Estudo de Isaías 12:1 – Comentado e Explicado

E dirás naquele tempo: Eu vos rendo graças, Senhor, porque vos irritastes; vossa cólera se aplacou e vós me consolastes.
Isaías 12:1

Comentário de Albert Barnes

E naquele dia – O dia mencionado no capítulo anterior, o tempo do Messias, quando os efeitos de seu reinado serão vistos em toda parte. O dever de louvor, no entanto, é expresso em uma linguagem que o torne aplicável ao evento previsto na parte anterior da profecia Isaías 10: 6 e segs.) Se é para ser aplicado ao tempo do Messias, então é a linguagem que todo pecador redimido pode usar, que Deus se zangou com ele, mas que sua ira se foi. Conforme aplicável aos remidos, é um reconhecimento que todos sentem, que não têm direito à sua misericórdia e que serve de base para louvor incessante de que sua ira é rejeitada pelo plano de salvação.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 12: 1-2 . E etc. – “Isaías conclui esta mais nobre profecia com uma doxologia da boca daqueles que devem compartilhar as bênçãos da grande redenção antes especificada. Essa doxologia é dupla: na primeira parte, os remidos, em seus próprios nomes e pessoas, louvam a Deus pelos benefícios da salvação e consolo por meio de Cristo, conferidos a eles. Na segunda parte, eles exortam e incentivam-se mutuamente e a outros, a louvar e celebrar seu Deus e Redentor. ” Dodd. Naquele dia – Quando esta grande obra de redução de Israel e conversão dos gentios, prometida no capítulo anterior, for cumprida: quando o reino do Messias for estabelecido no mundo, apesar de toda a oposição da terra e inferno; dirás – Tu igreja de Deus, composta de judeus e gentios, unidos em um corpo, dirás, como um homem, com uma mente e uma boca; e todo membro específico da comunidade deve dizer; isto é, terá motivo para dizer, e um coração para dizer: Ó Senhor, eu te louvarei – “Eu te louvarei , ó Jeová;” então Bispo Lowth. Pois embora você tenha se zangado comigo – Nomeadamente, enquanto eu estava em meu estado não iluminado e não convertido de ignorância pagã ou de incredulidade judaica; meu estado de pecado e culpa, de depravação e alienação de ti; tua ira se desvia – Em conseqüência de minha conversão a ti pelo verdadeiro arrependimento, fé não fingida e nova obediência; e tu me consolas – por sinais evidentes da tua presença, comunicações da tua graça e perspectivas da tua glória. Eis que Deus é a minha salvação – O autor, doador e fonte da minha salvação; que, em todos os seus ramos e graus, foi efetuado, não pelo poder do homem, mas pela misericórdia e graça de Deus. Ele, portanto, terá a glória da salvação que já foi realizada para mim, e dele somente esperarei a salvação de que mais preciso. E por isso, vou confiar – em seu poder, amor e fidelidade; e não tenha medo – para que ele não engane minha confiança ou desaponte minhas expectativas; para que ele não seja capaz ou não queira me salvar no futuro, como ele me salvou no passado. Pois não um ídolo morto, ou uma mera criatura, feita pelo homem ou por Deus. mas o Senhor Jeová – hebraico, Jah Jeová (a palavra anterior é uma contração da última, e ambas significam sua auto-existência, sua eternidade e imutabilidade) – é minha força e minha canção – Ele, que é o vivo e Deus verdadeiro, e que tem todas as perfeições possíveis em si mesmo; ele, que é infinito e eterno, assumiu minha causa e me dá apoio na fraqueza e conforto na angústia; ele me permite resistir aos meus inimigos e me alegrar e me gloriar nele, sendo, como sei por experiência, já se tornar minha salvação.

Comentário de Adam Clarke

Embora você estivesse zangado “Pois apesar de estar zangado” – A frase hebraica, à qual a Septuaginta e a Vulgata aderiram muito de perto, é exatamente a mesma de São Paulo, Romanos 6:17 ; : “Mas graças a Deus, que sois escravos do pecado; mas obedecestes de coração;” isto é, “que, embora, ou embora, fôssemos escravos do pecado, ainda assim agora obedeçamos de coração à doutrina sobre o modelo em que fomos formados”.

Comentário de John Calvin

1. E dirás naquele dia. Isaías agora exorta todos os santos a ações de graças. No entanto, a exortação também tem esse objetivo, que a promessa possa ser mais plenamente acreditada; pois ele sela com essa exortação, para que eles possam estar convencidos de que isso é certo, e talvez não pensem que estão iludidos por uma esperança infundada, quando uma forma de ação de graças é dada agora e, por assim dizer, colocada em sua boca; e isso não teria sido o caso, se não houvesse motivos justos e sólidos. Ao mesmo tempo, ele aponta o propósito que o Senhor tem em vista ao fazer o bem em sua Igreja. É que a lembrança de seu nome pode ser exaltada; não que ele precise do nosso louvor, mas é proveitoso para nós mesmos. Também devemos considerar a honra que ele nos concede, quando ele condescende em fazer uso de nossos serviços para exaltar e espalhar a glória de seu nome, embora sejamos totalmente inúteis e sem valor.

Dirás. Ele se dirige a todo o povo como se estivesse se dirigindo a um homem, porque era seu dever estar tão unido como um. Também somos ensinados pelo mesmo exemplo de que devemos nos unir, para que haja uma alma e uma boca ( Romanos 15: 6 ), se desejamos que nossas orações e agradecimentos sejam aceitos por Deus.

Embora você estivesse com raiva de mim. O pensamento principal dessa música é que Deus, apesar de estar justamente ofendido com seu povo, ainda assim estava satisfeito em infligir um castigo moderado e mostrou que estava disposto a ser pacificado. A partícula ( ? ( ki ) sendo algumas vezes expressiva de uma causa, alguns a declaram , eu te louvarei, ó Senhor, porque, estando zangado comigo, ainda assim você é imediatamente reconciliado ; mas, como algumas vezes significa, (193) adotei a tradução que considerava concordar melhor com essa passagem.

Os crentes, portanto, primeiro reconhecem sua culpa e depois atribuem à misericórdia de Deus que eles foram libertados de suas angústias. Com as palavras no tempo futuro, a seguinte interpretação também pode ser adotada: – “O castigo temporal não impedirá que você tenha longamente compaixão de mim e me dê terreno de alegria e conforto”. Qualquer que seja o ponto de vista dessas opiniões, esse sentimento deve ser cuidadosamente observado; pois assim que uma convicção da ira de Deus toma conta de nossas mentes, ela nos leva ao desespero e, se não formos contra-atacados sazonalmente, rapidamente nos dominará. Satanás também nos tenta por todos os métodos e emprega todo expediente para nos levar ao desespero. Devemos, portanto, ser fortalecidos por essa doutrina, para que, embora sintamos a ira do Senhor, possamos saber que ela é de curta duração ( Salmos 30: 5 ) e que seremos consolados assim que ele nos castigou.

Quando nos livramos das angústias, lembremos que nossa punição terminou, não porque pagamos à justiça de Deus o que tínhamos merecido, mas porque, por seu amor paternal, ele poupa nossas fraquezas. Essa confissão pertence apropriadamente aos piedosos e eleitos; pois, embora os castigos dos piedosos e ímpios pareçam os mesmos, as razões deles são extremamente diferentes. A ira do Senhor contra os ímpios é perpétua, e os castigos infligidos a eles são precursores da destruição eterna: nenhum alívio ou consolo lhes é prometido. Mas os piedosos sentem que a ira de Deus é de curta duração e encorajam seus corações pela esperança e confiança; pois eles sabem que Deus será misericordioso com eles, uma vez que ele declarou que castiga seus pecados por nenhuma outra razão senão treiná-los para o arrependimento, para que não pereçam junto com o mundo . ( 1 Coríntios 11:32 .)

FT185 Ele também se tornou minha salvação . – Eng. Ver.

Na margem ele acrescenta, “ou, da salvação . ”

FT187 Invoque seu nome , (ou, Proclame seu nome .) – Port.

Declarar seus feitos entre o povo . – Eng. Ver.

Comentário de John Wesley

E naquele dia dirás: Ó SENHOR, eu te louvarei; apesar de estares zangado comigo, a tua ira se desvia, e tu me consolas.

Naquele dia – Quando esta grande obra da redução de Israel e conversão dos gentios é cumprida.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *