Estudo de 1 Samuel 30:6 – Comentado e Explicado

Davi afligiu-se em extremo, porque os seus queriam apedrejá-lo, estando todos amargurados por causa da perda de seus filhos e filhas. Mas Davi se reconfortou no Senhor, seu Deus.
1 Samuel 30:6

Comentário de Joseph Benson

1 Samuel 30: 6 . O povo falou em apedrejá-lo – Como causa dessa calamidade, chegando a Ziclague a princípio, provocando os amalequitas tão gravemente quanto ele havia feito, e por sua antecipação em marchar com Aquis e deixar a cidade, suas esposas e crianças desprotegidas. Mas Davi se encorajou no Senhor, seu Deus – que nunca o falhou em suas maiores angústias; e em quem ele ainda tinha confiança. Ele se encorajou – acreditando que esse Senhor todo-sábio e todo-poderoso era seu Deus por convênio, promessa especial e afeição paterna, como ele havia demonstrado estar em todo o curso de sua providência para com ele. É dever de todos os homens bons, aconteça o que acontecer, encorajar-se no Senhor seu Deus, garantindo a si mesmos que ele pode e trará luz das trevas.

Comentário de E.W. Bullinger

alma. Hebraico. nephesh. App-13.

triste = amargurado.

todo homem . Hebraico. “ish. App-14.

incentivado = fortalecido.

o SENHOR . Hebraico. Jeová . App-4.

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

Comentário de Adam Clarke

– David had done much to civilize those men; O povo falou em apedrejá- lo – David havia feito muito para civilizar aqueles homens; mas descobrimos por isso que espírito indisciplinado e feroz eles eram; e ainda assim sentiram fortemente os laços da afeição natural, “lamentaram cada homem por seus filhos e por suas filhas”.

– He found he could place very little confidence in his men; Davi se encorajou no Senhor – Ele descobriu que podia confiar muito pouco em seus homens; e, como estava consciente de que esse mal não havia acontecido nem por negligência nem por insensatez, viu que podia esperar com mais confiança o socorro de seu Criador.

Comentário de John Wesley

E Davi ficou muito angustiado; porque o povo falava em apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava entristecida, cada um por seus filhos e por suas filhas; mas Davi se animou no SENHOR, seu Deus.

Apedrejando-o – Como o autor de suas misérias, chegando a Ziclague primeiro, provocando os amalequitas a essa crueldade, e pela sua antecipação em marchar com Aquis e deixando suas esposas e filhos desprotegidos.

Incentivado a si mesmo – Ou seja, nisso o Senhor todo-sábio e todo-poderoso era seu Deus por convênio, promessa especial e afeição paternal, como ele havia demonstrado estar em todo o curso de sua providência para com ele. É dever de todos os homens bons, aconteça o que acontecer, encorajar-se no Senhor seu Deus, assegurando-se de que ele pode e trará luz das trevas.

Referências Cruzadas

Gênesis 32:7 – Jacó encheu-se de medo e foi tomado de angústia. Então dividiu em dois grupos todos os que estavam com ele, bem como as ovelhas, as cabras, os bois, e os camelos,

Exodo 17:4 – Então Moisés clamou ao Senhor: “Que farei com este povo? Estão a ponto de apedrejar-me! “

Números 14:10 – Mas a comunidade toda falou em apedrejá-los. Então a glória do Senhor apareceu a todos os israelitas na Tenda do Encontro.

Juízes 18:25 – Os homens de Dã responderam: “Não discuta conosco, senão alguns homens de temperamento violento o atacarão, e você e a sua família perderão a vida”.

1 Samuel 1:10 – e, com a alma amargurada, chorou muito e orou ao Senhor.

2 Samuel 17:8 – Sabes que o teu pai e os homens que estão com ele são guerreiros, e estão furiosos como uma ursa selvagem da qual roubaram os filhotes. Além disso, teu pai é um soldado experiente e não passará a noite com o exército.

2 Reis 4:27 – Ao encontrar o homem de Deus no monte, ela se abraçou aos seus pés. Geazi veio para afastá-la, mas o homem de Deus lhe disse: “Deixe-a em paz! Ela está muito angustiada, mas o Senhor nada me revelou e escondeu de mim a razão de sua angústia”.

Jó 13:15 – Embora ele me mate, ainda assim esperarei nele; certo é que defenderei os meus caminhos diante dele.

Salmos 18:6 – Na minha aflição clamei ao Senhor; gritei por socorro ao meu Deus. Do seu templo ele ouviu a minha voz; meu grito chegou à sua presença, aos seus ouvidos.

Salmos 25:17 – As angústias do meu coração se multiplicaram; liberta-me da minha aflição.

Salmos 26:1 – Faze-me justiça, Senhor, pois tenho vivido com integridade. Tenho confiado no Senhor, sem vacilação.

Salmos 27:1 – O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?

Salmos 34:1 – Bendirei o Senhor o tempo todo! Os meus lábios sempre o louvarão.

Salmos 40:1 – Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro.

Salmos 42:5 – Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e

Salmos 42:7 – Abismo chama abismo ao rugir das tuas cachoeiras; todas as tuas ondas e vagalhões se abateram sobre mim.

Salmos 42:11 – Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.

Salmos 56:3 – Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti.

Salmos 56:11 – nesse Deus eu confio, e não temerei. Que poderá fazer-me o homem?

Salmos 62:1 – A minha alma descansa somente em Deus; dele vem a minha salvação.

Salmos 62:5 – Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança.

Salmos 62:8 – Confiem nele em todos os momentos, ó povo; derramem diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio. Pausa

Salmos 62:9 – Os homens de origem humilde não passam de um sopro, os de origem importante não passam de mentira; pesados na balança, juntos não chegam ao peso de um sopro.

Salmos 116:3 – As cordas da morte me envolveram, as angústias do Sheol vieram sobre mim; aflição e tristeza me dominaram.

Salmos 116:10 – Eu cri, ainda que tenha dito: “Estou muito aflito”.

Salmos 118:8 – É melhor buscar refúgio no Senhor do que confiar nos homens.

Provérbios 18:10 – O nome do Senhor é uma torre forte; os justos correm para ela e estão seguros.

Isaías 25:4 – Tens sido refúgio para os pobres, refúgio para o necessitado em sua aflição, abrigo contra a tempestade e sombra contra o calor quando o sopro dos cruéis é como tempestade contra um muro

Isaías 37:14 – Ezequias recebeu a carta das mãos dos mensageiros e a leu. Então subiu ao templo do Senhor, apresentou-a diante do Senhor

Jeremias 16:19 – Senhor, minha força e minha fortaleza, meu abrigo seguro na hora da adversidade, a ti virão as nações desde os confins da terra e dirão: “Nossos antepassados possuíam deuses falsos, ídolos inúteis, que não lhes fizeram bem algum.

Habacuque 3:17 – Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos,

Mateus 21:9 – A multidão que ia adiante dele e os que o seguiam gritavam: “Hosana ao Filho de Davi! ” “Bendito é o que vem em nome do Senhor! ” “Hosana nas alturas! “

Mateus 27:22 – Perguntou Pilatos: “Que farei então com Jesus, chamado Cristo? ” Todos responderam: “Crucifica-o! “

Romanos 4:18 – Abraão, contra toda esperança, em esperança creu, tornando-se assim pai de muitas nações, como foi dito a seu respeito: “Assim será a sua descendência”.

Romanos 8:31 – Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

2 Coríntios 1:6 – Se somos atribulados, é para consolação e salvação de vocês; se somos consolados, é para consolação de vocês, a qual lhes dá paciência para suportarem os mesmos sofrimentos que nós estamos padecendo.

2 Coríntios 1:8 – Irmãos, não queremos que vocês desconheçam as tribulações que sofremos na província da Ásia, as quais foram muito além da nossa capacidade de suportar, a ponto de perdermos a esperança da própria vida.

2 Coríntios 1:9 – De fato, já tínhamos sobre nós a sentença de morte, para que não confiássemos em nós mesmos, mas em Deus, que ressuscita os mortos.

2 Coríntios 4:8 – De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados;

2 Coríntios 7:5 – Pois, quando chegamos à Macedônia, não tivemos nenhum descanso, mas fomos atribulados de toda forma: conflitos externos, temores internos.

Hebreus 13:6 – Podemos, pois, dizer com confiança: “O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens? “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *