Estudo de Isaías 54:13 – Comentado e Explicado

Todos os teus filhos serão instruídos pelo Senhor, e a felicidade deles será grande; tu serás fundada sobre a justiça.
Isaías 54:13

Comentário de Albert Barnes

E todos os teus filhos – Todos os que habitam nesta cidade esplêndida; todos os verdadeiros amigos do Redentor. Será parte de sua glória futura que todos estejam sob instrução e orientação divinas. Veja Jeremias 31:34 – ‹E eles não ensinarão mais todo homem ao seu próximo, e todo homem ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor, porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior deles.

E grande será a paz de teus filhos – (Veja as notas em Isaías 2: 4 ; Isaías 9: 6 ).

Comentário de Joseph Benson

Isaías 54: 13-14 . Todos os teus filhos serão ensinados pelo Senhor – Os filhos da igreja, nascidos de Deus, serão ensinados por Deus, e isso não apenas externamente, por sua palavra, mas interiormente, por seu Espírito. Nosso Senhor, que cita essa passagem, João 6:45 , aplica-a à graça do evangelho, e a representa como tendo sua realização em todos aqueles que são levados a crer nele de maneira salvífica. E grande será a paz dos teus filhos

1. Paz interior, decorrente de claras descobertas do amor de Deus e de sua reconciliação conosco, e operada pelo Espírito de adoção, que é mais abundantemente dado aos crentes sob o evangelho do que sob a lei. 2d, Paz externa, segurança e felicidade, que são mais plenamente prometidas nos versículos seguintes, e que Deus, quando achar conveniente, conferirá à sua igreja. Em justiça serás estabelecido – Este reino será estabelecido e estabelecido, não por injustiça, fraude ou tirania, como outros reinos freqüentemente existem, mas por um fundamento justo, e pelo exercício da justiça e santidade, que é a glória. e felicidade de qualquer sociedade. Estarás longe da opressão – pelos teus próprios governadores ou por potências estrangeiras. Aqueles que te oprimiram serão removidos; os que te oprimirem serão reprimidos; e, portanto, não temerás – Não terás justa causa de medo, nem serás entregue ao tormento do medo sem causa.

Comentário de John Calvin

13. Para todos os teus filhos. Considero que o copulativo ? (vau,) “e” aqui, como em muitas outras passagens, denota ; e, portanto, podemos facilmente concluir que Isaías falou não de doutrina, mas de homens, dos quais é edificado o edifício espiritual da Igreja. É por doutrina, de fato, que a Igreja é construída; mas a construção disso é efetuada reunindo homens e reduzindo-os a um estado de obediência a Deus. A diferença então entre Paulo e Isaías é a seguinte: Paulo faz essas “pedras preciosas” se relacionarem com a doutrina e Isaías as relaciona com os dons do Espírito Santo, que são concedidos aos homens, para que a Igreja possa ser edificada. eles. É apropriado observar a diversidade de dons com os quais o Senhor adorna sua Igreja; pois todos não são “esmeraldas” e nem todos são “carbúnculos”, mas o Senhor atribui a cada um o seu posto de acordo com o seu próprio prazer. ( Efésios 4:11 )

Ensinado por Jeová. Merece atenção que tudo o que pertence ao ornamento da Igreja procede de nenhuma outra fonte senão da graça de Deus; pois se somos “carbúnculos” e “safiras” em consequência de termos sido ensinados pelo Senhor, segue-se que isso não procede da natureza. Agora, existem duas maneiras pelas quais o Senhor nos ensina; pela pregação externa e pela revelação secreta do Espírito Santo. Que tipo de ensino o Profeta quer dizer é explicado por Cristo, quando ele cita esta passagem; e, portanto, não devemos procurar um melhor intérprete. “Está escrito nos profetas”, diz ele, “tudo será ensinado por Deus. Todo homem que ouviu e aprendeu do Pai vem a mim. ” ( João 6:45 ) Se essa passagem fosse entendida como relacionada à pregação externa, a conclusão de que Cristo tira dela não seria bem fundamentada; pois não se segue: “O Evangelho é pregado e, portanto, todos crêem”. Muitos se opõem, outros desprezam abertamente e outros são hipócritas. Os únicos “que foram predestinados à vida” ( Atos 13:48 ) são sinceramente ensináveis ??e têm o direito de serem classificados entre os discípulos. O Evangelho é pregado indiscriminadamente aos eleitos e réprobos; mas somente os eleitos vêm a Cristo, porque foram “ensinados por Deus” e, portanto, a eles o Profeta, sem dúvida, se refere.

Isso torna evidente como nos tornamos pedras vivas e preciosas para a construção do templo de Deus. É quando o Senhor nos forma e pole pelo seu Espírito, e acrescenta à pregação externa da palavra a eficácia interna do Espírito. Por isso, aprendemos quão grande é a depravação da mente humana, que não pode ser curvada e formada de novo, a menos que o Senhor a mova pelo poder e eficácia de seu Espírito. Isaías conectou os dois modos de ensino, o interno e o externo; pois ele dá a denominação de “filhos da Igreja” para aqueles que são “ensinados pelo Senhor”. Se são filhos dela, devem ter sido concebidos em seu ventre e nutridos por ela, primeiro “com leite e depois com alimentos sólidos”, como Paulo diz ( 1 Coríntios 3: 2 ) até que “cresçam e cheguem” na masculinidade. ” ( Efésios 4:13 )

Assim, a administração externa da palavra é necessária se desejamos ser discípulos; e isso mostra a extrema loucura dos fanáticos, que abusam dessa passagem com o objetivo de anular a pregação da palavra e do ministério que a Igreja goza; pois eles não podem ser “os filhos” da Igreja, se não se permitirem ser educados nela. Em vão se vangloriarão de revelações secretas; pois o Espírito não ensina senão aqueles que se submetem ao ministério da Igreja e, conseqüentemente, são os discípulos do diabo, e não de Deus, que rejeitam a ordem que ele designou; pois vemos que essas duas coisas, “Filhos da Igreja” e “Ensinados por Deus”, estão unidos de tal maneira que não podem ser discípulos de Deus que se recusam a ser ensinados na Igreja. Eles também devem ser adequadamente distinguidos, como Isaías também os distingue, para que não se aplique aos homens o que deve ser atribuído à eficácia do Espírito; mas, ao mesmo tempo, eles devem se unir, para que possamos saber que, nesse assunto, Deus escolhe empregar o arbítrio dos homens.

Além disso, somos ensinados por esta passagem que o chamado de Deus é eficaz nos eleitos. Agostinho examina essa passagem criteriosamente e a aplica habilmente contra os pelagianos, que exaltaram o livre arbítrio do homem em oposição à graça de Deus. Eles pareciam, de fato, atribuir algo à graça de Deus, mas de tal maneira que, quando a trouxeram adiante, deram-lhe um lugar inferior ao livre arbítrio do homem; assim como os papistas, que afirmam que qualquer pessoa pode recebê-lo ou rejeitá-lo. “Mas” (diz Agostinho) “tudo será ensinado por Deus. Agora, os discípulos de Deus são eficazmente ensinados e seguem seu chamado. ” Ele também acrescenta a passagem do evangelho de João que citamos. Isso mostra claramente que não é da livre escolha feita pelo homem, e que é capaz de ser inclinado em qualquer direção, que ele prossegue.

Por essas palavras, também deve ser observado o quanto o Senhor valoriza sua doutrina, por meio da qual ele nos admite em seu edifício, para que nos tornemos “pérolas, safiras e carbúnculos”; pois aqueles que desejam edificar a Igreja rejeitando a doutrina da palavra, edificam o chiqueiro de um porco, e não a Igreja de Deus. Vemos também que opinião devemos formar sobre a fé implícita, sobre a qual os papistas gritam, que desejam que os homens se tornem tolos, para que possam sofrer imposição; pois, como devemos ser ensinados por Deus, não é razoável que pareçamos com animais.

Pode-se perguntar: não foram os profetas também, e os patriarcas e outros crentes sob a Lei, ensinados por Deus? Sem dúvida eram; mas aqui o Profeta falou em comparação, porque há uma revelação mais abundante em Cristo, e o Senhor falou tão claramente que deu uma manifestação pública de que ele é o professor da Igreja e também para ganhar muitos discípulos. Esta passagem concorda com uma no profeta Jeremias.

“Todo mundo não deve ensinar ao próximo, nem ao homem, seu irmão; porque todos me conhecerão do menor ao maior, diz Jeová. ” ( Jeremias 31:34 )

Portanto, se nos tempos antigos era necessário que todos os filhos de Deus fossem discípulos do Espírito Santo, muito mais nos dias atuais, visto que essa previsão se refere estritamente ao reino de Cristo.

E muita paz. Pela palavra “paz”, ele denota felicidade, ou seja, toda prosperidade. E, portanto, podemos inferir qual é a verdadeira felicidade dos homens. É quando Deus ilumina nossos entendimentos, para que abraçemos a salvação que nos foi revelada em Cristo; pois, enquanto somos destituídos desse conhecimento, estamos à maior distância possível da felicidade; porque até as bênçãos de Deus, até serem santificadas pela fé, se tornam uma maldição para nós.

Comentário de John Wesley

E todos os teus filhos serão ensinados pelo SENHOR; e grande será a paz dos teus filhos.

Ensinado – Não apenas externamente por sua palavra, mas interiormente por seu espírito.

A paz – 1. A paz interior decorrente das claras descobertas do amor de Deus e da reconciliação conosco, e operada pelo espírito de adoção, que é mais abundantemente dado aos crentes sob o evangelho do que sob a lei2. Paz externa, segurança e felicidade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *