Estudo de Romanos 8:17 – Comentado e Explicado

E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados.
Romanos 8:17

Comentário de Albert Barnes

E se filhos – Se adotado em sua família.

Então herdeiros – Ou seja, ele nos tratará como filhos. Um herdeiro é aquele que consegue uma propriedade. O significado aqui é que, se sustentarmos a relação dos filhos com Deus, seremos tratados como tal e admitidos em compartilhar seus favores. Um filho adotivo entra para uma parte da herança, Filemon 2: 8-9 ; Hebreus 2: 9-10 . A conexão entre Cristo e os cristãos é freqüentemente referida no Novo Testamento. O fato de estarem unidos aqui é frequentemente alegado como uma razão pela qual eles estarão em glória, João 14:19 : “Porque eu vivo, também vivereis”, 2 Timóteo 2: 11-12 ; “Porque, se morrermos com ele, também viveremos com ele; se sofrermos, também reinaremos com ele, Apocalipse 3:21 ; “A quem vencer, concederei sentar-me comigo no meu trono”, etc., João 17: 22-24 .

Se assim for – Se esta condição existir; Não seremos tratados como co-herdeiros com ele, a menos que aqui forneçamos evidências de que estamos unidos a ele.

Que sofremos com ele – grego: “Se sofrermos juntos, para que também sejamos glorificados juntos”. Se sofrermos em sua causa; suportar aflições como ele; são perseguidos e julgados pela mesma coisa; e, assim, mostra que estamos unidos a ele. Isso não significa que sofremos da mesma maneira que ele, mas podemos imitá-lo no tipo de nossos sofrimentos e no espírito com que são levados; e, assim, mostra que estamos unidos a ele.

Para que também sejamos glorificados juntos – Se unidos no mesmo tipo de sofrimento, há propriedade em estar unidos no destino além das cenas de todo sofrimento, o reino da bem-aventurança e do amor.

Comentário de E.W. Bullinger

então herdeiros = herdeiros também.

herdeiros . Veja Romanos 4:13 .

herdeiros de Deus = herdeiros de Deus.

herdeiros Grego. sunkleronomos. Aqui, Efésios 3: 6 . Hebreus 11: 9 . 1 Pedro 3: 7 .

sofrer com. Grego. sumpascho. Somente aqui e 1 Coríntios; Romanos 12:26 . , and not the sufferings of this present time. O “sofrimento junto com” (Ele) aqui é o de Romanos 6: 3 , Romanos 6: 4 , Romanos 6: 6 , Romanos 6: 8 , Romanos 6:11 , e não os sofrimentos do tempo presente.

Além disso . . . juntos = glorificado junto com (grego. sundoxazomai. Somente aqui) (Ele) também.

Comentário de John Calvin

17. E se filhos , etc. Por um argumento, retirado do que é anexado ou do que se segue, ele prova que nossa salvação consiste em ter Deus como nosso Pai. É para as crianças que a herança é designada: uma vez que Deus nos adotou como seus filhos, ele ao mesmo tempo ordenou uma herança para nós. Ele então sugere que tipo de herança é – que é celestial e, portanto, incorruptível e eterna, como Cristo possui; e sua posse tira toda a incerteza; e é um elogio à excelência desta herança, que a participemos em comum com o unigênito Filho de Deus. No entanto, é o desígnio de Paulo, como atualmente parecerá mais completo, exaltar altamente essa herança que nos foi prometida, que possamos nos contentar com ela, desprezar os homens com fascínio pelo mundo, e suportar pacientemente quaisquer problemas que possam surgir. nós nesta vida.

Se assim é que sofremos juntos , etc. Várias são as interpretações desta passagem, mas eu aprovo o seguinte, de preferência a qualquer outro: “Somos co-herdeiros de Cristo, desde que, ao entrar em nossa herança, o sigamos. da mesma maneira que ele foi antes. ” E, assim, fez menção a Cristo, porque pretendia passar por esses passos para uma tensão encorajadora: “A herança de Deus é nossa, porque pela sua graça fomos adotados como seus filhos; e para que não seja duvidoso, sua posse já foi conferida a Cristo, de quem somos parceiros: mas Cristo veio a ele pela cruz; então devemos chegar a ele da mesma maneira. ” (257) Nem é para ser temido o que alguns temem, que Paulo assim atribui a causa de nossa glória eterna aos nossos labores; pois esse modo de falar não é incomum nas Escrituras. Ele denota a ordem que o Senhor segue ao dispensar a salvação para nós, e não a causa; pois ele já defendeu suficientemente a misericórdia gratuita de Deus contra os méritos das obras. Quando agora nos exorta a ter paciência, ele não mostra de onde procede a salvação, mas como Deus governa seu povo.

Comentário de Adam Clarke

E se filhos, então herdeiros – Pois os filhos legítimos podem herdar a propriedade. Este não é um estado ao qual eles tenham sucesso em conseqüência da morte de um ex-possuidor; é como a terra prometida, dada pelo próprio Deus, e dividida entre os filhos da família.

Herdeiros de Deus – Não é uma porção terrena nem uma porção celestial; mas o próprio Deus, que deve ser a sua parte. Não é o céu que eles devem herdar; é Deus quem é infinitamente maior e mais glorioso que o próprio céu. Com tais poderes Deus criou a alma do homem, que nada menos que ele próprio pode ser uma porção suficiente e satisfatória para a mente desta criatura mais surpreendente.

Herdeiros em conjunto com Cristo – Participando da mesma glória eterna com a natureza humana glorificada de Cristo.

Se assim é, que sofremos com ele – observe, diz o Dr. Taylor, com que prudência o apóstolo avança para a dura questão do sofrimento. Ele não menciona isso até ter levantado seus pensamentos para o mais alto objeto de alegria e prazer – a felicidade e a glória de uma herança conjunta com o sempre abençoado Filho de Deus.

Somos herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, se é que sofremos com ele. Isso, com a consideração adicional de que sofremos com Cristo, ou, como ele próprio sofreu, qualificaria grandemente as aflições transitórias deste mundo e as disporia para atender aos outros argumentos que ele tinha a oferecer.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 8:17 . Se assim é que sofremos, etc. – Observe com que prudência o apóstolo avança para a dura questão do sofrimento; ele não menciona isso até ter levantado seus pensamentos ao objeto mais elevado de alegria e prazer; – a felicidade e a glória de uma herança conjunta com o sempre abençoado Filho de Deus: – somos herdeiros de Deus, e herdeiros de Cristo; se sofrermos com ele, etc. Isso, com a consideração adicional de que sofremos com Cristo, ou como ele próprio sofreu, e que nosso sofrimento pacientemente é o caminho a ser glorificado com ele, qualificaria grandemente as aflições transitórias deste mundo e as disporia para atender ao outro argumentos que ele tinha para oferecer. Veja 2 Timóteo 2: 11-12 e Locke.

Comentário de John Wesley

E se filhos, então herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se assim é que sofremos com ele, para que também sejamos glorificados juntos.

Herdeiros conjuntos – para que possamos saber que é uma grande herança que Deus nos dará, pois deu uma grande herança a seu Filho.

Se sofrermos com ele – voluntariamente e alegremente, por causa da justiça. Esta é uma nova proposição, referindo-se ao que se segue.

Referências Cruzadas

Mateus 16:24 – Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

Mateus 25:21 – “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’

Lucas 12:32 – “Não tenham medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do Pai dar-lhes o Reino.

Lucas 22:29 – E eu lhes designo um Reino, assim como meu Pai o designou a mim,

Lucas 24:26 – Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória? “

João 12:25 – Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna.

João 17:24 – “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.

Atos dos Apóstolos 14:22 – fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”.

Atos dos Apóstolos 26:18 – para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’.

Romanos 5:9 – Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele!

Romanos 5:17 – Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.

Romanos 8:3 – Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne,

Romanos 8:29 – Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

1 Coríntios 2:9 – Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”;

1 Coríntios 3:22 – seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro, seja o mundo, a vida, a morte, o presente ou o futuro; tudo é de vocês,

2 Coríntios 4:8 – De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados;

Gálatas 3:29 – E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa.

Gálatas 4:7 – Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro.

Efésios 3:6 – a saber, que mediante o evangelho os gentios são co-herdeiros com Israel, membros do mesmo corpo, e co-participantes da promessa em Cristo Jesus.

Filipenses 1:29 – pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele,

2 Timóteo 2:10 – Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.

Tito 3:7 – Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna.

Hebreus 1:14 – Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação?

Hebreus 6:17 – Querendo mostrar de forma bem clara a natureza imutável do seu propósito para com os herdeiros da promessa, Deus o confirmou com juramento,

Tiago 2:5 – Ouçam, meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?

1 Pedro 1:4 – para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês

Apocalipse 3:21 – Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.

Apocalipse 21:7 – O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *