Estudo de Mateus 21:9 – Comentado e Explicado

E toda aquela multidão, que o precedia e que o seguia, clamava: Hosana ao filho de Davi! Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!
Mateus 21:9

Comentário de Joseph Benson

Mateus 21: 9-11 . E a multidão que foi antes, e que se seguiu – Nesta procissão triunfal, gritou, dizendo – Provavelmente por um impulso divino; pois certamente a maioria deles não entendeu as palavras que proferiram, Hosana – ( Senhor, salve-nos ) , que era uma palavra solene em uso frequente entre os judeus. O significado é: “Cantamos Hosana ao filho de Davi. Bem-aventurado ele, o Messias, do Senhor. Salva, tu que estás nos céus mais elevados. ” Nosso Senhor restringiu todos os símbolos públicos de honra do povo até agora, para que a inveja de seus inimigos interrompa sua pregação antes do tempo. Mas, por esse motivo, agora cessando, ele sofreu suas aclamações, para que pudessem ser um testemunho público contra sua iniquidade, que, quatro ou cinco dias depois, gritou: Crucifica-o, crucifica-o. As expressões registradas pelos outros evangelistas são um pouco diferentes destas: mas todas elas foram indubitavelmente usadas por alguns ou outros da multidão. E toda a cidade foi movida – Houve uma grande comoção em uma aparição tão incomum, dizendo: Quem é esse? – Isso vem em toda essa pompa, e é acompanhado com esses altos parabéns. E a multidão – Nomeadamente, que veio junto com ele, disse: Este é Jesus, o profeta de Nazaré – Que pedra de tropeço foi essa! Se ele era de Nazaré? ele não poderia ser o Messias. Mas aqueles que desejavam sinceramente conhecer a verdade não tropeçariam nela: pois, sob investigação (o que tais não deixaria de fazer), eles descobririam que ele não era de Nazaré, mas de Belém. Assim o rei de Sion chega a Sion; e a filha de Sion notara sua vinda muito antes; e, no entanto, ele não é acompanhado pelos grandes do país, nem pelos magistrados da cidade em suas formalidades, como seria de esperar. As chaves da cidade não lhe são apresentadas, nem ele é conduzido, como deveria ter sido, com toda cerimônia possível, aos tronos do julgamento, os tronos da casa de Davi, Salmos 122: 5 . Aqui não há nada disso: ele ainda tem seus atendentes; e aqueles uma multidão muito grande. Mas ai! são apenas as pessoas comuns (a multidão, deveríamos chamá-las) que graça a solenidade do triunfo de Cristo. Os principais sacerdotes e anciãos não estão entre eles. Nós os encontramos depois, de fato, misturados com a multidão que o irritou quando ele estava pendurado na cruz, mas nenhum deles está aqui se juntando à multidão que o honrou! Vejam, aqui, seu chamado, irmãos; muitos poderosos ou nobres não assistem a Cristo; mas as coisas tolas do mundo, e as coisas básicas, e as coisas que são desprezadas. Tal é o que foi chamado de triunfo de Cristo! Mas que tipo de triunfo é esse? Não como os triunfos dos potentados e conquistadores do mundo: mas o triunfo da humildade, abnegação, mansidão e amor, sobre o orgulho, vaidosa glória, ambição e egoísmo de homens carnais e mundanos.

Comentário de E.W. Bullinger

Hosanna = Salve agora. Hoshi aramaico “an-na” = Ajuda agora. Veja App-94. Citado nos Salmos 118: 25 , Salmos 118: 26 . Na entrada posterior ( Lucas 19:38 ), o grito era diferente em palavras, mas semelhante em intenção. Para a ordem dos eventos desses últimos seis dias, consulte o App-156.

o filho de Davi. App-98. A sétima das nove ocorrências deste título em Mateus. Veja a nota em Mateus 1: 1 .

o SENHOR = Jeová. App-98.

Comentário de John Calvin

9. Hosana ao filho de Davi. Esta oração é retirada dos Salmos 118: 25 . Mateus relata expressamente as palavras hebraicas, a fim de nos informar, que esses aplausos não foram brutalmente concedidos a Cristo e que os discípulos não proferiram sem considerar as orações que vieram aos seus lábios, mas que seguiram com reverência a forma da oração , que o Espírito Santo havia prescrito a toda a Igreja pela boca do Profeta. Pois, embora ele fale lá de seu próprio reino, ainda não há razão para duvidar que ele principalmente olhe, e pretenda que outros olhem, para a eterna sucessão, que o Senhor lhe havia prometido. Ele elaborou uma forma perpétua de oração, que seria observada, mesmo quando a riqueza do reino se deteriorasse; e, portanto, era um costume predominante que as orações pela redenção prometida fossem geralmente apresentadas nessas palavras. E o desígnio de Mateus foi, como acabamos de sugerir, citar em hebraico um salmo bem conhecido, com o objetivo de mostrar que Cristo foi reconhecido pela multidão como Redentor. A pronúncia das palavras, de fato, mudou um pouco; pois antes deveria ter sido escrito, Hoshiana , ( ????? ?? ) Salve agora, nós te imploramos; mas sabemos que é quase impossível levar uma palavra de um idioma para outro, sem fazer nenhuma alteração no som. Tampouco foi somente o povo antigo a quem Deus ordenou que orasse diariamente pelo reino de Cristo, mas a mesma regra está agora prevista para nós. E certamente, como é a vontade de Deus reinar somente na pessoa de seu Filho, quando dizemos: Que teu reino venha , sob esta petição é transmitida a mesma coisa que é expressa mais claramente no salmo. Além disso, quando oramos a Deus para manter seu Filho como nosso Rei, reconhecemos que este reino não foi erigido pelos homens e não é sustentado pelo poder dos homens, mas permanece invencível pela proteção celestial.

Em nome do Senhor. Diz-se que ele vem em nome de Deus, que não apenas se comporta, mas também recebe o reino pelo mandamento e indicação de Deus. Isso pode ser mais certamente inferido das palavras de MARK, onde outra exclamação é adicionada: Bendito seja o reino de nosso pai Davi, que vem em nome do Senhor; pois eles falam assim em referência às promessas; porque o Senhor testemunhou que ele seria um libertador daquela nação e designara como meio a restauração do reino de Davi. Vemos então que a honra do Mediador, de quem era de esperar a restauração de todas as coisas e da salvação, é atribuída a Cristo. Agora, como eram homens maus e sem instrução por quem o reino de Cristo era chamado reino de Davi, aprendemos, portanto, que essa doutrina era bem conhecida na época, que hoje em dia parece a muitos ser forçada e dura, porque eles não estão bem familiarizados com as Escrituras.

Lucas acrescenta algumas palavras: Paz no céu e glória nas alturas; (719) em que não haveria obscuridade, se não correspondessem ao cântico dos anjos ( Lucas 2:14 😉 pois ali os anjos atribuem à glória de Deus no céu, e aos homens paz na terra ; enquanto aqui paz e glória são atribuídas a Deus. Mas não há contradição no significado; pois, embora os anjos declarem mais claramente a razão pela qual devemos cantar, Glória a Deusou seja , porque, por sua misericórdia, os homens desfrutam de paz neste mundo -, ainda assim o significado é o mesmo que agora é declarado pela multidão, que existe é paz no céu; pois sabemos que não há outra maneira pela qual as almas miseráveis ??encontram descanso no mundo, senão por Deus se reconciliando com elas do céu.

Comentário de Adam Clarke

Hosana ao filho de Davi – Quando as pessoas pediam ajuda ao rei, ou para uma reparação de queixas, usavam a palavra hosana, ou melhor, do hebraico ?? ?????? Hoshiah Na ! Salve agora! ou, Salve, nós te imploramos! – corrigir nossas queixas e nos ajudar com a opressão! Assim, tanto as palavras quanto as ações do povo provam que reconheceram a Cristo como seu rei e o procuraram por libertação. Quão facilmente ele poderia ter assumido a soberania naquele tempo, se estivesse tão disposto! Para exemplos do uso dessa forma de fala, ver 2 Samuel 14: 4 ; 2 Reis 6:26 ; Salmo 118: 25 .

Filho de Davi – Um epíteto bem conhecido do Messias. Quem vem em nome, etc. Quem vem em nome e autoridade do Altíssimo.

Hosana nas alturas – Qualquer dos dois significados, que as hostes celestes se juntem a nós na magnificação deste agosto! – ou, sejam comunicados ao teu povo os mais altos graus de hosana, de salvação e libertação! Provavelmente há aqui uma alusão ao costume dos judeus na festa dos tabernáculos. Durante os primeiros sete dias da festa, eles andavam uma vez ao redor do altar, todos os dias, com palmeiras e outros ramos nas mãos, cantando Hosana; mas, no oitavo dia da festa, eles andavam sete vezes ao redor do altar, cantando a hosana. ; e isso foi chamado de hosana rabba , a grande hosana: ou seja, ajude com o maior socorro. Provavelmente respondendo aos t??? ???st??? do evangelista, pois neste dia eles imploram a ajuda mais rápida e poderosa contra seus inimigos, e também oram por um ano próspero e frutífero. Veja Tradições Judaicas de Stehlin, vol. ii. p. 322

Comentário de John Wesley

E as multidões que vieram antes, e as que se seguiram, clamaram, dizendo: Hosana ao Filho de Davi: Bem-aventurado aquele que vem em nome do Senhor; Hosana nas alturas.

As multidões choraram, dizendo – Provavelmente por um impulso divino; pois certamente a maioria deles não entendeu as palavras que proferiram.

Hosana – (Senhor nos salve) era uma palavra solene em uso frequente entre os judeus. O significado é: “Cantamos hosana para o Filho de Davi. Bem-aventurado ele, o Messias, do Senhor. Salve. Tu estás nos céus mais elevados”. Nosso Senhor restringiu todos os símbolos públicos de honra do povo até agora, para que a inveja de seus inimigos interrompa sua pregação antes do tempo. Mas, por esse motivo, agora cessando, ele sofreu suas aclamações, para que pudessem ser um testemunho público contra sua iniquidade, que em quatro ou cinco dias depois clamou: Crucifique-o, crucifique-o. As expressões registradas pelos outros evangelistas são um pouco diferentes destas: mas todas elas foram indubitavelmente usadas por alguns ou outros da multidão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *