; segurarei firme a sua mão. Eu o guardarei e farei de você um mediador para o povo e uma luz para os gentios,

Isaías 43:20 – Os animais do campo me honrarão, os chacais e as corujas, porque fornecerei água no deserto e riachos no ermo, para dar de beber a meu povo, meu escolhido,

Isaías 44:3 – Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole, e minha bênção sobre seus descendentes.

Isaías 49:6 – ele diz: “É coisa pequena demais para você ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até aos confins da terra”.

Isaías 49:10 – Não terão fome nem sede, o calor do deserto e o sol os atingirá. Aquele que tem compaixão deles os guiará e os conduzirá para as fontes de água.

Isaías 55:1 – “Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e, vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo.

Isaías 55:6 – Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.

Jeremias 2:13 – “O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água.

Ezequiel 47:1 – O homem levou-me de volta à entrada do templo, e vi água saindo de debaixo da soleira do templo e indo para o leste, pois o templo estava voltado para o oriente. A água descia de debaixo do lado sul do templo, ao sul do altar.

Zacarias 13:1 – “Naquele dia uma fonte jorrará para os descendentes de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para purificá-los do pecado e da impureza.

Zacarias 14:8 – Naquele dia águas correntes fluirão de Jerusalém, metade delas para o mar do leste e metade para o mar do oeste. Isto acontecerá tanto no verão quanto no inverno.

Lucas 11:8 – Eu lhes digo: embora ele não se levante para dar-lhe o pão por ser seu amigo, por causa da importunação se levantará e lhe dará tudo o que precisar.

Lucas 11:13 – Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir! “

Lucas 18:13 – “Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’.

Lucas 23:42 – Então ele disse: “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino”.

João 3:16 – “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 4:14 – mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

João 4:25 – Disse a mulher: “Eu sei que o Messias ( chamado Cristo ) está para vir. Quando ele vier, explicará tudo para nós”.

João 6:35 – Então Jesus declarou: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede.

João 6:51 – Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”.

João 7:37 – No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

João 9:35 – Jesus ouviu que o haviam expulsado, e, ao encontrá-lo, disse: “Você crê no Filho do homem? “

João 16:3 – Farão essas coisas porque não conheceram nem o Pai, nem a mim.

João 17:3 – Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

Atos dos Apóstolos 9:11 – O Senhor lhe disse: “Vá à casa de Judas, na rua chamada Direita, e pergunte por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está orando;

Romanos 8:32 – Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

1 Coríntios 10:4 – e beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo.

2 Coríntios 9:15 – Graças a Deus por seu dom indescritível!

Efésios 2:8 – Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Apocalipse 3:17 – Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu.

Apocalipse 7:17 – pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; ele os guiará às fontes de água viva. E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima”.

Apocalipse 21:6 – Disse-me ainda: “Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida.

Apocalipse 22:1 – Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro,

Apocalipse 22:17 – O Espírito e a noiva dizem: “Vem! ” E todo aquele que ouvir diga: “Vem! ” Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *