Estudo de 2 Coríntios 1:5 – Comentado e Explicado

Com efeito, à medida que em nós crescem os sofrimentos de Cristo, crescem também por Cristo as nossas consolações.
2 Coríntios 1:5

Comentário de Albert Barnes

Pois como os sofrimentos de Cristo abundam em nós – Como somos chamados a experimentar os mesmos sofrimentos que Cristo sofreu; como somos chamados a sofrer em sua causa e na promoção do mesmo objeto. Os sofrimentos que eles sofreram estavam na causa de Cristo e seu evangelho; foram perseverados ao tentar avançar o mesmo objetivo que Cristo procurava promover; e eram substancialmente da mesma natureza. Eles surgiram da oposição, desprezo, perseguição, provação e desejo, e eram os mesmos que o próprio Senhor Jesus foi submetido durante toda a sua vida pública; compare Colossenses 1:24 . Assim, Pedro diz 1 Pedro 4:13 dos cristãos que eles eram “participantes dos sofrimentos de Cristo”.

Portanto, nosso consolo também é abundante em Cristo – por meio de Cristo, ou através de Cristo, o consolo é abundantemente transmitido a nós. Paulo considerava o Senhor Jesus a fonte de consolo e sentia que o conforto que ele transmitia, ou que era transmitido por ele, era mais do que suficiente para desequilibrar todas as provações que ele sofreu nessa causa. Os confortos que ele derivou de Cristo foram aqueles que, sem dúvida, surgiram de sua presença, sua graça de apoio, de seu amor derramado no coração; do sucesso que ele deu ao seu evangelho e da esperança de recompensa que o Redentor lhe dava como resultado de todos os seus sofrimentos. E pode ser observado como uma verdade universal que, se sofrermos na causa de Cristo, se formos perseguidos, oprimidos e caluniados por causa dele, ele cuidará para que os corações sejam cheios de consolo.

Comentário de E.W. Bullinger

sofrimentos . Grego. pathetna. Veja Romanos 8:18 .

Cristo = o Cristo. App-98.

in = para. Grego. eis, como em 2 Coríntios 1: 4 .

consolo = conforto, como 2 Coríntios 1: 3 .

Comentário de John Calvin

5. Porque, como abundam os sofrimentos de CristoEsta afirmação pode ser explicada de duas maneiras – ativa e passivamente. Se você o aceitar ativamente, o significado será o seguinte: “Quanto mais eu sou provado com várias aflições, tanto mais recursos tenho para confortar os outros”. No entanto, estou mais inclinado a considerá-lo passivamente , pois significa que Deus multiplicou seus consolos de acordo com a medida de suas tribulações. Davi também reconhece que tinha sido assim com ele:

Segundo a multidão, diz ele, das minhas ansiedades dentro de mim,
Tuas consolações deliciaram minha alma. ( Salmos 94:19 .)

Nas palavras de Paulo, no entanto, há uma declaração mais completa de doutrina; pelas aflições do piedoso, ele chama os sofrimentos de Cristo, como ele diz em outro lugar,

que ele preenche em seu corpo o que está faltando no
sofrimentos de Cristo. ( Colossenses 1:24 .)

As misérias e vexações, é verdade, da vida atual são comuns tanto aos bons quanto aos maus, mas quando eles acontecem aos ímpios, eles são símbolos da maldição de Deus, porque eles surgem do pecado, e nada aparece neles, exceto o raiva de Deus e participação de Adão, que não podem deixar de deprimir a mente. Mas nesse meio tempo os crentes estão em conformidade com Cristo, e

leva com eles em seu corpo a sua morte, para que a vida de Cristo possa um dia se manifestar neles. ( 2 Coríntios 4:10 .)

Falo das aflições que eles sofrem pelo testemunho de Cristo ( Apocalipse 1: 9 ), pois, embora os castigos do Senhor, com os quais Ele castiga seus pecados, lhes sejam benéficos, eles não são, no entanto, participantes, falando propriamente, dos sofrimentos de Cristo, exceto nos casos em que sofrem por causa dele, como encontramos em 1 Pedro 4:13 . O significado de Paulo é, então, que Deus está sempre presente com ele em suas tribulações, e que sua enfermidade é sustentada pelas consolações de Cristo, de modo a impedir que ele seja dominado por calamidades.

Comentário de Adam Clarke

Os sofrimentos de Cristo – O sofrimento durou a causa de Cristo: como perseguições, dificuldades e privações de diferentes tipos.

Nosso consolo também é abundante – Permanecemos tão firme, e com firmeza e facilidade, na provação mais pesada, quanto na mais leve; porque o consolo sempre foi proporcional ao julgamento e à dificuldade. Por isso, aprendemos que aquele que é sustentado em uma provação leve não precisa temer uma grande; porque, se for fiel, abundará o seu consolo, assim como os seus sofrimentos. Não é tão fácil para um homem levantar peso de cem libras, como é para uma criança levantar algumas onças? A proporção de força destrói a dificuldade comparativa.

Comentário de John Wesley

Pois, como os sofrimentos de Cristo abundam em nós, nossa consolação também é abundante em Cristo.

Pois como os sofrimentos de Cristo abundam em nós – Os sofrimentos sofreram por causa dele.

Assim, nosso conforto também é abundante por meio de Cristo – os sofrimentos foram muitos, o conforto um; e, no entanto, não apenas igual, mas superequilibrando todos eles.

Referências Cruzadas

Lucas 2:25 – Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão, que era justo e piedoso, e que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.

Atos dos Apóstolos 9:4 – Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue? “

1 Coríntios 4:10 – Nós somos loucos por causa de Cristo, mas vocês são sensatos em Cristo! Nós somos fracos, mas vocês são fortes! Vocês são respeitados, mas nós somos desprezados!

2 Coríntios 4:10 – Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo.

2 Coríntios 11:23 – São eles servos de Cristo? — estou fora de mim para falar desta forma — eu ainda mais: trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes.

Filipenses 1:20 – Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida quer pela morte;

Filipenses 2:1 – Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão,

Filipenses 3:10 – Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte

Colossenses 1:24 – Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja.

2 Tessalonicenses 2:16 – Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *