Estudo de Salmos 119:36 – Comentado e Explicado

Inclinai-me o coração às vossas ordens e não para a avareza.
Salmos 119:36

Comentário de Albert Barnes

Incline meu coração para os seus testemunhos – faça com que meu coração se incline a eles ou se disponha a guardá-los. Isso também é um reconhecimento da dependência e uma oração por orientação.

E não a cobiça – Ganhar; para o amor ao dinheiro. Isso parece ser referido aqui como a principal coisa que afastaria o coração da religião, ou como aquela da qual o maior perigo seria temido. Sem dúvida, existem muitas outras coisas que farão isso – pois todo pecado o fará; mas esse era o principal perigo que o salmista apreendeu em seu próprio caso, e talvez ele pretendesse se referir a isso como o principal perigo sobre esse assunto que assola o caminho do homem. Há muitas outras pessoas que se afastaram do serviço de Deus, e mantidas afastadas dele, pela cobiça, do que por qualquer outro pecado. Quando o salmista ora para que Deus não “incline” seu coração à cobiça, a linguagem é semelhante à da oração do Senhor – “e não nos deixe cair em tentação”. Ou seja, nos contenha; não sejamos colocados em circunstâncias em que estaremos em perigo. Não devemos supor que Deus exerça qualquer influência positiva, quer para tornar um homem avarento, ou para tentá-lo. Ver Tiago 1: 13-14 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 119: 36 . Não a cobiça Ou seja, um desejo imodoro de bens mundanos.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 119: 36 . Incline meu coração, etc. – Como a sabedoria do homem pode conceber, e sua língua proferir, grandes coisas de Deus e santidade, enquanto seu coração é avesso a ambos; portanto, Davi diz não apenas: Dá-me entendimento, mas inclina meu coração aos teus testemunhos – Ao amor e à prática deles; e não à cobiça – Ele menciona isso em particular, porque é o contrário dos testemunhos de Deus, e geralmente impede os homens de receberem sua palavra e de lucrar com ela; e porque é muito pernicioso, como sendo a raiz de todo mal.

Comentário de Adam Clarke

Não para cobiça – Não permita que eu tenha amor desordenado por ganhos de qualquer espécie, nem por qualquer coisa que possa entristecer o seu Espírito, ou me induza a buscar minha felicidade aqui embaixo.

Comentário de John Calvin

36. Incline meu coração Neste versículo, ele confessa que o coração humano está tão longe de ceder à justiça de Deus, que é mais inclinado a seguir um caminho oposto. Fomos naturalmente e espontaneamente inclinados à justiça da lei, não haveria ocasião para a petição do salmista. Incline meu coração . Portanto, permanece que nossos corações estão cheios de pensamentos pecaminosos e totalmente rebeldes, até que Deus a graça os muda. Esta confissão por parte do profeta não deve ser negligenciada, Que a corrupção natural do homem é tão grande, que ele busca algo mais do que o que é certo, até que seja transformado pelo poder de Deus em nova obediência e, portanto, começam a se inclinar para o que é bom.

Na segunda cláusula do versículo, o profeta aponta para os impedimentos que impedem a humanidade de alcançar o desejo de justiça; sendo inclinados à cobiça. Por uma figura de linguagem (412), na qual uma parte é colocada para o todo, a espécie é colocada para o gênero. O termo hebraico, ??? batsang, significa usar a violência, ou cobiçar, ou defraudar; mas a cobiça é mais de acordo com o espírito da passagem, desde que admitamos que o profeta tenha selecionado essa espécie, “a raiz de todos os males”, para demonstrar que nada é mais contrário à justiça de Deus ( 1 Timóteo 6: 10 ) Aqui somos geralmente instruídos de que estamos tão sob a influência de afeições perversas e cruéis que nossos corações abominam o estudo da lei de Deus, até que Deus nos inspire com o desejo daquilo que é bom.

Comentário de John Wesley

Inclina o meu coração nos teus testemunhos, e não na cobiça.

Cobiça – Ele menciona isso em particular, porque é o contrário dos testemunhos de Deus, e geralmente impede os homens de receberem sua palavra e de lucrar com ela: e porque é muito perniciosa, como a raiz de todo o mal.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *