Estudo de Salmos 102:17 – Comentado e Explicado

quando ele aceitar a oração dos desvalidos e não mais rejeitar as suas súplicas,
Salmos 102:17

Comentário de Albert Barnes

Ele considerará a oração – literalmente, “Ele olha”, ou “ele se volta ‘para a oração deles”. Ele não parece mais se afastar deles e desconsiderá-los. Ele mostra construindo Sião que ele considera a oração; que ele ouve as súplicas do seu povo. Não há prova maior de que a oração seja ouvida do que a que é freqüentemente fornecida em um reavivamento da religião pura. Todos esses reavivamentos, como o do dia de Pentecostes ( Atos 2: 1 e segs), são geralmente precedidos, como Atos 1: 13-14 , por uma oração especial; nesses avivamentos, muitas vezes há respostas mais manifestas e claras à oração pela conversão de indivíduos; orar por uma bênção no evangelho pregado; à oração por parentes e amigos em particular.

Dos pobres – literalmente, “dos pobres”. A palavra – ???? ?ar?âr – ocorre apenas aqui e em Jeremias 17: 6 , onde é traduzida como” saúde “.” Ele será como a ‘saúde’ no deserto “. A palavra, de acordo com sua etimologia, significa “nu”; então, pobre, despojado de tudo, empobrecido, totalmente destituído. Seria assim aplicável eminentemente aos pobres exilados na Babilônia; é aplicável aos pecadores que imploram a Deus e ao próprio povo de Deus, destituídos de tudo como justiça própria, e sentindo que não têm nada em si mesmos, mas que são totalmente dependentes da misericórdia de Deus. Compare Apocalipse 3:17 .

E não despreze sua oração – Não a trate com desprezo; não passá-lo por inédito. Isto é afirmado como uma das razões pelas quais as nações ficariam impressionadas – que Deus, o Deus infinito, ouviria as orações daqueles que eram tão pobres, tão impotentes, tão sem amigos. De fato, não há nada mais adequado para despertar admiração do que Deus ouvir a oração do homem pobre, perdido e pecador.

Comentário de Adam Clarke

A oração do necessitado – ????? haarar daquele que está em ruínas absolutas, que está completamente desperdiçado.

Comentário de John Calvin

17 Ele considerou a oração dos solitários. É digno de nota que a libertação das tribos escolhidas é atribuída às orações dos fiéis. A misericórdia de Deus foi de fato a única causa que o levou a libertar sua Igreja, conforme ele havia graciosamente prometido essa bênção a ela; mas, para despertar os fiéis verdadeiros para maior fervor na oração, ele promete que o que ele propôs fazer por seu próprio prazer, ele concederá em resposta aos pedidos deles. Tampouco há inconsistência entre essas duas verdades: que Deus preserva a Igreja no exercício de sua livre misericórdia e que ele a preserva em resposta às orações de seu povo; pois como suas orações estão ligadas às promessas livres, o efeito do primeiro depende inteiramente do último. Quando se diz que as orações do solitário foram ouvidas, não deve ser entendido apenas um homem (pois na cláusula imediatamente a seguir, o número plural é usado;) mas todos os judeus, enquanto permanecerem expulsos de seu próprio país e viviam como exilados em uma terra estranha, são chamados de solitários, porque, embora os países da Assíria e da Caldéia fossem notavelmente férteis e agradáveis, ainda assim esses cativos miseráveis, como eu já observei, vagaram por lá como em um região selvagem. E como naquele tempo esse povo solitário obteve favor ao suspirar, agora, quando os fiéis se dispersam e não têm assembléias regulares, o Senhor ouvirá seus gemidos nessa dispersão desolada, desde que todos tenham um consentimento e uma fé não fingida , respire sinceramente após a restauração da Igreja.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *