Estudo de 1 Coríntios 8:6 – Comentado e Explicado

Mas, para nós, há um só Deus, o Pai, do qual procedem todas as coisas e para o qual existimos, e um só Senhor, Jesus Cristo, por quem todas as coisas existem e nós também.
1 Coríntios 8:6

Comentário de Albert Barnes

Mas para nós – cristãos. Reconhecemos apenas um Deus. Qualquer que seja a adoração pagã, sabemos que existe apenas um Deus; e ele sozinho tem o direito de nos governar.

Um Deus, o Pai – a quem reconhecemos como o Pai de todos; Autor de todas as coisas; e quem sustenta em todas as suas obras a relação de um pai. A palavra “Pai” aqui não é usada como aplicável à primeira pessoa da Trindade, como distinta da segunda, mas é aplicada a Deus como Deus; não como o Pai, em oposição ao Filho, mas à natureza divina como tal, sem referência a essa distinção – o Pai, diferenciado de sua descendência, as obras que lhe devem sua origem. Isto é manifesto:

(1) Porque o apóstolo não usa o termo correlativo “Filho” quando vem falar do “único Senhor Jesus Cristo”; e,

(2) Porque o escopo da passagem exige isso. O apóstolo fala de Deus, da natureza divina, o Ser infinitamente santo, como sustentador da relação do Pai “com suas criaturas”. Ele os produziu, Ele os sustenta. Ele os protege, como um pai faz seus filhos. Ele considera o bem-estar deles; tem pena deles em suas tristezas; sustenta-os em julgamento; mostra-se amigo deles. O nome “Pai” é assim dado freqüentemente a Deus, conforme aplicável ao Deus único, o Ser divino; Salmo 103: 13 ; Jeremias 31: 9 ; Malaquias 1: 6 ; Malaquias 2:10 ; Mateus 6: 9 ; Lucas 11: 2 , etc. Em outros lugares, é aplicado à primeira pessoa da Trindade como distinta da segunda; e nesses casos o “filho” correlativo é usado, Lucas 10:22 ; Lucas 22:42 ; João 1:18 ; João 3:35 ; João 5: 19-23 , João 5:26 , João 5:30 , João 5:36 ; Hebreus 1: 5 ; 2 Pedro 1:17 , etc.

Dos quais – por exemplo, como fonte e fonte; por cujo conselho, plano e propósito. Ele é a grande fonte de tudo; e todos dependem dele. Foi por seu propósito e poder que todas as coisas foram formadas, e para todos ele sustenta a relação de um Pai. O agente na produção de todas as coisas, no entanto, foi o Filho, Colossenses 1:16 ; veja a nota em João 1: 3 .

São todas as coisas – Essas palavras evidentemente se referem a toda a obra da criação, como derivada de Deus, Gênesis 1: 1 . Tudo foi assim formado de acordo com seu plano; e todas as coisas agora dependem dele como seu pai.

E nós – nós cristãos. Nós somos o que somos por ele. Devemos nossa existência a ele; e por ele fomos regenerados e salvos. É devido a seu conselho, propósito, agência, que temos uma existência; e devido a ele que temos a esperança da vida eterna. A idéia principal aqui é, provavelmente, que a Deus os cristãos devem suas esperanças e felicidade.

Nele – ( e?? a?t?? eis auton ); ou melhor, para ele: isto é, somos formados para ele e devemos viver para a sua glória. Fomos feitos o que somos, como cristãos, para promover sua honra e glória.

E um Senhor … – Um Senhor em contraste com os “muitos senhores” a quem os pagãos adoravam. A palavra “Senhor” aqui é usada no sentido de proprietário, governante, governador ou rei; e a idéia é que os cristãos reconheçam a sujeição somente a Ele, e não a muitos soberanos, como fizeram os pagãos. Jesus Cristo é o Governante e o Senhor do seu povo. Eles reconhecem sua lealdade a ele como seu supremo legislador e rei. Eles não reconhecem a sujeição a muitos governantes, sejam deuses imaginários ou seres humanos; mas receba suas leis somente dele. A palavra “Senhor” aqui não implica necessariamente qualquer inferioridade a Deus; já que é um termo que é freqüentemente aplicado ao próprio Deus. A idéia na passagem é que de Deus, o Pai de todos, derivamos nossa existência e tudo o que temos; e que reconhecemos sujeição “imediata e direta” ao Senhor Jesus como nosso legislador e soberano. Dele os cristãos recebem suas leis e a ele submetem suas vidas. E essa idéia está tão longe de supor inferioridade no Senhor Jesus a Deus, que supõe igualdade; já que o direito de dar leis às pessoas, de governar suas consciências, de dirigir suas opiniões religiosas e suas vidas, pode pertencer apropriadamente apenas àquele que tem igualdade com Deus.

Por quem… – d? ?? di ‘houBy cuja “agência”; ou através de quem, como agente. A palavra “por” ( d? ? di ‘) está em contradição com “de” ( ?? ex) na parte anterior do verso; e obviamente significa que, embora “todas as coisas” derivassem sua existência de Deus como fonte e autor, ainda assim era “por” a ação do Senhor Jesus. Essa doutrina, de que o Filho de Deus foi o grande agente na criação do mundo, é abundantemente ensinada nas Escrituras; veja a nota em João 1: 3 .

São todas as coisas – O universo; pois assim a frase t? p??ta ta pantaproperly significa. Nenhuma palavra poderia expressar melhor a idéia do universo do que essas; e a declaração é, portanto, explícita que o Senhor Jesus criou todas as coisas. Alguns explicam isso da “nova criação”; como se Paulo tivesse dito que todas as coisas referentes à nossa salvação eram dele. Mas as objeções a essa interpretação são óbvias:

(1) Não é a significação natural.

(2) a frase “todas as coisas” denota naturalmente o universo.

(3) o escopo da passagem exige que a compreendamos. Paulo não está falando da nova criatura; mas ele está falando da questão de saber se há mais de um Deus, um Criador, um Governante no amplo universo. O pagão disse que havia; Os cristãos afirmaram que não havia. O escopo, portanto, da passagem exige que entendamos isso do vasto universo material; e a declaração óbvia aqui é que o Senhor Jesus foi o Criador de todos.

E nós – nós cristãos 1 Pedro 1:21 ; ou nós como pessoas; derivamos nossa existência “por” d? ? di’or “através” dele. A expressão se aplicará à nossa criação original, ou às nossas esperanças do céu, como sendo por ele; e é igualmente verdadeiro respeitando ambos. Provavelmente a idéia é que tudo o que temos, como pessoas e como cristãos, nossas vidas e nossas esperanças, são através dele e de sua agência.

Por ele – d? ? a?t?? di ‘ autouPor sua agência. Paulo havia dito, em relação a Deus, o Pai de todos, que deveríamos ser e?? eishim; ele aqui diz que em relação ao Senhor Jesus, somos por d?? diaHim, ou por Sua agência. O sentido é: “Deus é o autor, o primeiro do plano; a fonte do ser e da esperança; e devemos viver para Ele: mas Jesus é o agente por quem todas essas coisas são feitas e por meio das quais são conferidas a nós. ” Arianos e socinianos fizeram uso dessa passagem para provar que o Filho era inferior a Deus; e o argumento é que o “nome” Deus não é dado a Jesus, mas outro nome que implica inferioridade; e que o objetivo de Paulo era fazer uma distinção entre Deus e o Senhor Jesus. Não é o objetivo dessas notas examinar opiniões em teologia; mas, em resposta a esse argumento, podemos observar, brevemente:

(1) Que aqueles que se apegam à divindade do Senhor Jesus não negam que exista uma distinção entre ele e o Pai: eles a admitem e mantêm plenamente, tanto em relação à sua existência eterna (ou seja, que existe uma eterna distinção de pessoas na Trindade) e em relação ao seu cargo como mediador.

(2) o termo “Senhor”, dado aqui, não supõe necessariamente que ele seja inferior a Deus.

(3) o desenho da passagem supõe que houve igualdade em alguns aspectos. Deus, o Pai, e o Senhor Jesus mantêm relações com as pessoas que, em certo sentido, correspondem aos “muitos deuses” e aos “muitos senhores” que os pagãos adoravam; mas eles eram iguais em natureza.

(4) a obra da criação é expressamente nesta passagem atribuída ao Senhor Jesus. Mas o trabalho da criação não pode ser realizado por uma criatura. Não pode haver Deus delegado, nem onipotência delegada, nem sabedoria e onipresença infinitas delegadas. O trabalho da criação implica divindade; ou é impossível provar que existe um Deus; e se o Senhor Jesus fez “todas as coisas”, ele deve ser Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

em = até. App-104. Compare Romanos 11:36 .

Senhor . App-98.

Jesus Cristo . App-98.

por = por meio de. App-104. 1 Coríntios 8: 1 . Compare João 1: 3 . Colossenses 1:16 . Hebreus 1: 2 .

nós por ele. Compare João 14: 6 . Romanos 5: 1 . Filipenses 1: 1 , Filipenses 1:11 .

Comentário de John Calvin

6. Mas para nós existe apenas um Deus, o Pai. Embora Paulo diga essas coisas por antecipação, ele repete a desculpa apresentada pelos coríntios, de maneira que ao mesmo tempo transmita instruções. Pois, pelo que é mais particularmente peculiar a Deus, ele prova que existe apenas um Deus: “Tudo o que tem origem no que é estranho a si mesmo, não é eterno e, consequentemente, não é Deus. Todas as coisas têm sua origem em um único Ser: somente ele, portanto, é Deus. ” Novamente – “ Ele é certamente Deus que dá existência a todos e de quem todas as coisas fluem, como da fonte suprema; mas existe apenas um , de quem todas as coisas fluem e, portanto, existe apenas um Deus . Quando ele acrescenta – e nós nele , ( e?? a?t??, ) ele quer dizer que subsistimos em Deus, como foi por ele que fomos criados uma vez. Pois esta cláusula pode, de fato, parecer ter outro significado – que, como começamos com ele, devemos dedicar nossa vida a ele como seu fim; e é usado nesse sentido em Romanos 11:36 . Aqui, no entanto, é usado para ?? a?t? , que é comumente usado pelos apóstolos. Seu significado, portanto, é que, como fomos criados por Deus, é por seu poder que somos preservados em nossa condição atual. Que este é o seu significado, é evidente pelo que ele afirma respeitar a Cristo imediatamente depois – que somos por ele, pois ele designou atribuir a mesma operação ao Pai e ao Filho, acrescentando, contudo, a distinção adequada às Pessoas. . Ele diz, então, que subsistimos no Pai, e que é pelo Filho, porque o Pai é realmente o fundamento de toda a existência; mas, como é pelo Filho que estamos unidos a ele, ele nos comunica através dele a realidade da existência.

Um Senhor Estas coisas são afirmadas respeitando a Cristo relativamente, isto é, em relação ao Pai. Pois todas as coisas de Deus são seguramente aplicáveis ??a Cristo, quando nenhuma menção é feita a pessoas; mas como a pessoa do Pai é aqui comparada com a pessoa do Filho, é por boas razões que o Apóstolo distingue o que é peculiar a elas.

Agora, o Filho de Deus, depois de ter se manifestado em carne, recebeu do Pai o domínio e o poder sobre todas as coisas, para que ele pudesse reinar sozinho no céu e na terra, e que o Pai pudesse exercer sua autoridade por suas mãos. Por essa razão, nosso Senhor é mencionado como um. (466) Mas em relação ao domínio que lhe é atribuído apenas, isso não deve ser entendido como significando que as distinções mundanas (467) são abolidas. Pois Paulo fala aqui de domínio espiritual, enquanto os governos do mundo são políticos; como quando ele disse um pouco antes – há muitos chamados senhores – ( 1 Coríntios 8: 5 ) – ele quis dizer que, não de reis, ou de outros que se destacam em posição e dignidade, mas de ídolos ou demônios, a quem homens tolos atribuem superioridade e regra. Embora nossa religião reconheça apenas um Senhor, isso não impede que os governos civis tenham muitos senhores, a quem honra e respeito são devidos naquele único Senhor.

Comentário de Adam Clarke

Mas para nós existe apenas um Deus, o Pai – que produziu todas as coisas, ele mesmo não criado e sem origem. E nós nele, ?a? ?µe?? e?? a?t?? , e nós Para ele; todos os seres inteligentes foram criados com o objetivo de manifestar sua glória, recebendo e refletindo sua sabedoria, bondade e verdade.

E um Senhor Jesus – Apenas um Governador visível do mundo e da Igreja, por quem todas as coisas: quem foi o Criador, como ele é o Defensor do universo. E nós por ele, sendo levados ao conhecimento do verdadeiro Deus, pela revelação de Jesus Cristo; pois é o único Filho unigênito que pode revelar o Pai. Os deuses de quem o apóstolo fala eram suas divindades, ou objetos de culto religioso; os senhores eram os governantes do mundo, tais imperadores, que eram considerados próximos aos deuses, e alguns deles eram deificados. Em oposição a esses deuses, ele coloca Deus Pai, a fonte da plenitude e do ser; e em oposição aos senhores, coloca Jesus Cristo, que criou e que governa todas as coisas. Nós, como criaturas, vivemos em referência, e?? a?t?? , a ele, Deus Pai, que é a fonte do nosso ser; e, como cristãos, vivemos d?a?t?? , por ou através dele, Jesus Cristo; por quem somos comprados, iluminados, perdoados e salvos.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 8: 6 . Mas para nós existe apenas um Deus, etc. – Um Deus é exclusivo, não do único Senhor, como se ele fosse uma Deidade inferior, mas apenas dos ídolos aos quais o único Deus se opõe: pensar o contrário seria destruir o próprio argumento do apóstolo pela unidade de Deus e fazê-lo falar de maneira inconsistente, como se ele provasse, que não há outro Deus além de um, porque, em vez de muitos, existem apenas dois, um supremo e outro subordinar; e então daria uma razão para isso, como anula a própria distinção, acrescentando que todas essas coisas, que são do Pai, estão em sua maior latitude pelo Filho, como uma em operação com ele, assim como em outros momentos. , falando do Pai, todas as coisas são ditas por ele. Romanos 11:36 . Hebreus 2:10 . No primeiro desses lugares, o Pai está com o estilo de Deus ( ??????, ) sem o artigo, como Cristo está aqui; mas pela mesma maneira de argumentar, que exclui o Senhor Jesus Cristo de ser Deus, o Pai seria excluído de ser o Senhor: ou se o apóstolo aqui aludir ao costume dos pagãos, que adoravam uma ou mais deidades soberanas por demônios inferiores , chamados Baalim ou Senhores (veja a última nota), então o que é dito sobre o único Senhor Jesus Cristo pode ser considerado como relacionado, não tão diretamente ao que ele é em sua natureza original, como ao seu ofício de mediação com Deus o pai; enquanto ele próprio é o Senhor, e as mesmas obras são atribuídas a ele como ao Pai, para mostrar que mediador divino ele é. Veja Mede, Locke, Guyse, Sermões de Calamy sobre a Trindade, p. 25 e 244. “Doutrina Católica da Trindade” de Jones, cap. 1 seita. 3 e Sermões da Trindade, de Waterland, p. 48-53.

Comentário de John Wesley

Mas para nós existe apenas um Deus, o Pai, de quem são todas as coisas, e nós nele; e um Senhor Jesus Cristo, por quem todas as coisas são, e nós por ele.

Ainda para nós – cristãos.

Existe apenas um Deus – isso é exclusivo, não do Senhor Único, como se ele fosse uma divindade inferior; mas apenas dos ídolos aos quais o Deus Único se opõe.

De quem são todas as coisas – Pela criação, providência e graça.

E nós para ele – O fim de tudo o que somos, temos e fazemos.

E um Senhor – Igualmente o objeto da adoração divina.

Por quem todas as coisas são criadas, sustentadas e governadas.

E nós, por ele – Tenha acesso ao Pai, e todas as bênçãos espirituais.

Referências Cruzadas

Jonas 1:9 – Ele respondeu: “Eu sou hebreu, adorador do Senhor, o Deus dos céus, que fez o mar e a terra”.

Malaquias 2:10 – Não temos todos o mesmo Pai? Não fomos todos criados pelo mesmo Deus? Por que será então que quebramos a aliança dos nossos antepassados sendo infiéis uns com os outros?

Mateus 11:27 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.

Mateus 28:18 – Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

João 1:3 – Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.

João 5:20 – Pois o Pai ama ao Filho e lhe mostra tudo o que faz. Sim, para admiração de vocês, ele lhe mostrará obras ainda maiores do que estas.

João 10:30 – Eu e o Pai somos um”.

João 13:13 – Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou.

João 14:9 – Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?

João 14:20 – Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.

João 17:3 – Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

João 17:21 – para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

João 17:23 – eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.

João 20:17 – Jesus disse: “Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês”.

Atos dos Apóstolos 2:36 – “Portanto, que todo Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo”.

Atos dos Apóstolos 5:31 – Deus o exaltou, colocando-o à sua direita como Príncipe e Salvador, para dar a Israel arrependimento e perdão de pecados.

Atos dos Apóstolos 17:28 – ‘Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele’.

Romanos 11:36 – Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.

1 Coríntios 6:13 – “Os alimentos foram feitos para o estômago e o estômago para os alimentos”, mas Deus destruirá ambos. O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo.

1 Coríntios 8:4 – Portanto, em relação ao alimento sacrificado aos ídolos, sabemos que o ídolo não significa nada no mundo e que só existe um Deus.

1 Coríntios 12:3 – Por isso, eu lhes afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: “Jesus seja amaldiçoado”; e ninguém pode dizer: “Jesus é Senhor”, a não ser pelo Espírito Santo.

Efésios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.

Efésios 1:20 – Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,

Efésios 3:14 – Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai,

Efésios 4:5 – há um só Senhor, uma só fé, um só batismo,

Efésios 4:6 – um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.

Filipenses 2:9 – Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

Colossenses 1:6 – que chegou até vocês. Por todo o mundo este evangelho vai frutificando e crescendo, como também ocorre entre vocês, desde o dia em que o ouviram e entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade.

Colossenses 1:16 – pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.

1 Timóteo 2:5 – Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus,

Hebreus 1:2 – mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.

1 Pedro 1:2 – escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

1 Pedro 1:21 – Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus.

Apocalipse 1:18 – Sou aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *