Estudo de 2 Coríntios 1:6 – Comentado e Explicado

Se, pois, somos atribulados, é para vossa consolação e salvação. Se somos consolados, é para vossa consolação, a qual se efetua em vós pela paciência em tolerar os sofrimentos que nós mesmos suportamos.
2 Coríntios 1:6

Comentário de Albert Barnes

E se somos aflitos – Se somos aflitos; ou, nossa aflição é para esse fim. Este versículo é projetado para mostrar uma das razões dos sofrimentos que os apóstolos haviam sofrido; e é um exemplo feliz da habilidade de Paulo em suas epístolas. Ele mostra que todas as suas provações eram para o bem-estar delas e se beneficiariam. Ele sofreu para que eles pudessem ser consolados; ele foi afligido por sua vantagem. Essa garantia tenderia a conciliar o favor deles e a fortalecer o afeto por ele, pois mostraria a eles que ele estava desinteressado. Estamos sob as mais profundas obrigações de gratidão a quem sofre por nós; e não há nada que nos ligue com mais ternura a ninguém do que o fato de ele ter sido submetido a grande calamidade e provação por nossa conta. Esta é uma das razões pelas quais o cristão sente tão ternamente sua obrigação para com o Senhor Jesus Cristo.

É para seu consolo e salvação – Será útil para seu consolo; ou é suportado para garantir seu conforto e promover sua salvação. Paulo havia sofrido em Éfeso, e é a isso que ele aqui se refere particularmente. Ele não quer dizer que seus sofrimentos foram particularmente para o conforto dos coríntios; mas que eles haviam sido tolerados com o propósito geral de promover a salvação de pessoas e que, juntamente com outros, colheriam o benefício de suas provações. Ele os suportou, a fim de espalhar a verdadeira religião, e eles seriam beneficiados por isso, e por seus lados, ele seria mais capaz em suas provações de administrar a eles os verdadeiros consolos do evangelho em seus sofrimentos; e o exemplo dele, a experiência e o conselho os capacitariam a suportar suas próprias provações de maneira adequada.

O que é eficaz … – Margem, “forjada”. A palavra grega ??e????µ???? energoumenesdota aqui “eficaz, operando, produzindo”; e a frase denota que sua salvação seria efetuada, elaborada ou assegurada pela paciência de tais sofrimentos. Esses sofrimentos foram necessários; e uma perseverança paciente deles tenderia a promover sua salvação. A doutrina de que a resistência paciente da aflição tende a promover a salvação é ensinada em toda parte na Bíblia; veja as notas em Romanos 5: 3-5 .

Na perseverança – Pela sua perseverança; ou pela sua paciência em tais sofrimentos. Você é chamado a suportar o mesmo tipo de sofrimento; e a paciência em tais provações tenderá a promover sua salvação.

Ou se estamos consolados … – Um dos objetivos de nosso consolo é que possamos ser capazes de lhe dar consolo em tempos de provações e calamidades semelhantes; ver 2 Coríntios 1: 4 . O sentimento de toda a passagem é que seu bem-estar eterno seria promovido pelo exemplo dos apóstolos em suas provações e pelas consolações que eles seriam capazes de transmitir como resultado de suas aflições.

Comentário de E.W. Bullinger

se = se. Grego. apite, App-118.

aflito . Grego. thliho. Ocorre aqui, 2 Coríntios 4: 8 ; 2 Coríntios 7: 5 , Mateus 7:14 . Marcos 3: 9 . 1 Tessalonicenses 3: 4 . 2 Tessalonicenses 1: 6 , 2 Tessalonicenses 1: 7 ; 1 Timóteo 5:10 . Hebreus 11:37 . Compare “tribulação” , acima.

para . Huper grego . App-104.

é eficaz = funciona, ver Romanos 7: 5 .

duradouro. Grego. hupomone. Geralmente trans). “paciência” .

Comentário de John Calvin

6. Se estamos aflitos. Desde a circunstância de que antes da cláusula nossa esperança de você é firme, é introduzida a partícula de conexão e, Erasmus concebeu a idéia, de que alguma palavra deve ser entendida como correspondente a essas palavras – para seu consolo e salvação – desta maneira, se estamos aflitos, é para seu consolo. Penso, no entanto, mais provável, que a partícula de conexão e seja usada aqui como significado: assim também, ou em ambos os casos. Ele já havia declarado que recebeu consolo para poder comunicá-lo a outras pessoas. Agora ele dá um passo adiante e diz que tem uma esperança constante de que eles serão participantes do consolo. Além disso, alguns dos manuscritos gregos mais antigos introduzem imediatamente após a primeira cláusula essa declaração – e nossa esperança de você é firme. . (227) Esta leitura elimina toda a ambiguidade. Pois quando é introduzida no meio, devemos necessariamente fazer referência à segunda cláusula, igualmente à primeira. Ao mesmo tempo, se alguém quiser ter uma frase completa em cada cláusula, fornecendo algum verbo, não haverá grande dano nisso e não haverá grande diferença quanto ao significado. Pois se você o lê como uma declaração contínua, deve, ao mesmo tempo, explicar as diferentes partes dessa maneira – que o apóstolo está aflito e é revigorado com consolo pela vantagem dos coríntios; e que ele nutre, portanto, a esperança (228) de que eles serão finalmente participantes do mesmo consolo, com o que está reservado para si. Pela minha parte, adotei o caminho que julguei o mais adequado.

É, no entanto, de observar, que a palavra afligida aqui se refere não apenas à miséria externa, mas também à da mente, de modo a corresponder ao termo oposto consolado. ( pa?a?a?e?s?a? ) Assim, o significado é que a mente da pessoa é pressionada com ansiedade por um sentimento de miséria. (229) O que representamos consolo está no grego pa?????s?? , – um termo que significa também exortação. Se, no entanto, você entender esse tipo de consolo, pelo qual a mente de uma pessoa é aliviada pela tristeza e se eleva acima dela, estará em posse do significado de Paulo. Por exemplo, o próprio Paulo quase cairia morto sob a pressão de tantas aflições, se Deus não o tivesse encorajado, levantando-o por meio de seu consolo. Assim, também, os coríntios obtêm força e fortaleza de espírito de seus sofrimentos, (230) enquanto se consolam com seu exemplo. Vamos agora resumir toda a questão brevemente. Como ele viu que suas aflições foram feitas por alguns em uma ocasião de desprezá-lo, com o objetivo de chamar de volta os coríntios de um erro dessa natureza, (231) ele mostra em primeiro lugar que ele deveria estar em alta estima entre eles, em consideração à vantagem redundante para si mesmos; depois, associa-os a si mesmo, para que considerem suas aflições como sendo suas. “Se eu sofro aflições ou sinto consolo, é tudo para seu benefício, e eu tenho uma esperança garantida de que você continuará desfrutando dessa vantagem.” (232)

Pois tais eram as aflições de Paulo, e também suas consolações, de que elas teriam contribuído para a edificação dos coríntios, se os coríntios por sua própria vontade não tivessem se privado da vantagem que daí resultava. Ele, portanto, declara que sua confiança nos coríntios é tal, que ele nutre a esperança garantida de que não será inútil, que ele foi afligido e recebeu consolo por sua vantagem. Os falsos apóstolos fizeram todos os esforços para se voltar para a reprovação de Paulo em tudo o que lhe acontecia. Se tivessem conseguido o seu desejo, as aflições que ele suportou pela salvação foram vãs e infrutíferas; eles não tirariam vantagem dos consolos com os quais o Senhor o refrescou. Para artifícios dessa natureza, ele se opõe à sua confiança atual. Suas aflições tendiam a promover o conforto dos crentes, fornecendo-lhes ocasião de confirmação, ao perceberem que ele sofria de bom grado, e suportaram com coragem tantas dificuldades por causa do evangelho. Pois, no entanto, podemos reconhecer que as aflições devem ser suportadas por nós pelo bem do evangelho, no entanto, trememos através da consciência de nossa fraqueza e pensamos que não estamos preparados para isso. (233) Nesse caso, devemos lembrar os exemplos dos santos, que devem nos tornar mais corajosos.

Por outro lado, seu consolo pessoal fluiu para toda a Igreja, na medida em que eles concluíram (234) que Deus que o havia sustentado e revigorado em sua emergência, da mesma maneira, não estaria querendo para eles. Assim, o bem-estar deles foi promovido de ambos os modos, e é isso que ele introduz como parênteses, quando ele diz – o que se torna efetivo na resistência, etc. Pois ele desejava acrescentar esta cláusula, a título de explicação, para que eles não pensassem que não tinham nada a ver com as aflições que somente ele suportou. Erasmus leva o particípio ???µ???? em um sentido ativo (235), mas uma significação passiva é mais adequada (236), como Paulo planejou simplesmente explicar em que sentido tudo o que lhe sucedia era para a salvação deles . Ele diz, portanto, que sofre, de fato, sozinho, mas que seus sofrimentos são úteis para promover sua salvação – não como se fossem expiações ou sacrifícios pelos pecados, mas como edificá-los, confirmando-os. Por isso, ele conjuga consolo e salvação, com o objetivo de apontar a maneira pela qual sua salvação deveria ser realizada.

Comentário de Adam Clarke

E se somos atribulados – Veja em 2 Coríntios 1: 4 ; (Nota).

O que é eficaz – há uma variação estranha e incomum no MSS. e versões nesta passagem. Talvez o todo deva ser lido da seguinte maneira: Pois se formos afligidos, é para seu encorajamento e salvação; e se formos consolados, é também por seu encorajamento, que se exerceu ao suportar os mesmos sofrimentos que também sofremos.

Essa transposição das cláusulas do meio e da última é autorizada pelos melhores MSS. e versões. O significado parece ser o seguinte: Enquanto você permanece fiel a Deus, nenhum sofrimento pode ser prejudicial para você; pelo contrário, será vantajoso; Deus tendo o seu conforto e salvação continuamente em vista, por todas as dispensações de Sua providência: e enquanto você persevera pacientemente, sua salvação é avançada; sofrimentos e consolações se tornam meios energéticos para realizar o grande desígnio, pois todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus. Veja as variações em Griesbach.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 1: 6 . Qual é eficaz ou efetuado. Em vez de salvação, Locke lê alívio; como aqui significa apenas (diz ele) libertação de sua tristeza atual.

Comentário de Scofield

salvação

(Veja Scofield “ Romanos 1:16 “) .

Comentário de John Wesley

E se somos aflitos, é para o vosso consolo e salvação, que é eficaz para suportar os mesmos sofrimentos que também sofremos: ou se somos consolados, é para o vosso consolo e salvação.

E se estamos aflitos, é para seu conforto e salvação – Para seu conforto atual, sua salvação presente e futura.

Ou se estamos consolados, é para seu conforto – Que possamos ser os mais capazes de confortá-lo.

O que é eficaz no paciente que sofre os mesmos sofrimentos que nós também sofremos – Pela eficácia da qual você pacientemente sofre o mesmo tipo de sofrimento conosco.

Referências Cruzadas

Atos dos Apóstolos 21:5 – Mas quando terminou o nosso tempo ali, partimos e continuamos nossa viagem. Todos os discípulos, com suas mulheres e filhos, nos acompanharam até fora da cidade, e ali na praia nos ajoelhamos e oramos.

Romanos 5:3 – Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança;

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

1 Coríntios 3:21 – Portanto, ninguém se glorie em homens; porque todas as coisas são de vocês,

2 Coríntios 1:4 – que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações.

2 Coríntios 4:15 – Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus.

2 Coríntios 4:17 – pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.

2 Coríntios 5:5 – Foi Deus que nos preparou para esse propósito, dando-nos o Espírito como garantia do que está por vir.

Filipenses 1:19 – pois sei que o que me aconteceu resultará em minha libertação, graças às orações de vocês e ao auxílio do Espírito de Jesus Cristo.

2 Timóteo 2:10 – Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.

Hebreus 12:10 – Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *