Estudo de Salmos 62:1 – Comentado e Explicado

Ao mestre de canto. Segundo Iditum. Salmo de Davi. Só em Deus repousa minha alma, só dele me vem a salvação.
Salmos 62:1

Comentário de Albert Barnes

Verdadeiramente – De fato; realmente. O estado de espírito indicado por essa partícula é o de quem estava seriamente contemplando um assunto; que olhou em volta em sua própria condição real; quem fez uma estimativa de todos os seus recursos e de todos os seus meios de confiança e que examinou cuidadosamente seu próprio estado de espírito para ver qual era sua verdadeira confiança e quais eram seus verdadeiros sentimentos em relação a Deus. Tendo feito tudo isso, ele finalmente rompe com a expressão: “Minha alma confia sinceramente em Deus; Não tenho outro recurso; Não tenho poder para enfrentar meus inimigos e tenho certeza – minha alma íntima testemunha – que minha verdadeira confiança está, onde deveria estar, em Deus; Não vejo em mim nada em que confiar; Eu vejo tanto crime, falsidade, traição nas pessoas, que não posso confiar nelas; Tive tanta experiência dolorosa com sua falta de sinceridade e baixeza que não posso confiar nelas; mas vejo isso em Deus que me leva a confiar nele, e tenho certeza de que meu coração realmente depende dele. ”

Minha alma espera em Deus – Margem, fica em silêncio. Septuaginta: “Minha alma não está sujeita a Deus?” Então a Vulgata Latina. Lutero: “Minha alma ainda está (calma) em Deus.” A palavra hebraica – ????? dûmi^yâh – significa “silêncio, silêncio, descanso”; e então, uma expectativa ou esperança silenciosa. A idéia aqui é: “Verdadeiramente para Deus é a espera silenciosa da minha alma”; isto é: “Só nele eu confio; há calma na mente; Não tenho apreensão quanto ao que pode acontecer. Minha mente está em paz, pois sinto que tudo está nas mãos de Deus e que essa mentira é digna de toda a confiança. O sentimento é o que existe quando confiamos tudo a Deus; quando, tendo total confiança em seu poder, bondade, sabedoria e misericórdia, entregamos todo o caso a ele como se não fosse mais o nosso. Tal é a calma – a paz – a quietude – o silêncio da alma – quando tudo fica com Deus. Veja as notas em Isaías 26: 3 e Filêmon 4: 6-7 .

Dele vem a minha salvação – Ou seja, minha segurança é dele; minha segurança está com ele. É verdade, também, que tudo o que está implícito nesta palavra salvação, seja referente a esta vida ou à vida futura, é derivado de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 62.

Davi, professando sua confiança em Deus, desencoraja seus inimigos. Com a mesma confiança, ele encoraja os piedosos. Nenhuma confiança deve ser depositada nas coisas mundanas. Poder e misericórdia pertencem a Deus.

Para o músico chefe, para Jeduthun; Um salmo de Davi.

Título. ?????? ?? ???????? lamnatseach al ieduthun. ] Não é dito, em que ocasião este salmo foi escrito. O bispo Patrick apreende que Davi a compôs quando superou todos os medos que a rebelião de Absalão o lançou pela primeira vez, embora ele ainda não estivesse totalmente restaurado ao seu reino. É evidente que é um salmo de louvor a alguma libertação que o autor atribui totalmente a Deus, sobre quem, portanto, ele aconselha todas as pessoas a depositar sua dependência.

Salmos 62: 1 . Verdadeiramente minha alma espera Até Deus é silenciosa; ver Salmos 62: 5 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 62: 1 . Verdadeiramente minha alma espera em Deus – ou, no entanto, como alguns traduzem a partícula hebraica ??? , ach, ou, seja como for, quaisquer dificuldades ou perigos que eu possa encontrar; apesar de Deus franzir a testa para mim, e eu encontrar desânimo em minha presença nele, ainda assim minha alma espera em Deus, ????? , dumijah, fica em silêncio em relação a ele, não se opõe ao que ele faz, e espera o que ele fará silenciosamente. , silenciosamente e pacientemente, olhando para ele em busca de libertação, e isso em seu próprio tempo e maneira, sem murmurar ou desesperar, ou usando práticas indiretas ou pecaminosas. Observe, leitor, estamos no caminho do dever e do conforto, quando nossas almas estão esperando em Deus; isto é, quando nos referimos alegremente, e a disposição de todos os nossos assuntos, à sua sabedoria; quando concordamos e nos acomodamos a todas as dispensações de Sua providência, e pacientemente esperamos um evento duvidoso, com toda uma satisfação em sua justiça e bondade, por mais que seja. O LXX. renderize esta cláusula, ???? t? ?e? ?p?ta??seta? ? ???? µ?? ; minha alma não estará sujeita a Deus? Certamente deveria ser assim; pois dele vem a minha salvação –

Não tenho esperança de libertação ou segurança, a não ser por ele.

Comentário de Scofield

Jeduthun

(Veja Scofield “ Salmos 39: 1 “) .

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Um Salmo. Mizmor hebraico , Veja App-65. Uma sequência do Salmo 61.

Verdadeiramente = Somente, ou certamente. Ocorre seis vezes neste Salmo: “verdadeiramente” nos Salmos 62: 1 ; “somente” nos Salmos 62: 2 , Salmos 62: 4 , Salmos 62: 5 , Salmos 62: 6 ; “certamente” nos Salmos 62: 9 . Ocorre quatro vezes no Salmo 38, outro Jeduthun. minha alma = eu mesmo (emph.). Nefesh hebraico . App-13.

espera = [espera em] silêncio; ou fica silencioso. Ver Salmos 37: 7 .

Deus. Hebraico. Elohim. App-4. Eu

A partir de. Alguns códigos, com Septuaginta, Siríaca e Vulgata, lêem “For from” .

Comentário de Adam Clarke

Verdadeiramente, minha alma espera por Deus – não creio que o original justifique esta tradução, Elohim dumiyah naphshi :” Certamente para Deus apenas minha alma é burra “. Estou sujeito a Deus Todo-Poderoso. Ele tem o direito de colocar em mim o que quiser; e o que ele deposita em mim é muito menor do que eu mereço: portanto sou mudo diante de Deus. A Vulgata, e quase todas as versões, a entenderam neste sentido: Nonne Deo subjecta erit anima mea? Minha alma não deve estar sujeita a Deus? Em outras palavras, somente Deus tem o direito de dispor da minha vida como bem entender.

Comentário de John Calvin

1. No entanto, minha alma está silenciosa para com Deus. Caso a tradução que segui seja adotada, o salmo deve ser considerado como começando abruptamente, no estilo usual de composições de tipo apaixonado. (409) Disso temos um exemplo no Salmo 73: 0 , em que o profeta, que estava agitado com dúvidas, como veremos mais particularmente depois, repentinamente leva sua mente a uma decisão fixa e, no caminho de cortar Fora de todo o assunto do debate, exclama: “No entanto, Deus é bom para Israel”. E assim é, eu concebo, no salmo diante de nós. Sabemos que o povo do Senhor nem sempre pode alcançar uma medida de compostura que seja totalmente isenta de distração. Eles desejariam receber a palavra do Senhor com submissão e ficarem mudos sob a mão que o corrigia; mas afeições desordenadas tomarão posse de suas mentes e romperão a paz que eles poderiam alcançar no exercício da fé e da resignação. Daí a impaciência que encontramos em muitos; uma impaciência que eles desabafam na presença de Deus e que é uma ocasião para si mesmos de muitos problemas e inquietações. A partícula hebraica ?? , ach, é freqüentemente usada em um sentido exclusivo e foi processada por alguns, apenas; também é empregado em sentido afirmativo e foi traduzido de maneira verdadeira ou certamente. Mas, para alcançar seu pleno significado, devemos supor que Davi sentiu uma luta interna e oposição, que ele achou necessário verificar. Satanás provocou um tumulto em suas afeições e produziu um certo grau de impaciência em sua mente, que ele agora reprime; e ele expressa sua resolução de ficar em silêncio. (410) A palavra implica uma perseverança mansa e submissa da cruz. Expressa o oposto do calor do espírito que nos colocaria em uma postura de resistência a Deus. O silêncio pretendido é, em suma, a submissão composta do crente, no exercício em que ele concorda com as promessas de Deus, dá lugar à sua palavra, reverencia sua soberania e suprime todo murmúrio interior de insatisfação. A palavra hebraica ????? , dumiyah, que tornei silenciosa, alguns consideram o substantivo; e é de pouca importância que tradução adotamos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *