Estudo de Hebreus 8:10 – Comentado e Explicado

Mas esta é a aliança que estabelecerei com a casa de Israel depois daqueles dias: imprimirei as minhas leis no seu espírito e as gravarei no seu coração. Eu serei seu Deus, e eles serão meu povo.
Hebreus 8:10

Comentário de Albert Barnes

Pois esta é a aliança – este é o arranjo ou a dispensação que sucederá à antiga. “Com a casa de Israel.” Com o verdadeiro Israel; isto é, com todos aqueles a quem ele considerará e tratará como seus amigos.

Depois desses dias – Isso pode significar: “depois desses dias, colocarei minhas leis em seus corações” ou “farei essa aliança com eles depois desses dias”. Essa diferença está meramente na pontuação e o sentido não é materialmente afetado. Parece-me, no entanto, que o significado do hebraico em Jeremias é “naqueles dias posteriores” (compare as notas em Isaías 2: 1 ). Vou colocar minhas leis em sua mente – isto é, naquele período subsequente, chamado nas Escrituras “os tempos posteriores”, “os últimos dias”, “as eras vindouras”, significando a última dispensação do mundo. Assim interpretado, o sentido é que isso seria feito nos tempos do Messias. “Vou colocar minhas leis em suas mentes.” Margem, “Dê”. A palavra “dar” em hebraico é freqüentemente usada no sentido de “colocar”. O significado aqui é que eles não seriam meras observâncias externas, mas afetariam a consciência e o coração. As leis dos hebreus se referiam principalmente a ritos e cerimônias externas; as leis da nova dispensação se relacionariam particularmente ao homem interior e seriam projetadas para controlar o coração. A grande singularidade do sistema cristão é que ele regula a consciência e os princípios da alma, e não os assuntos externos. Ela prescreve poucos ritos externos, e esses são extremamente simples, e são meramente as expressões apropriadas dos sentimentos piedosos que deveriam estar no coração; e todas as tentativas de aumentar o número desses ritos ou torná-los imponentes por sua beleza, fizeram muito para estragar a simplicidade do evangelho e corromper a religião.

E escreva-os em seus corações – Margem, “Em cima”. Não em fábulas de pedra ou latão, mas na própria alma. Ou seja, a obediência prestada não será externa. A lei do novo sistema terá poder vivo e vinculará as faculdades da alma à obediência. O mandamento será escrito em caracteres mais duradouros do que gravados em fábulas de pedra.

E eu serei para eles um Deus – isto é literalmente citado no hebraico. O significado é que ele sustentaria para eles a relação apropriada de um Deus; ou, se a expressão for permitida, ele seria para eles o que um Deus deveria ser ou o que é desejável que as pessoas encontrem em um Deus. Falamos de um pai agindo de maneira apropriada ao caráter de um pai; e o significado aqui é que ele seria para o seu povo tudo o que está implícito em nome de Deus. Ele seria o legislador, o conselheiro, o protetor, o redentor, o guia. Ele supriria seus desejos, os defenderia em perigo, perdoaria seus pecados, os confortaria nas provações e salvaria suas almas. Ele seria um amigo fiel e nunca os abandonaria nem os abandonaria. É um dos privilégios inestimáveis ??de seu povo que Jeová é o seu Deus. O Ser vivo e sempre abençoado que fez os céus sustenta para eles a relação de um Protetor e um Amigo, e eles podem olhar para o céu sentindo que Ele é tudo o que eles poderiam desejar no caráter de um Deus.

E eles devem ser para mim um povo – Isso não é meramente declarado como “fato”, mas como “privilégio”. É uma bênção inestimável ser considerado como um do povo de Deus e sentir que pertencemos a ele – que estamos associados àqueles a quem ele ama e a quem ele trata como amigos.

Comentário de E.W. Bullinger

fazer . Grego. diatithemi. Veja Atos 3:25 .

Eu vou colocar. Literalmente “dando” . O mesmo grego. palavra em 2 Coríntios 8:16 ; & c.

escreva . Grego. epigrapho. Veja Marcos 15:26 .

in = upon. Grego. epi . App-104.

a = para (grego. eis) .

Deus App-98.

pessoas . Veja Atos 2:47 .

Comentário de John Calvin

10 Pois esta é a aliança que farei, etc. Há duas partes principais nesta aliança; o primeiro diz respeito à remissão gratuita de pecados; e o outro, a renovação interior do coração; há um terceiro que depende do segundo, e essa é a iluminação da mente quanto ao conhecimento de Deus. Há aqui muitas coisas que merecem atenção.

A primeira é que Deus nos chama para si mesmo sem efeito, desde que ele nos fale de outra maneira senão pela voz do homem. Ele realmente nos ensina e comanda o que é certo, mas fala aos surdos; pois quando parecemos ouvir alguma coisa, nossos ouvidos são atingidos apenas por um som vazio; e o coração, cheio de depravação e perversidade, rejeita toda doutrina saudável. Em resumo, a palavra de Deus nunca penetra em nossos corações, pois são de ferro e pedra até serem amaciadas por ele; antes, eles gravaram neles uma lei contrária, pois as paixões perversas governam o interior, o que nos leva à rebelião. Em vão, então, Deus proclama sua lei pela voz do homem, a menos que a escreva pelo seu Espírito em nossos corações, isto é, a menos que ele forme e nos prepare para a obediência. Portanto, parece que proveito é o livre arbítrio e a retidão da natureza antes que Deus nos regenere. Nós realmente escolheremos livremente; mas nossa vontade é levada por uma espécie de impulso insano para resistir a Deus. Assim, acontece que a Lei é ruinosa e fatal para nós, enquanto permanecer escrita apenas em tábuas de pedra, como Paulo também nos ensina. ( 2 Coríntios 3: 3. ) Em resumo, apenas obedecemos obedientemente ao que Deus ordena, quando pelo seu Espírito ele muda e corrige a pravidade natural de nossos corações; caso contrário, ele não encontra nada em nós além de afeições corruptas e um coração totalmente entregue ao mal. De fato, a declaração é clara: uma nova aliança é feita segundo a qual Deus grava suas leis em nossos corações, pois, caso contrário, seria em vão e sem efeito. (134)

O segundo particular refere-se ao perdão gratuito dos pecados. Embora tenham pecado, diz o Senhor, eu os perdoarei. Esta parte também é mais necessária; pois Deus nunca nos forma assim para obediência à sua justiça, mas ainda restam muitas afeições corruptas da carne; não, é apenas em parte que a crueldade de nossa natureza é corrigida; de modo que as luxúrias do mal eclodem de vez em quando. E, portanto, é essa disputa da qual Paulo reclama, quando os piedosos não obedecem a Deus como deveriam, mas de várias maneiras ofendem. ( Romanos 7:13 .) Qualquer que seja o desejo que tenhamos de viver em retidão, ainda somos culpados da morte eterna diante de Deus, porque nossa vida está sempre muito longe da perfeição exigida pela Lei. Não haveria estabilidade na aliança, a menos que Deus perdoasse gratuitamente nossos pecados. Mas é o privilégio peculiar dos fiéis que já abraçaram a aliança oferecida a eles em Cristo, que eles se sintam seguros de que Deus lhes é propício; nem o pecado pelo qual eles são responsáveis ??é um obstáculo para eles, pois eles têm a promessa de perdão.

E deve-se observar que esse perdão é prometido a eles, não por apenas um dia, mas até o fim da vida, para que eles tenham uma reconciliação diária com Deus. Pois esse favor é estendido a todo o reino de Cristo, como Paulo prova abundantemente no quinto capítulo de sua segunda Epístola aos Coríntios. E, sem dúvida, este é o único asilo verdadeiro de nossa fé, para o qual, se não fugirmos, o desespero constante deve ser o nosso destino. Pois todos nós somos culpados; nem podemos ser libertados de outra maneira fugindo para a misericórdia de Deus, que por si só pode nos perdoar.

E eles serão para mim, etc. É fruto da aliança que Deus nos escolha para o seu povo e nos assegura que ele será o guardião da nossa salvação. Este é realmente o significado destas palavras, e eu serei para eles um Deus; pois ele não é o Deus dos mortos, nem nos toma sob sua proteção, mas para nos tornar participantes da justiça e da vida, de modo que Davi exclama justamente: “Bem-aventurado o povo a quem o Senhor é Deus ( Salmos 144: 15. ) Não há mais dúvida de que essa verdade também pertence a nós; pois, embora os israelitas tivessem o primeiro lugar e fossem os herdeiros apropriados e legítimos da aliança, sua prerrogativa não nos impede de ter também um título para ela. Em resumo, por mais que o reino de Cristo se estenda por toda parte, esse convênio de salvação é da mesma extensão.

Mas pode-se perguntar, se havia sob a Lei uma promessa certa e certa de salvação, se os pais tinham o dom do Espírito, se desfrutavam do favor paterno de Deus através da remissão de pecados? Sim, é evidente que eles adoravam a Deus com um coração sincero e uma consciência pura, e que andavam em seus mandamentos, e isso não poderia ter sido o caso, exceto se tivessem sido ensinados interiormente pelo Espírito; e também é evidente que, sempre que pensavam em seus pecados, eram ressuscitados pela garantia de um perdão gratuito. E, no entanto, o apóstolo, ao referir a profecia de Jeremias à vinda de Cristo, parece lhes roubar essas bênçãos. A isto, respondo que ele não nega expressamente que Deus anteriormente escreveu sua lei em seus corações e perdoou seus pecados, mas ele faz uma comparação entre o menor e o maior. Como então o Pai manifestou mais plenamente o poder do seu Espírito sob o reino de Cristo, e derramou mais abundantemente sua misericórdia sobre a humanidade, essa exuberância torna insignificante a pequena porção de graça que ele teve o prazer de conceder aos pais. . Também vemos que as promessas eram então obscuras e intrincadas, de modo que brilhavam apenas como a lua e as estrelas em comparação com a clara luz do Evangelho que brilha intensamente sobre nós.

Se se objeta e se diz que a fé e a obediência de Abraão se destacam tanto, que quase nenhum exemplo pode ser encontrado hoje em dia no mundo inteiro; minha resposta é esta: que a pergunta aqui não é sobre pessoas, mas essa referência é feita à condição econômica da Igreja. Além do mais, quaisquer que fossem os dons espirituais que os pais obtivessem, eles eram acidentais na idade deles; pois era necessário que eles dirigissem seus olhos a Cristo, a fim de se possuírem deles. Por isso, não foi sem razão que o apóstolo, ao comparar o evangelho com a lei, tirou do segundo o que é peculiar ao primeiro. Ainda não há razão para que Deus não deva ter estendido a graça da nova aliança aos pais. Esta é a verdadeira solução da questão.

Comentário de Adam Clarke

Esta é a aliança – Esta é a natureza daquele glorioso sistema de religião que publicarei entre eles depois daqueles dias, ou seja, nos tempos do Evangelho.

Eu colocarei minhas leis em suas mentes – eu as influenciarei com os princípios da lei, verdade, santidade, etc .; e o entendimento deles deve ser totalmente esclarecido para compreendê-los.

E escreva-os em seus corações – Todas as suas afeições, paixões e apetites serão purificados e cheios de santidade e amor a Deus e ao homem; para que obedeçam de boa vontade e sintam que o amor é o cumprimento da lei: em vez de serem escritos em tábuas de pedra, serão escritos nas tábuas carnais de seus corações.

Eu serei para eles um Deus – Estas são as duas grandes condições pelas quais as partes nesta aliança ou acordo estão vinculadas:

  1. Eu serei seu Deus.
  • Vós sereis o meu povo.
  • Como objeto de adoração religiosa a qualquer homem, é aquele Ser de quem ele espera luz, direção, defesa, apoio e felicidade: assim Deus, prometendo ser o Deus deles, promete efetivamente dar a eles todas essas grandes e boas coisas. Ser povo de Deus implica que eles devem dar a Deus todo o seu coração, servi-lo com toda a sua luz e força e não ter outro objeto de adoração ou dependência além de si mesmo. Qualquer uma dessas condições quebradas, o pacto é anulado e a outra parte absolvida de seu compromisso.

    Comentário de Thomas Coke

    Hebreus 8:10 . Pois esta é a aliança, & c.— “Esta nova aliança terá um teor muito melhor do que isso: pois esta é a soma e a substância da aliança que farei com todo o meu Israel espiritual que ceder perseverantemente à minha graça, sob o estado do evangelho, diz o grande Jeová; esclarecerei e renovarei seus entendimentos, para que possam contemplar a espiritualidade, pureza e extensão da moral, por uma operação interior em suas mentes; e lhes darei uma visão clara da doutrina da salvação pelo Messias: e eu não apenas colocarei essas coisas com a evidência mais clara e mais forte diante de suas mentes; mas, além disso, farei uma mudança completa em suas vontades, afetos e todos os poderes práticos de suas almas, gravando minha lei. e evangelho, não (como fiz a lei dos dez mandamentos) por uma impressão milagrosa sobre tábuas de pedra, mas por uma operação sobrenatural e graciosa do meu Espírito, que as escreverá nas tábuas carnais de seus corações ( 2 Coríntios ns 3: 3. ) para guiá-los e governá-los de todas as maneiras. E, de acordo com esse novo e melhor convênio, serei para eles um Deus totalmente suficiente, de maneira a proteger, favor e bênção; e os possuirá, e executará todas as coisas para eles como seu Deus: e eles, se perseverarem em se apegar a mim, serão inclinados e habilitados, pela minha graça, a responder suas obrigações para comigo, em fé e amor, dever e obediência , possuindo-me uma profissão que se tornou do meu nome como meu povo “.

    Comentário de Scofield

    senhor

    Jeová. Jeremias 31:33 .

    Comentário de John Wesley

    Pois esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor; Ponho as minhas leis na mente deles e as escrevo no coração; e eu serei para elas um Deus, e elas serão para mim um povo.

    Esta é a aliança que farei depois daqueles dias – Depois que a dispensação do mosaico for abolida.

    Vou colocar minhas leis em suas mentes – vou abrir seus olhos e iluminar seu entendimento, para ver o verdadeiro, pleno e espiritual significado disso.

    E escreva-os em seus corações – Para que experimentem interiormente tudo o que eu ordenei.

    E eu serei para eles um Deus – Sua porção totalmente suficiente e uma grande recompensa.

    E eles serão para mim um povo – Meu tesouro, meus filhos amados, amorosos e obedientes.

    Referências Cruzadas

    Gênesis 17:7 – Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.

    Exodo 19:5 – Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha,

    Exodo 24:4 – Moisés, então, escreveu tudo o que o Senhor dissera. Na manhã seguinte Moisés levantou-se, construiu um altar ao pé do monte e ergueu doze colunas de pedra, representando as doze tribos de Israel.

    Exodo 24:7 – Em seguida, leu o Livro da Aliança para o povo, e eles disseram: “Faremos fielmente tudo o que o Senhor ordenou”.

    Exodo 34:1 – Disse o Senhor a Moisés: “Talhe duas tábuas de pedra semelhantes às primeiras, e nelas escreverei as palavras que estavam nas primeiras tábuas que você quebrou.

    Exodo 34:27 – Disse o Senhor a Moisés: “Escreva essas palavras; porque é de acordo com elas que faço aliança com você e com Israel”.

    Deuteronômio 30:6 – O Senhor, o seu Deus, dará um coração fiel a vocês e aos seus descendentes, para que o amem de todo o coração e de toda a alma e vivam.

    Cânticos 2:16 – O meu amado é meu, e eu sou dele; ele pastoreia entre os lírios.

    Jeremias 24:7 – Eu lhes darei coração capaz de conhecer-me e de saber que eu sou o Senhor. Serão o meu povo, e eu serei o seu Deus, pois eles se voltarão para mim de todo o coração.

    Jeremias 31:1 – “Naquele tempo”, diz o Senhor, “serei o Deus de todas as famílias de Israel, e eles serão o meu povo. “

    Jeremias 31:33 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

    Jeremias 32:38 – Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

    Jeremias 32:40 – Farei com eles uma aliança permanente: Jamais deixarei de fazer o bem a eles, e farei com que me temam de coração, para que jamais se desviem de mim.

    Ezequiel 11:19 – Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

    Ezequiel 11:20 – Então agirão segundo os meus decretos e serão cuidadosos em obedecer às minhas leis. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

    Ezequiel 36:26 – Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

    Ezequiel 36:28 – Vocês habitarão na terra que dei aos seus antepassados; vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

    Ezequiel 37:27 – Minha morada estará com eles; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

    Ezequiel 39:22 – Daquele dia em diante a nação de Israel saberá que eu sou o Senhor, o seu Deus.

    Oséias 1:10 – “Contudo os israelitas ainda serão como a areia da praia, que não se pode medir nem contar. No lugar onde se dizia a eles: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’.

    Oséias 2:23 – Eu a plantarei para mim mesmo na terra; tratarei com amor aquela que chamei Não amada. Direi àquele chamado ‘Não-meu-povo’: Você é meu povo; e ele dirá: ‘Tu és o meu Deus’.  “

    Zacarias 8:8 – Eu os trarei de volta para que habitem em Jerusalém; serão meu povo e eu serei o Deus deles, com fidelidade e justiça”.

    Zacarias 13:9 – “Colocarei essa terça parte no fogo, e a refinarei como prata, e a purificarei como ouro. Ela invocará o meu nome, e eu lhe responderei. É o meu povo, direi; e ela dirá: ‘O Senhor é o meu Deus’. “

    Mateus 22:32 – ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’? Ele não é Deus de mortos, mas de vivos! “

    Romanos 9:25 – Como ele diz em Oséias: “Chamarei ‘meu povo’ a quem não é meu povo; e chamarei ‘minha amada’ a quem não é minha amada”,

    1 Coríntios 6:16 – Vocês não sabem que aquele que se une a uma prostituta é um corpo com ela? Pois, como está escrito: “Os dois serão uma só carne”.

    2 Coríntios 3:3 – Vocês demonstram que são uma carta de Cristo, resultado do nosso ministério, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de corações humanos.

    2 Coríntios 3:7 – O ministério que trouxe a morte foi gravado com letras em pedras; mas esse ministério veio com tal glória que os israelitas não podiam fixar os olhos na face de Moisés por causa do resplendor do seu rosto, ainda que desvanecente.

    Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

    Hebreus 10:16 – “Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei as minhas leis em seus corações e as escreverei em suas mentes”;

    Hebreus 11:16 – Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade.

    Tiago 1:18 – Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou.

    Tiago 1:21 – Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.

    1 Pedro 1:23 – Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.

    1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *