Estudo de Romanos 4:18 – Comentado e Explicado

Esperando, contra toda a esperança, Abraão teve fé e se tornou pai de muitas nações, segundo o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência {Gn 15,5}.
Romanos 4:18

Comentário de Albert Barnes

Não há temor de Deus – Salmo 36: 1 . A palavra “medo” aqui denota “reverência, reverência, veneração”. Não existe respeito ou reverência pelo caráter, autoridade e honra de Deus que os impeça de praticar o crime. Sua conduta mostra que eles não são impedidos de cometer iniqüidade por qualquer consideração ao temor ou favor de Deus. A única coisa que será eficaz em impedir as pessoas de pecar será uma consideração à honra e à Lei de Deus.

Em relação a essas citações do Antigo Testamento, podemos fazer as seguintes observações.

(1) estabelecem completamente a posição do apóstolo, de que a nação, como tal, estava longe de ser justa, ou de que poderia ser justificada por suas próprias obras. Por citações de nada menos que seis lugares distintos em seus próprios escritos, referindo-se a diferentes períodos de sua história, ele mostra qual era o caráter da nação. E como essa era a característica daqueles tempos. seguiu-se que um judeu não podia esperar ser salvo simplesmente porque era judeu. Ele precisava, tanto quanto os gentios, do benefício de algum outro plano de salvação.

(2) essas passagens nos mostram como usar o Antigo Testamento e os fatos da história antiga. Eles devem ser introduzidos não como mostrando diretamente qual é o caráter do homem, agora, mas para mostrar o que é a natureza humana. Eles demonstram o que é o homem quando, nas circunstâncias mais favoráveis; em diferentes situações; e em diferentes períodos do mundo. A concordância de fatos passados ??mostra qual é a raça. E como os fatos passados ??são uniformes; como o homem até agora, nas circunstâncias mais favoráveis, tem sido pecador; segue-se que esta é a característica do homem em toda parte. É determinado pelos fatos do mundo, assim como qualquer outra característica do homem é determinada pela ocorrência uniforme dos fatos em todas as circunstâncias e épocas. Fatos antigos e citações das Escrituras, portanto, devem ser apresentados como provas da tendência da natureza humana. Então, Paulo os usou, e é lícito usá-los.

(3) pode-se observar ainda mais, que o apóstolo deu uma visão da depravação humana que é muito impressionante. Ele não a limita a uma faculdade da mente ou a um conjunto de ações; ele especifica cada membro e cada faculdade como sendo perversos e inclinados ao mal. A depravação se estende a todos os departamentos de ação. A língua, a boca, os pés, os “lábios” estão todos envolvidos nela; todos são pervertidos e todos se tornam ocasião da comissão do pecado. O homem inteiro é corrupto; e a descrição dolorosa se estende a todos os departamentos de ação.

(4) se esse era o caráter da nação judaica sob todas as suas vantagens, qual deveria ter sido o caráter do pagão? Estamos preparados para creditar tudo o que é dito em Rom. i., e em outros lugares, do triste estado do mundo pagão.

(5) que visão melancólica temos, portanto, da natureza humana. Seja qual for o trimestre em que o contemplamos, chegamos à mesma conclusão. Qualquer registro que examinamos; qualquer história que lemos; qualquer hora ou período que contemplemos; encontramos os mesmos fatos e somos forçados à mesma conclusão. Todos estão envolvidos no pecado e estão poluídos, arruinados e desamparados. Sobre essas ruínas, devemos sentar e chorar, e erguer os olhos com gratidão ao Deus da misericórdia, que ele tem pena de nós em nosso estado baixo e elaborou um plano pelo qual “essas ruínas podem ser reconstruídas novamente” e perdidas , o homem caído seja elevado à perdida “glória, honra e imortalidade”.

Comentário de E.W. Bullinger

contra . App-104.

acreditava . App-150.

o . Omitir.

nações . Grego. ethnos. Veja Romanos 1: 5 .

de acordo com . Grego. kata . App-104.

Então, etc. Citado em Gênesis 15: 5 .

Comentário de John Calvin

18. Quem contra a esperança , etc. Se lemos assim, o sentido é que, quando não havia uma razão provável, sim, quando todas as coisas estavam contra ele, ele ainda continuava acreditando. E, sem dúvida, não há nada mais prejudicial à fé do que fixar nossa mente aos nossos olhos, para que, pelo que vemos, busquemos uma razão para nossa esperança. Também podemos ler “acima da esperança” e, talvez, mais adequadamente; como se ele tivesse dito que, por sua fé, ele ultrapassava em muito tudo o que podia conceber; pois, a menos que a fé voe para cima nas asas celestes, de modo a desprezar todas as percepções da carne e das coisas mais abaixo, ela ficará grudada na lama do mundo. Mas Paulo usa a palavra esperança duas vezes neste versículo: em primeira instância, ele significa uma prova provável de esperança, como a que pode ser derivada da natureza e da razão carnal; no segundo ele se refere à fé dada por Deus; (145) pois quando ele não tinha motivos para esperar que ainda esperasse, confiava na promessa de Deus; e ele achou que era uma razão suficiente para esperar que o Senhor prometesse, por incrível que fosse a coisa em si.

De acordo com o que foi dito, etc. Por isso, preferi traduzi-lo, para que possa ser aplicado ao tempo de Abraão; pois Paulo queria dizer que Abraão, quando muitas tentações o levavam ao desespero, para que ele não falhasse, voltou seus pensamentos para o que lhe fora prometido: “Tua semente será igual às estrelas do céu e às areias do mar. ; ” mas ele, com resignação, aduziu essa citação incompleta, a fim de nos estimular a ler as Escrituras. Os apóstolos, de fato, em todos os momentos, ao citar as Escrituras, tiveram um cuidado escrupuloso para despertar-nos para uma leitura mais diligente deles.

Comentário de Adam Clarke

Quem contra a esperança acreditava na esperança – A fé de Abraão tinha uma correspondência exata com o poder e a fidelidade inabalável de Deus; pois, porém, no curso normal das coisas, ele não tinha o melhor fundamento de esperança, mas acreditava que deveria ser o pai de muitas nações, de acordo com o que foi falado; a saber, que sua posteridade deve ser como as estrelas do céu para a multidão, e como o pó da terra.

Comentário de John Wesley

Quem contra a esperança creu na esperança, para que ele se tornasse pai de muitas nações, conforme o que foi falado, assim será a tua descendência. E não sendo fraco na fé, ele não considerava seu corpo agora morto, quando tinha cerca de cem anos, nem a morte do ventre de Sara. Ele não cambaleou diante da promessa de Deus através da incredulidade; mas era forte na fé, dando glória a Deus; E estando totalmente convencido de que, o que prometera, ele também foi capaz de realizar.

O apóstolo mostra o poder e a excelência dessa fé à qual ele atribui justificação.

Quem contra a esperança – Contra toda probabilidade, acreditou e esperava na promessa. A mesma coisa é apreendida pela fé e pela esperança; pela fé, como algo que Deus falou; pela esperança, como uma coisa boa que Deus nos prometeu.

Assim será tua semente – Natural e espiritual, como as estrelas do céu para a multidão. Gênesis 15: 5 .

Referências Cruzadas

Gênesis 15:5 – Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las”. E prosseguiu: “Assim será a sua descendência”.

Rute 1:11 – Disse, porém, Noemi: “Voltem, minhas filhas! Por que viriam comigo? Poderia eu ainda ter filhos, que viessem a ser seus maridos?

Provérbios 13:12 – A esperança que se retarda deixa o coração doente, mas o anseio satisfeito é árvore de vida.

Ezequiel 37:11 – Então ele me disse: “Filho do homem, esses ossos são toda a nação de Israel. Eles dizem: ‘Nossos ossos se secaram e nossa esperança se foi; fomos exterminados’.

Marcos 5:35 – Enquanto Jesus ainda estava falando, chegaram algumas pessoas da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga. “Sua filha morreu”, disseram eles. “Não precisa mais incomodar o mestre! “

Lucas 1:18 – Zacarias perguntou ao anjo: “Como posso ter certeza disso? Sou velho, e minha mulher é de idade avançada”.

Atos dos Apóstolos 27:25 – Assim, tenham ânimo, senhores! Creio em Deus que acontecerá do modo como me foi dito.

Romanos 4:19 – Sem se enfraquecer na fé, reconheceu que o seu corpo já estava sem vitalidade, pois já contava cerca de cem anos de idade, e que também o ventre de Sara já estava sem vitalidade.

Romanos 5:5 – E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.

Romanos 8:24 – Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *