Estudo de Tiago 2:19 – Comentado e Explicado

Crês que há um só Deus. Fazes bem. Também os demônios crêem e tremem.
Tiago 2:19

Comentário de Albert Barnes

Tu crês que existe um Deus – Uma das grandes e principais doutrinas da religião é aqui selecionada como uma ilustração de todas. O desígnio do apóstolo parece ter sido selecionar uma das doutrinas da religião, cuja crença salvaria a alma – se a mera crença em alguma doutrina pudesse – salvar a alma; e mostrar que mesmo isso pode ser considerado como artigo de fé por aqueles que não se supõe que ninguém tenha qualquer pretensão ao nome de cristão. Ele seleciona, portanto, a grande doutrina fundamental de toda religião – a doutrina da existência de um Ser Supremo – e mostra que, mesmo que isso fosse realizado da maneira que poderia ser, e como era praticado pelos demônios, não poderia salvar homens. O apóstolo aqui não deve estar se dirigindo a alguém como Paulo, que sustentou a doutrina de que somos justificados pela fé; nem ele deveria estar combatendo a doutrina de Paulo, como alguns têm sustentado (veja a Introdução); mas ele deve ser considerado como se dirigir a alguém que mantivesse, no sentido mais amplo e desqualificado, que, desde que houvesse fé, um homem seria salvo. A isso ele responde, que até os demônios podem ter fé de um certo tipo, e fé que produziria efeitos sensíveis sobre eles de um certo tipo, e ainda assim não se poderia supor que eles tivessem religião verdadeira ou que seriam salvos. . Por que a mesma coisa pode não ocorrer em relação ao homem?

Tu fazes bem – No que diz respeito a isto, ou até onde vai. É uma doutrina que deve ser mantida, pois é uma das grandes verdades fundamentais da religião.

Os demônios – Os “demônios” – ( ta da?µ???a ta daimonia). Há, propriamente, mas alguém sendo falado no Novo Testamento como “o diabo” – ho d??ß???? ho diabolosand ? Sat?? ho Satan – embora “demônios” sejam freqüentemente mencionados no número plural. Eles são representados como espíritos malignos, sujeitos a Satanás, ou sob seu controle, e envolvidos com ele na execução de seus planos de maldade. Esses espíritos ou demônios deveriam vaguear no deserto e em lugares desolados, Mateus 12:43 , ou habitar na atmosfera (Notas, Efésios 2: 2 ); pensava-se que eles tinham o poder de realizar milagres, mas não para o bem ( Apocalipse 16:14 ; compare João 10:21 ); ser hostil à humanidade, João 8:44 ; proferir os oráculos pagãos, Atos 16:17 ; espreitar nos ídolos das nações, 1 Coríntios 10:20 ; e ocupar suas residências nos corpos dos homens, afligindo-os com vários tipos de doenças, Mateus 7:22 ; Mateus 9:34 ; Mateus 10: 8 ; Mateus 17:18 ; Marcos 7: 29-30 ; Lucas 4:33 ; Lucas 8:27 , Lucas 8:30 , e assim por diante. É desses espíritos malignos que o apóstolo fala quando diz que eles crêem.

Também acredite – isto é, particularmente, eles acreditam na existência do Deus único. Até onde o conhecimento deles pode se estender a respeito de Deus, não podemos saber; mas eles nunca são representados nas Escrituras como negando sua existência, ou como duvidando das grandes verdades da religião. Eles nunca são descritos como ateus. Isso é apenas um pecado deste mundo. Eles não são representados como céticos. Esse também é um pecado peculiar da terra; e provavelmente, em todo o universo além disso, não há seres, exceto aqueles que habitam este globo, que duvidam ou negam a existência de Deus, ou as outras grandes verdades da religião.

E tremer – A palavra aqui usada ( f??ss??s?? phrissousin) não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento. It means, properly, to be rough, uneven, jaggy, sc., with bristling hair; to bristle, to stand on end, as the hair does in a fright; and then to shudder or quake with fear, etc. Here the meaning is, that there was much more in the case referred to than mere speculative faith. There was a faith that produced some effect, and an effect of a very decided character. It did not, indeed, produce good works, or a holy life, but it made it manifest that there was faith; and, consequently, it followed that the existence of mere faith was not all that was necessary to save men, or to make it certain that they would be secure, unless it were held that the devils would be justified and saved by it. If they might hold such faith, and still remain in perdition, men might hold it, and go to perdition. A man should not infer, therefore, because he has faith, even that faith in God which will fill him with alarm, that therefore he is safe. He must have a faith which will produce another effect altogether – that which will lead to a holy life.

Comentário de E.W. Bullinger

mais fiel . App-150.

demônios = demônios. Veja App-101.

acreditar . App-150.

tremer = estremecer. Grego. phrisso. Só aqui.

Comentário de John Calvin

19 Você crê que existe um Deus . A partir dessa frase, parece evidente que toda a disputa não se refere à fé, mas ao conhecimento comum de Deus, que não pode mais conectar o homem com Deus, do que a visão do sol o levar ao céu; mas é certo que pela fé chegamos perto de Deus. Além disso, seria ridículo alguém dizer que os demônios têm fé; e James prefere-os a esse respeito aos hipócritas. O diabo treme , diz ele, com a menção do nome de Deus, porque quando ele reconhece seu próprio juiz, fica cheio de medo dele. Aquele que despreza um Deus reconhecido é muito pior.

Tu fazes bem , é abatido com o propósito de atenuar, como se ele tivesse dito: “É, de resto! uma grande coisa para afundar abaixo dos demônios. ” (117)

No verso anterior, o que se vangloria da mera fé é desafiado a provar que sua fé é correta e, portanto, salvadora; o desafiante provaria por suas obras. Então, neste versículo, um teste é aplicado – a primeira regra de fé é mencionada: “Seja você que acredita nisso, mas essa fé não irá salvá-lo: os demônios têm essa fé e, em vez de serem salvos, tremem.

Comentário de Adam Clarke

Tu acreditas que existe um Deus – Esta é a fé na qual essas pessoas depositam sua esperança de agradar a Deus e de obter a vida eterna. Crer no ser e na unidade de Deus os distinguia de todas as nações do mundo; e tendo sido circuncidados e assim trazidos para o convênio, eles se consideravam seguros da salvação. A insuficiência deste St. James mostra imediatamente.

Os demônios também acreditam e tremem – É bom acreditar que existe um único Deus verdadeiro; esta verdade a natureza universal proclama. Até os demônios acreditam nisso; mas longe de justificá-los ou salvá-los, os deixa em seu estado condenado, e cada ato dele apenas aumenta seu tormento; f??ss??s? , estremecem de horror, acreditam e tremem, são cada vez mais atormentados; mas eles não podem amar nem obedecer.

Comentário de Thomas Coke

Tiago 2:19 . Tu acreditas que existe um Deus; Tudo o que é dito deste lugar a Tiago 2:23 é como resposta à pergunta feita a Tiago 2:18 , a saber, que era a maneira de manifestar que um homem tinha verdadeira fé; – por palavras e ações, e por todos os outros. modo de evidenciar temperamentos e disposições sagrados.

Comentário de John Wesley

Tu acreditas que existe um Deus; fazes bem: os demônios também crêem e tremem.

Tu credes que existe um Deus – eu permito isto: mas isso prova apenas que tens a mesma fé com os demônios. Não, eles não apenas acreditam, mas tremem – À terrível expectativa de tormentos eternos. Até agora, essa fé justifica ou salva aqueles que a possuem.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 6:4 – Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.

Isaías 43:10 – “Vocês são minhas testemunhas”, declara o Senhor, “e meu servo, a quem escolhi, para que vocês saibam e creiam em mim e entendam que eu sou Deus. Antes de mim nenhum deus se formou, nem haverá algum depois de mim.

Isaías 44:6 – “Assim diz o Senhor, o rei de Israel, o seu redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último; além de mim não há Deus.

Isaías 44:8 – Não tremam, nem tenham medo. Não anunciei isto e não o predisse muito tempo atrás? Vocês são minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não existe nenhuma outra Rocha; não conheço nenhuma. “

Isaías 45:6 – de forma que do nascente ao poente saibam todos que não há ninguém além de mim. Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.

Isaías 45:21 – Declarem o que deve ser, apresentem provas. Que eles juntamente se aconselhem. Quem há muito predisse isto, quem o declarou desde o passado distante? Não fui eu, o Senhor? E não há outro Deus além de mim, um Deus justo e salvador; não há outro além de mim.

Isaías 46:9 – Lembrem-se das coisas passadas, das coisas muito antigas! Eu sou Deus, e não há nenhum outro; eu sou Deus, e não há nenhum como eu.

Jonas 4:4 – O Senhor lhe respondeu: “Você tem alguma razão para essa fúria? “

Jonas 4:9 – Mas Deus disse a Jonas: “Você tem alguma razão para estar tão furioso por causa da planta? ” Respondeu ele: “Sim, tenho! E estou furioso a ponto de querer morrer”.

Zacarias 14:9 – O Senhor será rei de toda a terra. Naquele dia haverá um só Senhor e o seu nome será o único nome.

Mateus 8:29 – Então eles gritaram: “Que queres conosco, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do devido tempo? “

Marcos 1:24 – “O que queres conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus! “

Marcos 5:7 – e gritou em alta voz: “Que queres comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te por Deus que não me atormentes! “

Marcos 7:9 – E disse-lhes: “Vocês estão sempre encontrando uma boa maneira para pôr de lado os mandamentos de Deus, a fim de obedecer às suas tradições!

Marcos 12:29 – Respondeu Jesus: “O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor.

Lucas 4:34 – “Ah! que queres conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus! “

João 17:3 – Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

Atos dos Apóstolos 16:17 – Essa moça seguia a Paulo e a nós, gritando: “Estes homens são servos do Deus Altíssimo e lhes anunciam o caminho da salvação”.

Atos dos Apóstolos 19:15 – Um dia, o espírito maligno lhes respondeu: “Jesus, eu conheço, Paulo, eu sei quem é; mas vocês, quem são? “

Atos dos Apóstolos 24:25 – Quando Paulo se pôs a discorrer acerca da justiça, do domínio próprio e do juízo vindouro, Félix teve medo e disse: “Basta, por enquanto! Pode sair. Quando achar conveniente, mandarei chamá-lo de novo”.

Romanos 3:30 – visto que existe um só Deus, que pela fé justificará os circuncisos e os incircuncisos.

1 Coríntios 8:4 – Portanto, em relação ao alimento sacrificado aos ídolos, sabemos que o ídolo não significa nada no mundo e que só existe um Deus.

1 Coríntios 8:6 – para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos.

Gálatas 3:20 – Contudo, o mediador representa mais de um; Deus, porém, é um.

Efésios 4:5 – há um só Senhor, uma só fé, um só batismo,

1 Timóteo 2:5 – Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus,

Tiago 2:8 – Se vocês de fato obedecerem à lei real encontrada na Escritura que diz: “Ame o seu próximo como a si mesmo”, estarão agindo corretamente.

Judas 1:4 – Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor.

Judas 1:6 – E aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade mas abandonaram sua própria morada, ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia.

Apocalipse 20:2 – Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos;

Apocalipse 20:10 – O diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *