Estudo de Lucas 12:32 – Comentado e Explicado

Não temais, pequeno rebanho, porque foi do agrado de vosso Pai dar-vos o Reino.
Lucas 12:32

Comentário de Albert Barnes

Pequeno rebanho – Nosso Salvador muitas vezes se representa como pastor e seus seguidores como rebanho ou ovelha. A figura era linda. Na Judéia, era um emprego comum assistir a bandos. O pastor estava com eles, defendeu-os, providenciou-os, levou-os a pastos verdejantes e ao lado de águas tranquilas. Em todas essas coisas, Jesus foi e é eminentemente o Bom Pastor. Seu rebanho era pequeno. Poucos “realmente” o seguiram, em comparação com a multidão que professava amá-lo. Mas, embora pequenos em número, eles não deveriam temer. Deus era seu amigo. Ele providenciaria para eles. Seu objetivo era dar-lhes o reino, e eles não tinham nada a temer. Ver Mateus 6: 19-21 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 12: 32-34 . Não tema, pequeno rebanho – Você, minha querida propriedade e encargo, por mais débil que possa parecer; Não tema, eu digo, que você seja deixado destituído dessas bênçãos comuns da providência, pois é um bom prazer de seu Pai, etc. – e?d???se? , ele se deleita, ou aceita alegremente, em dar- lhe o reino, mesmo o reino da glória eterna; e você pode imaginar que, embora ele pretenda conceder isso a você, e até tenha prazer em pensar em torná-lo tão rico, ótimo e feliz lá, ele recusará esses suprimentos terrenos, como alimentos e roupas, que ele liberalmente dá mesmo a estranhos e inimigos? E já que você tem uma herança dessas, não considere suas posses terrenas. Venda o que você tem e dê esmolas – Ou seja, esteja pronto quando Deus te chamar, e as exigências dos membros de Cristo exigirem, assim é; e estar tão longe da sordidez do homem rico, que não daria suas superfluidades aos necessitados, como nesses casos, para aliviá-las do estoque principal ou principal; como o conhecimento deste reino celestial deve ser obtido, não acumulando tesouros aqui na terra, mas em conseqüência de um interesse em Cristo e em união com ele pela fé, distribuindo-os a seus membros pobres e necessitados. Esse era um preceito calculado de maneira peculiar para aqueles tempos em que a profissão do evangelho expunha os homens à perda de todos os seus bens. E é provável que tenha sido como uma semente frutífera na mente de alguns que a ouviram; e a venda liberal de propriedades, alguns meses depois, pela qual tantos cristãos pobres eram apoiados, poderia ser, em grande parte, a colheita que brotava dela, sob o cultivo do Espírito abençoado. Nada é mais provável do que algumas das muitas miríades que agora atendem a nosso Senhor ( Lucas 12: 1 ) podem estar no número dos milhares então convertidos. Veja em Atos 2: 41-47 . Providencie sacos que não envelhecem – nem se desgastam: uma alusão ao perigo de perder dinheiro através de um buraco, usado em uma bolsa velha. Tal é frequentemente o ganho deste mundo, e também seus tesouros são recolhidos e colocados em uma bolsa com buracos, Ageu 1: 6 . Os homens ricos na Judéia, tão logo devastados e destruídos pelos romanos, o acharam particularmente. Um tesouro no céu – aquela região de segurança e imortalidade; que não se desvanece – mas permanece para sempre e aumenta continuamente; onde nenhum ladrão se aproxima – Saquear as riquezas de seus habitantes; nem a mariposa corrompe – Corroe e estraga as vestes da glória em que aparecem. Ao conceder sua riqueza em caridade, você a enviará para o céu, onde estará segura contra todos os acidentes e será uma fonte de eternas alegrias para você. E onde está o seu tesouro, etc. – Se seu tesouro for assim depositado no céu, seu coração estará lá também; seus pensamentos e afetos ascenderão naturalmente para lá e, conseqüentemente, suas disposições e ações, seus desejos e esperanças, serão todos celestiais.

Comentário de E.W. Bullinger

pequeno rebanho. Compare Salmos 23: 1 . Isaías 40:11 . Mateus 26:31 . João 10: 12-16 .

é um bom prazer para seu Pai = seu Pai se deleita. O Rei estava presente: o que Ele não poderia suprir?

Comentário de John Calvin

12:32 . Não temas, pequeno rebanho Por esta declaração, nosso Senhor fortalece a confiança à qual exortara seu povo: pois como Deus recusaria comida inútil e perecível àqueles a quem ele adotou como herdeiros de seu reino? E ele expressamente chama seu próprio povo de pequeno rebanho, para impedi-lo de pensar que eles são menos valiosos aos olhos de Deus, porque, devido ao seu pequeno número, eles são pouco apreciados diante do mundo. O verbo e?d??e?? transmite a idéia de que a vida eterna flui para nós da fonte da misericórdia imerecida. Para o mesmo propósito, a palavra dar é adicionada. Quando Cristo declara claramente que Deus nos deu o reino, e por nenhuma outra razão, mas porque isso o agradou , é perfeitamente manifesto que não é obtido por nenhum mérito de obras. A qualquer momento que o Senhor elevar nossa mente à expectativa da vida eterna, lembre-se de que não temos motivos para temer a comida diária.

Comentário de Adam Clarke

Não temas, pequeno rebanho – Ou, muito pouco rebanho, t? µ????? p??µ???? . Isso é o que alguns chamam de diminutivo duplo e, literalmente traduzido, é pequeno rebanho. Embora isso se refira apenas aos apóstolos e primeiros crentes, dos quais era literalmente verdade, ainda assim podemos dizer que o número de crentes genuínos tem sido, e ainda é pequeno, em comparação com pagãos e falsos cristãos.

É o bom prazer de seu Pai – , ?d???se? , Agradou etc., embora esse tempo unido a um infinitivo tenha muitas vezes a força do presente. Nosso Senhor sugeriu que Deus já lhe deu aquele reino que consiste em justiça, paz e alegria no Espírito Santo, e se comprometeu a proteger e salvá-lo ao máximo; portanto, não temas; a pequenez do seu número não pode machucá-lo, pois a onipotência assumiu sua causa.

Comentário de Thomas Coke

Lucas 12: 32-34 . Não temas, pequeno rebanho, etc. – “Visto que a vontade de Deus é a sua felicidade eterna, ele certamente concederá a você as necessidades da vida presente”. Essa parte da acusação pode ser considerada paralela às instruções dadas aos doze, Mateus 10: 9 . Não forneça ouro, etc. Ou seja, “não faça provisões para a sua jornada, mas confie totalmente na providência de Deus”. Somente nosso Senhor acrescentou um preceito calculado peculiarmente para aqueles tempos em que a profissão do evangelho expunha os homens à perda de todos os seus bens; Lucas 12: 33-34 . Vender o que você tem, & c. “Ao conceder essa riqueza a instituições de caridade, envie-a diante de você para o céu, onde será protegida de todos os acidentes e será uma fonte de eterna alegria para você; e se seu tesouro for assim depositado no céu, seu coração estará lá. ; conseqüentemente, suas disposições, ações e esperanças serão todas celestiais “. Esse conselho foi planejado principalmente para os apóstolos, que, sendo escolhidos dentre todos os discípulos para sair ao mundo e converter a humanidade, não podiam ter bens fixos, consistentemente com os deveres de sua função; nem tiveram ocasião para eles, sendo a acusação peculiar da Providência. Além disso, que os primeiros pregadores do evangelho deveriam ser pobres, era totalmente necessário, porque, se fosse o contrário, o mundo poderia suspeitar que o vínculo que os unia na grande tarefa de converter o mundo era de natureza secular e natureza egoísta. Veja em Mateus 19:21 . E, de fato, em todas as épocas da igreja cristã, os ministros mais úteis do evangelho têm sido pobres em relação a este mundo. No entanto, embora essa orientação tenha sido dada aos apóstolos em particular, os discípulos em geral parecem segui-la após o dia de Pentecostes, quando venderam seus bens e colocaram o preço deles em ações comuns, com os quais apoiavam seus irmãos; pois dificilmente se pode duvidar que o comportamento deles nesse assunto tenha decorrido da consideração que prestavam à atual advertência de nosso Senhor, unida às suas posições caritativas e à expectativa de melhores bens no reino de glória do Messias. Contudo, pelo que São Pedro disse a Ananias, Atos 5: 4 aprendemos que esse preceito não os obrigava absolutamente, sendo no sentido literal calculado, como já observamos, para os apóstolos. Dr. Doddridge sobre a palavra e?d???se?, Lucas 12:32 observa que geralmente significa uma aquiescência agradável. E, de acordo com isso, é agradável observar como Deus é representado nas escrituras, desfrutando de sua presença como se fosse com um gosto peculiar, à vista das glórias que ele preparou para seus santos fiéis.

Comentário de Scofield

reino

(Veja Scofield “ Mateus 3: 2 “) .

Comentário de John Wesley

Não temas, pequeno rebanho; pois é um prazer de seu Pai dar-lhe o reino.

É um prazer do seu Pai dar-lhe o reino – Quanto mais comida e roupas? E já que você tem uma herança dessas, não considere suas posses terrenas.

Referências Cruzadas

Cânticos 1:7 – Conte-me, você a quem amo, onde faz pastar o seu rebanho e onde faz as suas ovelhas descansarem ao meio-dia? Se eu não o souber, serei como uma mulher coberta com véu junto aos rebanhos dos seus amigos.

Isaías 40:11 – Como pastor ele cuida de seu rebanho, com o braço ajunta os cordeiros e os carrega no colo; conduz com cuidado as ovelhas que amamentas suas crias.

Isaías 41:14 – Não tenha medo, ó verme Jacó, ó pequeno Israel, pois eu mesmo o ajudarei”, declara o Senhor, seu Redentor, o Santo de Israel.

Isaías 53:6 – Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.

Jeremias 3:19 – “Eu mesmo disse: “Com que alegria eu a trataria como se tratam filhos e lhe daria uma terra aprazível, a mais bela herança entre as nações. Pensei que você me chamaria de ‘Pai’ e que não deixaria de seguir-me.

Mateus 7:15 – “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.

Mateus 11:25 – Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

Mateus 18:12 – “O que acham vocês? Se alguém possui cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixará as noventa e nove nos montes, indo procurar a que se perdeu?

Mateus 20:16 – “Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos”.

Mateus 25:34 – “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.

Lucas 10:21 – Naquela hora Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.

João 10:26 – mas vocês não crêem, porque não são minhas ovelhas.

João 18:36 – Disse Jesus: “O meu Reino não é deste mundo. Se fosse, os meus servos lutariam para impedir que os judeus me prendessem. Mas agora o meu Reino não é daqui”.

Romanos 6:23 – Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Efésios 1:5 – Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade,

Filipenses 2:13 – pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.

2 Tessalonicenses 1:5 – Elas dão prova do justo juízo de Deus, que deseja que vocês sejam considerados dignos do seu Reino, pelo qual vocês também estão sofrendo.

2 Tessalonicenses 1:11 – Conscientes disso, oramos constantemente por vocês, para que o nosso Deus os faça dignos da vocação e, com poder, cumpra todo bom propósito e toda obra que procede da fé.

Hebreus 12:28 – Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor,

Tiago 2:5 – Ouçam, meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

2 Pedro 1:11 – e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Apocalipse 1:6 – e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai. A ele sejam glória e poder para todo o sempre! Amém.

Apocalipse 22:5 – Não haverá mais noite. Eles não precisarão de luz de candeia nem da luz do sol, pois o Senhor Deus os iluminará; e eles reinarão para todo o sempre.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *