Estudo de 1 Coríntios 12:3 – Comentado e Explicado

Por isso, eu vos declaro: ninguém, falando sob a ação divina, pode dizer: Jesus seja maldito e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, senão sob a ação do Espírito Santo.
1 Coríntios 12:3

Comentário de Albert Barnes

Por isso te dou a entender – te dou a conhecer . A força dessa expressão é: “Eu lhe dou essa regra para distinguir”, ou pela qual você pode saber quais influências e operações são de Deus. O objetivo da passagem é fornecer a eles um guia geral simples, pelo qual eles possam reconhecer as operações do Espírito de Deus de uma só vez, e determinar se os que alegaram estar sob essa operação eram realmente assim. Essa regra era que todos os que eram verdadeiramente influenciados pelo Espírito Santo estavam dispostos a reconhecer e conhecer Jesus Cristo; e onde essa disposição existia, era por si só uma demonstração clara de que era a operação do Espírito de Deus. A mesma regra é substancialmente dada por João 1 João 4: 2 , pela qual testamos a natureza do espírito pelo qual as pessoas professam ser influenciadas. “Nisto conheces o Espírito de Deus: Todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus”, compare também a nota a Mateus 16:17 .

Que nenhum homem – ninguém pode dizer se refere a um homem, ou a demônios, ou àqueles que fingiam estar sob inspiração de qualquer tipo. E pode se referir aos judeus que podem ter fingido estar sob a influência do Espírito de Deus. e que ainda anatematizou e amaldiçoou o nome de Jesus. Ou pode ser pretendido simplesmente como regra geral; significando que “se alguém”, quem quer que seja, deveria blasfemar com o nome de Jesus, quaisquer que fossem suas pretensões, se professando estar sob a influência do Espírito Santo entre os judeus ou ser inspirado entre os gentios, estava cheio prova de que ele era um impostor. O argumento é que o Espírito Santo, em todos os casos, honraria a Jesus Cristo e levaria todos os que estavam sob sua influência a amar e reverenciar seu nome.

Falando pelo Espírito de Deus – Sob a influência da inspiração.

Calleth – diz, ou diria; isto é, ninguém usaria a linguagem do anátema em relação a ele.

Amaldiçoado – Margem, “Anátema” ( ?????µa anathema); veja a nota de Atos 23:14 ; Nota de Romanos 9: 3 ; compare 1 Coríntios 16:22 ; Gálatas 1: 8-9 . A palavra é de execração ou maldição; e significa que ninguém sob a influência do Espírito Santo poderia amaldiçoar o nome de Jesus, ou denunciá-lo como execrável e como impostor. O efeito das influências do Espírito seria, em todos os casos, inspirar reverência por seu nome e obra. É provável que os judeus tenham aqui a intenção principal, uma vez que existe uma amargura e severidade na linguagem que concorda com todas as suas expressões de sentimento em relação a Jesus de Nazaré. É possível, também e de fato provável, que os sacerdotes e sacerdotisas dos deuses pagãos que fingiam estar sob a influência da inspiração possam denunciar o nome de Jesus, porque todos eles se opõem à pureza de sua religião.

E que ninguém pode dizer … – Ou seja, que não pode ocorrer, ou mesmo acontecer, que alguém reconhecerá Jesus como o Messias, que não é influenciado pelo Espírito Santo. O significado é que ninguém tem capacidade física para dizer que Jesus é o Senhor, a menos que seja auxiliado pelo Espírito Santo, pois todas as pessoas podem dizer isso; mas que ninguém estará disposto a dizer isso com sinceridade; ninguém o reconhecerá como seu Senhor; nunca pode acontecer que alguém o confesse como o verdadeiro Messias que não foi trazido a esse estado pela ação do Espírito Santo.

É o Senhor – é o Messias; ou o reconhecerão como seu Senhor.

Mas pelo Espírito Santo – A menos que ele seja influenciado pelo Espírito Santo. Este é um verso muito importante, não apenas no que diz respeito ao assunto em questão no tempo de Paulo, mas também em sua prática na atualidade. Podemos aprender com isso:

(1) Que é uma prova de que qualquer homem está sob a influência do Espírito Santo que está disposto a honrar o nome e a obra de Jesus Cristo.

(2) essas formas e modos de religião; essas opiniões e práticas religiosas estarão mais de acordo com os desígnios do Espírito de Deus, que fazem mais para honrar o nome e a obra de Jesus Cristo.

(3) é verdade que ninguém jamais apreciará devidamente Jesus Cristo, nem amará seu nome e obra, a menos que seja influenciado pelo Espírito Santo. Ninguém ama o nome e a obra do Redentor, seguindo simplesmente as inclinações de seu próprio coração corrupto. Em todos os casos daqueles que foram dispostos a honrá-lo, isso ocorreu pela ação do Espírito Santo.

(4) se alguém, de alguma maneira, estiver disposto a menosprezar a obra de Cristo, a falar levianamente de sua pessoa ou seu nome; ou mantém doutrinas que infringem a plenitude da verdade, respeitando sua natureza divina, sua pureza, sua expiação, é prova de que ele não está sob a influência do Espírito de Deus. Justamente na proporção em que ele depreciar esse trabalho ou nome, apenas nessa proporção ele evidencia que não é influenciado pelo Espírito Divino; mas pela razão orgulhosa, ou pela imaginação, ou por um coração que não se reconcilia com Deus.

(5) toda religião verdadeira é a produção do Espírito Santo. Pois a religião consiste essencialmente em uma vontade de honrar, amar e servir ao Senhor Jesus Cristo; e onde isso existe, é produzido pelo Espírito Santo.

(6) a influência do Espírito Santo deve ser estimada. Lamentar esse Espírito é afastar da alma todo conhecimento adequado do Redentor; fazer isso é deixar o coração à frieza, às trevas, à aridez e à morte espiritual.

Comentário de E.W. Bullinger

dar a você entender = dar a conhecer a você. Grego. gnorizo.

nenhum homem = ninguém. Grego. oudeis.

falando . App-121.

por = in. App-104.

Espírito de Deus . Grego. pneuma Theou. A nova natureza. App-101.

Deus App-98.

chama, etc. = diz “Jesus amaldiçoado” . Provavelmente era uma forma de renúncia.

Jesus . App-98.

amaldiçoado . Grego. anátema. Veja Atos 23:14 .

que Jesus é o Senhor . Os textos leem simplesmente “Senhor Jesus” .

Senhor . App-98.

mas = se não. Grego. ei eu.

Santo Fantasma. App-101. Isso significa reconhecê-Lo como Senhor e Mestre ( Romanos 10: 9 ), não como mero elogio.

Comentário de John Calvin

3. Por isso te dou a conhecer. Tendo-os admoestado por sua própria experiência, ele coloca diante deles uma doutrina geral, que deduz dela; pois o que os coríntios experimentaram em si é comum a toda a humanidade – vagar no erro (729) antes de serem trazidos de volta, pela bondade de Deus, ao caminho da verdade. Por isso, é necessário que sejamos guiados pelo Espírito de Deus, ou vagamos para sempre. A partir disso, também, segue-se que todas as coisas que pertencem ao verdadeiro conhecimento de Deus são os dons do Espírito Santo. Ao mesmo tempo, ele deriva um argumento de causas opostas a efeitos opostos. Ninguém, falando pelo Espírito de Deus, pode ofender a Cristo; então, por outro lado, ninguém pode falar bem de Cristo, mas pelo Espírito de Cristo. Dizer que Jesus é amaldiçoado é uma blasfêmia absoluta contra ele. Dizer que Jesus é o Senhor é falar dele em termos honrosos e com reverência, e exaltar sua majestade.

Aqui é perguntado: “Como os iníquos às vezes falam de Cristo em termos honrosos e magníficos, isso é uma indicação de que eles têm o Espírito de Deus?” Eu respondo: “Sem dúvida, eles têm, no que diz respeito a esse efeito; mas o dom da regeneração é uma coisa, e o dom da inteligência nua, com a qual o próprio Judas foi dotado, quando pregou o evangelho, é outra. ” Por isso, também percebemos o quão grande é a nossa fraqueza, pois não podemos sequer mover nossa língua para a celebração do louvor de Deus, a menos que seja governada por seu Espírito. Sobre isso, as Escrituras também nos lembram frequentemente, e os santos em todos os lugares reconhecem que, a menos que o Senhor abra suas bocas, eles não são adequados para serem os arautos de seu louvor. Entre outros, Isaías diz – Eu sou homem de lábios impuros, etc. ( Isaías 6: 5 )

Comentário de Adam Clarke

Nenhum homem falando pelo Espírito de Deus – Foi concedido a todas as mãos que não poderia haver religião sem a inspiração divina, porque somente Deus, poderia fazer sua vontade conhecida pelos homens: daí o paganismo fingia essa inspiração; O judaísmo tinha isso na lei e nos profetas; e era a própria essência da religião cristã. Os sacerdotes e sacerdotisas pagãos fingiram receber, por inspiração de seu deus, as respostas que deram aos seus eleitores. E até onde as pessoas acreditavam em suas pretensões, até agora elas eram guiadas por seus ensinamentos.

Tanto o judaísmo quanto o paganismo estavam cheios de expectativas de um futuro professor e libertador; e a essa pessoa, especialmente entre os judeus, o Espírito em todos os profetas deu testemunho. Este foi o Ungido, o Messias que se manifestou na pessoa de Jesus de Nazaré; e ele os judeus rejeitaram, embora ele provasse sua missão divina tanto por suas doutrinas quanto por seus milagres. Mas como ele não veio como eles imaginavam, como poderoso conquistador secular, eles não apenas o rejeitaram como o blasfemaram; e pessoas entre elas que professam ser homens espirituais, e sob a influência do Espírito de Deus, o fizeram. Mas como o Espírito Santo, através de toda a lei e dos profetas, deu testemunho ao Messias, e como Jesus provou ser o Cristo por seus milagres e doutrinas, nenhum homem sob a inspiração do Espírito Divino poderia dizer-lhe anátema – tu és um enganador, e uma pessoa digna de morte, etc., como fizeram os judeus; portanto, os judeus não estavam mais sob a inspiração do Espírito de Deus. Este parece ser o significado do apóstolo neste lugar. Ninguém falando pelo Espírito, etc.

E que ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor – nem podemos demonstrar que essa pessoa é o Messias e o Salvador dos homens, mas pelo Espírito Santo, permitindo-nos falar em várias línguas, realizar milagres; ele atesta a verdade de nossas doutrinas àqueles que ouvem, iluminando suas mentes, mudando seus corações e enchendo-os da paz e do amor de Deus.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 12: 3 . Ninguém, falando pelo Espírito, chama Jesus de amaldiçoado. “Nenhum homem que é inspirado pelo Espírito de Deus pode falar mal de Jesus; e ninguém vem a ele, e o possui de coração para o seu Senhor, exceto que Deus o atrai pelo seu Espírito”, o que ele está disposto a fazer por todos. Alguns pensam que essas palavras se referem em geral aos testes feitos pelos cristãos pelos seus promotores, que eles não devem apenas negar, mas também blasfemar contra Cristo: outros pensam que preferem se referir aos judeus, que, enquanto proferiam blasfêmias contra o próprio Cristo, e tentavam extorquê-los de seus discípulos fingiram os dons do Espírito e comprometeram-se a expulsar demônios. Tal cautela pode, portanto, ser muito útil. Ver 1 João 4: 1-3 . São Crisóstomo observa bem que a frase de dizer que Jesus é o Senhor, ou o Messias, deve proceder da verdadeira fé nele; e a expressão é usada para importar que o homem seja um verdadeiro cristão, porque tais fortes tentações se opõem a professar Cristo sob esse caráter, de que aqueles que mantiveram essa doutrina deviam ser verdadeiros crentes, embora houvesse algumas exceções. Parece uma prova tão clara quanto se poderia desejar, de que a verdadeira fé é a obra do Espírito de Deus no coração. Veja Owen no Espírito, p. 3 e a terceira carta de Doddridge ao autor do cristianismo não fundamentada em argumentos, p. 34. & c.

Comentário de John Wesley

Portanto, eu quero que você entenda que ninguém que fala pelo Espírito de Deus chama Jesus de amaldiçoado; e que ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, mas pelo Espírito Santo.

Portanto – Visto que os ídolos pagãos não podem falar a si mesmos, muito menos dar presentes espirituais a outros, estes devem necessariamente estar apenas entre os cristãos.

Como ninguém que fala pelo Espírito de Deus chama Jesus de maldito – isto é, como quem faz isso (o que todos os judeus e pagãos fizeram) fala pelo Espírito de Deus – é atuado por esse Espírito, de modo a falar com ele. línguas, curar doenças ou expulsar demônios.

Então ninguém pode dizer, Jesus é o Senhor – ninguém pode recebê-lo como tal; pois, na linguagem das escrituras, dizer ou acreditar implica uma garantia experimental.

Mas pelo Espírito Santo – A soma é: Ninguém tem o Espírito Santo, mas os cristãos: todos os cristãos têm esse Espírito.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 21:23 – não deixem o corpo no madeiro durante a noite. Enterrem-no naquele mesmo dia, porque qualquer que for pendurado num madeiro está debaixo da maldição de Deus. Não contaminem a terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá por herança.

Mateus 16:16 – Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

Marcos 9:39 – “Não o impeçam”, disse Jesus. “Ninguém que faça um milagre em meu nome, pode falar mal de mim logo em seguida,

João 13:13 – Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou.

João 15:26 – “Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito.

João 16:14 – Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.

1 Coríntios 8:6 – para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos.

1 Coríntios 16:22 – Se alguém não ama o Senhor, seja amaldiçoado. Vem, Senhor!

2 Coríntios 3:5 – Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus.

2 Coríntios 11:4 – Pois, se alguém lhes vem pregando um Jesus que não é aquele que pregamos, ou se vocês acolhem um espírito diferente do que acolheram ou um evangelho diferente do que aceitaram, vocês o suportam facilmente.

Gálatas 3:13 – Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”.

1 João 4:2 – Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *