Estudo de Lucas 11:8 – Comentado e Explicado

eu vos digo: no caso de não se levantar para lhe dar os pães por ser seu amigo, certamente por causa da sua importunação se levantará e lhe dará quantos pães necessitar.
Lucas 11:8

Comentário de Albert Barnes

Eu digo a você – A Vulgata Latina aqui acrescenta: “se ele continuar batendo”. Embora isso não esteja no grego, é indispensável que seja entendido de acordo com o sentido. Bater “uma vez” não denotaria “importunidade”, mas era porque ele “continuava” batendo.

Sua importunidade – Sua perseverança perturbadora; ele continua incomodando o homem e se recusando a negar. A palavra “importunidade” denota perseverança em um objeto, sem levar em consideração o tempo, o local ou as circunstâncias – uma perseverança imprópria. Por isso, o homem foi influenciado. Em vez de ficar perturbado, ele se levantava e dava o que era pedido. Isso deve ser aplicado a Deus em nenhum outro sentido senão que ele freqüentemente ouve orações e concede bênçãos mesmo “muito tempo depois” de parecerem sem resposta ou negadas. Ele não promete dar bênçãos “de uma só vez”. Ele promete apenas que fará isso ou “responderá” à oração. Mas ele muitas vezes faz com que seu povo espere muito. Ele tenta a fé deles. Ele os deixa perseverar por meses ou anos, até que eles “sintam” inteiramente sua dependência dele, até verem que podem obter a bênção de nenhuma outra maneira e até que estejam “preparados” para recebê-la. Muitas vezes, eles não estão preparados para recebê-lo quando perguntam a princípio. Eles podem se orgulhar, ou não têm apenas um senso de dependência, ou não valorizariam a bênção, ou talvez “naquele momento” não fosse o melhor para obtê-la. Mas ninguém se desespere. Se a coisa é para “nosso” bem, e se é apropriado que “deva” ser concedido, Deus o dará. Vamos primeiro perguntar corretamente; vamos ver que nossas mentes estão em um estado adequado; vamos sentir nossa necessidade da bênção; vamos perguntar se Deus “prometeu tal” uma bênção e “então” vamos perseverar até que Deus a dê. Novamente: as pessoas, quando pedem algo a Deus, muitas vezes desistem de procurar. Eles vão “uma vez” e, se não for concedido, são desencorajados. Não é assim quando pedimos algo às pessoas. “Então” perseveramos; não aceitamos negação; vamos novamente e “pressionamos” o assunto até obtê-lo. Então devemos de Deus. Devemos ir repetidamente, até que a oração seja ouvida, e Deus conceda o que pedimos a ele.

Comentário de E.W. Bullinger

não Grego. ou. App-105.

porque = por conta de. Grego. dia. App-104. Lucas 11: 2 .

importunidade = falta de vergonha, insolência. Grego. anaideia. Ocorre apenas aqui no NT

Referências Cruzadas

Gênesis 32:26 – Então o homem disse: “Deixe-me ir, pois o dia já desponta”. Mas Jacó lhe respondeu: “Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes”.

Mateus 15:22 – Uma mulher cananéia, natural dali, veio a ele, gritando: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito”.

Lucas 18:1 – Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

Romanos 15:30 – Recomendo-lhes, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que se unam a mim em minha luta, orando a Deus em meu favor.

2 Coríntios 12:8 – Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim.

Colossenses 2:1 – Quero que vocês saibam quanto estou lutando por vocês, pelos que estão em Laodicéia e por todos os que ainda não me conhecem pessoalmente.

Colossenses 4:12 – Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *