Estudo de Salmos 18:6 – Comentado e Explicado

Na minha angústia, invoquei o Senhor, gritei para meu Deus: do seu templo ele ouviu a minha voz, e o meu clamor em sua presença chegou aos seus ouvidos.
Salmos 18:6

Comentário de Albert Barnes

Na minha angústia – Refere-se, muito provavelmente, a nenhum caso específico, mas indica seu hábito geral de mente, que quando ele estava em profunda angústia e perigo, ele havia invocado uniformemente o Senhor e o encontrara pronto para ajudar.

Invoquei o Senhor – orei. Ou seja, ele invocou Deus para ajudá-lo em seus problemas. Ele não confiou em sua própria força; ele não procurou ajuda humana; ele olhou para Deus sozinho.

E clamou ao meu Deus – A palavra usada aqui denota um clamor sincero por ajuda. Compare Jó 35: 9 ; Jó 36:13 .

Ele ouviu minha voz saindo de seu templo – Ou seja, ele, estando em seu templo, ouviu minha voz. A palavra templo traduzido (compare as notas do Salmo 5: 7 ) não pode se referir aqui ao templo de Jerusalém, pois foi construído após a morte de Davi, mas refere-se ao céu, considerado como o templo, ou morada de Deus, ou para o tabernáculo, considerado como sua morada na terra. O sentido não é materialmente variado, independentemente da interpretação adotada. Compare o Salmo 11: 4 .

E meu grito veio diante dele – Ele ouviu meu grito. Não foi interceptado no caminho, mas veio até ele.

Mesmo em seus ouvidos – indicando que ele certamente ouviu. Compare Gênesis 23:10 ; Gênesis 44:18 ; Gênesis 50: 4 ; Êxodo 10: 2 : Salmo 34:15 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 18: 6-7 . Ele ouviu fora de seu templo – 1º, fora de seu santuário, onde era representado como morada entre os querubins, no lugar mais sagrado, e onde prometia ouvir e responder às orações de seu povo, que eram feitas ou dirigido a ele. Ou, 2d, fora de sua habitação celestial, que é freqüentemente chamada de templo. Então a terra tremeu e tremeu – Então Deus apareceu em meu nome de uma maneira milagrosa e gloriosa, e para o grande terror e confusão de todos os meus inimigos, como se tivessem sido surpreendidos com um terremoto, no qual a terra foi sacudida. fundações e todas as suas rochas e montanhas tremeram. Davi prossegue, neste e nos oito versículos seguintes, para descrever, pelas expressões mais sublimes, a terrível maneira pela qual Jeová veio em seu auxílio. Horne pensa que as imagens empregadas são emprestadas do monte Sinai, e aquelas tremendas circunstâncias que acompanharam a entrega da lei a partir daí. Quando um monarca está com raiva e se prepara para a guerra, todo o reino está instantaneamente em comoção. Assim, a natureza universal é aqui representada como sentindo os efeitos do descontentamento de seu grande Soberano, e todos os elementos visíveis parecem desordenados. A descrição deve ser permitida, por todos os juízes hábeis e imparciais, para ser verdadeiramente nobre e sublime, e no genuíno espírito da poesia. “A majestade de Deus, e a maneira pela qual ele é representado em auxílio de seu rei favorito, cercado de todos os poderes da natureza como seus assistentes e ministros, e armando o céu e a terra para lutar suas batalhas e executar sua vingança , são descritos nos termos mais impressionantes e impressionantes. O tremor da terra, o tremor das montanhas e pilares do céu; a fumaça que subia de suas narinas; as chamas do fogo devorador que brilhavam de sua boca; os céus curvando-se para levá-lo à batalha; ele cavalgava sobre um querubim e voava rapidamente nas asas de um turbilhão; ele escondendo sua majestade nas densas nuvens do céu; o estouro dos relâmpagos da escuridão horrível; proferir sua voz em trovões; a tempestade de granizo ardente; o derretimento dos céus e sua dissolução em inundações de chuvas tempestuosas; a fenda da terra e a divulgação do fundo das colinas e dos canais subterrâneos, ou torrentes de água, pelo próprio sopro das narinas do Todo-Poderoso; são todas circunstâncias que criam admiração, excitam uma espécie de horror e excedem tudo o que é desta natureza que se encontra em qualquer um dos restos da antiguidade pagã. As peças mais grandiosas serão encontradas, em comparação, infinitamente aquém desta descrição do salmista; durante todo o tempo em que Deus é representado como um poderoso guerreiro, saindo para combater as batalhas de Davi, e altamente indignado com a oposição que seus inimigos fizeram ao seu poder e autoridade. Quando ele desceu ao noivado, os próprios céus se curvaram para tornar sua descida mais terrível; sua tenda militar era uma escuridão substancial; a voz do seu trovão era o alarme bélico que soou à batalha; a carruagem em que ele andava eram as densas nuvens do céu, conduzidas por querubins e carregadas pela força irresistível e pelas asas rápidas de uma tempestade impetuosa; e os dardos e armas que ele empregava eram raios, trovões, granizo ardente, chuvas dilacerantes e ventos tempestuosos! Não é de admirar que, quando Deus assim surgisse, todos os seus inimigos fossem dispersos, e aqueles que o odiavam fugissem diante dele! Não parece, em nenhuma parte da história de Davi, que houve literalmente uma tempestade como aqui descrita, que se mostrou destrutiva para seus inimigos e salutar para si mesmo. De fato, poderia ter existido, embora não haja menção específica a isso. Mas é mais provável que toda a passagem seja entendida figurativamente, e que, por essas expressões metafóricas e sublimes, e por essa descrição sublime, Davi apenas pretendeu desencadear aquela tempestade de ira e vingança que Deus havia derramado sobre seus inimigos e os libertação gloriosa que ele havia feito por ele. Veja Dodd e Chandler.

Comentário de E.W. Bullinger

templo = palácio. Coloque para o próprio céu.

chorou. . . orelhas. Veja nota nos Salmos 18:41 .

Comentário de Adam Clarke

Na minha angústia, chamei – Seus inimigos não tinham esperança de sua destruição, a menos que Deus o abandonasse. Eles esperavam que esse fosse o caso e, portanto, eles deveriam prevalecer. Mas Deus ouviu o seu clamor e desceu à sua ajuda; e essa interferência é mais majestosamente descrita no Salmo 18: 7 ; e seguintes versículos. O Dr. Dodd reuniu excelentes observações sobre Chandler, Delaney e outros sobre esses versículos, que transcrevo, pois não sei que algo melhor possa ser oferecido sobre o assunto.

Comentário de John Calvin

6. Na minha angústia, etc. Foi uma prova muito evidente de fé incomum em Davi, quando, sendo quase mergulhado no abismo da morte, ele elevou seu coração ao céu pela oração. Portanto, aprendamos que esse exemplo é posto diante de nossos olhos, que nenhuma calamidade, por maior que seja e opressiva, pode impedir-nos de orar ou criar aversão a ele. Foi a oração que trouxe a Davi os frutos ou efeitos maravilhosos dos quais ele fala pouco depois, e disso parece ainda mais claro que sua libertação foi efetuada pelo poder de Deus. Ao dizer que ele chorou, ele quer dizer, como já observamos em outros lugares, o ardor e a seriedade da afeição que ele teve na oração. Mais uma vez, chamando Deus de Deus, ele se separa dos desprezadores grosseiros de Deus, ou hipócritas, que, quando limitados pela necessidade, invocam a Divina Majestade de maneira confusa e tumultuada, mas não vêm a Deus familiarmente e com coração puro, pois nada sabem de seu favor e bondade paterna. Quando, portanto, ao nos aproximarmos de Deus, a fé antes ilumina o caminho, dando-nos a total persuasão de que Ele é nosso Pai, então o portão é aberto, e podemos conversar livremente com Ele e ele conosco. Davi, chamando Deus de Deus e colocando-o de lado, também sugere que Deus se opunha aos seus inimigos; e isso serve para mostrar que ele foi atuado pela verdadeira piedade e pelo temor de Deus. Pela palavra templo , não estamos aqui para entender o santuário como em muitos outros lugares, mas no céu; pois a descrição que se segue imediatamente não pode ser aplicada ao santuário. Assim, o sentido é que, quando Davi foi abandonado e abandonado no mundo, e todos os homens fecharam seus ouvidos ao seu pedido de ajuda, Deus estendeu a mão do céu para salvá-lo.

Comentário de John Wesley

Na minha angústia, invoquei o Senhor e clamei ao meu Deus; ele ouviu a minha voz do seu templo, e o meu clamor veio diante dele, até os seus ouvidos.

Templo – Fora de sua habitação celestial.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *