Estudo de Tiago 2:17 – Comentado e Explicado

Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma.
Tiago 2:17

Comentário de E.W. Bullinger

morto . Grego. nekros. Compare o App-139.

sozinho = por (App-104.) em si.

Comentário de John Calvin

17 está morto, estando sozinho . Ele diz que a fé está morta, sendo por si só, ou seja, destituída de boas obras. Concluímos, portanto, que de fato não é fé, pois quando morto, ele não retém o nome adequadamente. Os sofistas defendem essa expressão e dizem que algum tipo de fé é encontrada por si mesma; mas essa gritaria frívola é facilmente refutada; pois é suficientemente evidente que o apóstolo raciocina a partir do que é impossível, como Paulo chama de anátema de anjo, se ele tentou subverter o evangelho. ( Gálatas 1: 8. )

Comentário de Adam Clarke

Se não funciona, está morto – A fé que não produz obras de caridade e misericórdia fica sem o princípio vivo que anima toda a verdadeira fé, ou seja, amor a Deus e amor ao homem. Eles tinham fé, como o homem que credita uma relação bem circunstanciada, porque ela tem toda a aparência de verdade; mas eles não tinham nada dessa fé que um pecador, convencido de seu pecado, da pureza de Deus e do rigor das leis divinas, é obrigado a exercer no Senhor Jesus, a fim de ser salvo de seus pecados.

Comentário de Thomas Coke

Tiago 2:17 . Mesmo assim, a fé, se não funcionar, etc. – Veja a nota anterior. St. Paul (diz o Dr. Heylin) usou o termo como era entendido nas escolas judaicas; (e ainda em nossas próprias escolas, onde se diz “Objectum formale fidei, est veritas prima;” ) e como nosso Senhor costumava usá-lo, principalmente quando condenava os fariseus por negligenciarem-no, embora um ponto principal de sua própria lei: mas alguns professores cristãos logo abandonaram o sentido primitivo da palavra, e entendiam apenas uma crença histórica do evangelho. St. James, judiciosamente evitando disputar as palavras, usa o termo na significação que elas lhe dão; e talvez essa seja a razão pela qual aqui, quando propõe o assunto, ele diz que não “que vantagem tem um homem de ter fé, se ele não tiver obras; ” mas “que vantagem tem um homem dizer que tem fé, etc.?” – E então, para mostrar o absurdo de supor que poderia haver uma fé salutar sem boas obras, ele coloca um caso paralelo no dever de caridade; Tiago 2: 15-16 ,

Podemos, e às vezes o chamamos, de cadáver morto de homem; mas de maneira muito imprópria: e como a carcaça difere de um homem vivo, a fé nominal difere daquela que é real e salutar.

Comentário de John Wesley

Mesmo assim, a fé, se não funcionar, está morta, estando sozinha.

Do mesmo modo, a fé que não opera é uma mera noção vazia e morta; não tem mais proveito para quem o tem, do que para ele a oferta dos nus.

Referências Cruzadas

1 Coríntios 13:3 – Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.

1 Coríntios 13:13 – Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.

1 Tessalonicenses 1:3 – Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Timóteo 1:5 – O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera.

Tiago 2:14 – De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?

Tiago 2:19 – Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem!

Tiago 2:26 – Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta.

2 Pedro 1:5 – Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *