Estudo de Mateus 11:27 – Comentado e Explicado

Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo.
Mateus 11:27

Comentário de Albert Barnes

Todas as coisas são entregues … – A mesma doutrina é claramente ensinada frequentemente no Novo Testamento. Ver João 3:35 ; João 6:46 ; João 10:15 ; Colossenses 1: 16-17 . Significa que Cristo tem controle sobre todas as coisas para o bem de sua igreja; que o governo do universo está comprometido com ele “como mediador”, para que ele possa redimir seu povo e guiá-lo à glória, Efésios 1: 20-22 .

Ninguém conhece o Filho – ou seja, essa é a natureza do Filho de Deus, o mistério da união entre a natureza divina e a humana, seu caráter exaltado como “divino”, que nenhum mortal pode compreender completamente a Jesus. Ninguém, exceto Deus, o conhece plenamente. Se ele tivesse sido apenas um mero homem, essa linguagem certamente não seria usada para ele.

Nem conhece ninguém o Pai … – No original, este é, nem conhece “ninguém” o Pai, exceto o Filho. Ou seja, nenhum homem ou anjo compreende clara e completamente o caráter do Deus infinito; ninguém, a não ser o Filho – o Senhor Jesus – e aquele a quem ele o conhece, têm apenas algumas apreensões de seu ser e perfeições.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 11:27 . Todas as coisas são entregues a mim, etc. – Aqui nosso Senhor parece se dirigir, não tanto a seus discípulos, como às pessoas que estavam perto dele, com uma referência ao que ele havia falado pela última vez. Como se ele tivesse dito: Não seja levado, pelo exemplo de seus homens grandes e instruídos, a me desprezar e me desprezar; por más e humildes que agora aparecem minhas circunstâncias, todas as coisas relacionadas à salvação da humanidade são entregues em minhas mãos, mesmo toda autoridade, poder e julgamento. E ninguém conhece o Filho, mas o Pai . Ninguém conhece o mistério de sua pessoa, seu caráter e dignidade; ninguém sabe o que ele fez, e o que ele ainda está fazendo, pela salvação do mundo; salve o Pai que o enviou. “Essas palavras evidentemente declaram que há algo inexplicavelmente misterioso na natureza e na pessoa de Cristo; o que de fato aparece da maneira mais convincente, a partir de outro relato de sua Deidade nas Escrituras. ” Ninguém conhece o Pai, senão o Filho, etc. – Ninguém pode conhecer a Deus, o Pai, salvamente, senão o Filho, por quem somente ele é totalmente compreendido em sua natureza e atributos, seus conselhos e dispensações, suas obras e caminhos; e ele a quem quer que o Filho o revele – ou faça com que ele seja conhecido salvamente pelo evangelho e pela iluminação do Espírito. Assim, João, O Filho de Deus nos deu um entendimento para conhecer ( t?? a??????? ) o verdadeiro; e estamos no verdadeiro em, ou através dele, seu Filho Jesus Cristo. A adoração, portanto, aos judeus, que rejeitam a Cristo e, consequentemente, não recebem o conhecimento do Deus vivo e verdadeiro por meio dele, dos deístas modernos e de todos os incrédulos, é de fato prestada a uma divindade imaginária; o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo sendo para eles um Deus desconhecido.

Comentário de E.W. Bullinger

são entregues = foram [em um momento definido] entregues.

de = por. Grego. hupo.

Ninguém = ninguém. Grego. odes ou composto de. App-105.

conhece = conhece completamente.

revelará = pretende (grego. boulomai) revelar.

revelar = desvendar. Grego. apokalupto.

Comentário de John Calvin

27. Todas as coisas me foram entregues. A conexão desta frase com a anterior não é entendida corretamente pelos comentaristas que pensam que Cristo não pretende nada mais do que fortalecer a confiança de seus discípulos na pregação do Evangelho. Minha opinião é que Cristo falou essas palavras por outra razão e com outro objeto em vista. Tendo anteriormente afirmado que a Igreja procede da fonte secreta da livre eleição de Deus, ele agora mostra de que maneira a graça da salvação chega aos homens. Muitas pessoas, assim que aprendem que ninguém é herdeiro da vida eterna, exceto aquelas que Deus escolheu antes da fundação do mundo ( Efésios 1: 4 ), começam a perguntar ansiosamente como podem ter certeza do propósito secreto de Deus e, portanto, mergulhar em um labirinto, do qual eles não encontrarão escapatória. Cristo ordena que eles se dirijam a si mesmos, a fim de obter certeza da salvação. O significado, portanto, é que a vida é exibida para nós no próprio Cristo, e que ninguém participará daquela que não entra pela porta da fé. Vemos agora que ele conecta a fé com a eterna predestinação de Deus – duas coisas que os homens tolamente e perversamente consideram inconsistentes um com o outro. Embora nossa salvação sempre tenha sido escondida com Deus, Cristo é o canal pelo qual ela flui para nós, e a recebemos pela fé, para que ela seja segura e ratificada em nossos corações. Não temos a liberdade, então, de nos afastarmos de Cristo, a menos que optemos por rejeitar a salvação que ele nos oferece.

Ninguém conhece o Filho. Ele diz isso, para que não sejamos guiados pelo julgamento dos homens e, assim, forme uma estimativa errônea de sua majestade. O significado, portanto, é que, se desejamos saber qual é o caráter de Cristo, devemos obedecer ao testemunho do Pai, que sozinho pode verdadeiramente e certamente nos informar qual autoridade ele lhe concedeu. E, de fato, imaginando que ele é o que nossa mente, de acordo com sua capacidade, concebe dele, nós o privamos de uma grande parte de sua excelência, para que não possamos conhecê-lo corretamente, mas apenas pela voz do Pai. sem dúvida seria insuficiente sem a orientação do Espírito; pois o poder de Cristo é profundo e oculto demais para ser alcançado pelos homens, até que sejam esclarecidos pelo Pai. Devemos entender que ele quer dizer, não que o Pai saiba por si mesmo, mas que Ele saiba que nós o revelamos a nós. .

Mas a frase parece incompleta, pois as duas cláusulas não correspondem uma à outra. Diz-se do Filho que ninguém conhece o Pai senão a si mesmo, e aquele a quem ele terá prazer em revelá-lo. Do Pai nada mais é dito além disso, que somente Ele conhece o Filho. Nada é dito sobre revelação. Eu respondo que era desnecessário repetir o que ele já havia dito; pois o que mais está contido na ação de graças anterior, que o Pai revelou o Filho àqueles que o aprovam? Quando agora se acrescenta que somente Ele conhece o Filho, parece ser a atribuição de uma razão; pois esse pensamento poderia ter ocorrido: que necessidade havia de que o Filho, que se exibia abertamente à visão dos homens, fosse revelado pelo Pai? Agora percebemos a razão pela qual foi dito que ninguém conhece o Filho, senão apenas o Pai. Resta agora que prestamos atenção à última cláusula:

Ninguém conhece o Pai, exceto o Filho, e aquele a quem o Filho terá prazer em revelá-lo. Este é um tipo diferente de conhecimento do anterior; Diz-se que o Filho conhece o Pai, não porque ele O revela por seu Espírito, mas porque, sendo a imagem viva dele, ele o representa visivelmente em sua própria pessoa. Ao mesmo tempo, não excluo o Espírito, mas explico a revelação aqui mencionada como se referindo à maneira de comunicar informações. Isso concorda completamente com o contexto; pois Cristo confirma o que ele havia dito anteriormente, que todas as coisas haviam sido entregues a ele por seu Pai, informando-nos que a plenitude da Deidade habita nele ( Colossenses 2: 9 ). A passagem pode ser assim resumida: ( 69) Primeiro, é dom do Pai que o Filho seja conhecido, porque pelo seu Espírito ele abre os olhos de nossa mente para discernir a glória de Cristo, que de outro modo estaria escondida de nós. Em segundo lugar, o Pai, que habita em luz inacessível e é em si mesmo incompreensível, é revelado a nós pelo Filho, porque ele é a imagem viva dEle, de modo que é em vão procurá-lo em outro lugar. (70)

Comentário de Adam Clarke

Todas as coisas me foram entregues pelo meu Pai – Esta é uma grande verdade, e a chave da ciência da salvação. O homem que Jesus Cristo recebe do Pai e, em conseqüência de sua união com a divindade eterna, torna-se o Senhor e dispensador soberano de todas as coisas. Todas as fontes do favor Divino estão nas mãos de Cristo, como Sacerdote de Deus, e Sacrifício expiatório pelos homens: todos os bons rendimentos dele, como Salvador, Mediador, Cabeça, Padrão, Pastor e Juiz soberano de todo o mundo.

Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; nem conhece ninguém, etc. – Ninguém pode compreender completamente a natureza e os atributos de Deus, exceto Cristo; e ninguém pode compreender completamente a natureza, encarnação etc. de Cristo, senão o Pai. A plena compreensão e reconhecimento da Divindade, e o mistério da Trindade, pertencem somente a Deus.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 11:27 . E as coisas são entregues, etc. – “Tudo relacionado à salvação do mundo é comprometido por meu Pai aos meus cuidados como Mediador”. E ninguém sabe, & c. – “Conhece sua natureza e dignidade, o que ele fez e o que ainda está para fazer, para a salvação do mundo”. Ninguém conhece o Pai, senão o Filho, etc. “Ninguém, exceto o Filho e seus discípulos genuínos, conhece as perfeições e conselhos do Pai.” É evidente a partir deste versículo, que há algo inexplicavelmente misterioso na natureza da pessoa de Cristo, que de fato aparece da maneira mais convincente no relato dado em outros lugares de sua suprema divindade nas Escrituras. Veja Doddridge e Hammond, que interpreta o verso de maneira diferente. Nosso Senhor, aqui se dirigindo a seus discípulos, mostra por que os homens, sábios e entendidos em outras coisas, não sabem disso; isto é, porque ninguém pode conhecê-lo por mera razão natural; ninguém além daqueles a quem ele o revela; e os sábios na carne a rejeitam e a desprezam com o maior desprezo; portanto, nesse espírito, não é possível recebê-la.

Comentário de Scofield

Todas as coisas

Reino, (Ver Scofield “ Mateus 12: 3 “) .

Comentário de John Wesley

Todas as coisas me foram entregues por meu Pai: e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o revelar.

Todas as coisas me são entregues – Nosso Senhor, aqui se dirigindo a seus discípulos, mostra por que os homens, sábios em outras coisas, não sabem disso: a saber, porque ninguém pode conhecê-lo pela razão natural: ninguém além daqueles a quem ele o revela. .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *