Estudo de Colossenses 1:24 – Comentado e Explicado

Agora me alegro nos sofrimentos suportados por vós. O que falta às tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja.
Colossenses 1:24

Comentário de Albert Barnes

Que agora se alegram com meus sofrimentos por você – por você como parte do mundo gentio. Não era apenas para os colossenses, mas ele se considerava sofrendo por causa de seu trabalho na pregação aos pagãos em geral. Suas provações em Roma haviam acontecido porque ele sustentara que o muro de divisão entre judeus e gentios estava derrubado e que o evangelho deveria ser pregado indiscriminadamente a toda a humanidade; veja isso ilustrado na introdução, seção 5.

E preencha o que está por trás das aflições de Cristo – Aquilo que eu não tenho que enfrentar aos sofrimentos que Cristo sofreu na causa da igreja. O apóstolo parece significar:

(1) que sejam sofridos pela mesma causa pela qual Cristo sofreu;

(2) que ele suportou o mesmo tipo de sofrimento, até certo ponto, em censuras, perseguições e oposição do mundo;

(3) que ele ainda não havia sofrido tanto quanto Cristo nessa causa e, apesar de ter sofrido muito, ainda havia muito que faltava para torná-lo igual a esse respeito ao Salvador; e,

(4) que ele sentia que era um objetivo que se desejava sinceramente ser feito em todos os aspectos, exatamente como Cristo, e que, nas circunstâncias atuais, ele estava rapidamente preenchendo o que estava faltando, para que ele tivesse uma semelhança mais completa para ele.

O que ele diz aqui é baseado no desejo principal de sua alma – o grande princípio de sua vida – de ser como Cristo; iguais em caráter moral, em sofrimento e em destino; veja as notas em Philemon 3:10 . Tendo esse forte desejo, ele foi levado a seguir um curso de vida que o conduziu através de provações fortemente semelhantes às que o próprio Cristo suportou; e, o mais rápido possível, ele estava preenchendo o que agora estava aquém. Ele não quer dizer que houvesse algo que faltasse ou fosse deficiente nos sofrimentos que Cristo suportou ao fazer uma expiação que deveria ser fornecida por seus seguidores, para que seus méritos pudessem ser acrescentados aos dele, a fim de garantir a salvação dos homens, como o Os romanistas parecem supor; mas que ainda faltava muito de sua parte antes que ele fosse inteiramente conformado ao Salvador em seus sofrimentos, e que sua condição atual era tal que rapidamente preenchia isso. Este parece-me ser o significado justo dessas expressões, embora não seja o comumente dado. A interpretação usual é: “aquilo que me resta de aflição deve ser suportado na causa de Cristo”. Mas isso me parece frio e manso, e não é adequado ao gênio de Paulo.

Na minha carne – em sofrimentos corporais.

Pelo bem de seu corpo, que é a igreja – Veja as notas em Efésios 1:23 .

Comentário de E.W. Bullinger

sofrimentos . Compare Romanos 8:18 . 2 Coríntios 1: 5 .

encher . Grego. antanapleroo. Só aqui.

isso , etc. = aquilo que falta. Compare 1 Coríntios 16:11 .

aflições . Veja Atos 7:10 .

Cristo : isto é, as tribulações dos membros do corpo dos quais Ele é a Cabeça.

para . . . amor = porque, como Colossenses 1: 5 ,

Comentário de John Calvin

24. Agora me alegro. Ele já havia reivindicado sua autoridade em razão de seu chamado. Agora, porém, ele prevê que a honra de seu apostolado seja prejudicada pelos laços e perseguições que ele suportou por causa do evangelho. Pois Satanás, perversamente, transforma essas coisas em ocasiões de tornar os servos de Deus mais desprezíveis. Além disso, ele os encoraja pelo seu exemplo a não se deixar intimidar pelas perseguições, e expõe à opinião deles o zelo, para que ele tenha maior peso. (329) Mais ainda, ele prova que não é um compromisso comum com eles, quando declara que, por amor deles, de bom grado, suporta as aflições que suporta. “Mas de onde”, alguém perguntará, “surge essa alegria ?” Por ele ver o fruto que brota dele. “A aflição que eu sofro por sua conta é agradável para mim, porque não a sofro em vão.” (330) Da mesma maneira, em sua Primeira Epístola aos Tessalonicenses, ele diz que se regozijava em todas as necessidades e aflições , com base no que ouvira sobre sua fé. ( 1 Tessalonicenses 3: 6. )

E preencha o que está faltando. A partícula e eu entendemos como significando, pois ele atribui uma razão pela qual ele é alegre em seus sofrimentos, porque ele é um parceiro de Cristo, e nada mais feliz pode ser desejado do que essa parceria. (331) Ele também apresenta um consolo comum a todos os piedosos, que em todas as tribulações, especialmente na medida em que sofrem algo pelo bem do evangelho, são participantes da cruz de Cristo, para que possam desfrutar da comunhão com eles. ele em uma ressurreição abençoada.

Mais ainda, ele declara que, assim, é preenchido o que está faltando na aflição de Cristo. Pois como ele fala em Romanos 8:29 ,

Quem Deus elegeu, ele também predestinou para ser conformado à imagem de Cristo, para que possa ser o primogênito entre os irmãos.

Além disso, sabemos que existe uma unidade tão grande entre Cristo e seus membros, que o nome de Cristo às vezes inclui todo o corpo, como em 1 Coríntios 12:12 , pois enquanto discursava ali a respeito da Igreja, ele se aproximava do conclusão, que em Cristo a mesma coisa se aplica ao corpo humano. Como, portanto, Cristo sofreu uma vez em sua própria pessoa, ele sofre diariamente em seus membros, e dessa maneira são preenchidos os sofrimentos que o Pai designou para seu corpo por seu decreto. (332) Aqui temos uma segunda consideração, que deve sustentar nossas mentes e confortá-las nas aflições, de modo que seja assim fixada e determinada pela providência de Deus, que devemos estar em conformidade com Cristo na perseverança da cruz, e que a comunhão que temos com ele se estende a isso também.

Ele acrescenta, também, uma terceira razão – que seus sofrimentos são vantajosos e que não apenas para alguns, mas para toda a Igreja. Ele já havia declarado que sofria em favor dos colossenses, e agora declara ainda mais longe que a vantagem se estende a toda a Igreja. Essa vantagem foi mencionada em Filipenses 1:12 . O que poderia ser mais claro, menos forçado ou mais simples do que essa exposição, de que Paulo é alegre em perseguição, porque considera, de acordo com o que escreve em outro lugar, que devemos

levar conosco em nosso corpo a mortificação de Cristo, para que sua vida se manifeste em nós? ( 2 Coríntios 4:10 .)

Ele diz também em Timóteo,

Se sofrermos com ele, também reinaremos com ele: se morrermos com ele, também viveremos com ele ( 2 Timóteo 2:11 )

e assim a questão será abençoada e gloriosa. Além disso , ele considera que não devemos recusar a condição que Deus designou para sua Igreja, para que os membros de Cristo tenham uma correspondência adequada com a cabeça; e, terceiro , que aflições devem ser suportadas com alegria, na medida em que sejam lucrativas para todos os piedosos e promovam o bem-estar de toda a Igreja, adornando a doutrina do evangelho.

Os papistas, no entanto, desconsiderando e deixando de lado todas essas coisas (333) lançaram um novo artifício para que eles pudessem estabelecer seu sistema de indulgências. Eles dão o nome de indulgências a uma remissão de punições, obtidas por nós através dos méritos dos mártires. Pois, como negam que haja uma remissão gratuita de pecados e alegam que são redimidos por ações satisfatórias , quando as satisfações não preenchem a medida correta, chamam em seu auxílio o sangue dos mártires, para que possa, junto com o sangue de Cristo, serve como expiação no julgamento de Deus. E essa mistura eles chamam de tesouro da Igreja (334) , cujas chaves depois confiam a quem eles acham que são adequados. Tampouco têm vergonha de torcer essa passagem, com o objetivo de apoiar uma blasfêmia tão execrável, como se Paulo aqui afirmasse que seus sofrimentos são úteis para expiar os pecados dos homens.

Eles exortam em seu apoio o termo ?ste??µata , ( coisas que querem ), como se Paulo quisesse dizer, que os sofrimentos que Cristo sofreu pela redenção dos homens eram insuficientes. Contudo, não há ninguém que não veja que Paulo fala dessa maneira, porque é necessário que, pelas aflições dos piedosos, o corpo da Igreja seja levado à perfeição, na medida em que os membros estejam em conformidade. a cabeça deles. (335) Eu também deveria ter medo de suspeitar de calúnia por repetir coisas tão monstruosas, (336) se os livros deles não testemunhassem que eu lhes imputava nada sem fundamento. Eles pedem, também, o que Paulo diz, que ele sofre pela Igreja. É surpreendente que essa interpretação refinada não tenha ocorrido a nenhum dos antigos, pois todos eles a interpretam como nós, ou seja, que os santos sofrem pela Igreja, na medida em que confirmam a fé da Igreja. Os papistas, no entanto, deduzem que os santos são redentores, porque derramam seu sangue pela expiação dos pecados. Que meus leitores, no entanto, possam perceber mais claramente sua insolência, permitir que os mártires, assim como Cristo, sofram pela Igreja, mas de maneiras diferentes, como estou inclinado a expressar nas palavras de Agostinho e não nas minhas. Pois ele escreve assim em seu 84º tratado sobre João: “Embora nossos irmãos morram por irmãos, ainda não há sangue de mártir que é derramado para remissão dos pecados. Este Cristo fez por nós. Ele também não nos conferiu questão de imitação, mas motivo de ação de graças. ” Além disso, no quarto livro de Bonifácio: “Como o único Filho de Deus se tornou o Filho do homem, para que ele nos faça filhos de Deus, então ele sozinho, sem ofensa, sofreu castigo por nós, para que possamos através dele, sem mérito, obtenha favor imerecido. ” Semelhante a isso é a declaração de Leo Bispo de Roma; Os justos receberam coroas, não as deram; e para a fortaleza dos crentes, surgiram exemplos de paciência , não dons de justiça . Pois a morte deles foi por si mesmos, e ninguém por seu fim final pagou a dívida de outro. (337)

Agora, que esse é o significado das palavras de Paulo, é abundantemente manifesto a partir do contexto, pois ele acrescenta que sofre de acordo com a dispensação que lhe foi dada. E sabemos que o ministério estava comprometido com ele, não de redimir a Igreja, mas de edificá- la; e ele próprio imediatamente depois reconhece expressamente isso. É também o que ele escreve para Timóteo,

que ele suporta todas as coisas por causa dos eleitos, para que eles possam obter a salvação que há em Cristo Jesus.
( 2 Timóteo 2:10 .)

Além disso, em 2 Coríntios 1: 4 , (338) que

Ele voluntariamente suporta todas as coisas para seu consolo e salvação.

Que, portanto, leitores piedosos aprendam a odiar e a detestar os sofistas profanos, que deliberadamente corrompem e adulteram as Escrituras, a fim de dar alguma cor a suas ilusões.

Comentário de Adam Clarke

Rejoice in my sufferings for you – St. Paul always considers his persecutions, as far as the Jews were concerned in them, as arising from this simple circumstance – his asserting that God had chosen the Gentiles, and called them to enjoy the very same privileges with the Jews, and to constitute one Church with them.

It was on this account that the Jews attempted his life at Jerusalem, when, in order to save it, he was obliged to appeal to Caesar; the consequences of which persecution he was now suffering in his imprisonment in Rome. See on Colossians 4:2 ; (Nota).

That which is behind of the afflictions of Christ – I have still some afflictions to pass through before my race of glory be finished; afflictions which fall on me on account of the Gospel; such as Christ bore from the same persecuting people.

It is worthy of remark that the apostle does not say pa??µata , the passion of Christ, but simply ????e?? , the afflictions; such as are common to all good men who bear a testimony against the ways and fashions of a wicked world. In these the apostle had his share, in the passion of Christ he could have none. He trod the wine press alone, of the people there were none with him.

His body’s sake – Believers, both of Jews and Gentiles, who form that one body, of which Christ is the head.

Comentário de Thomas Coke

Colossenses 1:24 . E preencha, etc. – nada poderia estar mais longe da intenção do apóstolo (como é manifestado em todo o teor de seus escritos), do que dizer que os sofrimentos de Cristo eram imperfeitos quanto à plenitude da expiação necessária para a justificativa dos crentes. Mas ele reteve profundamente em sua mente a impressão da primeira lição que teve da boca de seu Salvador, a saber, que ele foi perseguido em seus membros. Atos 9: 4 . Ele, portanto, considera como plano da Providência que uma certa medida de sofrimentos seja suportada por esse corpo do qual Cristo era a cabeça; e ele se alegra em pensar que o que ele suportou em sua própria pessoa, em certo sentido e grau, se assemelha aos sofrimentos de seu adorável Senhor. Comp. Efésios 3:13 . Filipenses 2: 17-18 .

Comentário de John Wesley

Que agora se regozijam em meus sofrimentos por você e preenchem o que está por trás das aflições de Cristo em minha carne, por causa de seu corpo, que é a igreja:

Agora eu me regozijo com meus sofrimentos por você, e encho – Ou seja, pelo qual eu encho.

O que está por trás dos sofrimentos de Cristo – O que resta a ser sofrido por seus membros. Estes são chamados de sofrimentos de Cristo, 1. Porque o sofrimento de qualquer membro é o sofrimento do todo; e especialmente da cabeça, que fornece força, espírito, sentido e movimento a todos2. Porque eles são por causa dele, pelo testemunho de sua verdade. E estes também são necessários para a igreja; não para reconciliá-lo com Deus ou satisfazer pelo pecado (porque Cristo fez perfeitamente), mas por exemplo para outros, aperfeiçoando os santos e aumentando sua recompensa.

Referências Cruzadas

Mateus 5:11 – “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês.

Atos dos Apóstolos 5:41 – Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome.

Romanos 5:3 – Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança;

2 Coríntios 1:5 – Pois assim como os sofrimentos de Cristo transbordam sobre nós, também por meio de Cristo transborda a nossa consolação.

2 Coríntios 4:8 – De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados;

2 Coríntios 7:4 – Tenho grande confiança em vocês, e de vocês tenho muito orgulho. Sinto-me bastante encorajado; minha alegria transborda em todas as tribulações.

2 Coríntios 11:23 – São eles servos de Cristo? — estou fora de mim para falar desta forma — eu ainda mais: trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes.

Efésios 1:23 – que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.

Efésios 3:1 – Por essa razão, eu, Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus por amor de vocês, gentios —

Efésios 3:13 – Portanto, peço-lhes que não se desanimem por causa das minhas tribulações em seu favor, pois elas são uma glória para vocês.

Filipenses 2:17 – Contudo, mesmo que eu esteja sendo derramado como oferta de bebida sobre o serviço que provém da fé que vocês têm, o sacrifício que oferecem a Deus, estou alegre e me regozijo com todos vocês.

Filipenses 3:10 – Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte

Colossenses 1:18 – Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia.

2 Timóteo 1:8 – Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus,

2 Timóteo 2:9 – pelo qual sofro a ponto de estar preso como criminoso; contudo a palavra de Deus não está presa.

Tiago 1:2 – Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *