Estudo de Filipenses 2:13 – Comentado e Explicado

Porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar.
Filipenses 2:13

Comentário de Albert Barnes

Pois é Deus que opera em você – Isto é dado como uma razão para fazer um esforço para ser salvo, ou para realizar nossa salvação. Costuma-se pensar que é o contrário, e as pessoas sentem que, se Deus trabalha “em nós para querer e fazer”, não pode haver necessidade de nos esforçarmos, e que não haveria utilidade nisso. Se Deus faz todo o trabalho, dizem eles, por que não devemos pacientemente ficar quietos e esperar até que Ele exerça Seu poder e realize em nós o que deseja? É importante, portanto, entender o que essa declaração do apóstolo significa, para ver se essa objeção é válida ou se o fato de que Deus “trabalha em nós” deve ser considerado uma razão pela qual não devemos fazer nada. esforço. A palavra traduzida como ” worketh ” – ??e???? energon- working – é do verbo que significa trabalhar, ser ativa para produzir efeito – e é a partir da qual derivamos a palavra “energético”. O significado é que Deus “produz um certo efeito em nós”; ele exerce tal influência sobre nós a ponto de levar a um certo resultado em nossas mentes – a saber, “querer e fazer”. Nada é dito sobre o modo em que isso é feito, e provavelmente isso não pode ser entendido por nós aqui; compare João 3: 8 . No que diz respeito à ação divina aqui mencionada, porém, certas coisas, embora de caráter negativo, são claras:

(1) Não é Deus quem age por nós. Ele nos leva a “querer e fazer”. Não se diz que ele deseja e faz por nós, e não pode ser. É o homem que “quer e faz” – embora Deus o influencie tanto que ele o faz.

(2) ele não nos obriga nem nos força contra a nossa vontade. Ele nos leva à vontade, bem como a fazer. A vontade não pode ser forçada; e o significado aqui deve ser que Deus exerce tal influência que nos torna dispostos a obedecê-Lo; compare o Salmo 110: 3 .

(3) não é uma força física, mas deve ser uma influência moral. Um poder físico não pode agir de acordo com a vontade. Você pode acorrentar um homem, encarcerá-lo nas masmorras mais profundas, passá-lo de fome, açoitá-lo, aplicar pinças em brasa em sua carne ou colocar nele o parafuso, mas a vontade ainda é livre. Você não pode dobrar isso ou controlá-lo, ou fazê-lo acreditar de outra maneira que não seja o que ele escolhe acreditar. A declaração aqui, portanto, não pode significar que Deus nos obriga, ou que ainda somos agentes livres, embora Ele “trabalhe em nós para querer e fazer”. Deve significar apenas que ele exerce tal influência que assegura esse resultado.

Desejar e fazer o seu bom prazer – Não querer e fazer tudo, mas “Seu bom prazer”. A extensão da ação divina aqui mencionada é limitada a isso, e nenhum homem deve adotar essa passagem para provar que Deus “trabalha” nele para levá-lo a cometer pecado. Esta passagem não ensina tal doutrina. Refere-se aqui aos cristãos, e significa que ele trabalha em seus corações aquilo que é agradável para ele, ou os leva a “querer e fazer” aquilo que está de acordo com sua própria vontade. A palavra traduzida como “bom prazer” – e?d???a eudokia – significa “deleite, boa vontade, favor”; então “bom prazer, propósito, vontade”; ver Efésios 1: 5 ; 2 Tessalonicenses 1:11 . Aqui significa aquilo que seria agradável para ele; e a idéia é que ele exerça tal influência que leve as pessoas à vontade e faça o que está de acordo com sua vontade. Paulo considerou esse fato como uma razão pela qual devemos realizar nossa salvação com medo e tremor. É com essa visão que ele a recomenda, e não com nenhuma idéia de que isso embaraçará nossos esforços ou nos será um obstáculo na busca da salvação. A questão então é: como esse fato pode nos motivar a fazer um esforço? Em relação a isso, podemos observar:

(1) Que o trabalho de nossa salvação é tal que precisamos de ajuda, e a ajuda que somente Deus pode dar. Precisamos dela para nos capacitar a vencer nossos pecados; nos dar uma visão deles que produza verdadeira penitência; romper com nossos maus companheiros; desistir de nossos planos do mal e resolver levar uma vida diferente. Precisamos de ajuda para que nossas mentes sejam iluminadas; para que sejamos guiados no caminho da verdade; que sejamos salvos do perigo do erro e que não sejamos obrigados a voltar aos caminhos da transgressão. Essa ajuda devemos receber de qualquer parte; e qualquer assistência prestada nesses pontos não interferirá em nossa liberdade.

(2) a influência que Deus exerce sobre a mente está no caminho de ajuda ou auxílio. O que Ele faz não nos envergonha nem nos atrapalha. Não impedirá nenhum esforço que fazemos para ser salvos; não lançará nenhum obstáculo ou obstáculo no caminho. Quando falamos de Deus trabalhando “em nós para querer e fazer”, as pessoas geralmente parecem supor que Sua ação nos atrapalha, ou joga algum obstáculo em nosso caminho, ou exerce alguma influência maligna em nossas mentes, ou dificulta as coisas. para que realizemos nossa salvação do que seria sem o Seu arbítrio. Mas isso não pode ser. Podemos ter certeza de que toda a influência que Deus exerce sobre nossas mentes será para nos ajudar na obra da salvação, não para nos envergonhar; será capacitar-nos a vencer nossos inimigos espirituais e pecados, e não colocar armas adicionais em suas mãos ou lhes conferir um novo poder. Por que as pessoas devem temer a influência de Deus em seus corações, como se ele impedisse seus esforços para o seu próprio bem?

(3) o fato de Deus trabalhar é um incentivo para que trabalhemos. Quando um homem está prestes a pôr um pêssego ou uma macieira, é um incentivo para ele refletir que a ação de Deus está ao seu redor e que ele pode fazer com que a árvore produz flores, folhas e frutos. Quando ele está prestes a arar e semear sua fazenda, é um incentivo, não um obstáculo, refletir que Deus trabalha e que ele pode acelerar o grão que é semeado e produzir uma colheita abundante. Que encorajamento de uma ordem superior o homem pode pedir? E que fazendeiro tem medo do arbítrio de Deus no caso, ou supõe que o fato de Deus exercer um arbítrio seja uma razão pela qual ele não deve arar e plantar seu campo, nem montar seu pomar? Um pobre encorajamento teria um homem nessas coisas se Deus não exercesse nenhum arbítrio no mundo, e não se poderia esperar que a árvore crescesse ou fizesse o grão brotar; e igualmente pobre seria todo o encorajamento na religião sem sua ajuda.

Comentário de E.W. Bullinger

trabalha . Grego. energeo. Não é o mesmo que “trabalhar” ( Filipenses 2:12 ), katergazomai (ver Efésios 6:13 ).

vontade . App-102.

do = trabalho. Grego. energeo .

de . App-104.

bom prazer . Grego. eudokia . Ver Romanos 10: 1 .

Comentário de John Calvin

13 É Deus quem trabalha . Esse é o verdadeiro mecanismo para derrubar toda arrogância – essa é a espada para pôr fim a todo orgulho, quando somos ensinados que não somos absolutamente nada e nada podemos fazer, exceto somente pela graça de Deus. Quero dizer graça sobrenatural, que surge do espírito de regeneração. Pois, considerados homens, já somos, e vivemos e nos movemos em Deus. ( Atos 17:28 .) Mas Paulo argumenta aqui como um tipo de movimento diferente daquele universal. Vamos agora observar o quanto ele atribui a Deus e quanto ele deixa para nós.

Em qualquer ação, existem dois departamentos principais – a inclinação e o poder de executá-la. Ambos ele atribui totalmente a Deus; o que mais resta para nós como motivo de glória? Tampouco há razão para duvidar que essa divisão tenha a mesma força como se Paulo tivesse expressado o todo em uma única palavra; pois a inclinação é a base; a realização é o cume do edifício concluído. Ele também expressou muito mais do que se tivesse dito que Deus é o autor do começo e do fim. Pois, nesse caso, os sofistas teriam alegado, a propósito, que algo entre os dois foi deixado para os homens. Mas, como é, o que eles acharão que é de alguma forma peculiar para nós? Eles trabalham duro em suas escolas para se reconciliar com a graça de Deus de livre arbítrio – de tal natureza, quero dizer, como eles concebem – que pode ser capaz de se transformar por seu próprio movimento e pode ter um poder peculiar e separado , pelo qual ele pode cooperar com a graça de Deus. Não discuto o nome, mas a coisa em si. Para que, portanto, o livre-arbítrio possa se harmonizar com a graça, eles se dividem de tal maneira que Deus restaura em nós uma livre escolha, para que possamos tê-lo em nosso poder de corrigir. Assim, eles reconhecem ter recebido de Deus o poder da boa vontade, mas atribuem ao homem uma boa inclinação. Paulo, no entanto, declara que isso é uma obra de Deus, sem qualquer reserva. Pois ele não diz que nossos corações estão simplesmente voltados ou incitados, ou que a enfermidade de uma boa vontade é ajudada, mas que uma boa inclinação é inteiramente obra de Deus. (119)

Agora, na calúnia apresentada por eles contra nós – que transformamos os homens em pedras, quando ensinamos que eles não têm nada de bom, exceto pela pura graça, eles desempenham uma parte sem vergonha. Pois reconhecemos que temos da natureza uma inclinação, mas como é depravado pela corrupção do pecado, só começa a ser bom quando renovado por Deus. Também não dizemos que um homem faz algo de bom sem desejá-lo, mas que é somente quando sua inclinação é regulada pelo Espírito de Deus. Portanto, no que diz respeito a esse departamento, vemos que todo o louvor é atribuído a Deus, e que o que os sofistas nos ensinam é frívolo – que a graça é oferecida a nós e colocada, por assim dizer, no meio de nós, que possamos adotá-lo se quisermos; pois, se Deus não trabalhou eficazmente em nós, não se poderia dizer que ele produzisse em nós uma boa inclinação. Quanto ao segundo departamento, devemos ter a mesma opinião. “Deus”, diz ele, “é aquele que trabalha em nós para fazê-lo. Ele traz, portanto, à perfeição as disposições piedosas que ele implantou em nós, para que não sejam improdutivas, como promete Ezequiel,

“Farei com que eles sigam meus mandamentos.”
( Ezequiel 11:20 .)

A partir disso, inferimos que a perseverança também é seu dom gratuito.

De acordo com o seu bom prazer. Alguns explicam que isso significa – a boa intenção da mente. (120) Eu, por outro lado, entendo isso como se referindo a Deus, e entendo por ele sua disposição benevolente, que eles geralmente chamam de beneplacitum ( bom prazer ). Pois a palavra grega e?d???a é empregada com muita frequência nesse sentido; e o contexto exige isso. Pois Paulo tem em vista atribuir tudo a Deus e tirar tudo de nós. Por conseguinte, não satisfeito por ter atribuído a Deus a produção de querer e de agir corretamente, ele atribui ambos à sua misericórdia imerecida. Dessa maneira, ele elimina o artifício dos sofistas quanto à graça subsequente , que eles imaginam ser a recompensa do mérito. Por isso, ele ensina que todo o curso de nossa vida, se vivermos corretamente, é regulado por Deus, e isso também por sua bondade imerecida.

Com medo e tremor . A partir disso, Paulo deduz uma exortação – que eles devem, com medo, realizar sua própria salvação . Ele conjuga, como está acostumado, medo e tremor , por uma questão de maior intensidade, a denotar – medo sério e ansioso. Ele, consequentemente, reprime a sonolência, assim como a confiança. Com o termo trabalho, ele reprova nossa indolência, que é sempre engenhosa na busca de vantagens. Agora, parece que na graça de Deus houve uma doce ocasião de repouso; pois se Ele trabalha em nós , por que não devemos nos entregar à vontade? O Espírito Santo, no entanto, nos chama a considerar que ele deseja trabalhar sobre órgãos vivos, mas ele imediatamente reprime a arrogância, recomendando medo e tremor.

A inferência, também, deve ser cuidadosamente observada: “Você tem”, diz ele, “todas as coisas de Deus; portanto, seja solícito e humilde. ” Pois não há nada que deva nos treinar mais à modéstia e ao medo, do que ser ensinado, que é somente pela graça de Deus que permanecemos, e caímos instantaneamente, se ele, mesmo que em menor grau, retire sua mão. Confiança em nós mesmos produz descuido e arrogância. Sabemos por experiência que todos os que confiam em suas próprias forças crescem insolentes pela presunção e, ao mesmo tempo, desprovidos de cuidado, se resignam a dormir. O remédio para os dois males é quando, desconfiando de nós mesmos, dependemos inteiramente somente de Deus. E, certamente, esse homem fez um progresso decidido no conhecimento, tanto da graça de Deus quanto de sua própria fraqueza, que, despertada do descuido, diligentemente busca a ajuda de Deus; enquanto aqueles que estão cheios de confiança em suas próprias forças, devem necessariamente estar ao mesmo tempo em um estado de segurança intoxicada. Portanto, é uma calúnia desavergonhada que os papistas trazem contra nós – que, exaltando a graça de Deus e reprimindo o livre-arbítrio, tornamos os homens indolentes, afastamos o temor de Deus e destruímos todo sentimento de preocupação. É óbvio, no entanto, para todo leitor, que Paulo encontra aqui uma questão de exortação – não na doutrina dos papistas, mas no que é defendido por nós. “Deus”, diz ele, “ trabalha todas as coisas em nós; portanto, submeta-se a ele com medo . Na verdade, não nego que muitos, ao saberem que não há nada de bom em nós, se entreguem mais livremente a seus vícios; mas nego que isso seja culpa da doutrina que, ao contrário, quando recebida como deveria, produz em nossos corações um sentimento de preocupação.

Os papistas, no entanto, pervertem essa passagem para abalar a certeza da fé, pois o homem que treme (123) está na incerteza. Eles, portanto, entendem as palavras de Paulo como se quisessem dizer que devemos, durante toda a nossa vida, vacilar quanto à garantia da salvação. Se, no entanto, Paulo não quisesse contradizer a si mesmo, ele não nos exorta de maneira alguma a hesitar, na medida em que em todos os lugares recomenda confiança e ( p????f???a? ) garantia total . A solução, no entanto, é fácil, se alguém deseja atingir o verdadeiro significado sem nenhum espírito de discórdia. Existem dois tipos de medo; aquele produz ansiedade junto com humildade; a outra hesitação. O primeiro se opõe à confiança e ao descuido carnais, assim como à arrogância; o último, para garantia de fé. Além disso, devemos observar que, à medida que os crentes repousam com segurança sobre a graça de Deus, assim, quando direcionam seus pontos de vista para sua própria fragilidade, eles de modo algum se resignam descuidadamente a dormir, mas têm medo de perigos. incitou a oração. No entanto, até agora é esse medo de perturbar a tranquilidade da consciência e abalar a confiança, que antes o confirma. Pois desconfiar de nós mesmos nos leva a confiar mais confiantemente na misericórdia de Deus. E é isso que as palavras de Paulo importam, pois ele não exige nada dos filipenses, mas que elas se submetam a Deus com verdadeira renúncia própria.

Elabore sua própria salvação . Como Pelagianos de antigamente, os Papistas hoje em dia se orgulham dessa passagem, com a visão de exaltar a excelência do homem. Mais ainda, quando a declaração anterior lhes é mencionada por meio de objeção, é Deus que opera em nós, etc. , eles imediatamente por este escudo a impedem (por assim dizer) – Trabalhe sua própria salvação . Na medida em que, como o trabalho é atribuído a Deus e ao homem em comum, eles atribuem a metade a cada um. Em resumo, da palavra trabalho eles derivam o livre-arbítrio; do termo salvação, eles derivam o mérito da vida eterna. Eu respondo que a salvação é entendida como todo o curso de nosso chamado, e que esse termo inclui todas as coisas pelas quais Deus realiza essa perfeição, à qual Ele nos predestinou por sua graciosa escolha. Isso ninguém negará, isso não é obstinado e insolente. Dizem que a aperfeiçoamos quando, sob a regulamentação do Espírito, aspiramos a uma vida de bem-aventurança. É Deus que nos chama e nos oferece salvação; é nossa parte abraçar pela fé o que ele dá e pela obediência agir adequadamente ao seu chamado; mas não temos nenhum de nós mesmos. Por isso, agimos apenas quando ele nos preparou para agir.

A palavra que ele emprega adequadamente significa – continuar até o fim; mas devemos ter em mente o que eu disse, que Paulo não raciocina aqui até que ponto nossa capacidade se estende, mas simplesmente ensina que Deus age em nós de tal maneira que ele, ao mesmo tempo, não nos permite ser inativo (124), mas nos exercita diligentemente, depois de nos ter despertado por uma influência secreta. (125)

Comentário de Adam Clarke

Pois é Deus que opera em você – Todo propósito santo, resolução piedosa, boa palavra e boa obra devem dele; deveis cooperar com ele, para que não vãs a graça em vão; porque ele trabalha em você, trabalhe com ele e trabalhe sua própria salvação.

Desejar e fazer – ?? ?e?e?? ?a? t? e?e??e?? . O poder da vontade e o poder de agir devem necessariamente vir de Deus, que é o autor da alma e do corpo, e de todos os seus poderes e energias, mas o ato de volição e o ato de trabalhar vêm do homem. Deus dá poder à vontade, o homem deseja através desse poder; Deus dá poder para agir, e o homem age através desse poder. Sem poder de vontade, o homem não pode querer nada; sem o poder de trabalhar, o homem não pode fazer nada. Deus não quer o homem, nem trabalha no lugar do homem, mas ele lhe fornece poder para fazer as duas coisas; ele é, portanto, responsável perante Deus por esses poderes.

Porque Deus trabalha neles o poder da vontade e o poder de fazer, portanto o apóstolo exorta-os a realizar sua própria salvação; mostrando manifestamente que o uso dos poderes da vontade e da ação pertence a si mesmos. Eles não podem fazer a obra de Deus, não podem produzir em si mesmos um poder de querer e fazer; e Deus não fará o trabalho deles, ele não fará a salvação deles com medo e tremor.

Embora os homens tenham se intrigado gravemente com questões relativas à vontade e poder do ser humano; contudo, nenhum caso pode ser mais claro do que o que o apóstolo estabelece aqui: o poder de querer e fazer vem de Deus; o uso desse poder pertence ao homem. Quem não tem esse poder não pode nem deseja nem trabalha; quem tem esse poder pode fazer as duas coisas. Mas não se segue necessariamente que quem tem esses poderes os usará; a posse dos poderes não implica necessariamente o uso desses poderes, porque um homem pode tê-los e não usá-los ou abusar deles; portanto, o apóstolo exorta: Trabalha a tua própria salvação.

Esta é uma exortação geral; pode ser aplicada a todos os homens, pois, para tudo o que é aplicável, não existe um ser racional na face da terra, que não tem de Deus tanto poder para querer como agir nas coisas que dizem respeito à sua salvação. Daí a responsabilidade do homem.

De seu bom prazer – Todo bem é dado livremente por Deus; ninguém merece nada dele; e como lhe agrada, ele distribui aos homens as medidas de energia mental e corporal que considera necessárias; dando a alguns mais, a outros menos, mas a tudo o que é suficiente para sua salvação.

Comentário de John Wesley

Pois é Deus quem trabalha em você, para querer e fazer o seu bom prazer.

Pois é Deus – somente Deus, quem está com você, embora eu não esteja.

Isso opera em você de acordo com o bom prazer dele – Não por nenhum mérito seu. No entanto, suas influências não são para substituir, mas para incentivar nossos próprios esforços.

Trabalhe sua própria salvação – Aqui está o nosso dever.

Pois é Deus que trabalha em você – Aqui está o nosso encorajamento. E Oh, que encorajamento glorioso, ter o braço da Onipotência estendido para nosso apoio e nosso socorro!

Referências Cruzadas

1 Reis 8:58 – E faça com que de coração nos voltemos para ele, a fim de andarmos em todos os seus caminhos e obedecermos aos seus mandamentos, decretos e ordenanças, que deu aos nossos antepassados.

1 Crônicas 29:14 – “Mas quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos contribuir tão generosamente como fizemos? Tudo vem de ti, e nós apenas te demos o que vem das tuas mãos.

2 Crônicas 30:12 – Já em Judá a mão de Deus esteve sobre o povo dando-lhes unidade de pensamento para executarem o que o rei e os seus oficiais haviam ordenado, conforme a palavra do Senhor.

Esdras 1:1 – No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, a fim de que se cumprisse a palavra do Senhor falada por Jeremias, o Senhor despertou o coração de Ciro, rei da Pérsia, para redigir uma proclamação e divulgá-la em todo o seu reino, nestes termos:

Esdras 1:5 – Então os líderes das famílias de Judá e de Benjamim, como também os sacerdotes e os levitas, todos aqueles cujo coração Deus despertou, dispuseram-se a ir para Jerusalém e a construir o templo do Senhor.

Esdras 7:27 – Bendito seja o Senhor, o Deus de nossos antepassados, que pôs no coração do rei o propósito de honrar desta maneira o templo do Senhor em Jerusalém,

Neemias 2:4 – O rei me disse: “O que você gostaria de pedir? ” Então orei ao Deus dos céus,

Salmos 110:3 – Quando convocares as tuas tropas, o teu povo se apresentará voluntariamente. Trajando vestes santas, desde o romper da alvorada os teus jovens virão como o orvalho.

Salmos 119:36 – Inclina o meu coração para os teus estatutos, e não para a ganância.

Salmos 141:4 – Não permitas que o meu coração se volte para o mal, nem que eu me envolva em práticas perversas com os malfeitores. Que eu nunca participe dos seus banquetes!

Provérbios 21:1 – O coração do rei é como um rio controlado pelo Senhor; ele o dirige para onde quer.

Isaías 26:12 – Senhor, tu estabeleces a paz para nós; tudo o que alcançamos, fizeste-o para nós.

Jeremias 31:33 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Jeremias 32:38 – Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

Lucas 12:32 – “Não tenham medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do Pai dar-lhes o Reino.

João 3:27 – A isso João respondeu: “Uma pessoa só pode receber o que lhe é dado do céu.

João 6:45 – Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão ensinados por Deus’. Todos os que ouvem o Pai e dele aprendem vêm a mim.

João 6:65 – E prosseguiu: “É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai”.

Atos dos Apóstolos 11:21 – A mão do Senhor estava com eles, e muitos creram e se converteram ao Senhor.

Romanos 9:11 – Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse,

Romanos 9:16 – Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.

2 Coríntios 3:5 – Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus.

Efésios 1:5 – Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade,

Efésios 1:9 – E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo,

Efésios 1:11 – Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade,

Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

Efésios 2:8 – Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

2 Tessalonicenses 1:11 – Conscientes disso, oramos constantemente por vocês, para que o nosso Deus os faça dignos da vocação e, com poder, cumpra todo bom propósito e toda obra que procede da fé.

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

2 Timóteo 1:9 – que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,

Tito 3:4 – Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,

Hebreus 13:21 – os aperfeiçoe em todo o bem para fazerem a vontade dele, e opere em nós o que lhe é agradável, mediante Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém.

Tiago 1:16 – Meus amados irmãos, não se deixem enganar.

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *