Estudo de Jeremias 32:38 – Comentado e Explicado

Serão eles o meu povo, e eu o seu Deus.
Jeremias 32:38

Comentário de John Calvin

Essa promessa ocupou o primeiro lugar na restauração da Igreja; pois se os judeus estivessem cheios de saciedade com riqueza e abundância, e toda variedade de bênçãos, sua condição ainda não seria de modo algum superior, se não fossem o povo de Deus; pois os homens não têm felicidade se viver apenas das coisas boas desta vida terrena e frágil, ou de seus prazeres e delícias. Na verdade, é dito nos Salmos,

“Felizes são as pessoas cujo Deus é Jeová.”
( Salmos 144: 15 )

Pois, embora Deus ordene suas próprias bênçãos e as designe como testemunho de seu favor paternal para com os piedosos, ele não os terá para viver como se fossem neles; mas ele levanta suas mentes por meio, por assim dizer, desses passos para o manancial da verdadeira felicidade, a própria fonte, para que eles saibam que estão sob sua proteção e que ele sempre será um Pai. para eles.

Vemos, portanto, que o Profeta, quando falou da restauração do povo, propôs-lhes a principal e a coisa mais desejável, até mesmo para saber que Deus estava reconciliado com eles e que eles se tornaram assim seu povo.

Aprendemos, portanto, que, embora Deus em sua bondade suportasse as enfermidades de seu povo antigo, e assim mencionasse a fecundidade da terra e outras coisas, ainda assim o fim de todas as promessas era espiritual; nem essa promessa seria verdadeira, se fosse explicada apenas pelas bênçãos temporais de Deus. Pois devemos ter em mente que dizer do Profeta:

“Tu és o nosso Deus, não vamos morrer.”
( Habacuque 1:12 )

E, sem dúvida, o Profeta no Salmo que acabamos de citar pretendia distinguir a Igreja de Deus de todas as nações pagãs e também distinguir a felicidade da Igreja de todos os prazeres, honras e vantagens pelas quais os homens persuadem. eles mesmos podem ser felizes, desde que os obtenham. Desde então, o Profeta ali marca a diferença entre a felicidade da Igreja e todas as coisas fugazes e vazias desejadas por aqueles que não parecem mais altos que este mundo e a vida atual, segue-se que, sempre que essas palavras são mencionadas, “eu será o seu Deus ”, a esperança de uma vida eterna e celestial é colocada diante de nós.

Há outra coisa a ser notada – que tudo o que procuramos sobre as coisas deste mundo não pode nos render nenhum bem real, exceto que Deus se reconcilie conosco. Quando, portanto, temos todas as coisas em abundância, quando nada está faltando em todo tipo de prazer, quando somos favorecidos com grande riqueza, quando a paz e a segurança são concedidas a nós, tudo isso, como eu disse, será arruinado. nós, exceto que Deus nos possui como seus filhos, e se torna um Pai para nós. Portanto, quando procuramos ser felizes, devemos direcionar nossas mentes para a coisa principal, mesmo para nos reconciliarmos com Deus, para que possamos, com confiança, chamá-lo de Pai, esperar a salvação dele e fugir sempre. à sua misericórdia. Homens ímpios desejam isso e aquilo, como a própria cobiça os leva: os desejos avarentos de uma grande quantidade de dinheiro, grandes fazendas e grandes receitas; o ambicioso procura subjugar o mundo inteiro; o homem de prazer deseja tudo o que possa satisfazer suas concupiscências, e mesmo aquele que parece ser moderado, ainda deseja o que é adequado à sua disposição; e assim Deus é negligenciado, e também sua graça. Vamos então saber que os desejos dos homens são totalmente irracionais, quando eles buscam ansiosamente qualquer coisa neste mundo, exceto o que flui desta fonte, mesmo do favor gratuito de Deus, e quando eles não preferem esse privilégio singular a todas as bênçãos, mesmo que Deus possa ser reconciliado com eles.

Agora apreendemos o significado das palavras, quando Deus declara que os judeus, depois de retornarem ao seu país, se tornariam seu povo, e que ele seria seu Deus.

Ao mesmo tempo, observemos que, embora Deus possua a soberania de todo o mundo, ele ainda não é adequadamente chamado de Deus de ninguém, mas de seu povo escolhido; pois, como ele reúne a Igreja para si como um tesouro peculiar, como ele fala em todos os lugares, esse privilégio não pode existir sem um relacionamento mútuo, isto é, homens excetuados sabem que Deus é o seu Deus e também estão plenamente convencidos de que são contados por eles. ele como seu povo peculiar. Agora segue uma explicação deste versículo, que, devido à sua brevidade, pode parecer um tanto obscuro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *