Estudo de Isaías 44:6 – Comentado e Explicado

Eis o que diz o Senhor, o rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro e o último, não há outro Deus afora eu.
Isaías 44:6

Comentário de Albert Barnes

Assim diz o Senhor: Isso começa, como suponho (veja a Análise), o argumento para provar que o Senhor é o único Deus verdadeiro e que os ídolos eram vaidade. O objetivo é, mostrar aos judeus, que aquele que lhes havia feito tais promessas de proteção e libertação era capaz de realizar o que se comprometera a fazer.

O rei de Israel – (Veja as notas em Isaías 41:21 ).

E seu Redentor – (Veja as notas em Isaías 43: 1 ).

O Senhor dos Exércitos – (Veja as notas em Isaías 1: 9 ).

Eu sou o primeiro – (Veja as notas em Isaías 41: 4 ).

E eu sou o último. Em Isaías 41: 4 , isso é expresso com o último; em Apocalipse 1: 8 , ‘Eu sou Alfa e Ômega.’ O sentido é que Deus existiu antes de todas as coisas e existirá para sempre.

E além de mim não há Deus – isto é repetidamente declarado ( Deuteronômio 4:35 , Deuteronômio 4:39 ; veja a nota em Isaías 43: 10-12 ). Essa grande verdade era o propósito de Deus de manter-se firmemente diante da mente dos judeus; e mantê-lo no mundo e, finalmente, difundi-lo no exterior entre as nações, foi uma das principais razões pelas quais ele os selecionou como um povo especial e os separou do resto da humanidade.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 44: 6. Vitringa inicia o terceiro discurso do quarto livro desta profecia neste versículo, estende-o ao capítulo 48 e o divide em quatro seções; a primeira seção, continuando o fio da disputa e convicção precedentes, desde a libertação da igreja a ser adquirida por Ciro, claramente predita por Isaías e profetas subsequentes, descreve a loucura da idolatria e atribui essa grande obra, como se fosse agora presente, somente a Deus. Indivíduo. Isaías 44: 6-28 . O segundo, após um apóstrofo a Ciro, segue a mesma convicção e expõe amplamente o uso e as conseqüências da bênção, a saber, o chamado e a salvação dos gentios, cap. 45: O terceiro prediz a destruição do império babilônico e demonstra a vaidade de todas as outras religiões falsas, a partir da vaidade da idolatria babilônica; indivíduo. 46: e no quarto, o profeta prediz mais amplamente a queda de Babilônia e a catástrofe do império babilônico: cap. 47: A primeira seção é tripla; a primeira parte é redargutória, em que o povo judeu, que se revoltou de Deus pela idolatria, está convencido, primeiro, da verdadeira divindade do Deus de Israel, dos efeitos ilustres de sua providência, claramente preditos por ele e provados por o evento; Isaías 44: 6-8, onde temos um magnífico prefácio, contendo o exórdio da repreensão, Isaías 44: 6 e a própria repreensão, Isaías 44: 7-8 . Segundo, eles estão convencidos da vaidade e tolice da idolatria e dos idólatras; Isaías 44: 9-20 . A segunda parte é exortatória, incentivando o povo judeu ao verdadeiro arrependimento, bem como a esta convicção, as promessas da graça e os efeitos dessas promessas, Isaías 44: 21-22 . A terceira parte é consoladora, em que a libertação do povo do cativeiro babilônico é descrita como se estivesse presente, e como um maravilhoso efeito da providência e graça divinas; e particularmente comemorado por sua causa principal: em que temos, primeiro, a proposição, por meio de apóstrofo, para o céu, a terra e todas as criaturas, incitando-as a louvar a Deus por essa bênção singular ao seu povo. Em segundo lugar, uma declaração dessa bênção com relação às suas causas; DEUS, o principal, Isaías 44: 24-27 . Ciro, o instrumental, Isaías 44:28 .

Assim diz o Senhor : Você percebe que o discurso novamente parte do assunto imediatamente anterior, que é totalmente evangélico, e que, com um prefácio, o profeta renova a convicção de idólatras, particularmente os judeus, que deveriam ser levados cativos para Babilônia, e por cuja semente Deus cumpriria as promessas que o profeta acabara de predizer. Deus começaria a cumprir essas promessas com a libertação da nação judaica da Babilônia: este deveria ser o primeiro sinal de sua reconciliação com seu povo. Mas o povo não poderia participar desses benefícios sem uma verdadeira conversão a Deus e uma renúncia a toda idolatria e religião falsa. Para o qual, portanto, como uma condição absolutamente necessária, o profeta aqui convida o povo; e este é o fundamento de todo o discurso. Veja Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 44: 6-8 . Assim diz o Senhor, etc. – Aqui, Deus renova sua disputa com os ídolos, o que ele insiste com tanta frequência, e tanto, porque seu próprio povo era extremamente propenso à idolatria. E quem – Qual de todos os deuses pagãos; deve chamá-lo e declará-lo – Por seu chamado poderoso, causará um evento futuro e, por sua infinita presciência, declarará que será. E coloque-o em ordem para mim – Relacione ordenadamente todos os eventos futuros da mesma maneira que eles devem acontecer. Desde que eu designei o povo antigoaf?? ep???sa a????p?? . Desde que eu fiz o homem sobre a terra: assim o LXX. E as coisas que estão por vir, etc. – Coisas que estão por perto e que virão a seguir. Eu não te disse? – Te, Israel, a quem ele pede para não temer. O sentido é que eu os chamo de israelitas para me darem testemunho, se eu não os conheci de tempos em tempos. a partir desse momento – Quando eu designei o povo antigo, ( Isaías 44: 7 ), desde as primeiras eras do mundo. E o declaram – publiquei ao mundo em meus registros sagrados. Vós sois minhas testemunhas – Ambas as minhas previsões e a exata concordância dos eventos para elas.

Comentário de Scofield

resgatado

Heb. “goel”, Redemp. (Tipo parente). (Veja Scofield “ Isaías 59:20 “) .

Comentário de John Calvin

6. Assim diz Jeová. O Profeta agora não faz nada além de confirmar a doutrina anterior, que era altamente necessária; pois os corações dos homens, propensos à desconfiança, são facilmente consternados pela adversidade e podem ser encorajados por uma ou mais exortações. Não era supérfluo, portanto, empregar muitas palavras para confirmá-las; porque nunca atribuímos tanto quanto deveríamos atribuir ao poder de Deus, mas somos distraídos por uma variedade de pensamentos e muito fortemente apegados ao estado atual das coisas.

O rei de Israel e seu redentor. Depois de ter usado o indescritível nome de Deus, o Profeta o chama também de “Rei” e “Redentor”; porque não basta percebermos o poder de Deus, se não estamos convencidos de sua boa vontade para conosco. Para que, portanto, suas promessas produzam seu efeito adequado sobre nós, ele menciona não apenas sua glória, mas também sua bondade, para que possamos saber que isso se estende a nós. Pode ser considerado absurdo que ele o chamasse de “rei”, enquanto quase não havia pessoas; mas os crentes devem confiar nessa promessa, para que possam contemplar o reino pela fé e contemplá-lo como futuro, embora não o tenham visto com seus olhos. E, de fato, essa doutrina nunca teria penetrado em seus corações, quando eles foram reduzidos à maior extremidade, e foram quase dominados pelo desespero, se o caminho não tivesse sido aberto por ‘esse prefácio. Mas quando Deus se dirige a nós familiarmente e declara que está unido a nós, razoavelmente, seduzido por um convite tão gentil, surge do próprio inferno.

Eu sou o primeiro. Por essas palavras, ele não afirma a eternidade de Deus, mas mostra que Ele é sempre como ele mesmo, para que eles esperem que Ele seja para eles no futuro o que eles acharam que ele era no passado. Mas por que, pode-se perguntar, ele fala dessa maneira aos crentes, que o conheciam bem? Eu respondo, embora os homens acreditem em Deus, mas não o reconhecem como ele é, e às vezes atribuem menos a ele do que à criatura. O Profeta, portanto, deseja que nossas mentes sejam puras e livres de toda imaginação falsa, e que possamos elevá-las ao céu, para que possam estar completamente fixadas somente em Deus. Além disso, era necessário que as pessoas, tão terrivelmente angustiadas, fossem fortalecidas contra ataques tão violentos, que pudessem manter firmemente sua posição.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *