Estudo de Tiago 1:21 – Comentado e Explicado

Rejeitai, pois, toda impureza e todo vestígio de malícia e recebei com mansidão a palavra em vós semeada, que pode salvar as vossas almas.
Tiago 1:21

Comentário de Albert Barnes

Wherefore – In view of the fact that God has begotten us for his own service; in view of the fact that excited feeling tends only to wrong, let us lay aside all that is evil, and submit ourselves wholly to the influence of truth.

Lay apart all filthiness – The word here rendered filthiness, occurs nowhere else in the New Testament, It means properly filth; and then is applied to evil conduct considered as disgusting or offensive. Sin may be contemplated as a wrong thing; as a violation of law; as evil in its nature and tendency, and therefore to be avoided; or it may be contemplated as disgusting, offensive, loathsome. To a pure mind, this is one of its most odious characteristics; for, to such a mind, sin in any form is more loathsome than the most offensive object can be to any of the senses.

E superfluidade da arrogância – Literalmente, “abundante do mal”. É traduzido por Doddridge, “transbordando malignidade”; por Tindal, “superfluidade da maldade”; por Benson, “superfluidade da malícia”; por Bloomfield, “petulância”. A frase “supérfluo da arrogância” ou do mal não expressa exatamente o sentido, como se devêssemos deixar de lado o que abundava, ou o que é supérfluo, embora possamos reter o que não se enquadra nessa descrição; mas o objetivo do apóstolo é expressar sua profunda aversão ao que é referido por uma linguagem forte e enfática. Ele acabara de falar do pecado em um aspecto, como imundo, repugnante, detestável; aqui ele pretende expressar sua aversão a isso por uma descrição ainda mais enfática, e ele fala não apenas como um mal, mas como um mal abundante, transbordante; um mal no mais alto grau. A coisa mencionada tinha a essência do mal ( ?a??a kakia); mas não era apenas o mal, era o mal agravado, transbordante e eminente em grau ( pe??sse?a? perisseiano). A referência particular nessas passagens é a recepção da verdade; e a doutrina ensinada é que uma mente corrupta, uma mente cheia de sensualidade e maldade, não é favorável à recepção da verdade. Não é adequado ver sua beleza, apreciar seu valor, entender suas justas reivindicações ou recebê-la na alma. A pureza do coração é a melhor preparação sempre para ver a força da verdade.

E receba com mansidão – Ou seja, abra a mente e o coração à instrução e à justa influência da verdade. Mansidão, gentileza, docilidade são necessárias em toda parte para receber as instruções da religião, assim como para obter conhecimento de qualquer tipo. Veja as notas em Mateus 18: 2-3 .

A palavra enxertada – O evangelho é aqui representado sob a imagem daquilo que é implantado ou enxertado de outra fonte; por uma figura que seria facilmente entendida, pois a arte de enxertar é conhecida em toda parte. Às vezes, o evangelho é representado à imagem de sementes semeadas (compare Marcos 6:14 , seguintes); mas aqui está sob a figura de um rebento implantado ou enxertado, que produz frutos próprios, qualquer que seja o caráter original da árvore na qual é enxertado. Compare as notas em Romanos 11:17 . O significado aqui é que devemos permitir que os princípios do evangelho sejam assim enxertados em nossa natureza; que por mais perversa que seja a nossa natureza, ou por mais amarga e perversa que seja, os frutos que ela pode produzir por vontade própria, pode, através da palavra enxertada, produzir os frutos da justiça.

Que é capaz de salvar suas almas – Não é, portanto, uma coisa fraca e impotente, meramente projetada para mostrar sua própria fraqueza e dar ocasião para Deus operar um milagre; mas tem poder e está adaptado para economizar. Compare as notas em Romanos 1:16 ; 1 Coríntios 1:18 ; 2 Timóteo 3:15 .

Comentário de Joseph Benson

Tiago 1:21 . Portanto – Porque a ira é um obstáculo à verdadeira religião, e você é regenerado; separar – Como você faria uma roupa suja; toda imundície – todo tipo de pecado que é de natureza poluidora. A palavra ??pa??a , aqui usada, significa sujeira aderindo ao corpo. Quando, como aqui, aplicado à mente, denota aqueles desejos e apetites, e outros pecados que contaminam a alma, particularmente aqueles que são gratificados pela gula, embriaguez e impureza; vícios aos quais muitos judeus, fingindo ser professores, eram viciados; e superfluidade da maldade?a??a? , maldade ou maldade de qualquer tipo; por mais ilusória e necessária que possa parecer à sabedoria mundana, é vil, odiosa, desprezível e realmente supérflua: todo fim razoável pode ser efetivamente respondido sem qualquer tipo ou grau dele. Coloque isso, todo pecado conhecido, aparte pela graça de Deus, ou toda a sua audição é vã; e receber – Em seus ouvidos, seu coração, sua vida; com mansidão – Constante uniformidade e serenidade da mente, ou com uma estrutura humilde e submissa de espírito; a palavra enxertada – A palavra do evangelho, enxertada nas almas penitentes e crentes por regeneração ( Tiago 1:18 ) e por hábito ( Hebreus 5:14 ), através da influência do Espírito de Deus no ministério de seus professores, 1 Coríntios 3: 5-6 . Que é capaz de salvar suas almas – Como um meio designado por Deus para esse fim, e quando recebido pela fé, Hebreus 4: 2 .

Comentário de E.W. Bullinger

imundície . Grego. rhuparia. Só aqui. Compare Tiago 2: 2 . 1 Pedro 3:21 .

superfluidade = abundância. Grego. perisseia . Veja Romanos 5:17 .

maldade . App-128. “Impertinente” e “maldade” tinham um significado muito mais forçado nos dias do rei Tiago do que agora. Compare Provérbios 6:12 ; Provérbios 11: 6 ; Provérbios 17: 4. Jeremias 24: 2 .

mansidão . Grego. Prautes . Só aqui; Tiago 3:13 . 1 Pedro 3:15 . Compare o App-127.

enxertado = implantado. Grego. emphutos. Só aqui. Não é a palavra em Romanos 11: 17-24 .

almas . App-110.

Comentário de John Calvin

21 Portanto separa . Ele conclui dizendo como a palavra da vida deve ser recebida. E primeiro, de fato, ele sugere que não pode ser recebido corretamente, a não ser que seja implantado ou que tenha raízes em nós. Para a expressão, receber a palavra implantada , deve ser assim explicada: “recebê-la, para que ela possa realmente ser implantada”. Pois ele alude à semente freqüentemente plantada no solo e não recebida no seio úmido da terra; ou às plantas, que são lançadas no chão ou depositadas em madeira morta, logo murcham. Ele então exige que seja um implante vivo, pelo qual a palavra se torna como se estivesse unida ao nosso coração.

Ao mesmo tempo, ele mostra o caminho e o modo dessa recepção, mesmo com mansidão . Com essa palavra, ele quer dizer humildade e prontidão de uma mente disposta a aprender, como Isaías descreve quando diz:

“Em quem repousa o meu Espírito, exceto os humildes e mansos?” ( Isaías 57:15 .)

Por isso, é que até agora se beneficia na escola de Deus, porque dificilmente uma em cem renuncia à obstinação de seu próprio espírito, e gentilmente se submete a Deus; mas quase todos são vaidosos e refratários. Mas, se desejamos ser a plantação viva de Deus, devemos subjugar nossos corações orgulhosos e ser humildes, e trabalhar para nos tornarmos como cordeiros, de modo a sofrer sermos governados e guiados por nosso Pastor.

Mas como os homens nunca são domados assim, de modo a ter um coração calmo e manso, exceto que são expurgados de afetos depravados, então ele nos pede que deixemos de lado a impureza e a redundância da maldade . E, como James emprestou uma comparação da agricultura, foi necessário que ele observasse essa ordem, começando por criar ervas daninhas nocivas. E uma vez que ele se dirigiu a todos, podemos concluir que esses são os males inatos da nossa natureza e que se apegam a todos nós; sim, uma vez que ele se dirige aos fiéis, ele mostra que nunca estamos totalmente limpos deles nesta vida, mas que eles estão continuamente surgindo e, portanto, ele exige que se tome cuidado constante para erradicá-los. Como a palavra de Deus é especialmente uma coisa santa; para estarmos preparados para recebê-lo, devemos adiar as coisas imundas pelas quais fomos poluídos.

Sob a palavra ?a??a , ele compreende hipocrisia e obstinação, bem como desejos ou luxúrias ilegais. Não satisfeito em especificar a sede da iniquidade como estando na alma do homem, ele nos ensina que tão abundante é a iniquidade que habita ali, que transborda ou que se eleva como se fosse uma pilha; e, sem dúvida, quem se examinar bem descobrirá que há nele um imenso caos de males. (109)

Qual é capaz de salvar . É um elogio elevado à verdade celestial que obtemos através dela uma salvação segura; e isso é acrescentado, para que possamos aprender a buscar, amar e engrandecer a palavra como um tesouro incomparável. É então um agudo incômodo castigar nossa ociosidade, quando ele diz que a palavra que costumamos ouvir com tanta negligência é o meio de nossa salvação, embora, para esse fim, o poder de salvar não seja atribuído à palavra, como se a salvação é transmitida pelo som externo da palavra, ou como se o ofício de salvar fosse tirado de Deus e transferido para outro lugar; pois Tiago fala da palavra que pela fé penetra no coração dos homens, e apenas sugere que Deus, o autor da salvação, a transmite pelo seu Evangelho.

“Toda impureza”, ou imundície, significa todo tipo de impureza resultante de indulgências carnais e lascivas; e o “remanescente da maldade”, em pensamento e ação, é o mais apropriado.

Comentário de Adam Clarke

Toda imundície – ?asa? ??pa??a? . Esta palavra significa qualquer impureza que se apega ao corpo; mas aplicado à mente, implica todas as afeições impuras e profanas, como as de Tiago 1:15 , que poluem a alma; nesse sentido, é usado pelos melhores escritores gregos.

Superfluidade da maldade – ?e??sse?a? ?a??a? · O transbordamento da maldade. Talvez haja aqui uma alusão à parte cortada na circuncisão, que era o emblema do desejo impuro; e para diminuir essa propensão, Deus, em sua misericórdia, encenou esse rito. Ponha de lado todas essas más disposições, pois cegam a alma e a tornam incapaz de receber algum bem, mesmo daquela palavra de Deus enxertada que, de outra forma, teria salvo suas almas.

A palavra enxertada – A doutrina que já foi plantada entre vocês, que produziu frutos em todos os que a receberam humildemente e humildemente, e é tão poderosa para salvar suas almas quanto as almas daqueles que já creram. Eu acho que esse é o significado de eµf?t?? ????? , a palavra ou doutrina enxertada. A semente da vida havia sido semeada na terra; muitos deles o receberam para a salvação; outros o haviam creditado parcialmente, mas não para produzir neles efeitos salvadores. Além disso, eles parecem ter adotado outras doutrinas das quais não obtiveram salvação; portanto, exorta-os a receber a doutrina de Cristo, que seria o meio de salvá-los para a vida eterna. E quando aqueles que eram judeus, e que haviam sido originalmente plantados por Deus como uma videira correta, receberam a fé do Evangelho, ele é representado como sendo enxertado nesse estoque correto, o puro conhecimento do verdadeiro Deus e de sua santa moral. lei. De fato, esse era um bom material para implantar o cristianismo. Parece ser o que o apóstolo quer dizer com a palavra enxertada, capaz de salvar a alma.

Comentário de Thomas Coke

Tiago 1:21 . Superfluidade da maldade Superfluidade viciosa ; todo vício, e especialmente os cuidados e desejos mundanos: estes, se permitidos na mente, como ervas daninhas, sufocam a boa semente; que é igual à palavra enxertada, imediatamente a seguir. A palavra de Deus é freqüentemente comparada a uma semente ou planta; particularmente 1 Pedro 1:23 . 1 João 3: 9. – Nesse sentido, aqui é dito ser eµf?t??, enxertados ou implantados em suas mentes. Ministros são ditos f?te?e??, para plantar esta palavra, 1 Coríntios 3: 6-8, que produz frutos: Colossenses 1: 6 . Marcos 4: 7-8 . Além disso, como nos escritores gregos, a palavra eµf?t?? às vezes denota o que é inato, e às vezes o que é completamente implantado ou fixo na mente; então aqui implica que a doutrina celestial não apenas entra nos ouvidos, mas é tão implantada na alma pela graça divina, que se torna, por assim dizer, uma segunda natureza. A mansidão neste versículo se opõe à ira, condenada em Tiago 1: 19-20 . Veja Parkhurst na palavra ?µf?t?? .

Comentário de Scofield

Salve ?

(Veja Scofield “ Romanos 1:16 “) .

Comentário de John Wesley

Por isso separa toda a imundície e superfluidade da maldade e recebe com mansidão a palavra enxertada, capaz de salvar suas almas.

Portanto, deixando de lado – Como uma roupa suja.

Toda a imundície e superfluidade da maldade – Por mais ilusória ou necessária que possa parecer à sabedoria mundana, toda maldade é ao mesmo tempo vil, odiosa, desprezível e realmente supérflua. Todo fim razoável pode ser efetivamente respondido sem qualquer tipo ou grau. Deixe isso de lado, todo pecado conhecido, à parte, ou toda a sua audição é inútil.

Com mansidão – Constante uniformidade e serenidade da mente.

Receba – Em seus ouvidos, seu coração, sua vida.

A palavra – do evangelho.

Ingrafted – Nos crentes, por regeneração, Tiago 1:18 e por hábito, Hebreus 5:14 .

Que é capaz de salvar suas almas – A esperança da salvação nutre a mansidão.

Referências Cruzadas

Salmos 25:9 – Conduz os humildes na justiça e lhes ensina o seu caminho.

Isaías 2:20 – Naquele dia os homens atirarão aos ratos e aos morcegos os ídolos de prata e os ídolos de ouro, que fizeram para adorar.

Isaías 29:19 – Mais uma vez os humildes se alegrarão no Senhor, e os necessitados exultarão no Santo de Israel.

Isaías 30:22 – Então você tratará como impuras as suas imagens revestidas de prata e os seus ídolos recobertos de ouro; você os jogará fora como um trapo imundo e lhes dirá: “Fora! “

Isaías 61:1 – O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,

Ezequiel 18:31 – Livrem-se de todos os males que vocês cometeram, e busquem um coração novo e um espírito novo. Por que deveriam morrer, ó nação de Israel?

Ezequiel 36:25 – Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.

Sofonias 2:3 – Busquem o Senhor, todos vocês humildes do país, vocês que fazem o que ele ordena. Busquem a justiça, busquem a humildade; talvez vocês tenham abrigo no dia da ira do Senhor.

Mateus 5:5 – Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.

João 6:63 – O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.

João 6:68 – Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.

Atos dos Apóstolos 10:33 – Assim, mandei buscar-te imediatamente, e foi bom que tenhas vindo. Agora estamos todos aqui na presença de Deus, para ouvir tudo que o Senhor te mandou dizer-nos”.

Atos dos Apóstolos 13:26 – “Irmãos, filhos de Abraão, e gentios que temem a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação.

Romanos 1:16 – Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.

Romanos 6:17 – Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida.

Romanos 11:17 – Se alguns ramos foram cortados, e você, sendo oliveira brava, foi enxertado entre os outros e agora participa da seiva que vem da raiz da oliveira,

Romanos 13:12 – A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e vistamo-nos a armadura da luz.

1 Coríntios 15:2 – Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão.

2 Coríntios 7:1 – Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.

Efésios 1:13 – Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa,

Efésios 4:22 – Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,

Efésios 5:4 – Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças.

Colossenses 3:5 – Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.

1 Tessalonicenses 1:5 – porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor.

1 Tessalonicenses 2:13 – Também agradecemos a Deus sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que crêem.

2 Timóteo 3:15 – Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.

Tito 2:11 – Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.

Hebreus 2:3 – como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram.

Hebreus 4:2 – Pois as boas novas foram pregadas também a nós, tanto quanto a eles; mas a mensagem que eles ouviram de nada lhes valeu, pois não foi acompanhada de fé por aqueles que a ouviram.

Hebreus 12:1 – Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,

Tiago 4:8 – Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.

1 Pedro 1:9 – pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas.

1 Pedro 2:1 – Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.

1 Pedro 2:11 – Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *