Estudo de Efésios 1:5 – Comentado e Explicado

No seu amor nos predestinou para sermos adotados como filhos seus por Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua livre vontade,
Efésios 1:5

Comentário de E.W. Bullinger

predestinado = predeterminado. Grego. proorizo. Veja Atos 4:28 . Romanos 8:29 .

até, para . Grego. eis . App-104.

adoção de crianças. Grego. huiothesia. Veja Romanos 8:15 . Compare o App-108.

de acordo com . Grego. kata. App-104.

bom prazer . Grego. eudokia. Ver Romanos 10: 1 .

Comentário de John Calvin

5. Quem nos predestinou. O que se segue pretende ainda mais aumentar a recomendação da graça divina. A razão pela qual Paulo inculcou tão seriamente nos efésios as doutrinas da livre adoção por meio de Cristo e da eleição eterna que a precedeu, já foi considerada. Mas como a misericórdia de Deus não é reconhecida em nenhum lugar em linguagem mais elevada, essa passagem merece nossa atenção cuidadosa. Três causas de nossa salvação são mencionadas aqui, e uma quarta é acrescentada pouco depois. A causa eficiente é o bom prazer da vontade de Deus, a causa material é Jesus Cristo e a causa final é o louvor da glória de sua graça. Vamos agora ver o que ele diz respeitando cada um.

Ao primeiro pertence toda a seguinte declaração: Deus nos predestinou em si mesmo, de acordo com o bom prazer de sua vontade, para a adoção de filhos, e nos fez aceitos por sua graça. Na palavra predestinar , devemos novamente atender à ordem. Nós não existíamos na época e, portanto, não havia nenhum mérito nosso. A causa de nossa salvação não procedeu de nós, mas somente de Deus. No entanto, Paulo, não satisfeito com essas declarações, acrescenta em si mesmo. A frase grega é e?? a?t?? e tem o mesmo significado com ?? a?t?. Com isso, ele quer dizer que Deus não buscou uma causa fora de si, mas nos predestinou, porque essa era sua vontade.

Mas isso fica ainda mais claro com o que se segue, de acordo com o bom prazer de sua vontade. A palavra foi suficiente, pois Paulo a contrasta com frequência com todas as causas externas pelas quais os homens podem imaginar que a mente de Deus é influenciada. Mas, sem dúvida, pode permanecer, ele emprega a palavra bom prazer, que deixa de lado expressamente todo mérito. Ao nos adotar, portanto, Deus não pergunta o que somos e não se reconcilia conosco por nenhum valor pessoal. Seu único motivo é o eterno bom prazer, pelo qual ele nos predestinou. (109) Por que, então, os sofistas não têm vergonha de misturar-se com outras considerações, quando Paulo nos proíbe tão fortemente de olhar para outra coisa senão o bom prazer de Deus?

Para que algo ainda não esteja em falta, ele acrescenta : This?a??t?se? ?? ????t? (110) Isso sugere que, da maneira mais livre e sem motivos mercenários, Deus nos concede seu amor e favor, assim como quando ainda não estávamos. nascido, e quando ele foi incitado por nada além de sua própria vontade, ele fixou em nós sua escolha. (111)

A causa material da eleição eterna e do amor que agora é revelado é Cristo, o Amado. Este nome é dado, para nos lembrar que por ele o amor de Deus é comunicado a nós. Assim, ele é o bem-amado, para que possamos ser reconciliados por ele. O final mais alto e último é imediatamente adicionado, o glorioso louvor de tão abundante graça. Todo homem, portanto, que esconde essa glória, está tentando anular o propósito eterno de Deus. Essa é a doutrina dos sofistas, que anula completamente a doutrina de Cristo, para que toda a glória de nossa salvação seja atribuída indivisivelmente a Deus.

Comentário de Adam Clarke

Tendo nos predestinado – ??????sa? . Como a doutrina da predestinação eterna produziu muita controvérsia no mundo cristão, pode ser necessário examinar o significado do termo, para que aqueles que o usam possam empregá-lo de acordo com o sentido que tem nos oráculos de Deus. O verbo p??????? , de p?? , antes e ????? , eu defino, termino, limitei ou termino, de onde ???? , um limite ou limite, significa definir de antemão e circunscrever por certos limites ou limites; e é originalmente um termo geográfico, mas aplicado também a qualquer coisa concluída, determinada ou demonstrada. Aqui a palavra é usada para apontar o propósito fixo de Deus ou a predeterminação de conceder aos gentios a bênção da adoção de filhos por Jesus Cristo, cuja adoção havia sido concedida antes ao povo judeu; e sem circuncisão, ou qualquer outro ritual mosaico, admitir os gentios a todos os privilégios de sua Igreja e povo. E o apóstolo assinala que tudo isso foi predeterminado por Deus, como ele havia predeterminado os limites e os arredores da terra que ele lhes deu de acordo com a promessa feita a seus pais; que os judeus não tinham motivos para reclamar, pois Deus formou esse propósito antes de ele dar a lei ou os chamou do Egito; (pois foi antes da fundação do mundo, Efésios 1: 4 ;); e que, portanto, a conduta de Deus em chamar os gentios agora – trazendo-os para sua Igreja e conferindo-lhes os dons e graças do Espírito Santo, estava em busca de seu desígnio original; e, se ele não o fizesse, seus propósitos eternos não poderiam ser cumpridos; e que, como os judeus eram considerados seu povo peculiar, não porque tivessem alguma bondade ou mérito em si mesmos; assim os gentios foram chamados, não por qualquer mérito que tivessem, mas de acordo com o bom prazer de sua vontade; isto é, de acordo com sua eterna benevolência, mostrando misericórdia e conferindo privilégios nesta nova criação, como ele havia feito na criação original; pois como, ao criar o homem, ele tirou toda consideração de sua própria benevolência eterna e inata, agora, ao redimir o homem e ao enviar as boas novas de salvação aos judeus e aos gentios, agir sobre os mesmos princípios, derivando todos os razões de sua conduta a partir de sua própria bondade infinita.

Esse argumento foi extremamente conclusivo e deve silenciar os judeus com base em seus direitos originais, primitivos e exclusivos, que eles estavam sempre prontos a defender contra todas as pretensões dos gentios. Se, portanto, Deus, antes da fundação da economia judaica, determinou que os gentios, na plenitude dos tempos, deveriam ser chamados e admitidos em todos os privilégios do reino do Messias, então a salvação exclusiva dos judeus era quimérica; e o que Deus estava fazendo agora, pela pregação dos apóstolos no mundo gentio, estava em busca de seu desígnio original. Este mesmo argumento que São Paulo produz repetidamente em sua Epístola aos Romanos; e uma consideração adequada disso desencadeia muitas dificuldades nessa epístola. Veja as notas em Romanos 8:29 , Romanos 8:30 ; (Nota); e em outros lugares, no curso dessa epístola, onde esse assunto é tratado. Mas por que a palavra p?????sa? , pré-determinada, limitada ou circunscrita, é usada aqui? Apenas em referência ao assentamento dos israelitas na terra prometida. Deus designou para eles as porções que eles deveriam herdar; e essas porções foram descritas, e suas direções, limites, vizinhanças para outras porções, extensão e comprimento, tão exatamente quanto possível pelo mapa geográfico mais correto. Como Deus, portanto, havia lidado com os judeus, tornando-os seu povo peculiar, e quando ele dividiu a terra entre os filhos de Noé, reservou para si mesmo as doze porções que depois deu às doze tribos; (veja Deuteronômio 32: 8 ; (nota)); e como suas relações com eles eram típicas do que ele pretendia fazer no chamado e salvação dos gentios; portanto, ele usa os termos pelos quais a colocação e o estabelecimento deles foram apontados para mostrar que, o que ele havia projetado e tipificado, ele havia cumprido de acordo com a predeterminação original; os gentios tendo agora a herança espiritual que Deus havia apontado pela concessão feita da terra prometida aos filhos de Israel. Essa é a chave principal pela qual esse negócio de predestinação é desbloqueado. Veja em Efésios 1:11 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

Efésios 1: 5 . Tendo nos predestinado Não foi pelas observâncias da lei, mas apenas pela fé em Jesus Cristo, que Deus predeterminou levar os gentios ao estado de filiação ou adoção. Este foi outro particular pelo qual São Paulo abençoa a Deus, em nome dos gentios; a consideração de que era apropriado elevar os pensamentos dos efésios acima da lei mosaica e mantê-los em firme adesão à liberdade do evangelho. De acordo com o bom prazer de sua vontade, é falado aqui no mesmo sentido com o que se diz Romanos 9:18 ; Romanos 9: 23-24 . Deus, segundo a lei, considerou a nação de Israel seu povo, sem mérito algum; e, portanto, é de seu mero prazer que ele mesmo tenha planejado ampliar seu reino sob o evangelho, admitindo que todos, de todas as nações, entrem e se submetam, não à lei de Moisés, mas ao governo e domínio de seu filho, Jesus Cristo; e isto, como é dito nas próximas palavras, para o louvor da glória de sua graça.

Comentário de Scofield

predestinado

Predestinação é o exercício efetivo da vontade de Deus, pelo qual as coisas antes determinadas por Ele são realizadas. Veja Eleição,

(Veja Scofield “ 1 Pedro 1: 2 “)

Pré-conhecimento, (Ver Scofield “ 1 Pedro 1:20 “)

adoção

Adoção (huiothesia, “colocar como filho”) não é tanto uma palavra de relacionamento, mas de posição. A relação do crente com Deus quando criança resulta do novo nascimento João 1:12 ; João 1:13. Considerando que a adoção é o ato de Deus pelo qual alguém que já é criança é, através da redenção da lei, colocado na posição de filho adulto. Gálatas 4: 1-5 .

O Espírito que habita dá a realização disso na experiência atual do crente Gálatas 4: 6, mas a plena manifestação da filiação do crente aguarda a ressurreição, mudança e tradução dos santos, que é chamada “a redenção do corpo”; Romanos 8:23 ; 1 Tessalonicenses 4: 14-17 ; Efésios 1:14 ; 1 João 3: 2 .

Comentário de John Wesley

Tendo nos predestinado à adoção de filhos de Jesus Cristo para si mesmo, de acordo com o bom prazer de sua vontade,

Tendo nos predestinado à adoção de filhos – Tendo predestinado que todos os que depois cressem gozassem da dignidade de serem filhos de Deus e co-herdeiros de Cristo.

De acordo com o bom prazer de sua vontade – De acordo com seu propósito livre, fixo e inalterável de conferir essa bênção a todos aqueles que devem crer em Cristo e somente aqueles.

Referências Cruzadas

Jeremias 3:4 – Você não acabou de me chamar: ‘Meu pai, amigo da minha juventude,

Jeremias 3:19 – “Eu mesmo disse: “Com que alegria eu a trataria como se tratam filhos e lhe daria uma terra aprazível, a mais bela herança entre as nações. Pensei que você me chamaria de ‘Pai’ e que não deixaria de seguir-me.

Daniel 4:35 – Todos os povos da terra são como nada diante dele. Ele age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de resistir à sua mão nem de dizer-lhe: “O que fizeste? “

Oséias 1:10 – “Contudo os israelitas ainda serão como a areia da praia, que não se pode medir nem contar. No lugar onde se dizia a eles: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’.

Mateus 1:25 – Mas não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus.

Mateus 11:26 – Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.

Lucas 10:21 – Naquela hora Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.

Lucas 11:32 – Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração e a condenarão; pois eles se arrependeram com a pregação de Jonas, e agora está aqui o que é maior do que Jonas”.

João 1:12 – Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,

João 11:52 – e não somente por aquela nação, mas também pelos filhos de Deus que estão espalhados, para reuni-los num povo.

João 20:17 – Jesus disse: “Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês”.

Romanos 8:14 – porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

Romanos 8:23 – E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo.

Romanos 8:29 – Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Romanos 9:11 – Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse,

1 Coríntios 1:1 – Paulo, chamado para ser apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes,

1 Coríntios 1:21 – Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação.

2 Coríntios 6:18 – “e lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas”, diz o Senhor Todo-poderoso.

Gálatas 3:26 – Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus,

Gálatas 4:5 – a fim de redimir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a adoção de filhos.

Efésios 1:9 – E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo,

Efésios 1:11 – Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade,

Filipenses 2:13 – pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.

2 Tessalonicenses 1:11 – Conscientes disso, oramos constantemente por vocês, para que o nosso Deus os faça dignos da vocação e, com poder, cumpra todo bom propósito e toda obra que procede da fé.

Hebreus 2:10 – Ao levar muitos filhos à glória, convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem tudo existe, tornasse perfeito, mediante o sofrimento, o autor da salvação deles.

Hebreus 12:5 – Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão,

1 João 3:1 – Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.

Apocalipse 21:7 – O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *