Estudo de Salmos 42:5 – Comentado e Explicado

Por que te deprimes, ó minha alma, e te inquietas dentro de mim? Espera em Deus, porque ainda hei de louvá-lo:
Salmos 42:5

Comentário de Albert Barnes

Por que estás abatido, ó minha alma? Margem, curvada. A palavra hebraica significa curvar-se, inclinar-se; então, geralmente, prostrar-se como no culto público; e então afundar sob o peso da tristeza; estar deprimido e triste. A Septuaginta traduz: “Por que estás triste?” – pe????p?? perilupos Então a Vulgata. Esta é uma crítica sincera dirigida por ele a sua própria alma, como se realmente não houvesse ocasião para essa depressão excessiva; como se acalentasse sua dor indevidamente. Havia um lado positivo, e ele deveria se voltar para isso, e ter uma visão mais alegre do assunto. Ele havia deixado sua mente descansar no lado sombrio, olhando as coisas desencorajadoras em sua condição. Ele agora achava que isso era voluntário, ou que havia sido concedido muito livremente, e que estava errado: que era apropriado para um homem como ele procurar conforto em visões mais brilhantes; que era um dever que ele devia a si próprio e à causa da religião ter uma visão mais clara. Podemos observar,

(1) Que existem dois lados dos eventos que ocorrem e que nos parecem tão desanimadores – um lado sombrio e um lado positivo.

(2) Que em certos estados mentais, freqüentemente relacionados a um sistema nervoso doente, somos propensos a olhar apenas para o lado sombrio, para ver apenas o que é sombrio e desanimador.

(3) Que isso muitas vezes se torna voluntário e que sentimos uma satisfação melancólica por estarmos infelizes e por nos tornarmos mais infelizes, como se tivéssemos sido enganados e como se houvesse uma espécie de virtude no desânimo e na tristeza. – em “recusar”, como Raquel, “ser consolado” Jeremias 31:15 ; talvez também com a sensação de que merecíamos a aprovação divina e estabelecendo as bases para algumas reivindicações a favor na pontuação do mérito.

(4) Que nisto somos frequentemente eminentemente culpados, por deixar de lado os consolos que Deus nos proporcionou; como se um homem, sob a influência de algum sentimento mórbido, encontrasse uma espécie de prazer melancólico de morrer de fome no meio de um jardim cheio de frutas ou morrendo de sede ao lado de uma fonte em movimento. E

(5) Que é dever do povo de Deus olhar para o lado positivo das coisas; pensar nas misericórdias passadas de Deus; examinar as bênçãos que ainda nos cercam; olhar para o futuro, neste mundo e no outro, com esperança; e ir a Deus e lançar sobre ele o fardo. Faz parte do dever religioso ser alegre; e um homem muitas vezes pode fazer um bem mais real, por uma mente alegre e submissa, em tempos de aflição, do que poderia por muito esforço ativo nos dias de saúde, abundância e prosperidade. Todo cristão triste e desanimador deve dizer à sua alma: “Por que assim és derribado?”

E por que você está inquieto em mim? Incomodado, triste. A palavra significa literalmente,

(1) rosnar como um urso;

(2) soar ou fazer barulho como harpa, chuva, ondas;

(3) estar agitado, perturbado ou ansioso: gemer internamente. Veja as notas em Isaías 16:11 ; compare Jeremias 48:36 .

Espero que você esteja em Deus – ou seja, confie nele, com a esperança de que ele irá interpor e restaurar você para os privilégios e confortos até então desfrutados. A alma se volta para Deus quando todas as outras esperanças fracassam e encontra consolo na crença de que ele pode e nos ajudará.

Pois eu ainda o louvarei – Margem, agradeça. A idéia é que ele ainda teria ocasião de agradecer sua interposição misericordiosa. Isso implica uma forte garantia de que esses problemas nem sempre durariam.

Pela ajuda de seu semblante – literalmente, “as salvações de seu rosto” ou sua presença. A palavra original apresentada ajuda está no número plural, significando salvação; e a idéia no uso do plural é que sua libertação seria completa ou completa – como se fosse dupla ou múltipla. O significado da frase “ajuda de seu semblante” ou “rosto” é que Deus olharia favorável ou benignamente para ele. O favor é expresso nas Escrituras levantando a luz do semblante sobre um. Veja as notas no Salmo 4: 6 ; compare o Salmo 11: 7 ; Salmo 21: 6 ; Salmo 44: 3 ; Salmo 89:15 . Isso fecha a primeira parte do salmo, expressando a crença confiante do salmista de que Deus ainda iria interpor e que seus problemas teriam um fim; repor toda a confiança em Deus como o único fundamento da esperança; e expressar o sentimento de que, quando essa confiança existe, a alma não deve ser abatida ou abatida.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 42: 5 . Por que você é expulso, etc. – Bishop Hare, Sr. Mudge, etc. & c. concordam em ler este período da mesma maneira que os últimos períodos deste e do próximo Salmo são lidos.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 42: 5 . Por que estás abatido, ó minha alma – Com excessiva tristeza e desespero. Por que você está inquieto dentro de mim? Existe alguma causa para que a ansiedade da mente te coloque em um estado de tal perturbação, como se todas as esperanças dessa felicidade fossem perdidas para sempre? Espero que você esteja em Deus – confie nele e espere pacientemente nele. Pois ainda o louvarei – Chegará o tempo em que irei novamente à sua casa e louvarei a ele por seu favor a mim. Pela ajuda de seu semblante – hebraico, pela salvação de seu rosto, pelos apoios, libertações e confortos que, duvido que não, desfrutarei por muito tempo, tanto em sua presença como no seu santuário, aos quais ele me restaurará. , e de sua presença e da luz de seu semblante, que ele graciosamente me proporcionará.

Comentário de E.W. Bullinger

Por quê . . . ? Figura do discurso Cycloides. A pergunta repetida nos Salmos 42:11 e Salmos 43: 5 . Veja a estrutura acima.

E porque . . . ? Este segundo “porquê” está no texto de alguns códigos, com Septuaginta, Siríaca e Vulgata, como nos Salmos 42:11 e Salmos 43: 5 .

Socorro. Hebraico, salvação plural. Plural de majestade = grande ajuda ou grande salvação.

Dele. O texto hebraico diz “meu” , para que, onde eu for, eu seja entregue.

semblante. Figura de discurso Synecdoche (de parte), posta para a pessoa inteira.

Comentário de Adam Clarke

Por que estás abatido, ó minha alma? – Por pior que seja o tempo, desolada como Jerusalém é, insultando como são nossos inimigos, sem esperança, à vista do homem, nossa condição pode ser, mas não há espaço para o desespero. Todas as coisas são possíveis para Deus. Temos uma promessa de restauração; ele é tão bom quanto poderoso; esperança, portanto, nele.

Eu ainda o louvarei – Pela minha restauração deste cativeiro. Ele é a saúde da minha alma. Terei a luz e a ajuda de seu semblante, sua aprovação e uma libertação gloriosa realizada por sua mão direita.

Comentário de John Calvin

5 Ó minha alma! por que você é derrubado? A partir disso, parece que Davi lutou fortemente contra sua tristeza, para que ele não cedesse à tentação: mas o que devemos observar principalmente é que ele havia experimentado uma disputa forte e amarga antes de obter a vitória sobre ela; ou melhor, podemos dizer que ele não foi libertado após um ataque alarmante, mas muitas vezes foi chamado a entrar em novas cenas de conflito. Não é necessário excitar nossa admiração por ele estar tão inquieto e abatido, já que não podia discernir nenhum sinal do favor divino em relação a ele. Mas aqui David se representa como se ele tivesse formado dois partidos opostos. Na medida em que, no exercício da fé, ele confiava nas promessas de Deus, armado com o Espírito de fortaleza invencível, ele se colocou, em oposição às afeições de sua carne, para restringi-las e subjugá-las; e, ao mesmo tempo, repreendeu sua própria covardia e imbecilidade de coração. Além disso, embora ele tenha travado uma guerra contra o diabo e o mundo, ele ainda não entra em conflito aberto e direto com eles, mas se considera o inimigo contra quem ele deseja principalmente lutar. E, sem dúvida, a melhor maneira de vencer Satanás é não sair de nós mesmos, mas manter um conflito interno contra os desejos de nossos próprios corações. No entanto, deve-se observar que Davi confessa que sua alma foi lançada dentro dele: pois quando nossas enfermidades se elevam em grande quantidade e, como as ondas do mar, estão prontas para nos subjugar, nossa fé parece fracassamos e, em conseqüência, somos tão vencidos pelo mero medo, que sentimos falta de coragem e temos medo de entrar no conflito. Sempre que, portanto, um estado de indiferença e de coração fraco tomar conta de nós, lembre-se de que governar e subjugar os desejos de seus corações, e especialmente combater os sentimentos de desconfiança que são naturais para todos, é um conflito ao qual os piedosos não são chamados com pouca frequência. Mas aqui existem dois males especificados, os quais, por mais aparentemente diferentes, assaltam nossos corações ao mesmo tempo; uma é o desânimo e a outra inquietação Quando estamos bastante abatidos, não estamos livres de um sentimento de inquietação, que nos leva a murmurar e reclamar. O remédio para os dois é aqui acrescentado: a esperança em Deus, que por si só inspira nossas mentes, em primeiro lugar, com confiança no meio dos maiores problemas; e, em segundo lugar, pelo exercício da paciência, os preserva em paz. No que se segue, Davi expressa muito bem o poder e a natureza da esperança por essas palavras: eu ainda o louvarei; pois isso tem o efeito de elevar nossos pensamentos à contemplação da graça de Deus, quando ela está oculta à nossa vista. Ainda pelo prazo , ele confessa que, por enquanto, e no que diz respeito aos louvores a Deus, sua boca é interrompida, pois ele é oprimido e calado por todos os lados. Isso, no entanto, não o impede de estender sua esperança a algum período distante futuro; e, para escapar de sua tristeza atual e, por assim dizer, ultrapassar seu alcance, ele promete a si mesmo o que ainda não havia aparência de obter. Tampouco é uma expectativa imaginária produzida por uma mente fantasiosa; mas, confiando nas promessas de Deus, ele não apenas se encoraja a nutrir a boa esperança, mas também promete a si mesmo certa libertação. Só podemos ser testemunhas competentes de nossos irmãos da graça de Deus quando, em primeiro lugar, prestamos testemunho disso em nossos próprios corações. O que se segue, As ajudas de seu semblante, podem ser expostas de maneira diferente. Os comentaristas, para a maior parte das obras de arte, fornecem a palavra para: de modo que, de acordo com essa visão, Davi aqui expresse a questão ou a causa do agradecimento – que ele ainda louvaria ou agradeceria a Deus pela ajuda de seu semblante. Admitem. Ao mesmo tempo, o sentido não será inapropriado se lermos os termos separadamente, assim: ajuda ou salvação são do semblante de Deus; pois assim que fica satisfeito em contemplar seu povo, ele os coloca em segurança. O semblante de Deus é tomado para a manifestação de seu favor. Seu semblante parece sereno e gracioso para nós; ao contrário, a adversidade, como as nuvens intermediárias, escurece ou obscurece seu aspecto benigno.

Comentário de John Wesley

Por que estás abatido, ó minha alma? e por que estás inquieto em mim? espera em Deus; porque eu ainda o louvarei pela ajuda de seu semblante.

Para – Heb. pelas salvações de seu rosto, pelos apoios, libertações e confortos que não duvido que desfrutarei tanto em sua presença e santuário, como em sua presença e na luz de seu semblante.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *