Estudo de Isaías 43:10 – Comentado e Explicado

Vós sois minhas testemunhas, diz o Senhor, e meus servos que eu escolhi, a fim de que se reconheça e que me acreditem e que se compreenda que sou eu. Nenhum deus foi formado antes de mim, e não haverá outros depois de mim.
Isaías 43:10

Comentário de Albert Barnes

Vós sois minhas testemunhas – elas eram suas testemunhas, porque, primeiro, ele havia dado neles previsões de eventos futuros que haviam sido literalmente cumpridas: segundo, por seu poder de entregá-los tão freqüentemente manifestado, ele mostrou que era um Deus capaz salvar. Nenhuma delas foi feita pelos deuses-ídolos (compare Isaías 44: 8 ).

E acredite em mim – ou melhor, confie em mim.

Antes de mim não havia Deus formado – eu sou o único verdadeiro, o Deus eterno. Nesta expressão, o Senhor diz que ele foi o primeiro ser. Ele derivou sua existência de ninguém. Talvez o hebraico tenha um pouco mais de ênfase do que é traduzido por nossa tradução. ‹Antes de mim, Deus não foi formado, implicando que ele era Deus e que ele existia antes de todos os outros seres. A opinião dos gregos era de que nem sempre os mesmos deuses reinavam, mas que as divindades mais antigas haviam sido expulsas pelos mais modernos. É possível que alguma dessas opiniões tenha prevalecido na idolatria oriental, e que Deus aqui quer dizer, em oposição a isso, que ele não havia conseguido nenhum outro Deus em seu reino. Seu domínio era original, subestimado e independente.

Nem haverá depois de mim – Ele nunca deixaria de viver; ele nunca desocuparia seu trono por outro. Essa expressão é equivalente à que ocorre no livro do Apocalipse: Eu sou Alfa e Ômega, o primeiro e o último Apocalipse 1:11 ; e é notável que essa linguagem, que obviamente implica a eternidade, e que em Isaías é usada expressamente para provar a divindade do Senhor, seja, na passagem mencionada no Livro do Apocalipse, aplicada não menos inequivocamente ao Senhor Jesus Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Vocês (os israelitas) são minhas testemunhas e meu servo (o profeta) a quem eu escolhi – Que tudo o que foi dito antes sobre Senaqueribe foi literalmente cumprido. O profeta havia previsto isso; os israelitas viram isso realizado.

Antes de mim não havia Deus formado, nem haverá depois de mim – Este é o lugar mais difícil. Houve um tempo em que Deus não estava? Não! No entanto, ele diz, diante de mim. Haverá um tempo em que Deus não existirá? Não! No entanto, ele diz, depois de mim. Todas essas palavras não devem ser referidas à sua criação? Antes de mim, nenhum deus criou nada, nem havia algo pré-existente além de mim. E depois de mim, isto é, depois da minha criação, como a que existe agora, não haverá outra classe de seres formados. Esse modo de interpretação libera a passagem de todo embaraço e o contexto concorda perfeitamente com ela. As palavras que meu servo, neste verso, Targum entende do Messias.

Comentário de John Calvin

10. Vocês são minhas testemunhas. Depois de convocar os gentios para uma competição e depois de provar que as histórias que eles circularam sobre seus ídolos eram falsas e infundadas, Deus agora se separa da multidão deles e produz suas “testemunhas”, para que ele não seja pensado. ser da mesma classe que eles. Ele se vangloria, portanto, de que são suas testemunhas e que ele tem verdadeiras testemunhas; pois os judeus haviam sido instruídos por oráculos celestes, na medida do necessário para alcançar a certeza perfeita. No entanto, ele indiretamente os repreende com ingratidão, se eles não declaram abertamente que sabem tudo o que é necessário para manter a glória de Deus; e, de fato, ele os chama a testemunhar e os ajusta a não cobrir com silêncio as previsões pelas quais a verdadeira religião pode ser provada, porque isso seria injustamente defraudar uma boa causa de seu apoio.

E meu servo. Com a palavra “servo”, alguns pensam que Isaías se entende, mas eu prefiro tomá-lo coletivamente, para todos os profetas; pois há uma mudança de número. Agora, esse nome foi peculiarmente concedido aos profetas, a quem o Senhor escolheu com o propósito de manter sua verdade; e, no entanto, ao fazer uso do número singular, não resta dúvida de que ele olhou principalmente para Cristo, em quem todas as profecias estão contidas e cumpridas. ( João 1:45 ; Atos 3:24 e 10:43; Romanos 1: 2 ; Hebreus 1: 1. ) Também é certo que, principalmente por ele, como testemunha mais alta, todos os homens estão convencidos. No entanto, devemos observar o desígnio de Deus, que eu mencionei anteriormente, de chamar os judeus de testemunhas, para que ele possa acusá-los de ingratidão, se não proferirem livremente o que é exigido pela fé daqueles que, depois de receberem provas assim, numerosos e tão notáveis, não podiam ignorar o poder e a bondade de Deus, nem questioná-los sem a maior traição. Ao mesmo tempo, ele mostra em geral que o Senhor escolheu a Igreja, a fim de dar testemunho de sua verdade; e por esse motivo Paulo chama a Igreja

“O pilar e fundamento da verdade.” ( 1 Timóteo 3:15 .)

Portanto, é dever da Igreja defender e publicar a verdade, para que possa ser honrada pela posteridade de uma era para outra; não que o Senhor precise dessa assistência, mas porque assim deseja provar e estabelecer sua verdade entre os homens. Aqui Isaías inclui todos os crentes, pois esse ofício de prestar testemunho é obrigatório para todos, mas especialmente para os ministros, que devem ser portadores de padrões, e dar o exemplo a outros. Por esta razão também são particularmente mencionados; mas, em geral, nenhum homem deve ser considerado um crente, que esconde o conhecimento de Deus dentro de seu próprio coração, e nunca faz uma confissão aberta da verdade.

Portanto sabereis. Para que não se pense que o Senhor lhes pede que testemunhem o que é desconhecido, ele acrescenta: “Sabereis, crereis, entendereis;” e por essa ordem das palavras, ele mostra que a fé precede a confissão. Se, portanto, a confissão procede do alto dos lábios, e não do coração, é inútil e inútil, e não é como o Senhor exige ou aprova. No entanto, ainda há alguma dificuldade na ordem dessas palavras: “saber, acreditar, entender”; pois não dizemos que todos os que sabem acreditam, e, na maneira comum de falar, onde há conhecimento, pode não haver fé. Além disso, é duvidoso o que se entende por “entendimento”, que é mencionado depois da fé, como se diferisse do conhecimento.

Mas nesta passagem, o Profeta mostra que existe um tipo de preparação para a fé, pela qual Deus busca reverência por sua palavra, quando vê que precisa de tal assistência. O começo da fé, de fato, é a humildade, pela qual cedemos nossos sentidos como cativos a Deus; mas porque não adotamos a doutrina que nos é oferecida com a certeza necessária, Deus nos confirma com provas, para que possamos crer plenamente. Assim, João relata que ele e Pedro “creram nas Escrituras” ( João 20: 8 ), quando viram na sepultura os sinais da ressurreição de Cristo; e em outra passagem, ele diz que “os discípulos creram em Cristo”, quando aquilo que eles ouviram de sua boca foi realizado. ( João 2:22 .)

Podemos, portanto, resumir dessa maneira. “Os judeus realmente sentirão isso, quando sua fé tiver sido auxiliada por sinais para adorar o Deus verdadeiro.” Ao mesmo tempo, é feita uma distinção entre a verdadeira fé e a credulidade que leva levemente os homens inconstantes; e Deus sempre concede aos seus eleitos conhecimento e julgamento, para que possam distinguir a verdade da falsidade. A seguir, segue-se a fé e a firme certeza, para que abraçem sem hesitação tudo o que o Senhor falou; e depois a fé acende em nossos corações cada vez mais a luz do entendimento, e mesmo na proporção do progresso que fazemos nele, nosso conhecimento cresce e se torna mais brilhante. Mas essas coisas não são feitas por nosso próprio julgamento, mas pelo poder do Espírito Santo, na medida em que somos iluminados por ele.

Que eu sou ele. Ele quer dizer aqui que é necessário, para ter fé, que sabemos quem é nosso Deus e que é ele quem adoramos, e nenhum outro; para que nossas mentes não vacilem tolamente, se desviem e admitam tudo o que deve ser sustentado pela opinião dos homens. Assim, a fé não é aquilo que enquadra qualquer coisa de acordo com sua própria fantasia, ou assemelha-se impensadamente a qualquer afirmação, ou duvida e hesita, mas aquilo que repousa em firme certeza, de modo que, obedecendo ao único Deus verdadeiro, ele pesquisa a partir de uma posição elevada, e despreza todos os deuses falsos, e liberta e livra suas mentes do medo do erro.

Por isso, vemos o que devemos pensar da fé perplexa dos papistas; pois eles pensam que homens que são estúpidos e sem entendimento, que mal conseguem pronunciar uma sílaba sobre Deus, a quem não conhecem, ou de quem são incertos, são crentes, desde que professem acreditar no que é sua santa mãe, a Igreja, acredita. Mas o Senhor não aprova uma coisa tão trivial, mas uniu fé e entendimento, para que não imaginemos que uma possa ser separada da outra. Além disso, não há fé, a menos que você acredite que é Deus quem é o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, e que falou pelos profetas e apóstolos; pois não será fé, mas uma imaginação vã e errante, se não crermos nesse Deus.

Antes de mim não havia Deus formado. Para confirmar ainda mais o que ele disse ultimamente, que ele é o único Deus, ele acrescenta novamente que “não havia outro Deus diante dele”. No entanto, ?? ???? (lo notzar) pode ser tomado em um sentido passivo, de modo a transmitir um significado diferente, o de “criatura” ou “obra” ou “obra” (166) de Deus; mas, como parece ser um sentido forçado, concordo de bom grado com a opinião comum de que “nenhum outro Deus havia sido formado antes dele”. Isso contém uma espécie de ironia, como se tivesse sido dito, que não havia outro deus que não tivesse sido feito e formado pelos mortais e, conseqüentemente, que nenhum pode ser comparado ao Deus eterno.

E depois de mim não haverá. Ele acrescenta que “não haverá mais depois”, porque Deus sempre preserva seu domínio inteiro e intacto, e não falha com a velhice ou com a duração de dias. Seu objetivo é mostrar que, até confiarmos nele, não há fé em nós. Aqueles que sabem que existe alguma divindade, mas não entendem o que é, hesitam continuamente e se envolvem em labirintos estranhos. Vamos, portanto, acreditar que somente ele é Deus, e por esse motivo não pode permitir que alguém seja igual a ele, ou compartilhe com ele em sua majestade.

“Várias tentativas foram feitas para explicar a expressão singular; não havia deus formado diante de mim, como solecismo ou, pelo menos, uma imprecisão de expressão; enquanto nada mais poderia ter transmitido o significado do escritor, de uma forma ao mesmo tempo sarcástica, argumentativa e gráfica. Em vez de dizer, de uma forma prosaica careca: ‘Todos os outros deuses são obra das mãos dos homens, mas eu não sou criado e existo desde toda a eternidade’, ele condensa tudo na declaração de gravidez: ‘Não havia deus fabricado diante de mim’. isto é, ‘Todos os outros deuses foram feitos, mas nenhum deles foi feito antes que eu tivesse um ser.’ ”- Alexander.

Comentário de John Wesley

Vós sois minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que me conheçam e creiam em mim, e entendam que eu sou ele; diante de mim não havia Deus formado, nem haverá depois de mim.

Vós – Você, meu povo, é capaz de testemunhar por mim que lhe dei demonstrações claras de meu certo conhecimento de eventos futuros.

Meu servo – Ciro, que é um exemplo eminente e prova da presciência de Deus: ou, o Messias, que é a testemunha mais eminente nessa causa.

Entenda – que eu sou o Deus verdadeiro.

Nem depois de mim – Os deuses dos pagãos não tinham um ser diante de mim nem continuarão atrás de mim: enquanto o Senhor é Deus de eternidade em eternidade; mas esses pretendentes são apenas de ontem. E, além disso, ele os chama de deuses formados, de certa forma, com desprezo, e para mostrar o ridículo de suas pretensões.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *