Estudo de João 15:26 – Comentado e Explicado

Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.
João 15:26

Comentário de E.W. Bullinger

o Consolador . Ver João 14:16 .

é chegado = deve ter chegado.

enviar . Grego. pempo. App-174.

de . Grego. pára. App-104.

o espírito da verdade . Veja em João 14:17 .

prossegue = sai adiante.

ele. Grego. ekeinos, como em João 14:26 .

will = vontade; um dos muitos casos em que a versão autorizada e a versão revisada ofuscam o sentido de sua tradução pelo uso indevido de “will” e “will”.

testemunhar = prestar testemunho. Grego. martureo. Veja nota em João 1: 7 .

of = concernente. Grego. peri. App-104.

Comentário de John Calvin

26. Mas quando o Consolador chegar. Depois de explicar aos apóstolos que o Evangelho não deve ser menos valorizado por eles, porque possui muitos adversários, mesmo dentro da própria Igreja; Cristo agora, em oposição à fúria perversa daqueles homens, produz o testemunho do Espírito, e se suas consciências repousam nesse testemunho, nunca serão abalados; como se ele tivesse dito: “Verdade, o mundo se enfurecerá contra você; alguns zombam e outros amaldiçoam sua doutrina; mas nenhum dos ataques deles será tão violento que abalará a firmeza de sua fé, quando o Espírito Santo lhe tiver sido dado para estabelecê-lo por seu testemunho. ” E, de fato, quando o mundo se enfurece por todos os lados, nossa única proteção é que a verdade de Deus, escalada pelo Espírito Santo em nossos corações, despreza e desafia tudo o que há no mundo; pois, se estivesse sujeita às opiniões dos homens, nossa fé seria esmagada cem vezes por dia.

Devemos, portanto, observar cuidadosamente de que maneira devemos permanecer firmes entre tantas tempestades. É porque

recebemos, não o espírito do mundo, mas o Espírito que é de Deus, para que possamos conhecer as coisas que nos foram dadas por Deus,
( 1 Coríntios 2:12 .)

Essa única testemunha afasta, espalha e capota poderosamente tudo o que o mundo apronta para obscurecer ou esmagar a verdade de Deus. Todos os que são dotados com esse Espírito estão tão longe de correr o risco de cair em desânimo por causa do ódio ou desprezo do mundo, que cada um deles obterá uma vitória gloriosa sobre o mundo inteiro. No entanto, devemos ter cuidado com a boa opinião dos homens; enquanto a fé se maravilhar dessa maneira, ou melhor, assim que sair do santuário de Deus, ela deve se envolver em uma incerteza miserável. Portanto, deve ser trazido de volta ao testemunho interno e secreto do Espírito, que, os crentes sabem, lhes foi dado do céu.

Diz-se que o Espírito testifica de Cristo , porque ele retém e fixa nossa fé somente nele, para que não possamos procurar em outro lugar qualquer parte de nossa salvação. Ele o chama também de Consolador , que, confiando em sua proteção, nunca podemos ficar alarmados; pois com este título Cristo pretendia fortalecer nossa fé, para que não ceda a nenhuma tentação. Quando ele o chama de Espírito da verdade , devemos aplicar o termo ao assunto em questão; pois devemos pressupor um contraste com esse efeito, de que, quando eles não têm essa Testemunha, os homens são levados de várias maneiras e não têm um local de descanso firme, mas, onde quer que ele fale, ele liberta a mente dos homens de toda dúvida e medo de ser enganado.

Quando ele diz que o enviará do Pai , e, novamente, que ele procede do Pai , ele o faz para aumentar o peso de sua autoridade; pois o testemunho do Espírito não seria suficiente contra ataques tão poderosos e contra esforços tão numerosos e ferozes, se não estivéssemos convencidos de que ele procede de Deus. Então é Cristo quem envia o Espírito, mas é da glória celestial , para que possamos saber que não é um dom dos homens, mas um penhor seguro da graça divina. Portanto, parece que ociosa era a sutileza dos gregos, quando eles argumentaram, com base nessas palavras, que o Espírito não procede do Filho; pois aqui Cristo, de acordo com seu costume, menciona o Pai para elevar nossos olhos para a contemplação de sua Divindade.

Comentário de Adam Clarke

Mas quando o Consolador chegar – Veja em João 14:16 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

João 15:26 . Mas quando o Consolador chegar, “Para seu encorajamento, no entanto, asseguro-lhe, que todos eles não continuarão assim obstinadamente inclinados contra mim e minha religião. Quando aquele que deve confortá-lo sob todos os seus problemas por sua inspiração divina e o auxílio que ele lhe fornecerá, e que, por essa razão, é justamente denominado Consolador; quando essa Pessoa divina vier, que eu encontrarei do Pai para você , para permanecer sempre com você, ele prestará testemunho de mim e à minha religião tão eficazmente, que muitos dos judeus serão convertidos. ” Nosso Senhor diz sobre este Espírito da verdade que ele procede,e?p??e?eta? , – do Pai: que denota a procissão eterna do Espírito Santo; pelo qual a maneira de sua subsistência é definida, como a do Filho é pela geração de palavras , tanto quanto possível para nós nesse estado mortal. A vinda do Espírito e o envio de nosso Senhor, do Pai, para testificá-lo, são personagens pessoais e o distinguem claramente do Pai e do Filho: e seu título, como o Espírito da verdade, juntamente com sua procedência do Pai. Pai, só pode aplicar-se a uma pessoa divina : pois esse título é alto demais para uma criatura; e não vejo nenhuma razão suficiente para que seu procedimento com o Pai seja mencionado no tempo presente, no meio de uma frase, onde Cristo o envia e seu testemunho de Cristo são mencionados como futuros; a menos que seja para intimar sua procissão necessária, inflexível e interminável do Pai, de maneira sublime que está além do alcance de todas as nossas idéias, mas é de alguma maneira responsável pelo que é chamado de geração eterna em relação a Cristo, em correspondência com seu caráter como o Filho: e, ainda assim, que o Espírito Santo procede do Filho, bem como do Pai, pode ser justa, clara e totalmente argumentado por ser chamado de Espírito de Cristo e Espírito do Filho, bem como do Pai ( 1 Pedro 1:11 . Gálatas 4: 6. ) e, por estar aqui, dito ser enviado por Cristo do Pai, assim como enviado pelo Pai em seu nome, cap. João 14:26 . E isso, ao mesmo tempo, mostra a mesma divindade do Pai e do Filho, na medida em que eles têm o mesmo poder de enviar o Espírito Santo para suportar a parte peculiar e ter a glória que lhe pertence, na obra da salvação. : para que os Três Sagrados estejam aqui representados tanto em seus personagens pessoais quanto em suas glórias divinas e econômicas.

Referências Cruzadas

Lucas 24:49 – Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto”.

João 8:42 – Disse-lhes Jesus: “Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou.

João 14:16 – E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,

João 14:26 – Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.

João 16:7 – Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.

João 16:13 – Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.

João 16:14 – Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.

Atos dos Apóstolos 2:32 – Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas desse fato.

Atos dos Apóstolos 2:33 – Exaltado à direita de Deus, ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou o que vocês agora vêem e ouvem.

Atos dos Apóstolos 5:32 – Nós somos testemunhas destas coisas, bem como o Espírito Santo, que Deus concedeu aos que lhe obedecem”.

Atos dos Apóstolos 15:8 – Deus, que conhece os corações, demonstrou que os aceitou, dando-lhes o Espírito Santo, como antes nos tinha concedido.

1 Coríntios 1:6 – porque o testemunho de Cristo foi confirmado entre vocês,

Hebreus 2:4 – Deus também deu testemunho dela por meio de sinais, maravilhas, diversos milagres e dons do Espírito Santo distribuídos de acordo com a sua vontade.

1 João 5:6 – Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo: não somente por água, mas por água e sangue. E o Espírito é quem dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.

Apocalipse 22:1 – Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *