Estudo de Isaías 44:8 – Comentado e Explicado

Não vos tenho esclarecido desde há muito tempo? Vós sois minhas testemunhas: existe outro Deus a não ser eu? Haverá outro rochedo além de mim?
Isaías 44:8

Comentário de Albert Barnes

Não temas, nem temas – (veja as notas em Isaías 41:10 ). A palavra traduzida aqui ‘tenha medo’ não ocorre em nenhum outro lugar da Bíblia. Não há dúvida, no entanto, em relação ao seu significado. A Septuaginta a traduz, ??d? p?a??s?e Mede planasthe – ‹Nem se deixe enganar. Todas as outras versões antigas expressam o senso de temer, ter medo (léxico de Gesenius na palavra ??? yârahh ).

Não te disse desde então – Não declarei totalmente desde o início de sua história como povo, principalmente o que deve acontecer?

Vós sois minhas testemunhas – (Veja as notas em Isaías 43:12 ).

Existe um Deus além de mim? Este é um forte modo de afirmar que não há Deus além do Senhor (veja a nota em Isaías 44: 6 ).

Sim, não há Deus – Margem, ‹Rocha ‘( û?? tsûr ). ; et soepe al . The idea is taken from the fact that a lofty rock or fastness was inaccessible by an enemy, and that those who fled there were safe. A palavra rocha é freqüentemente aplicada a Deus (veja a nota em Isaías 30:29 ; compare Deuteronômio 32: 4 , Deuteronômio 32: 30-31 ; Salmo 19:14 ; Salmo 31: 2-3 ; Salmo 42: 9 ; et soepe A idéia é tirada do fato de que uma pedra elevada ou rapidez era inacessível por um inimigo, e que aqueles que fugiam para lá eram seguros.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 44: 8 . Não temas, etc. – O significado é: “Não temas, nem fiques aterrorizados com os movimentos dos medos e persas que se levantam contra o império babilônico, uma vez que esses movimentos serão para sua vantagem: pois não tenho claramente predito que isso deve acontecer, a partir do momento em que Isaías e os profetas subseqüentes profetizaram entre vocês? E não estão as profecias deles em suas mãos? Para que aqui não possa desejar outras testemunhas além de si mesmo. ” Vitringa processa a próxima cláusula muito corretamente: Existe um deus além de mim? Existe uma pedra? Eu não conheço nenhum.

Comentário de Adam Clarke

Não temas, pois não -a- ???? tirei . Talvez deva ser ????? tireu , temam. Dois MSS. leia ????? tirehu e um dos meus ???? taharu .

Comentário de John Calvin

8. Não temas. Isaías agora explica a razão pela qual ele falou anteriormente sobre o poder de Deus, ou seja, para confirmar a fé do povo. Das declarações anteriores, ele tira essa conclusão: “Visto que o Senhor é tão poderoso e governa todas as coisas a seu gosto, o povo que ele tomou sob sua proteção não deve temer”.

Desde então não te fiz ouvir? Em seguida, ele repete o que já havia dito, que Deus não apenas trouxe assistência secretamente aos judeus e, de repente, como se por legerdemain, aparecesse quando ele era menos esperado, mas mantinha sua fé viva por muitas previsões e, em suma, , deu provas manifestas de sua bondade paterna, de modo que sua divindade era claramente percebida. Seria de nenhuma vantagem para nós que Deus sabe e pode fazer todas as coisas, se também não fosse revelado a grande preocupação que ele tem em nossa salvação. Embora, portanto, ele deseje que muitas coisas sejam desconhecidas para nós, ele comunica tudo o que é útil ou vantajoso para nós sabermos. Mea?? , (meaz), a partir de então, significa um longo período; ou, se for pensado melhor, denota uma oportunidade; pois o Senhor revela seus segredos aos eleitos, quando vê uma estação apropriada; mas a interpretação anterior me parece mais simples.

Portanto vós sois minhas testemunhas. Ele quer dizer o que já observei, que o povo não pode invocar a desculpa da ignorância por não estar satisfeito com um Deus; pois ele se revelou abundantemente a eles, a fim de dar um testemunho a seu respeito. O objetivo a ser alcançado pelo nosso conhecimento da glória de Deus é que devemos professar sua verdade diante dos homens, como já foi dito, se não desejamos extinguir a luz que ele nos trouxe por seu Espírito. Novamente, não podemos ser “testemunhas de Deus” se não formos confirmados por sua verdade; pois um testemunho procedente de uma opinião duvidosa seria inútil e, portanto, devemos ser ensinados pela Palavra de Deus, a fim de termos uma esperança fixa e sem hesitação de salvação.

E não há Deus forte. (174) Nesta passagem, como em muitas outras, ele aplica a Deus o epíteto forte; pois não basta reconhecer a essência eterna de Deus, se também não lhe atribuímos força. Mas, para isso, não lhe deixaremos nada além de um nome vazio e vazio, como é feito por homens iníquos, que com a boca confessam a Deus e depois atribuímos seu poder a isso e àquilo.

Comentário de John Wesley

Não temas, nem temas: não te disse desde então, e o declarei? sois minhas testemunhas. Existe um Deus ao meu lado? sim, não há Deus; Eu não conheço nenhum.

Vós – Ti, ó Israel, a quem ele pede para não temer.

Disse-te – Mesmo desde as primeiras eras do mundo.

DeclaradoPubliquei no mundo em meus registros sagrados.

Testemunhas – Ambas as minhas previsões e a exata concordância dos eventos para elas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *