Estudo de Salmos 62:5 – Comentado e Explicado

Só em Deus repousa a minha alma, é dele que me vem o que eu espero.
Salmos 62:5

Comentário de Albert Barnes

Minha alma, espere apenas em Deus – Veja as notas no Salmo 62: 1 . Existe, na palavra usada aqui, e espera processada, a mesma idéia de descanso ou repouso que ocorre no Salmo 62: 1 . O significado é que ele entregaria toda a causa a Deus, e que sua alma seria assim calma e sem apreensão.

Pois minha expectativa é dele – No Salmo 62: 1 , isso é salvação. A idéia aqui é que tudo o que ele esperava ou esperava vinha de Deus. Ele não confiou em seus semelhantes; ele não confiou em si mesmo. Somente Deus poderia libertá-lo, e ele confiava que Deus o faria. Frequentemente, estamos nessas circunstâncias que sentimos que nossa única “expectativa” – nossa única esperança – está em Deus. Toda a nossa força falha; todos os nossos recursos estão esgotados; nossos semelhantes não podem ou não nos ajudarão; nossos próprios esforços parecem ser vãos; nossos planos são frustrados e estamos fechados à conclusão de que somente Deus pode nos ajudar. Quantas vezes isso é sentido pelos pais cristãos em relação à conversão de seus filhos. Todos os seus próprios esforços parecem ser vãos; tudo o que ele diz é impotente; suas esperanças, há muito acalentadas, estão decepcionadas; suas próprias orações parecem não ser ouvidas; e ele é levado a sentir que sua única esperança está em Deus – um Deus soberano – e que todo o caso deve ser deixado em Suas mãos. Esse estado de espírito, quando é totalmente alcançado, geralmente é tudo o que é necessário para que nossos desejos sejam atendidos. É desejável que esse estado mental seja produzido; e quando é produzido, a oração é respondida.

Comentário de Adam Clarke

Espere apenas em Deus – Não há senão aquele em quem você pode confiar com segurança; e para obter sua ajuda, resigne-se a suas mãos; esteja sujeito a ele e fique em silêncio diante dele; tu tens o que mereceste. Veja no Salmo 62: 1 ; (Nota).

Comentário de John Calvin

5. No entanto, minha alma, fique calado diante de Deus. Aqui pode parecer haver uma ligeira inconsistência, na medida em que ele se encoraja a fazer o que ele já havia declarado ter feito. Sua alma ficou em silêncio diante de Deus; e onde a necessidade desse novo silêncio, como se ainda estivesse sob agitação de espírito? Aqui deve ser lembrado que nunca se pode esperar que nossas mentes alcancem uma composição tão perfeita que impeça todo sentimento interior de inquietação, mas que são, na melhor das hipóteses, como o mar diante de uma brisa leve, flutuando sensivelmente, embora não inchado. vagas. Não é sem luta que o santo pode compor sua mente; e podemos entender muito bem como Davi deveria ordenar uma submissão mais perfeita a um espírito que já era submisso, insistindo em si mesmo para avançar ainda mais nessa graça do silêncio, até que ele mortificasse toda inclinação carnal e se sujeitasse completamente à vontade de Deus. Além disso, com que frequência Satanás renovará as inquietações que pareciam ser efetivamente expulsas? Criaturas de tal instabilidade e suscetíveis de serem levadas por mil influências diferentes, precisamos ser confirmadas repetidamente. Repito, que não há razão para se surpreender, embora Davi se instale uma segunda vez a preservar esse silêncio diante de Deus, que ele parece já ter atingido; pois, entre os movimentos perturbadores da carne, a compostura perfeita é o que nunca alcançamos. O perigo é que, quando surgem novos ventos de problemas, perdemos a tranqüilidade interior de que desfrutamos e, portanto, a necessidade de melhorar o exemplo de Davi, estabelecendo-nos cada vez mais. Ele acrescenta o terreno do seu silêncio. Ele não teve resposta imediata de Deus, mas esperava confiantemente nele. Minha expectativa, ele diz, é de Deus. Nunca, como se ele dissesse, frustrará o paciente que espera de seus santos; sem dúvida meu silêncio encontrará sua recompensa; Devo me conter e não fazer a falsa pressa que apenas retardará minha libertação.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *