Estudo de Lucas 12:22 – Comentado e Explicado

Jesus voltou-se então para seus discípulos: Portanto vos digo: não andeis preocupados com a vossa vida, pelo que haveis de comer; nem com o vosso corpo, pelo que haveis de vestir.
Lucas 12:22

Comentário de Albert Barnes

Veja esta passagem explicada nas notas em Mateus 6: 25-33 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 12: 22-31 . E ele disse a seus discípulos: Tendo proferido a parábola instrutiva e despertar precedente, pela qual pretendia advertir os irmãos em conflito e a multidão contra a cobiça, a sensualidade e o amor ao prazer, ele agora passa a se dirigir a seus discípulos e a adverti-los contra aqueles cuidados ansiosos e afetos terrenos que também são muito hostis às disposições religiosas e obstrutivos a todo progresso na vida divina. Esta parte de seu discurso baseia-se e reforça a consideração da providência superintendente de Deus e a cautela e parábola que ele acabara de proferir. Como se ele tivesse dito: Desde que a vida de um homem não consiste na abundância das coisas que ele possui; uma vez que muitos bens e frutas não são capazes de prolongá-lo um momento além do prazo fixado por Deus; meus discípulos, mais especialmente, por esse motivo, não devem pensar, ou melhor, como µe??µ?ate significa, não sejam solicitados pelo prolongamento de suas vidas, estabelecendo ansiosamente um estoque de provisões e roupas, etc. se estes pudessem preservar a vida; não, você deve considerar que a vida é mais do que carne, etc. Veja o conteúdo desses versículos explicado em geral nas notas de Mateus 6: 25-34 . Pois Lucas aqui, como em outros lugares, recapitulou vários preceitos dados por nosso Senhor a seus seguidores, segundo São Mateus, em um tempo muito diferente. Alguns comentaristas, de fato, trabalharam para mostrar que os dois evangelistas se referem ao mesmo período, mas certamente eles não foram capazes de provar esse ponto: e tentar isso era perfeitamente desnecessário, sendo certamente adequado que nosso Senhor repetisse aos seus ouvintes na Judéia, que até então não fora favorecido por seu ministério público, as doutrinas que ele havia entregado antes, como as que assistiam a seus discursos na Galiléia. Nem tenhais uma mente duvidosa?? µete????es?e . Não seja (como meteoros no ar, lançados por todos os ventos) de uma mente ou julgamento instável e instável, agitado com uma variedade de pensamentos inquietos e inquietos. Quaisquer especulações e reflexões em que a mente esteja suspensa em uma hesitação desconfortável podem muito bem ser expressas pela palavra. A coisa proibida, diz Teofilato, é: uma flutuação perturbadora e instável da mente, ou razão, sobre a provisão para o corpo, que Cristo aqui removeria dos filhos de Deus, assegurando-lhes que sua sabedoria aqui removeria dos filhos de Deus, assegurando-lhes que sua sabedoria aqui remove dos filhos de Deus. o que é necessário para eles ( Lucas 12:30 ) e que seu cuidado paterno certamente lhes dará o que é.

Comentário de E.W. Bullinger

Portanto = Ligado (grego. Dia. App-104. Lucas 12: 3 ) isso [conta].

Não pense , etc. Este ditado é repetido em Mateus 6:25 . Veja nota lá.

vida. Grego. psuche. SeeApp-110. É o que pode “comer” .

Comentário de Adam Clarke

Não pense – Não tome muito cuidado. Veja em Mateus 6:25 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

12:22 . Não pense Não seja solícito. Nosso Senhor, tendo proferido a parábola do rico glutão, procedeu à acusação: e porque a pressa dos negócios é muitas vezes um grande inimigo das disposições religiosas, ele advertiu seus discípulos contra preocupações ansiosas sobre o mundo, a partir da consideração da providência de Deus, que é tão extensivamente perfeito, que compreende todas as suas obras, grandes e pequenas, sem exceção. A precaução de tomar cuidado com a cobiça, e a parábola pela qual ele impôs essa cautela, foram proferidas aos irmãos cobiçosos e à multidão. Esta parte de seu discurso ele dirigiu ao discípulo, fundando-o na cautela e na parábola; como se ele tivesse dito: “Visto que a vida de um homem não consiste na abundância das coisas que ele possui; uma vez que muitos bens e frutos não são capazes de prolongar a vida de um homem por um momento, vocês, meus discípulos, mais especialmente, por esse motivo, não pense no prolongamento de sua vida, colocando ansiosamente um estoque de provisões e roupas, como se isso pudesse preservar a vida. Não; você deve considerar que a vida “, etc. 12:23 . Os sentimentos neste e nos seguintes versos são grandes e sublimes; o mesmo com os contidos no sermão da montanha; Mateus 6:25 ; Mateus 6:34, que vê.

Comentário de Spurgeon

Lucas 12: 22-23 . E ele disse aos seus discípulos: Portanto, eu vos digo: Não penses na tua vida o que comereis; nem pelo corpo, o que vestis. A vida é mais do que carne e o corpo é mais do que roupas.

Se você é servo de Deus, ele irá vestir você. Não há servo do Senhor dos exércitos que tenha que ficar sem o uniforme, e ninguém que pertença à sua vasta casa, mesmo que ele seja apenas um servo na cozinha de Deus, que jamais poderá morrer de fome.

Lucas 12: 24-26 . Considere os corvos: pois eles não semeiam nem colhem; que não têm armazém nem celeiro; e Deus os alimenta: quanto mais sois melhores que as aves? E qual de vocês, pensando bem, pode adicionar à sua estatura um côvado? Se você é capaz de fazer o que é menos, por que pensar no resto?

Quão pouco você pode fazer por si mesmo, afinal! Portanto, deixe o todo com Deus.

“Faça do serviço dele o seu prazer,

Ele fará com que você queira cuidar dele.

A melhor cura para os cuidados desta vida é cuidar muito para agradar a Deus. Se o amássemos melhor, deveríamos amar muito menos o mundo e ficar menos preocupados com nossa parte nele.

Lucas 12: 27-28 . Considere os lírios como crescem: não trabalham, não giram; e ainda vos digo que Salomão em toda a sua glória não se vestiu como um deles. Se Deus assim veste a grama, que está hoje no campo, e amanhã é lançada ao forno; Quanto mais ele te vestirá, ó de pouca fé?

Que título para nos dirigir: “Ó vós de pouca fé!” – mas, dependendo disso, nós o merecemos quando estamos cheios de ansiedade. Muito cuidado argumenta pouca fé. Quando a fé é forte, ela dedica todo o seu cuidado àquele que cuida de nós. Oh, que poderíamos nos livrar daquilo que, afinal, não é da nossa conta, e dedicar toda a nossa mente, coração e alma ao que é da nossa conta, a saber, agradar nosso Criador, nosso Redentor, nosso Amigo !

Lucas 12: 29-30 . E não procurareis o que comereis ou o que bebereis, nem tenhais dúvidas. Por todas essas coisas as nações do mundo buscam: e vosso Pai sabe que você precisa dessas coisas.

Não é uma palavra doce? “Seu pai sabe que você precisa dessas coisas.” Costumava haver um hino muito cantado nas reuniões de avivamento, com um refrão muito doce: “Isso meu pai sabe”. Se você não consegue entender sua facilidade, seu pai sabe tudo sobre isso. Se você não pode fazer com que outras pessoas o compreendam, seu Pai sabe tudo o que precisa ser conhecido. Tudo o que você realmente precisa, mesmo para a vida atual, não precisa causar ansiedade para você, crentes, pois “seu Pai sabe que você precisa dessas coisas”. Portanto, não há necessidade de procurar “o que comereis ou o que bebereis”.

Lucas 12: 31-32 . Mas busque o reino de Deus; e todas essas coisas serão adicionadas a você. Não temas, pequeno rebanho; pois é um prazer de seu Pai dar-lhe o reino.

Ele dá muitas outras coisas aos outros, mas ele lhe dará o reino. Assim como Abraão deu porções aos filhos de Quetura, e os despediu; mas Isaque teve a bênção da aliança; então, “é um grande prazer de seu Pai dar-lhe o reino”.

12:33 . Vende o que tendes e dai esmolas;

Não apenas dê aos pobres até você se beliscar, mas até belisque-se para fazê-lo.

Lucas 12: 33-35 . Dai-vos sacos que não envelhecem, tesouro no céu que não falha, onde nenhum ladrão se aproxima, nem mariposa corrompe. Pois onde estiver o seu tesouro, também estará o seu coração. Sejam cingidos os lombos e acesas as tuas luzes;

Nunca seja despido, por assim dizer, em um sentido moral ou espiritual: “Deixe seu lombo ser cingido”. Nunca fique no escuro espiritualmente. Mantenha na luz; deixe sua lâmpada estar sempre acesa. Não apenas ande na luz de Deus, mas deixe sua luz brilhar diante dos homens.

12:36 . E vós mesmos gostais dos homens que esperam pelo seu senhor, quando ele voltará das bodas; para que, quando vier e bater, possam abrir-lhe imediatamente.

Irmãos, qualquer que seja a teoria que defendemos sobre o futuro, que Deus conceda que isso nunca impeça a nossa vinda para a vinda de Cristo como um evento que pode acontecer a qualquer momento, e a vigiando por um motivo na data em que não sei! A essência prática de todo o ensino das Escrituras sobre esse assunto é exatamente o seguinte: “Vocês gostam de homens que esperam pelo seu Senhor, quando ele voltará do casamento”.

12:37 . Bem-aventurados os servos, a quem o senhor, quando vier, achar vigiando; em verdade vos digo que ele deve se cingir e fazê-los sentar-se em carne, e sairá e os servirá.

Não tentarei explicar completamente essa passagem da Escritura nos poucos momentos que posso dar a ela, mas é muito maravilhosa. Nosso Senhor já esteve aqui uma vez e se cingiu para nos servir; mas não é extraordinário que exista uma segunda indicação de si mesmo para que ele possa nos servir? Oh, quão afeiçoado é Cristo por ser servo de servos, ministrar àqueles que se deleitam em ministrar a ele! Que honra o capitão de nossa salvação colocou sobre os soldados mais cruéis nesta guerra, quando ele declara que, se formos fiéis, ele se cingirá e sairá e nos servirá!

Lucas 12: 38-40 . E se ele vier na segunda vigília, ou na terceira vigília, e achar que são assim, bem-aventurados os servos. E isso sabe que, se o bom homem da casa soubesse a que horas o ladrão chegaria, ele teria vigiado, e não teria sofrido com que sua casa fosse invadida. Sede, pois, prontos também: pois o Filho do homem vem à hora em que não pensais.

Porventura, ele não virá quando os proféticos modernos disserem que ele aparecerá, mas virá quando menos do que tudo for esperado. Portanto, espere o inesperado; procure que seu Senhor venha quando muitos vão dormir. Talvez, enquanto eu estou falando, antes que esta assembléia reunida se disperse, pode-se ouvir o clamor: “Eis que o noivo vem; Saí ao seu encontro. Nossos lombos estão cingidos? Nossas lâmpadas estão acesas? Deus abençoe sua própria verdade para realizar esses dois fins!

Lucas 12: 41-43 . Então Pedro disse-lhe: Senhor, tu falas esta parábola para nós, ou mesmo para todos? E o senhor disse: Quem então é aquele mordomo fiel e sábio, a quem seu senhor governará sobre sua casa, para lhes dar sua porção de carne no devido tempo? Bem-aventurado aquele servo, a quem seu senhor, quando vier, o achar.

Distribuir o pão da vida, dar leite a bebês e carne a homens fortes; não se comportando como se fosse mestre, mas agindo apenas como um mordomo que serve, não os seus, mas as lojas de seu mestre. Oh, para que nós, ministros de Cristo, possamos estar sempre fazendo isso! Portanto, obteremos a bênção prometida a “aquele servo, a quem seu senhor, quando vier, o achar”.

Lucas 12: 44-45 . Em verdade vos digo que ele o fará governar tudo o que tem. Mas e se esse servo disser em seu coração, meu senhor atrasa sua vinda; e começará a bater nos servos e donzelas, a comer e beber e a ficar bêbado;

Primeiro, ele se torna nobre, age como se fosse mestre, bate em seus servos, é severo e sem generosidade, assume grande dignidade e se exala. Que ele se importe com o que ele é, pois seu Mestre virá e o pegará usurpando seu lugar. O próximo perigo é que ele começa a se divertir, a ser voluptuoso, auto-indulgente: “Comer, beber e ficar bêbado”. Ele fica embriagado de orgulho, é levado por diversos erros; ao fazer muito de si mesmo, perde a cabeça e age como um tolo.

12:46 . O Senhor daquele servo chegará no dia em que ele não o olhar, e na hora em que ele não estiver ciente, e o cortará em pedaços, e lhe designará sua porção com os incrédulos.

Verdadeiramente, nosso Senhor usa palavras muito fortes; o Salvador não é um de seus pregadores efeminados como os dos tempos modernos, que parecem que a própria palavra “inferno” queimaria seus lábios e que não advertem os homens a fugir da ira vindoura. É uma falta cruel e sem coração da humanidade que impede que sejam fiéis às almas dos homens. O grande Senhor, cheio de ternura, não hesita em usar a figura mais severa e a linguagem mais terrível, simplesmente porque ele não consulta seus próprios sentimentos, mas visa o bem maior daqueles com quem ele lida. Esta é uma palavra terrível para nós, se somos infiéis no final: “Ele o cortará em pedaços, e o designará como parte dos incrédulos”. É uma coisa terrível que o servo infiel consiga sua parte com aqueles que não crêem em Cristo. O Senhor preserva todos nós de tal destruição!

Lucas 12: 47-48 . E aquele servo que conheceu a vontade de seu senhor, e não se preparou, nem fez conforme sua vontade, será castigado com muitas açoites. Mas aquele que não sabia, e cometeu coisas dignas de açoites, será castigado com alguns açoites. Pois a quem tudo é dado, dele será exigido muito; e a quem os homens cometeram muito, a ele pedirão mais.

Sob a sombra de textos solenes como esses, vamos nos aproximar de Deus em fervorosa oração.

Comentário de John Wesley

E ele disse aos seus discípulos: Portanto, eu vos digo: Não penses na tua vida o que comereis; nem pelo corpo, o que vestis.

Mateus 6:25 .

Referências Cruzadas

Mateus 6:25 – “Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?

Lucas 12:29 – Não busquem ansiosamente o que hão de comer ou beber; não se preocupem com isso.

1 Coríntios 7:32 – Gostaria de vê-los livres de preocupações. O homem que não é casado preocupa-se com as coisas do Senhor, em como agradar ao Senhor.

Filipenses 4:6 – Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

Hebreus 13:5 – Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *