Estudo de 2 Coríntios 1:4 – Comentado e Explicado

que nos conforta em todas as nossas tribulações, para que, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus, possamos consolar os que estão em qualquer angústia!
2 Coríntios 1:4

Comentário de Albert Barnes

Quem nos consola – Paulo aqui sem dúvida se refere primariamente a si e a seus companheiros apóstolos como tendo sido cheios de consolo em suas provações; ao apoio que as promessas de Deus deram; às influências do Espírito Santo, o Consolador; e às esperanças da vida eterna através do evangelho do Redentor.

Para que possamos consolar … – Paulo não diz que esse era o único desígnio que Deus teve em consolá-los, para que pudessem dar consolo a outros; mas ele diz que esse é um objetivo importante e principal. É um objetivo que ele procura, que seu povo em suas aflições seja apoiado e consolado; e para esse fim, ele enche os corações de seus ministros de consolo; dá a eles experiência pessoal do poder de sustentação da graco em suas provações; e capacita-os a falar sobre o que sentiram em relação às consolações do evangelho do Senhor Jesus.

Pelo conforto … – pelos mesmos tópicos de consolo; pelas mesmas fontes de alegria que nos sustentaram. Eles teriam experiência; e, com essa experiência, eles seriam capazes de ministrar consolo àqueles que eram de alguma maneira aflitos. É somente por experiência pessoal que somos capazes de dar consolo aos outros. Paulo se refere aqui, sem dúvida, aos consolos produzidos pela evidência do perdão do pecado, da aceitação de Deus e da esperança da vida eterna. Essas consolações abundavam nele e em seus companheiros apóstolos ricamente; e, sustentado por eles, ele também pôde dar consolação semelhante a outros que estavam em circunstâncias semelhantes de julgamento.

Comentário de E.W. Bullinger

conforta . Grego. parokaleo. App-134. Ocorre dezoito vezes nesta epístola.

in = upon. Grego. epi. App-104.

tribulação . Thilpsis grego . Veja Atos 7:10 .

para que possamos ser = até (grego. eis . App-104.) nosso ser.

any = every.

problemas . O mesmo que “tribulação” .

de = por. Grego. hupo. App-104.

Comentário de John Calvin

4. Para que possamos consolar Não há dúvida de que, como ele já havia eliminado suas aflições de censuras e relatos desfavoráveis, agora ele instrui os coríntios de que ter saído vitorioso pelo consolo celestial era para em benefício deles, e com vistas a sua vantagem, para que se suscitem à comunhão no sofrimento, em vez de desprezarem altivamente seus conflitos. Como, no entanto, o apóstolo viveu não para si mesmo, mas para a Igreja, assim ele calculou que tudo o que favorece Deus lhe conferia, não era dado apenas por si próprio (221), mas para que ele pudesse ter mais em seu poder. por ajudar os outros. E, inquestionavelmente, quando o Senhor nos confere algum favor, ele de certa maneira nos convida pelo seu exemplo a sermos generosos com nossos vizinhos. As riquezas do Espírito, portanto, não devem ser guardadas por nós para nós mesmos, mas cada um deve comunicar aos outros o que recebeu. É verdade que isso deve ser considerado aplicável principalmente aos ministros da Palavra. (222) É, no entanto, comum a todos, de acordo com a medida de cada um. Assim, aqui Paulo reconhece que ele havia sido sustentado pelo consolo de Deus, para poder consolar a outros

Comentário de Adam Clarke

Quem nos consola – Quem se mostra o Deus de terna misericórdia, condescendente em nos notar, que nunca mereceu algo de bom em suas mãos; e também o Deus de todo consolo, confortando-nos em todas as nossas tribulações – nunca deixando-nos presas de ansiedade, cuidados, perseguição ou tentação; mas, pelo conforto de seu Espírito, nos sustentando em, por e acima de todas as nossas provações e dificuldades.

Para que possamos consolá-los – Mesmo os confortos espirituais não nos são dados apenas para nosso uso; eles, como todos os dons de Deus, recebem para que possam ser distribuídos ou se tornar instrumentos de ajuda a outros. As provações e confortos de um ministro são permitidos e enviados para o benefício da Igreja. Que miserável pregador ele deve ser, que tem toda a sua divindade por estudo e aprendizado, e nada por experiência! Se sua alma não passou por todo o trabalho de regeneração, se seu coração não sentiu o amor de Deus derramado nela pelo Espírito Santo, ele não pode instruir os ignorantes nem confortar os angustiados. Ver 2 Coríntios 1: 6 .

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 1: 4 . Quem nos conforta É certo que a menção dessas experiências deve ter tido uma tendência poderosa de conciliar a consideração dos coríntios com São Paulo; e tal introdução à sua epístola como todo isso diante de nós não podia deixar de incliná-los fortemente a seu favor. Alguns pensam que a última cláusula deste versículo se refere claramente ao conforto que o arrependimento da pessoa incestuosa deu a São Paulo, após a aflição que ele havia sofrido por causa dele. Veja cap. 2 Coríntios 7: 7 . Mas parece mais natural entendê-lo daquele consolo geral decorrente do perdão do pecado e do interesse em Deus; que suas aflições devem cooperar em seu proveito; e que uma coroa de glória, aumentada por essas provações, fecharia a cena. Ele freqüentemente insiste nesses tópicos em suas epístolas; e ninguém certamente pode ser mais importante e agradável.

Comentário de Scofield

conforta

encorajar; e também onde “conforto” etc. ocorre nos versículos seguintes.

Comentário de John Wesley

Quem nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos confortar os que estão em dificuldade, pelo conforto com o qual nós mesmos somos consolados por Deus.

Quem nos consola em todas as nossas aflições, para que possamos consolar aqueles que estão em qualquer aflição – Aquele que experimentou um tipo de aflição, é capaz de consolar os outros nessa aflição. Aquele que experimentou todo tipo de aflição é capaz de confortá-los em todos.

Referências Cruzadas

Salmos 32:5 – Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: “Confessarei as minhas transgressões ao Senhor”, e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pausa

Salmos 32:7 – Tu és o meu abrigo; tu me preservarás das angústias e me cercarás de canções de livramento. Pausa

Salmos 34:2 – Minha alma se gloriará no Senhor; ouçam os oprimidos e se alegrem.

Salmos 66:16 – Venham e ouçam, todos vocês que temem a Deus; vou contar-lhes o que ele fez por mim.

Salmos 86:17 – Dá-me um sinal da tua bondade, para que os meus inimigos vejam e sejam humilhados, pois tu, Senhor, me ajudaste e me consolaste.

Isaías 12:1 – Naquele dia você dirá: “Eu te louvarei, Senhor! Pois estavas irado contra mim, mas a tua ira desviou-se, e tu me consolaste.

Isaías 40:1 – Consolem, consolem o meu povo, diz o Deus de vocês.

Isaías 49:10 – Não terão fome nem sede, o calor do deserto e o sol os atingirá. Aquele que tem compaixão deles os guiará e os conduzirá para as fontes de água.

Isaías 51:3 – Com certeza o Senhor consolará Sião e olhará com compaixão para todas as ruínas dela; ele tornará seus desertos como o Éden, seus ermos, como o jardim do Senhor. Alegria e contentamento serão achados nela, ações de graças e o som de canções.

Isaías 51:12 – “Eu, eu mesmo, sou quem a consola. Quem é você para que tema homens mortais, os filhos de homens, que não passam de relva,

Isaías 52:9 – Cantem juntamente de alegria, vocês, ruínas de Jerusalém, pois o Senhor consolou o seu povo, ele resgatou Jerusalém.

Isaías 66:12 – Pois assim diz o Senhor: “Estenderei para ela a paz como um rio e a riqueza das nações como uma corrente avassaladora; vocês serão amamentados nos braços dela e acalentados em seus joelhos.

Isaías 66:14 – Quando vocês virem isso, o seu coração se regozijará, e vocês florescerão como a relva; a mão do Senhor estará com os seus servos, mas a sua ira será contra os seus adversários.

João 14:16 – E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,

João 14:18 – Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.

João 14:26 – Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.

2 Coríntios 1:5 – Pois assim como os sofrimentos de Cristo transbordam sobre nós, também por meio de Cristo transborda a nossa consolação.

2 Coríntios 7:6 – Deus, porém, que consola os abatidos, consolou-nos com a chegada de Tito,

Filipenses 1:14 – E a maioria dos irmãos, motivados no Senhor pela minha prisão, estão anunciando a palavra com maior determinação e destemor.

1 Tessalonicenses 4:18 – Consolem-se uns aos outros com estas palavras.

1 Tessalonicenses 5:11 – Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo.

2 Tessalonicenses 2:16 – Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça,

Hebreus 12:12 – Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *