Estudo de Lucas 18:1 – Comentado e Explicado

Propôs-lhes Jesus uma parábola para mostrar que é necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo.
Lucas 18:1

Comentário de Albert Barnes

Uma parábola – Veja as notas em Mateus 13: 3 .

Para este fim – Para mostrar isso.

Sempre – sempre . Ou seja, não devemos negligenciar períodos regulares de oração; devemos aproveitar em ocasiões de providências notáveis ??como aflições ou sinalizar bênçãos para buscar a Deus em oração; devemos “sempre” manter um espírito de oração, ou estar em uma estrutura adequada para elevar nossos corações a Deus por sua bênção, e não devemos nos cansar, embora nossa oração pareça não ser respondida.

Não desmaiar – Não se cansar ou desistir. A parábola é projetada para nos ensinar que, embora nossas orações pareçam não ter resposta, devemos perseverar e não nos cansarmos de súplicas a Deus.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 18: 1 . E ele falou, etc. – e?e?e de ?a? pa?aß???? a?t??? . Ele também falou uma parábola para eles. A partícula de , aqui usada, implica claramente que essa parábola tem uma relação com o discurso anterior, do qual de fato é uma continuação, mas que é inadequadamente interrompida pela divisão dos capítulos. Existe nele, e na parábola seguinte, uma referência particular à angústia e problemas que eles logo enfrentariam de seus perseguidores, o que tornaria os deveres de oração, paciência e perseverança particularmente oportunos. Que os homens devem sempre orar – Em todos os momentos, em todas as ocasiões ou com freqüência (como a palavra pa?t?te , aqui traduzida sempre, significa João 18:20 ) e não desmaiar – Sob suas provações, não desanimar, ou ceder aos males, como e??a?e?? , aqui usado, significa, de modo a ser desgastado por eles, e deixar de orar, como inútil obter alívio. Freqüentemente acontece que, depois que os homens oram por uma bênção específica, eles desistem, porque Deus não lhes concede imediatamente sua petição. Para mostrar o mal disso e recomendar importância e perseverança na oração, especialmente quando estamos em busca de qualquer misericórdia ou misericórdia espiritual, relacionada a nós mesmos, nossos amigos ou a igreja de Deus, a presente parábola é apresentada. Conforme entregue nesta ocasião, parece ter sido projetado principalmente para inspirar os discípulos com sinceridade e perseverança em suas orações pela vinda do Filho do homem para destruir a constituição judaica, apesar de Deus adiar por muito tempo a realização de seu desejo. Pois este evento é representado, não apenas aqui, mas em várias outras passagens das Escrituras, como algo extremamente desejável naqueles dias. A razão era que os judeus em todos os países eram seus perseguidores mais amargos e os principais opositores do cristianismo. Veja Lucas 21:28 ; Hebreus 10:25 ; Tiago 5: 7 ; 1 Pedro 4: 7 . Independente disso, no entanto, no curso de seu ministério, nosso Senhor frequentemente recomendava frequência, sinceridade e perseverança na oração, não porque Deus está ou pode estar cansado de nossa importunidade; mas porque é ao mesmo tempo expressão e exercício de nossa firme crença e confiança em seu poder e bondade, sem os quais não seria adequado que Deus nos desse suas bênçãos, nem seríamos capazes de recebê-las e usá-las. . Veja em Mateus 7: 7-11 ; Lucas 11: 5-8 . De oração contínua, veja em 1 Tessalonicenses 5:17 .

Comentário de E.W. Bullinger

uma parábola . Ambas as parábolas peculiares a Lucas. Só aqui que a explicação é colocada em primeiro lugar.

para esse fim , etc. Grego. profissionais (App-104.) dein = no sentido de que é necessário, & c.

sempre . Figura do discurso Synecdoche (do gênero), App-6. = em alocações. perseverantemente.

orar Grego. proseuchomai. App-134.

não. Grego. mim. App-105.

desmaiar = desanimar, desanimar, desistir ou desistir. Grego. egkakeo.

Comentário de John Calvin

Sabemos que perseverança na oração é uma conquista rara e difícil; e é uma manifestação de nossa incredulidade que, quando nossas primeiras orações não são bem-sucedidas, imediatamente jogamos fora não apenas a esperança, mas todo o ardor da oração. Mas é uma evidência indubitável de nossa fé, se estivermos desapontados com nosso desejo, e ainda assim não perdermos a coragem. Mais apropriadamente, portanto, Cristo recomenda que seus discípulos perseverem na oração.

A parábola que ele emprega, embora aparentemente dura, era admiravelmente adequada para instruir seus discípulos, de que eles deveriam ser importunos em suas orações a Deus Pai, até que finalmente tirassem dele o que, de outra forma, ele não gostaria de dar. Não que, com nossas orações, tenhamos conquistado uma vitória sobre Deus e o inclinemos lenta e relutantemente à compaixão, mas porque os fatos reais não tornam de uma só vez evidente que ele ouve graciosamente nossas orações. Na parábola, Cristo nos descreve uma viúva, que obteve o que queria de um juiz injusto e cruel , porque não deixou de fazer exigências sinceras. A verdade principal transmitida é que Deus nem sempre concede assistência ao seu povo, porque ele escolhe estar, por assim dizer, cansado pelas orações; e que, por mais miserável e desprezível que possa ser a condição daqueles que oram a ele, ainda que não desistam do exercício ininterrupto de oração, ele os considerará e aliviará suas necessidades.

As partes entre as quais a comparação é feita são, de fato, de modo algum iguais; pois existe uma grande diferença entre um homem perverso e cruel e Deus, que é naturalmente inclinado à misericórdia. Mas Cristo pretendia assegurar aos crentes que eles não têm motivos para temer, a fim de que seus pedidos perseverantes ao Pai da misericórdia sejam recusados, uma vez que, por súplica importunada, prevalecem sobre os homens que são dados à crueldade. O juiz perverso e de coração de ferro não pôde evitar ceder, embora com relutância, às solicitações sinceras da viúva: como então as orações dos crentes, quando perseverantemente mantidas, não terão efeito? Se a exaustão e a fraqueza são sentidas por nós quando cedemos após um leve esforço, ou se o ardor da oração se esvai porque Deus parece dar ouvidos surdos, tenhamos certeza de nosso sucesso final, embora possa não ser imediatamente aparente. Aceitando essa convicção, vamos lutar contra a nossa impaciência, para que o longo atraso não nos induza a interromper nossas orações.

Comentário de Adam Clarke

Os homens devem sempre orar – Portanto, o claro significado e a moral da parábola são evidentes; viz. que como aflições e desolações estavam chegando à terra, e deveriam ter muita paciência e fortaleza contínua, e a constante influência e proteção do Todo-Poderoso, portanto, deveriam ser instantâneas em oração. Afirma, além disso, que os homens nunca devem parar de orar por aquilo que Deus lhes deu a necessidade de sentir, até que recebam uma resposta completa às suas orações. Não é necessário procurar outro significado nesta parábola: São Lucas, que conhecia perfeitamente o significado de seu Mestre, explicou-o como acima.

Comentário de Thomas Coke

Lucas 18: 1 . E ele falou uma parábola, etc. – Mas, [ de, ] ele os ensinou por parábola que os homens devem perseverar em oração e não desanimar. Heylin. A partícula. de, mas, claramente , implica que essa parábola tem uma relação com o discurso no capítulo anterior e foi proferida ao mesmo tempo. O evangelista diz que foi feito para mostrar que os homens devem sempre orar e não desmaiar; isto é, deve freqüentemente rezar; para que a palavra pa?t?te significa João 18:20 . O número é ainda mais alto no epíteto dado aos sacrifícios da manhã e da tarde; que, por causa de sua frequência, são chamados de holocausto contínuo; e, em alusão a isso, os homens são orientados a orar sem cessar, 1 Tessalonicenses 5:17 . Veja em Lucas 2:37 . É claro, portanto, que a parábola foi proferida para recomendar orações contínuas, não no sentido estrito das palavras, mas com frequência, sinceridade e perseverança no dever, não apenas por bênçãos sobre nós mesmos, mas também por bênçãos na igreja. de Deus militante na terra; e sendo entregues nesta ocasião, foi projetado para inspirar os discípulos com sinceridade e perseverança em suas orações, particularmente pela vinda do Filho do homem, para pôr um fim à política judaica, apesar de Deus adiar por muito tempo a realização de suas promessas. desejos. A vinda de Cristo para destruir a comunidade judaica está nesta e em outras passagens das escrituras, mencionadas como algo extremamente desejável pelos discípulos naqueles dias; a razão era que os judeus de todos os países, sendo seus perseguidores amargos, eram os principais opositores da religião cristã. Nosso Senhor, freqüentemente no curso de seu ministério, recomendava frequência, sinceridade e perseverança na oração; não porque o Ser Divino esteja cansado de nossa importunidade, mas porque é ao mesmo tempo expressão e exercício de nossa firme crença e confiança em sua bondade, sem a qual não seria adequado que Deus nos desse suas bênçãos, nem devemos capaz de recebê-los e usá-los. Veja Mateus 7:11 . Lucas 11: 8 . A palavra e??a?e??, rendido a desmaiar, é expressivo e significa “desmaiar sob pressões e perseguições – ceder aos males e desanimar sob eles – estar tão cansado com eles, a ponto de dar lugar a eles – e cessar da oração tão inútil para obter alívio “. Ver Efésios 3:13 . 2 Tessalonicenses 3:13 . Hebreus 12: 3 .

Comentário de Scofield

Onde quer que

Veja Apocalipse 16:14 no “Armagedom”; Apocalipse 19:17 . (Veja Scofield “ Apocalipse 19:17 “) .

Comentário de Spurgeon

Lucas 18: 1-7 . E ele lhes contou uma parábola para esse fim: que os homens devem sempre orar e não desmaiar; dizendo: Havia em uma cidade um juiz que não temia a Deus, nem considerava o homem; e havia uma viúva naquela cidade; e ela veio a ele, dizendo: Vinga-me do meu adversário. E ele não quis por um tempo; mas depois ele disse dentro de si: Embora eu não tema a Deus, nem respeite o homem; contudo, porque esta viúva me perturba, eu a vingarei, para que por sua contínua vinda ela me canse. E o Senhor disse: Ouça o que diz o juiz injusto. E Deus não vingará seus próprios eleitos, que clamam dia e noite para ele, ainda que ele demore muito com eles?

Ele ouve a oração deles há muito tempo, porque não o cansa. Agrada-lhe, ele gosta de ouvir seus suspiros e gritos, mas será que ele não cederá aos pedidos deles? O que você acha? O Deus bom, gracioso e amoroso não cederá por muito tempo?

Lucas 18: 8 . Eu lhe digo que ele os vingará rapidamente. Contudo, quando vier o Filho do homem, ele encontrará fé na terra?

Fé suficiente para fazer orações como esta; fé suficiente para orar com importunação? Oh, se tivéssemos fé suficiente para resolver ter uma bênção e determinados a nunca parar de clamar a Deus até que a tivéssemos, teríamos muito mais favores do que até agora ganhamos com nosso Deus.

Lucas 18: 9-12 . E ele disse esta parábola a certos que confiavam em si mesmos que eram justos e desprezavam outros: dois homens subiram ao templo para orar; um é fariseu e o outro é publicano. O fariseu levantou-se e orou assim consigo mesmo: Deus, agradeço-lhe, que não sou como os outros homens, extorsores, injustos, adúlteros ou mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, dou o dízimo de tudo o que possuo.

Um pavão fino, verdadeiramente! Veja como ele estende suas penas e se põe diante de Deus, glorificando a si mesmo.

Lucas 18:13 . E o publicano, afastando-se, não levantou os olhos para o céu, mas feriu-lhe o peito, dizendo: Deus seja misericordioso comigo, pecador.

“O pecador”, deveria ser; isso é tão enfaticamente no grego. Há um fariseu, o homem justo de acordo com sua própria estimativa, e todos os demais eram pecadores. Aqui está o publicano, ele é o pecador, e ele pensa que todo mundo é justo. Estes eram dois indivíduos muito conspícuos, o homem justo e o pecador; e eles estão aqui esta noite. Não pedirei que se levantem; mas sem dúvida eles estão presentes. Agora, o que aconteceu com eles?

Lucas 18:14 . Eu lhe digo, este homem –

O pecador –

Lucas 18:14 . Desceu justificado à sua casa, e não ao outro; porque todo aquele que se exaltar será humilhado; e quem se humilhar será exaltado.

O método usual de Deus é reverter o que o homem faz e mudar as coisas para o outro lado: “Todo aquele que se exalta a si mesmo deve ser humilhado; e quem se humilhar será exaltado. ” Vocês se lembram de como a Virgem Maria, em seu cântico, louvou o Senhor por esse mesmo hábito: “Ele tirou os poderosos de seus assentos e os exaltou em baixo grau. Ele encheu os famintos de coisas boas; e os ricos que ele enviou esvaziam. Essa é sua maneira regular de trabalhar, e ele continuará a fazê-lo.

Esta exposição consistia em leituras dos Salmos 122 e Lucas 18: 1-14 .

Comentário de Spurgeon

Lucas 18: 1 . E ele lhes contou uma parábola para esse fim: que os homens devem sempre orar e não desmaiar;

Especialmente, para não desmaiar na oração, não ficar desanimado ou cansado, mesmo que suas orações permaneçam por um longo tempo sem resposta.

Lucas 18: 2-3 . Dizendo: Havia em uma cidade um juiz que não temia a Deus, nem considerava o homem; e havia uma viúva naquela cidade; e ela veio a ele, dizendo: Vinga-me do meu adversário.

Ele não se interessaria pelo caso dela simplesmente porque ela era uma viúva pobre, não tinha entranhas de compaixão por ela; nem o teria preocupado que o adversário a tivesse prejudicado. Ele não se deu ao trabalho de cumprir as obrigações pertencentes ao seu escritório. Nenhum medo de Deus e nenhum respeito pela opinião pública o afetaram.

Lucas 18: 4 . E ele não quis por um tempo; mas depois ele disse dentro de si: Embora eu não tema a Deus, nem respeite o homem;

Ele até se vangloriava daquilo de que deveria ter vergonha: “’Não temo a Deus, nem respeito o homem;’ Eu não ligo para ninguém e desafio todos.

Lucas 18: 5 . No entanto, porque esta viúva me perturba, eu a vingarei, para que por sua contínua vinda ela me canse.

Ele não se importava com ninguém além de si mesmo. Ele estava preocupado com sua própria paz de espírito. A pobre mulher podia ganhar, através do egoísmo dele, o que ela não conseguia com o senso de justiça dele, já que isso não tinha peso com ele. Sua importância ganhou para ela o que mais nada poderia obter.

Lucas 18: 6-8 . E o Senhor disse: Ouve o que diz o juiz injusto, e Deus não vingará os seus eleitos, que clamam dia e noite para ele, ainda que ele demore muito com eles? Eu lhe digo que ele os vingará rapidamente. No entanto, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra.

Deus ouvirá os gritos sinceros, unidos e persistentes de seu povo. Sua Igreja, hoje, é como uma viúva abandonada. Os gritos dela sobem a Deus, pedindo que ele justifique sua causa; e ele fará isso. Ele pode esperar um pouco; mas as orações do seu povo não estão perdidas. Pouco a pouco, ele vingará seus próprios eleitos. O mesmo acontece com toda a verdadeira oração. Embora, por razões sábias, Deus possa demorar para responder, mas ele arquiva nossas petições, elas estão registradas no céu. O poder deles está se acumulando, tudo isso aumenta a grande pilha de súplicas, que é a verdadeira força da Igreja de Cristo. Que pergunta: “Quando vier o Filho do homem, ele encontrará fé na terra?” Ele pode encontrá-lo se alguém puder, pois ele sabe o que é fé e onde está a fé, mas será que ele encontrará alguma? Bem, ele encontrará tão pouco, mesmo entre os melhores do seu povo, que a questão pode muito bem ser colocada; e entre muitos que professam ter fé, ele não encontrará nenhum. Irmãos, oramos tão fracamente, esperamos tão pouco, pedimos com tanta desconfiança, temos uma ligeira coragem na oração, que, se o próprio Filho do homem viesse entre nós para nos procurar, quão pouca fé ele descobriria!

Lucas 18: 9-12 . E ele disse esta parábola a certos que confiavam em si mesmos que eram justos e desprezavam outros: dois homens subiram ao templo para orar; um é fariseu e o outro é publicano. O fariseu levantou-se e orou assim consigo mesmo: Deus, agradeço-lhe que não sou como os outros homens, extorsores, injustos, adúlteros ou mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, dou o dízimo de tudo o que possuo.

Ele não podia nem ampliar suas próprias excelências sem zombar do pobre publicano que não havia dito nada contra ele ou sobre ele. Esse é um tipo pobre de religião que deve desprezar todas as outras antes de poder se auto-considerar. O que, ó fariseu, se outros não são, aparentemente, tão bons quanto tu em algumas coisas. No entanto, em outras coisas, eles provavelmente te superam; e se você se considera digno de louvor, nunca se viu realmente como é aos olhos de Deus! Um conhecimento correto do seu próprio coração teria levado a uma conclusão muito diferente. É bom que o fariseu pareça agradecido por alguma coisa; mas, provavelmente, isso foi apenas um discurso de cortesia, o que significou muito pouco. Ele não agradeceu a Deus metade do que se elogiou.

Lucas 18:13 . E o publicano, de longe,

Longe em algum canto distante,

Lucas 18:13 . Não levantou os olhos para o céu, mas feriu-lhe o peito, dizendo: Deus seja misericordioso comigo, pecador.

Ele não faz reflexão sobre os outros; mas confessa seu próprio pecado e apela à grande Propiciação, pois a palavra que ele usou significa: “Deus seja propício para mim, um pecador”.

Lucas 18: 14-15 . Digo-vos que este homem desceu justificado à sua casa, e não ao outro; porque todo aquele que se exaltar será humilhado; e quem se humilhar será exaltado. E trouxeram a ele também bebês, para que ele os tocasse; mas, quando seus discípulos viram isso, eles os repreenderam.

Essas crianças não eram pequenas demais e sem importância para Cristo perceber? O entendimento deles não era suficientemente desenvolvido para saber qualquer coisa que ele pudesse dizer; de que servia trazê-los para sua bênção?

Lucas 18:16 . Jesus, porém, chamou-os e disse: Sofrem crianças pequenas que venham a mim e não as proíbam; porque assim é o reino de Deus.

O reino de Deus consiste em espíritos infantis, pessoas como essas crianças. Em vez de precisarmos crescer para nos tornarmos cristãos, precisamos crescer menores. Não é a suposta sabedoria da masculinidade, mas a simplicidade da infância, que nos ajustará para a recepção da verdade divina. Ai! somos frequentemente muito parecidos com homens; se fôssemos mais parecidos com crianças, deveríamos receber o reino de Deus com muito mais facilidade.

Lucas 18: 17-19 . Em verdade vos digo que todo aquele que não receber o reino de Deus como uma criancinha de modo algum entrará nele. E um certo governante perguntou-lhe, dizendo: Bom Mestre, o que devo fazer para herdar a vida eterna? E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? nada é bom, exceto um, Deus.

No entanto, o governante estava certo. Ele não sabia que estava falando com Aquele que é, certamente, Deus, e; no sentido mais elevado, bom; mas, desde que ele perguntou: “O que devo fazer para herdar a vida eterna?” Cristo respondeu sua pergunta.

Lucas 18: 20-21 . Tu conheces os mandamentos, não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honrar teu pai e tua mãe, e ele disse: tudo isso guardei desde a juventude.

Tudo o que parece ser bastante simples, se você apenas olha na superfície, mas quando se lembra de que há um significado espiritual interior para tudo isso, que um olhar licencioso quebra o comando sobre adultério, que um desejo cobiçoso está roubando, que o pronunciamento de uma calúnia está prestando falso testemunho, e assim por diante, quem é aquele que entrará na vida em termos como esses? No entanto, eles não podem ser reduzidos, pois são, espiritualmente, justos e corretos.

Lucas 18:22 . Ora, ouvindo Jesus estas coisas, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa:

Cristo lhe dá um teste. Se ele é o que ele pensa que é, estará pronto para obedecer a qualquer comando que Deus lhe imponha. Cristo está prestes a lançar um sobre ele; vamos ver se ele vai obedecer a isso.

Lucas 18:22 . Vende tudo o que tens, e distribui aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me.

Agora, quem ele amará mais, o Filho de Deus ou sua riqueza?

Lucas 18: 23-27 . E quando ouviu isso, ficou muito triste, pois era muito rico. E quando Jesus viu que estava muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Pois é mais fácil um camelo atravessar uma agulha, do que um rico entrar no reino de Deus, e os que o ouviram disseram: Quem então pode ser salvo? E ele disse: As coisas que são impossíveis para os homens são possíveis para Deus.

No entanto, alguns homens passam toda a vida empenhada em tornar difícil a salvação. Eles estão tentando, tanto quanto possível, bloquear o caminho da vida eterna, acumulando o que lhes será um fardo pesado, mesmo que Deus os guie no caminho para o céu. Quão melhor é viver totalmente para Deus, e então, se somos ricos ou somos pobres, consagramos tudo a ele e vivemos para seu louvor e glória!

Comentário de John Wesley

Ele falou uma parábola para eles – Esta e a seguinte parábola nos alertam contra dois extremos fatais, no que diz respeito à oração: a primeira contra o desmaio e o cansaço, a segunda contra a autoconfiança.

Referências Cruzadas

Gênesis 32:9 – Então Jacó orou: “Ó Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaque, ó Senhor que me disseste: ‘Volte para a sua terra e para os seus parentes e eu o farei prosperar’;

Gênesis 32:24 – E Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer.

Jó 27:8 – Pois, qual é a esperança do ímpio, quando é eliminado, quando Deus lhe tira a vida?

Salmos 27:13 – Apesar disso, esta certeza eu tenho: viverei até ver a bondade do Senhor na terra.

Salmos 55:16 – Eu, porém, clamo a Deus, e o Senhor me salvará.

Salmos 65:2 – Ó tu que ouves a oração, a ti virão todos os homens.

Salmos 86:3 – Misericórdia, Senhor, pois clamo a ti sem cessar.

Salmos 102:17 – Responderá à oração dos desamparados; as suas súplicas não desprezará.

Salmos 142:5 – Clamo a ti, Senhor, e digo: “Tu és o meu refúgio; és tudo o que tenho que na terra dos viventes.

Jeremias 29:12 – Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei.

Jonas 2:7 – “Quando a minha vida já se apagava, eu me lembrei de ti, Senhor, e a minha oração subiu a ti, ao teu santo templo.

Lucas 11:5 – Então lhes disse: “Suponham que um de vocês tenha um amigo e que recorra a ele à meia-noite e diga: ‘Amigo, empreste-me três pães,

Lucas 21:36 – Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar de pé diante do Filho do homem”.

Romanos 12:12 – Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.

Gálatas 6:9 – E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.

Efésios 6:18 – Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.

Filipenses 4:6 – Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

Colossenses 4:2 – Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos.

Colossenses 4:12 – Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus.

1 Tessalonicenses 5:17 – Orem continuamente.

Hebreus 12:3 – Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *