Estudo de 1 Coríntios 15:2 – Comentado e Explicado

Por ele sereis salvos, se o conservardes como vo-lo preguei. De outra forma, em vão teríeis abraçado a fé.
1 Coríntios 15:2

Comentário de Albert Barnes


Pelo qual você também é salvo – Do qual sua salvação depende; cuja crença é indispensável à sua salvação; veja a nota em Marcos 16:16 . O apóstolo mostra, assim, a “importância” da doutrina. Em todos os aspectos, exigia a atenção deles. Foi o que foi pregado pela primeira vez entre eles; aquilo que eles professaram solenemente; aquilo pelo qual eles foram construídos; e aquilo que estava conectado com a salvação deles. Isso não significa simplesmente que, com isso, eles foram trazidos a um estado salvável (Clarke, Macknight, Whitby, Bloomfield etc.), mas significa que suas esperanças de vida eterna se apóiam nisso; e com isso foram então “de fato” salvos da condenação do pecado e estavam na posse da esperança da vida eterna.

Se você guardar na memória – Margem, como no grego, “se você se apegar”. A idéia é que eles foram salvos por isso, ou seriam, se mantivessem fielmente ou mantivessem a doutrina como ele a proferiu; se eles o observavam, e ainda acreditavam, apesar de todos os esforços de seus inimigos e de todas as artes do falso ensino para arrancá-lo deles. Há uma dúvida delicadamente sugerida aqui, se eles de fato ainda aderem à sua doutrina ou se não a abandonaram em parte pelo contrário.

A menos que você tenha acreditado em vão – Você será salvo por ela, se você se apegar a ela, a menos que se mostre que foi inútil acreditar, e que a doutrina era falsa. Que “não” era falso, ele passa a demonstrar. A menos que todas as suas provações, desânimos e esperanças não tenham nenhum objetivo, e todas tenham sido o resultado de impostura; e, a menos que toda a sua profissão seja falsa e oca, você será salvo por essa grande doutrina que lhe preguei pela primeira vez.

Comentário de E.W. Bullinger

By = Through. App-104. 1 Coríntios 15: 1 .

também, & c . = vós também são salvos.

se App-118.

mantenha na memória = segure firme. Grego. katecho. Veja 1 Coríntios 7:30 .

what = com que palavra. Grego. logotipos. App-121. Ele se refere à substância de sua pregação, com base nos fatos da morte e ressurreição do Senhor, que foram desafiadas por alguns falsos mestres ( 1 Coríntios 15:12 ).

a menos que . Veja 1 Coríntios 14: 5 (exceto).

tem . Omitir.

acreditado . App-150.

em vão = sem propósito. Grego. eike . Ver Romanos 13: 4 .

Comentário de John Calvin

2. Se você mantiver a memória – a menos que seja em vão (9) Essas duas expressões são muito cortantes. No primeiro, ele reprova o descuido ou a inconstância deles, porque uma queda tão repentina era uma evidência de que eles nunca haviam entendido o que lhes fora entregue, ou que o conhecimento deles era solto e flutuante, na medida em que desapareceu tão rapidamente. . No segundo, ele os adverte que eles professaram desnecessariamente e inutilmente lealdade a Cristo, se não mantiverem firme essa doutrina principal. (10)

Comentário de Adam Clarke

Pelo qual você também é salvo – Ou seja, agora você está em um estado salvável; e são salvos do seu gentilismo e dos seus pecados anteriores.

Se você guardar em memória – Sua futura salvação, ou sendo finalmente trazida para a glória, agora dependerá de sua fidelidade à graça que você recebeu.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 15: 2 . Pelo qual você é salvo. “Pelo qual você é levado a um estado de salvação; ao modo de ser completamente e eternamente salvo.” A próxima cláusula deve ser apresentada: Se você reter as boas novas que eu lhe entreguei. As palavras traduzidas , a menos que e?t?? e? µ?, são notáveis ??e podem sugerir o pensamento expresso em 1 Coríntios 15:17 . Portanto, os dois primeiros versículos podem ser uma transição; como se ele tivesse dito: “Eu ainda prego o mesmo evangelho, e espero que você o retenha: ainda tenho motivos para temer que alguns de vocês tenham noções que tendem a enervá-lo”. Alguns renderizam e?t?? e? µ? com vírgula, tornando-se uma exceção à cláusula anterior – mas, se não, – se você não reter o que eu preguei -, você acredita em vão. Veja 1 Timóteo 5:19 .

Comentário de Scofield

salvou

(Veja Scofield “ Romanos 1:16 “) .

Comentário de John Wesley

Pelo qual você também é salvo, se guardar na memória o que eu lhe preguei, a menos que tenha crido em vão.

Vocês são salvos, se permanecerem firmes – Sua salvação é iniciada e será aperfeiçoada se você continuar na fé.

A menos que você tenha acreditado em vão – A menos que de fato sua fé fosse apenas uma ilusão.

Referências Cruzadas

Salmos 106:12 – Então creram nas suas promessas e a ele cantaram louvores.

Provérbios 3:1 – Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos,

Provérbios 4:13 – Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida.

Provérbios 6:20 – Meu filho, obedeça aos mandamentos de seu pai e não abandone o ensino de sua mãe.

Provérbios 23:23 – Compre a verdade e não abra mão dela, nem tampouco da sabedoria, da disciplina e do discernimento.

Lucas 8:13 – As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Crêem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação.

João 8:31 – Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.

Atos dos Apóstolos 2:47 – louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.

Atos dos Apóstolos 8:13 – O próprio Simão também creu e foi batizado, e seguia a Filipe por toda parte, observando maravilhado os grandes sinais e milagres que eram realizados.

Romanos 1:16 – Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.

1 Coríntios 1:18 – Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.

1 Coríntios 1:21 – Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação.

1 Coríntios 15:11 – Portanto, quer tenha sido eu, quer tenham sido eles, é isto que pregamos, e é isto que vocês creram.

1 Coríntios 15:14 – e, se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação, como também é inútil a fé que vocês têm.

2 Coríntios 2:15 – porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo.

2 Coríntios 6:1 – Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus.

Gálatas 3:4 – Será que foi inútil sofrerem tantas coisas? Se é que foi inútil!

Efésios 2:8 – Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

Colossenses 1:23 – desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

2 Tessalonicenses 2:15 – Portanto, irmãos, permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que lhes foram ensinadas, quer de viva voz, quer por carta nossa.

2 Timóteo 1:9 – que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,

Hebreus 2:1 – Por isso é preciso que prestemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos.

Hebreus 3:6 – mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.

Hebreus 3:14 – pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.

Hebreus 4:14 – Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos,

Hebreus 10:23 – Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.

Tiago 2:14 – De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?

Tiago 2:17 – Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.

Tiago 2:26 – Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *