Estudo de Hebreus 13:6 – Comentado e Explicado

Por isso é que podemos dizer com confiança: O Senhor é meu socorro, e nada tenho que temer. Que me poderá fazer o homem {Sl 117,6}?
Hebreus 13:6

Comentário de Albert Barnes

Para que possamos dizer corajosamente – sem qualquer hesitação ou dúvida, em todos os momentos de perplexidade e desejo ameaçador; em todos os momentos em que mal sabemos de onde virão os suprimentos para nossas necessidades, podemos confiar em Deus e ter certeza de que ele não nos deixará sofrer. Nos fatos que ocorrem sob as providências providenciais, há uma base de confiança nesse assunto que nem sempre é exercida mesmo por pessoas boas. Ainda está para ser mostrado que aqueles que exercem simples confiança em Deus para o suprimento de suas necessidades são sempre abandonados; compare o Salmo 37:25 .

O Senhor é meu ajudante – substancialmente esse sentimento é encontrado no Salmo 27: 1 e no Salmo 118: 6 . O apóstolo não a aduz como citação, mas como linguagem que um verdadeiro cristão pode empregar. O sentimento é lindo e cheio de consolo. O que podemos temer se tivermos a certeza de que o Senhor está do nosso lado e que ele nos ajudará? O homem não pode fazer mais do que ele permite e, é claro, não mais do que será para nosso próprio bem; e sob quaisquer provações que possamos ser colocados, não precisamos ter apreensões dolorosas, pois Deus será nosso protetor e nosso amigo.

Comentário de E.W. Bullinger

Senhor . App-98.

Auxiliar = Succourer. Grego. boethos. Só aqui; compare Salmos 10:14 ; Salmos 22:11 , & c.

homem Grego. anthropos. App-123.

até = para. A citação é do Salmo 118: 6 .

Comentário de Adam Clarke

Para que possamos dizer corajosamente: Nós, em tais circunstâncias, enquanto nos apegamos ao Senhor, podemos aplicar com confiança a nós mesmos o que Deus falou a Josué e a Salomão; e o que ele falou a Davi: “O Senhor é meu ajudador, não temerei o que o homem pode fazer”. Deus é onipotente, o poder do homem é limitado; por mais forte que seja, nada pode fazer contra o Todo-Poderoso.

Comentário de John Wesley

Para que possamos dizer corajosamente: O Senhor é meu ajudador, e não temerei o que o homem fará comigo.

Salmo 118: 6 .

Referências Cruzadas

Gênesis 15:1 – Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: “Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa! “

Exodo 18:4 – e o outro chamava-se Eliézer, pois dissera: “O Deus de meu pai foi o meu ajudador; livrou-me da espada do faraó”.

Deuteronômio 33:26 – “Não há ninguém como o Deus de Jesurum, que cavalga os céus para ajudá-lo, e cavalga as nuvens em sua majestade!

Deuteronômio 33:29 – Como você é feliz, Israel! Quem é como você, povo salvo pelo Senhor? Ele é o seu abrigo, o seu ajudador e a sua espada gloriosa. Os seus inimigos se encolherão diante de você, mas você pisará os seus altos”.

Salmos 18:1 – Eu te amo, ó Senhor, minha força.

Salmos 27:1 – O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?

Salmos 27:9 – Não escondas de mim a tua face, não rejeites com ira o teu servo; tu tens sido o meu ajudador. Não me desampares nem me abandones, ó Deus, meu salvador!

Salmos 33:20 – Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção.

Salmos 40:17 – Quanto a mim, sou pobre e necessitado, mas o Senhor preocupa-se comigo. Tu és o meu socorro e o meu libertador; meu Deus, não te demores!

Salmos 54:4 – Certamente Deus é o meu auxílio; é o Senhor que me sustém.

Salmos 56:4 – Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus eu confio, e não temerei. Que poderá fazer-me o simples mortal?

Salmos 56:11 – nesse Deus eu confio, e não temerei. Que poderá fazer-me o homem?

Salmos 63:7 – Porque és a minha ajuda, canto de alegria à sombra das tuas asas.

Salmos 94:17 – Não fosse a ajuda do Senhor, eu já estaria habitando no silêncio.

Salmos 115:9 – Confie no Senhor, ó Israel! Ele é o seu socorro e o seu escudo.

Salmos 118:6 – O Senhor está comigo, não temerei. O que me podem fazer os homens?

Salmos 118:7 – O Senhor está comigo; ele é o meu ajudador. Verei a derrota dos meus inimigos.

Salmos 124:8 – O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez os céus e a terra.

Salmos 146:3 – Não confiem em príncipes, em meros mortais, incapazes de salvar.

Isaías 41:10 – Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

Isaías 41:14 – Não tenha medo, ó verme Jacó, ó pequeno Israel, pois eu mesmo o ajudarei”, declara o Senhor, seu Redentor, o Santo de Israel.

Daniel 3:16 – Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam ao rei: “Ó Nabucodonosor, não precisamos defender-nos diante de ti.

Mateus 10:28 – Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno.

Lucas 12:4 – “Eu lhes digo, meus amigos: não tenham medo dos que matam o corpo e depois nada mais podem fazer.

Romanos 8:31 – Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Efésios 3:12 – por intermédio de quem temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nele.

Hebreus 4:16 – Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.

Hebreus 10:19 – Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *