Estudo de Filipenses 4:6 – Comentado e Explicado

Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças.
Filipenses 4:6

Comentário de Albert Barnes

Cuidado para nada – isto é, não fique ansioso ou solícito com as coisas da vida atual. A palavra usada aqui – µe??µ??te merimnate – não significa que não devemos nos preocupar com assuntos mundanos – não se preocupe em preservar nossa propriedade ou em prover nossas famílias (compare 1 Timóteo 5: 8 ); mas que deve haver tanta confiança em Deus que liberte a mente da ansiedade e um senso de dependência dele que a mantenha calma; veja o assunto explicado nas notas em Mateus 6:25 .

Mas em tudo – tudo em referência ao suprimento de seus desejos e desejos de suas famílias; tudo em relação a aflições, constrangimentos e provações; e tudo relacionado à sua condição espiritual. Não há nada que pertença ao corpo, mente, estado, amigos, conflitos, perdas, provações, esperanças, medos, em relação aos quais não podemos ir e espalhar tudo diante do Senhor.

Pela oração e súplica – A palavra traduzida como “súplica” é um termo mais forte que o anterior. É o modo de oração que surge especialmente do senso de “necessidade” ou “desejo” – de d??µa? deomai “querer, precisar”.

Com ação de graças – Ação de Graças ligada à oração. Sempre podemos encontrar algo para agradecer, não importa qual possa ser o fardo de nossos desejos ou o assunto especial de nossas petições. Quando oramos pelo suprimento de nossos desejos, podemos ser gratos por aquela providência gentil que até então nos tornou amigos; quando oramos pela restauração da doença, podemos ser gratos pela saúde que desfrutamos até agora e pela interposição misericordiosa de Deus nos primeiros dias de provação, e por sua bondade em poupar nossas vidas; quando oramos para que nossos filhos e amigos sejam preservados do perigo e da morte, podemos lembrar com que frequência Deus interpôs para salvá-los; quando, oprimidos pelo senso de pecado, oramos por perdão, temos abundantes causas de ação de graças para que haja um caminho glorioso pelo qual possamos ser salvos. O maior sofredor que vive neste mundo de amor redentor, e quem tem a oferta do céu diante dele, tem causa de gratidão.

Deixe seu pedido ser conhecido por Deus – não como se você desse informações a ele, mas expressasse a ele seus desejos. Deus não precisa ser informado de nossas necessidades, mas ele exige que nós os expressemos a ele; compare Ezequiel 36:37 . “Assim diz o Senhor Deus, ainda serei solicitado a que a casa de Israel o fizesse por eles.”

Comentário de E.W. Bullinger

cuidadoso = ansioso. Primeira ocorrência: Mateus 6:25 ,

nada Grego. medeis

oração súplica. App-134.:3

pedidos . App-134.

tornado conhecido . Grego. gnorizo , Ver Filipenses 1:22 .

até . App-104.

Deus App-98.

Comentário de John Calvin

6 Mas, em todas as coisas, é o número singular usado por Paulo, mas é o gênero neutro; a expressão, portanto, é equivalente a omni negocio (em todos os assuntos ) , pois ( oração ) e ( súplica ) são substantivos femininos. Nessas palavras, ele exorta os filipenses, como Davi faz todos os piedosos nos Salmos 55:22 , e Pedro também em 1 Pedro 5: 7 , para lançar todo o seu cuidado sobre o Senhor. Pois não somos feitos de ferro, (234) para não sermos abalados pelas tentações. Mas esse é o nosso consolo, esse é o nosso consolo – depositar ou (falar com maior propriedade) descarregar no seio de Deus tudo o que nos assedia. A confiança, é verdade, traz tranqüilidade às nossas mentes, mas é apenas no caso de nos exercitarmos em orações. Sempre que, portanto, somos assaltados por qualquer tentação, vamos nos lançar imediatamente à oração, como a um asilo sagrado. (235)

O termo solicita que ele emprega aqui para denotar desejos ou vontades. Ele nos faria dar a conhecer a Deus por meio de oração e súplica, como se os crentes derramassem seus corações diante de Deus, quando se comprometessem, e tudo o que tinham, a Ele. Aqueles, de fato, que olham de um lado para outro os vaidosos confortos do mundo, podem parecer, em certo grau, aliviados; mas há um refúgio seguro – apoiando-se no Senhor.

Com ação de graças Como muitas vezes oram a Deus mal, (236) cheias de queixas ou murmúrios, como se tivessem acabado de acusá-lo, enquanto outros não podem tolerar atrasos, se ele não satisfaz imediatamente seus desejos, Paulo, nesse sentido, conjuga ação de graças com orações. É como se ele tivesse dito que as coisas que são necessárias para nós devem ser desejadas por nós do Senhor de tal maneira que, no entanto, sujeitamos nossas afeições ao seu bom prazer e agradecemos enquanto apresentamos petições. E, inquestionavelmente, a gratidão (237) terá esse efeito sobre nós – que a vontade de Deus será a grande soma de nossos desejos.

Comentário de Adam Clarke

Cuidado para nada – ??de? µe??µ?ate · Não seja ansiosamente solícito; não dê lugar ao cuidado de cuidar, deixe o que ocorrerá; pois a ansiedade não pode dar azar ao estado ou condição de algo de ruim para bom, mas prejudicará infalivelmente suas próprias almas.

Pela oração e súplica – somente Deus pode ajudá-lo; ele está disposto a fazê-lo, mas você deve pedir por oração e súplica; sem isso, ele não prometeu ajudá-lo.

Pela oração – aplicação solene a Deus a partir de um sentimento de falta.

Súplica – continuação em oração sincera. Com ação de graças, por inúmeros favores já recebidos; e por perigos, males e mortes desviados. E que suas almas sejam encontradas neste exercício, ou na disposição em que esse exercício pode ser realizado, em todos os momentos, em todas as ocasiões e em todos os lugares.

Comentário de Thomas Coke

Filipenses 4: 6 . Com ação de graças, Quando São Paulo os ordena a se unir à ação de graças com oração e súplica, em sua condição de sofrimento, ele parece ter o mesmo objetivo antes de ser notado; ou seja, desviá-los da visão assustadora da perseguição e lembrá-los, como ele faz. Filipenses 1: 29-30 que o fato de serem chamados aqui era um presente agradável, pelo qual eles deveriam ser gratos. Em vez de tomar cuidado com nada, seria mais apropriado ler, com o Dr. Heylin, ser solícito por nada; “Quaisquer que sejam seus perigos ou desejos, não se distraia com um cuidado ansioso por eles.”

Comentário de John Wesley

Cuidado para nada; mas em tudo, através da oração e súplica com ação de graças, sejam feitos a conhecer seus pedidos a Deus.

Seja ansiosamente cuidadoso por nada – Se os homens não forem gentis com você, ainda assim, nem por isso, nem por qualquer outro motivo, tenha cuidado, mas ore. Cuidado e oração não podem ficar juntos.

Em tudo – Ótimo e pequeno.

Informe seus pedidos – Aqueles que por vergonha absurda ou modéstia desconfiada, encobrem, sufocam ou mantêm seus desejos, como se fossem pequenos ou grandes demais, devem ser atormentados com cuidado; de onde são inteiramente libertados, que os derramam com uma confiança livre e filial.

Para Deus – nem sempre é apropriado divulgá-las aos homens.

Por súplica – Qual é a ampliação e a pressão de nossa petição.

Com ação de graças – A marca mais segura de uma alma livre de cuidados e de oração unida com verdadeira resignação. Isto é sempre seguido de paz. Paz e ação de graças estão juntos, Colossenses 3:15 .

Referências Cruzadas

Gênesis 32:7 – Jacó encheu-se de medo e foi tomado de angústia. Então dividiu em dois grupos todos os que estavam com ele, bem como as ovelhas, as cabras, os bois, e os camelos,

1 Samuel 1:15 – Ana respondeu: “Não se trata disso, meu senhor. Sou uma mulher muito angustiada. Não bebi vinho nem bebida fermentada; eu estava derramando minha alma diante do Senhor.

1 Samuel 7:12 – Então Samuel pegou uma pedra e a ergueu entre Mispá e Sem; e deu-lhe o nome de Ebenézer, dizendo: “Até aqui o Senhor nos ajudou”.

1 Samuel 30:6 – Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e suas filhas. Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor seu Deus.

2 Crônicas 32:20 – Por tudo isso o rei Ezequias e o profeta Isaías, filho de Amoz, clamaram em oração aos céus.

2 Crônicas 33:12 – Em sua angústia, ele buscou o favor do Senhor, o seu Deus, e humilhou-se muito diante do Deus dos seus antepassados.

Salmos 34:5 – Os que olham para ele estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção.

Salmos 51:15 – Ó Senhor, dá palavras aos meus lábios, e a minha boca anunciará o teu louvor.

Salmos 55:17 – À tarde, pela manhã e ao meio-dia choro angustiado, e ele ouve a minha voz.

Salmos 55:22 – Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair.

Salmos 62:8 – Confiem nele em todos os momentos, ó povo; derramem diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio. Pausa

Provérbios 3:5 – Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento;

Provérbios 15:8 – O Senhor detesta o sacrifício dos ímpios, mas a oração do justo o agrada.

Provérbios 16:3 – Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.

Cânticos 2:14 – Minha pomba que está nas fendas da rocha, nos esconderijos, nas encostas dos montes, mostre-me o seu rosto, deixe-me ouvir a sua voz; pois a sua voz é suave, e o seu rosto é lindo.

Jeremias 33:3 – ‘Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece’.

Daniel 3:16 – Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam ao rei: “Ó Nabucodonosor, não precisamos defender-nos diante de ti.

Mateus 6:8 – Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.

Mateus 6:25 – “Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?

Mateus 7:7 – “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.

Mateus 10:19 – Mas quando os prenderem, não se preocupem quanto ao que dizer, ou como dizer. Naquela hora lhes será dado o que dizer,

Mateus 13:22 – Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera.

Lucas 10:41 – Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas;

Lucas 12:22 – Dirigindo-se aos seus discípulos, Jesus acrescentou: “Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir.

Lucas 12:29 – Não busquem ansiosamente o que hão de comer ou beber; não se preocupem com isso.

Lucas 18:1 – Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

Lucas 18:7 – Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar?

1 Coríntios 7:21 – Foi você chamado sendo escravo? Não se incomode com isso. Mas, se você puder conseguir a liberdade, consiga-a.

1 Coríntios 7:32 – Gostaria de vê-los livres de preocupações. O homem que não é casado preocupa-se com as coisas do Senhor, em como agradar ao Senhor.

2 Coríntios 1:11 – enquanto vocês nos ajudam com as suas orações. Assim muitos darão graças por nossa causa, pelo favor a nós concedido em resposta às orações de muitos.

Efésios 5:20 – dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Efésios 6:18 – Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.

Colossenses 3:15 – Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.

Colossenses 3:17 – Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.

Colossenses 4:2 – Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos.

1 Tessalonicenses 5:17 – Orem continuamente.

1 Pedro 4:7 – O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e sóbrios; dediquem-se à oração.

1 Pedro 5:7 – Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.

Judas 1:20 – Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *