Estudo de João 6:45 – Comentado e Explicado

Está escrito nos profetas: Todos serão ensinados por Deus {Is 54,13}. Assim, todo aquele que ouviu o Pai e foi por ele instruído vem a mim.
João 6:45

Comentário de Albert Barnes

Nos profetas – Isaías 54:13 . Um sentimento semelhante é encontrado em Miquéias 4: 1-4 e Jeremias 31:34 ; mas pelos profetas, aqui, é o livro dos profetas, e é provável que Jesus tenha se referido apenas ao lugar em Isaías, pois essa era a maneira usual de citar os profetas.

Tudo será ensinado por Deus – Isso explica o versículo anterior. É pelo ensino de sua Palavra e Espírito que os homens são atraídos por Deus. Isso mostra que não é obrigatório e que não há obstáculo no caminho, mas uma forte ignorância voluntária e falta de vontade.

Comentário de E.W. Bullinger

Está escrito = Está escrito.

os profetas . Veja Isaías 54:13 . Jeremias 31:34 .

todos. Aqui denota “todos” sem exceção. Veja a nota em “desenhe-o”, João 6:44 .

ensinado por Deus . Em 1 Tessalonicenses 4: 9, as palavras são compostas (theodidaktos).

de = de. Grego. pára. App-104., Implicando íntima intimidade. Ver João 6:46 .

Comentário de John Calvin

45. Está escrito nos Profetas. Cristo confirma pelo testemunho de Isaías o que ele disse, que ninguém pode vir a ele , a menos que seja atraído pelo Pai. Ele usa a palavra profetas no número plural, porque todas as suas profecias foram reunidas em um único volume, para que todos os profetas podem ser justamente considerados um livro. A passagem aqui citada pode ser encontrada em Isaías 54:13 , onde, falando da restauração da Igreja, ele promete a ela, filhos ensinados pela instrução de Deus. Portanto, pode-se inferir facilmente que a Igreja não pode ser restaurado de qualquer outra maneira, exceto por Deus assumindo o ofício de professor e trazendo os crentes para si mesmo. A maneira de ensinar, da qual o profeta fala, não consiste meramente na voz externa, mas também na operação secreta do Espírito Santo. Em suma, este ensino de Deus é a iluminação interior do coração.

E todos serão ensinados por Deus. Quanto à palavra tudo, ela deve se limitar aos eleitos, que sozinhos são os verdadeiros filhos da Igreja. Agora, não é difícil ver de que maneira Cristo aplica essa previsão ao sujeito atual. Isaías mostra que somente a Igreja é verdadeiramente edificada quando seus filhos são ensinados por Deus Cristo; portanto, conclui com justiça que os homens não têm olhos para contemplar a luz da vida, até que Deus os abra. Mas, ao mesmo tempo, ele apega a frase geral, tudo; porque ele argumenta que todos os que são ensinados por Deus são efetivamente atraídos, de modo a vir; e a isso relaciona o que ele adiciona imediatamente,

Todo aquele que ouviu meu pai. A quantidade do que é dito é que todos os que não acreditam são réprobos e condenados à destruição; porque todos os filhos da Igreja e herdeiros da vida são feitos por Deus para serem seus discípulos obedientes. Portanto, segue-se que não há um dentre todos os eleitos de Deus que não participará da fé em Cristo. (154) Novamente, como Cristo afirmou anteriormente que os homens não estão aptos para crer até que sejam atraídos , ele agora declara que a graça de Cristo, pela qual eles são atraídos , é eficaz, de modo que necessariamente crêem.

Essas duas cláusulas derrubam completamente todo o poder do livre arbítrio, com o qual os papistas sonham. Pois se é somente quando o Pai nos atrai que começamos a chegar a Cristo, não há em nós nenhum começo de fé ou qualquer preparação para isso. Por outro lado, se todos vierem a quem o Pai ensinou , Ele lhes dará não apenas a escolha de crer, mas a própria fé. Quando, portanto, cedemos voluntariamente à orientação do Espírito, isso faz parte e, por assim dizer, um selamento da graça; porque Deus não nos atraía , se Ele apenas esticasse a mão e deixasse nossa vontade em estado de suspense. Mas, segundo a estrita propriedade da linguagem, é dito que ele nos atrai, quando estende o poder do seu Espírito ao pleno efeito da fé. Dizem que ouvem Deus, que de bom grado concorda com Deus falando com eles por dentro, porque o Espírito Santo reina em seus corações.

Vem para mim. Ele mostra a conexão inseparável que existe entre ele e o Pai. Pois o significado é que é impossível que todos os discípulos de Deus não obedeçam a Cristo e que aqueles que rejeitam a Cristo se recusam a ser ensinados por Deus; porque a única sabedoria que todos os eleitos aprendem na escola de Deus é vir a Cristo; pois o Pai, que o enviou, não pode negar a si mesmo.

Comentário de Adam Clarke

Está escrito nos profetas – Isaías 54:13 ; Jeremias 31:34 .

Eles devem ser todos ensinados por Deus – Isso explica o versículo anterior. Deus ensina um homem a conhecer a si mesmo, que, encontrando sua necessidade de salvação, ele pode fugir para agarrar a esperança que seu Pai celestial colocou diante dele no Evangelho. Deus atrai os homens por seu amor e mostra a eles o que seu amor fez por eles. O medo repele, mas o amor atrai. Quem está pregando os terrores da lei e representando Deus como juiz vingativo, nunca trará pecadores a ele. Eles têm medo desse Deus terrível; mas o amam, que amou o mundo que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Comentário de John Wesley

Está escrito nos profetas, e todos serão ensinados por Deus. Todo homem, portanto, que ouviu e aprendeu do Pai vem a mim.

Todo homem que ouviu – A voz secreta de Deus, ele, e ele somente crê. Isaías 54:13 .

Referências Cruzadas

Isaías 2:3 – Virão muitos povos e dirão: “Venham, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacó, para que ele nos ensine os seus caminhos, e assim andemos em suas veredas”. Pois, a lei sairá de Sião, de Jerusalém virá a palavra do Senhor.

Isaías 54:13 – Todos os seus filhos serão ensinados pelo Senhor, e grande será a paz de suas crianças.

Jeremias 31:33 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Miquéias 4:2 – Muitas nações virão, dizendo: “Venham, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacó. Ele nos ensinará os seus caminhos, para que andemos nas suas veredas”. Pois a lei virá de Sião, a palavra do Senhor, de Jerusalém.

Mateus 11:27 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.

Mateus 17:5 – Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: “Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no! “

Marcos 1:2 – Conforme está escrito no profeta Isaías: “Enviarei à tua frente o meu mensageiro; ele preparará o teu caminho”—

Lucas 1:70 – ( como falara pelos seus santos profetas, na antigüidade ),

Lucas 18:31 – Jesus chamou à parte os Doze e lhes disse: “Estamos subindo para Jerusalém, e tudo o que está escrito pelos profetas acerca do Filho do homem se cumprirá.

João 5:38 – nem a sua palavra habita em vocês, pois não crêem naquele que ele enviou.

João 6:37 – Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.

João 6:65 – E prosseguiu: “É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai”.

João 10:27 – As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

João 16:14 – Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.

Efésios 1:17 – Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.

Efésios 4:21 – De fato, vocês ouviram falar dele, e nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus.

1 Tessalonicenses 4:9 – Quanto ao amor fraternal, não precisamos escrever-lhes, pois vocês mesmos já foram ensinados por Deus a se amarem uns aos outros.

Hebreus 8:10 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor. “Porei minhas leis em suas mentes e as escreverei em seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Hebreus 10:16 – “Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei as minhas leis em seus corações e as escreverei em suas mentes”;

1 João 4:1 – Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *