Estudo de 2 Coríntios 4:10 – Comentado e Explicado

Trazemos sempre em nosso corpo os traços da morte de Jesus para que também a vida de Jesus se manifeste em nosso corpo.
2 Coríntios 4:10

Comentário de Albert Barnes

Sempre tendo corpo no corpo – A expressão usada aqui é projetada para mostrar os grandes perigos aos quais Paulo foi exposto. E a idéia é que ele tivesse no corpo as marcas, as listras e as marcas de punição e perseguição, o que mostrava que ele estava exposto à mesma morte violenta que o próprio Senhor Jesus sofreu; compare Gálatas 6:17 ; “Eu carrego no meu corpo as marcas do Senhor Jesus.” É um forte modo de expressão energético, para denotar a severidade das provações às quais ele foi exposto, e o significado é que seu corpo apresentava as marcas de sua exposição ao mesmo tratamento que o Senhor Jesus; e evidência de que ele provavelmente ainda estava para morrer de maneira semelhante nas mãos dos perseguidores; compare Colossenses 1:24 .

A morte do Senhor Jesus – A morte; a morte violenta. Uma morte semelhante à do Senhor Jesus. A idéia é que ele estivesse sempre exposto à morte e sempre sofrendo de maneira equivalente a morrer. A expressão é paralela ao que ele diz em 1 Coríntios 15:31 . “Eu morro diariamente;” e em 2 Coríntios 11:23 , onde ele diz, “em mortes frequentes”. Isso não significa que ele suportou literalmente a morte do Senhor Jesus, mas que ele foi exposto a uma morte semelhante. e tinha marcas em sua pessoa que mostravam que ele estava sempre exposto à mesma morte violenta. Isso não ocorreu apenas uma vez, ou em intervalos distantes, mas ocorreu constantemente, e onde quer que estivesse, ainda era verdade que estava exposto à violência e passível de sofrer da mesma maneira que o Senhor Jesus.

Que a vida também de Jesus … – Esta passagem recebeu uma variedade considerável de interpretação. Grotius a traduz como “uma vida como a de Cristo, imortal, abençoada, celestial”. Locke, “Que também a vida de Jesus, ressuscitada dos mortos, pode ser manifestada pela energia que acompanha minha pregação neste corpo frágil.” Clarke supõe que isso significa que ele poderia, dessa maneira, mostrar que Cristo ressuscitou dos mortos. Mas talvez, Paulo não se refira a uma única coisa na vida do Senhor Jesus, mas significa que ele fez isso para que em todas as coisas a mesma vida, o mesmo tipo de vida que caracterizasse o Senhor Jesus pudesse se manifestar nele ; ou que ele se assemelhava a ele em seus sofrimentos e provações, a fim de que em todas as coisas ele pudesse ter a mesma vida em seu corpo. Talvez, portanto, possa incluir as seguintes coisas como objetos aos quais o apóstolo visava:

(1) Um desejo de que sua “vida” se assemelhe ao do Senhor Jesus. Que pode haver a mesma abnegação; a mesma disposição para sofrer; a mesma paciência nas provações; a mesma mansidão, mansidão, zelo, ardor, amor a Deus e amor às pessoas evidenciadas em seu corpo que era o do Senhor Jesus. Assim entendido, significa que ele colocou o Senhor Jesus diante dele como o modelo de sua vida, e considerou um objetivo a ser atingido, mesmo por grande abnegação e sofrimentos a serem conformes a ele.

(2) desejam alcançar a mesma vida na ressurreição que o Senhor Jesus alcançou. Um desejo de ser feito como ele, e que em seu corpo, que sofria com a morte do Senhor Jesus, ele pudesse novamente viver após a morte como o Senhor Jesus. Assim entendido, implica um desejo sincero de alcançar a ressurreição dos mortos, e concorda com o que ele diz em Filemon 3: 8-11 , que talvez possa ser considerado como o próprio comentário de Paulo sobre essa passagem, que tem sido tão variada, e tão pouco entendido pelos expositores. Sim, sem dúvida, e conto todas as coisas, exceto a perda, pela excelência do conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor; por quem sofri a perda de todas as coisas, e as considero apenas esterco para que eu possa ganhar a Cristo. Para que eu o conheça, e o poder de sua ressurreição e a comunhão de seus sofrimentos, tornando-se conforme à sua morte; se por qualquer meio eu alcançar a ressurreição dos mortos; ” compare Colossenses 1:24 . Ele sugere o sincero desejo e desejo de Paulo de ser feito como Cristo na ressurreição (compare Filêmon 3:21 ); seu desejo de ressuscitar novamente no último dia (compare At 26: 7 ); seu senso da importância da doutrina da ressurreição e sua prontidão para sofrer qualquer coisa, se ele finalmente alcançar a ressurreição dos justos, e estar pronto para entrar com o Redentor em um mundo de glória. A consecução disso é o alto objetivo diante do cristão, e ser feito como o Redentor no céu, ter um corpo como o dele, é o grande propósito pelo qual eles devem viver; e sustentados por essa esperança, devem estar dispostos a suportar todas as provações e enfrentar quaisquer sofrimentos, se puderem chegar à mesma “vida” e bem-aventurança acima.

Comentário de E.W. Bullinger

Sempre . App-151. para. Eu.

tendo sobre . Grego. periphero. Marcos 6:55 . Efésios 4:14 , Hebreus 13: 9 . Judas 1:12 .

morrendo. Grego. necrose. Somente aqui e Romanos 4:19 . Significa a condição de um cadáver. Foi sua experiência constante. Veja o próximo versículo.

Senhor. Os textos omitem,

vida. Grego. zoe . App-170.

manifestado . Grego. fanero. App-106.

Comentário de John Calvin

10. A mortificação de Jesus (470) Ele diz mais do que havia feito anteriormente, pois mostra que a mesma coisa que os falsos apóstolos usavam como pretexto para desprezar o evangelho, estava tão longe de trazer algum grau de desprezo à Igreja. evangelho, que tendia mesmo a torná-lo glorioso. Pois ele emprega a expressão – a mortificação de Jesus Cristo – para denotar tudo o que o tornou desprezível aos olhos do mundo, com o objetivo de prepará-lo para participar de uma ressurreição abençoada. Em primeiro lugar, os sofrimentos de Cristo, (471) por mais ignominiosos que sejam aos olhos dos homens, têm, no entanto, mais honra aos olhos de Deus do que todos os triunfos dos imperadores e toda a pompa dos reis . O fim, no entanto, também deve ser mantido em vista: que sofremos com ele, para que possamos ser glorificados junto com ele. ( Romanos 8:17 .) Por isso, ele reprova elegantemente a loucura daqueles que fizeram de sua irmandade peculiar com Cristo uma questão de reprovação. Ao mesmo tempo, os coríntios são aconselhados a prestar atenção, para que, embora desprezando altivamente a aparência mesquinha e abjeta de Paulo, causem dano ao próprio Cristo, buscando uma ocasião de reprovação (472) em seus sofrimentos, que se tornam nós para manter a mais alta honra.

A palavra traduzida como mortificação (473) é tomada aqui em um sentido diferente do que carrega em muitas passagens das Escrituras. Pois muitas vezes significa abnegação, quando renunciamos às concupiscências da carne e somos renovados para obediência a Deus. Aqui, porém, significa as aflições pelas quais somos estimulados a meditar sobre o fim da vida presente. Para tornar o assunto mais claro, vamos chamar o primeiro de mortificação interior e o segundo de exterior. Ambos nos conformam a Cristo, um diretamente, o outro indiretamente, por assim dizer. Paulo fala do primeiro em Colossenses 3: 5 e em Romanos 6: 6 , onde ele ensina que

nosso velho homem é crucificado, para que possamos andar em novidade de vida

Ele trata do segundo em Romanos 8:29 , onde ensina, que fomos predestinados por Deus para esse fim – para que pudéssemos estar em conformidade com a imagem de seu Filho. É chamado, no entanto, uma mortificação de Cristo apenas no caso dos crentes, porque os iníquos, na perseverança das aflições desta vida presente, compartilham com Adão, mas os eleitos têm participação com o Filho de Deus, para que todos aquelas misérias que, por sua própria natureza, são amaldiçoadas, são úteis para sua salvação. Todos os filhos de Deus, é verdade, têm isso em comum, que eles suportam a mortificação de Cristo; (474) mas, como qualquer um se distingue por uma medida maior de dons, ele, nessa proporção, chega muito mais perto da conformidade com Cristo a esse respeito.

Que a vida de Jesus. Aqui está o melhor antídoto para a adversidade – que, como a morte de Cristo é a porta da vida, sabemos que uma ressurreição abençoada será para nós o fim de todas as misérias, (475) na medida em que Cristo nos associou a si mesmo nessa condição, que seremos participantes de sua vida, se neste mundo nos submetermos a morrer com ele.

A frase que se segue imediatamente pode ser explicada de duas maneiras. Se você entende a expressão entregue à morte como um significado para ser incessantemente assediado com perseguições e exposto a perigos, isso seria mais particularmente aplicável a Paulo e àqueles como ele, que foram abertamente atacados pela fúria dos iníquos. E assim, a expressão, por amor de Jesus, será equivalente a para o testemunho de Cristo. ( Apocalipse 1: 9. ) Como, no entanto, a expressão a ser entregue diariamente à morte significa o contrário – ter a morte constantemente diante de nossos olhos e viver de tal maneira que nossa vida seja mais uma sombra da morte ( 476) Não tenho objeções, de que essa passagem também seja exposta de maneira a ser aplicável a todos os crentes, e que também a todos em sua ordem. O próprio Paulo, em Romanos 8:36 , explica dessa maneira os Salmos 44:22 . Desta maneira, pelo amor de Cristo, significaria – porque essa condição é imposta a todos os seus membros. Erasmus, no entanto, tornou, com não. tanta propriedade, nós que vivemos. A tradução que dei é mais adequada – enquanto vivemos. Para Paulo, significa que, enquanto estamos no mundo, parecemos mais os mortos do que os vivos.

Comentário de Adam Clarke

Sempre mantendo-se no corpo, etc. – Estar todo momento em risco de perder a vida na causa da verdade, como Jesus Cristo. Nós, em uma palavra, carregamos sua cruz e estamos prontos para oferecer nossas vidas por ele. Provavelmente há aqui uma alusão às marcas, feridas e contusões que os competidores nesses jogos conseguiram e continuaram carregando durante toda a vida.

Para que a vida de Jesus também seja manifestada – Que em nossa preservação, no sucesso de nosso ministério e nos milagres que operamos, possamos dar a demonstração mais completa de que Jesus ressuscitou dos mortos; e que somos fortalecidos por ele para realizar todas essas obras poderosas.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 4:10 . Sempre mantendo-se no corpo, etc. – “Para que as crueldades exercidas na morte de Cristo pareçam agir novamente sobre nós pela fúria do inimigo. No entanto, tudo isso, na verdade, não é um período imediato deve ser colocado em nossa vida e ministério, como eles desejam, mas que a vida também de Jesus, agora triunfante acima de todo poder hostil, possa se manifestar mais evidentemente na preservação desse nosso corpo débil, que inimigos, tantos e muitos tão poderosos, estão continuamente se esforçando para destruir “.

Comentário de Scofield

morrendo

Aceso. matando, isto é, crucificação. 11 1 Coríntios 15:31 .

Comentário de John Wesley

Sempre levando no corpo a morte do Senhor Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nosso corpo.

Sempre – Onde quer que vamos.

Tendo no corpo a morte do Senhor Jesus – Continuamente esperando dar a vida como ele.

Que a vida de Jesus também possa se manifestar em nosso corpo – Que possamos também ressuscitar e ser glorificados como ele.

Referências Cruzadas

João 14:19 – Dentro de pouco tempo o mundo já não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão.

Atos dos Apóstolos 18:9 – Certa noite o Senhor falou a Paulo em visão: “Não tenha medo, continue falando e não fique calado,

Romanos 8:17 – Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.

Romanos 8:17 – Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.

2 Coríntios 1:5 – Pois assim como os sofrimentos de Cristo transbordam sobre nós, também por meio de Cristo transborda a nossa consolação.

2 Coríntios 1:9 – De fato, já tínhamos sobre nós a sentença de morte, para que não confiássemos em nós mesmos, mas em Deus, que ressuscita os mortos.

2 Coríntios 13:4 – Pois, na verdade, foi crucificado em fraqueza, mas vive pelo poder de Deus. Da mesma forma, somos fracos nele, mas, pelo poder de Deus, viveremos com ele para servir a vocês.

Gálatas 6:17 – Sem mais, que ninguém me perturbe, pois trago em meu corpo as marcas de Jesus.

Filipenses 3:10 – Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte

Colossenses 1:24 – Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja.

2 Timóteo 2:11 – Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos;

1 Pedro 4:13 – Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.

Apocalipse 1:17 – Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: “Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *