Estudo de Lucas 24:49 – Comentado e Explicado

Eu vos mandarei o Prometido de meu Pai; entretanto, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto.
Lucas 24:49

Comentário de Albert Barnes

A promessa do meu Pai – A promessa que o Pai lhes fez “através” do Salvador. Veja Mateus 10:19; João 14: 16-17, João 14:26. A promessa era que eles fossem ajudados pelo poder do Espírito Santo. Ele também sem dúvida se referiu à promessa de Deus, feita nos dias de Joel, respeitando o derramamento do Espírito Santo. Veja Joel 2: 28-29, comparado com Atos 2: 16-21.

Dotado de poder do alto – o poder que lhes seria dado pela descida do Espírito Santo – o poder de falar em línguas, de realizar milagres e de pregar o evangelho com a bênção e a ajuda do Espírito Santo. Isso foi realizado no dom do Espírito Santo no dia de Pentecostes. Veja Atos 2 .

Comentário de E.W. Bullinger

enviar . Grego. apostello, mas T Tr. A WH R lê exapostello, envia ou envia. App-174.:2.

o : ou seja, o presente de pneuma hagion. De acordo com Joel 2:28 ( Atos 2:17 , Atos 2:78 ). Ver Isaías 44: 3 . Ezequiel 36:26 .

em cima de . Grego. epi. App-104.

poder do alto . Isso define o significado de pneuma hagion, que é sinônimo dele. Veja Atos 1: 4 , Atos 1: 5 .

Comentário de John Calvin

49. E eis que eu envio. Para que os apóstolos não se assuste com a fraqueza deles, ele os convida a esperar uma graça nova e extraordinária; como se ele tivesse dito, embora você se sinta impróprio para tal acusação, não há razão para que se desanime, porque eu lhe enviarei do céu o poder que sei que você não possui. Quanto mais plenamente para confirmá-los nessa confiança, ele menciona que o Pai lhes havia prometido o Espírito Santo; pois, para que pudessem se preparar com maior entusiasmo pela obra, Deus já os havia encorajado por sua promessa, como remédio para sua desconfiança. Cristo agora se coloca no lugar do Pai e compromete-se a cumprir a promessa; em que ele novamente reivindica para si poder divino. Investir homens fracos com poder celestial é parte da glória que Deus jura que não dará a outro: e, portanto, se pertence a Cristo, segue-se que ele é aquele Deus que anteriormente falava pela boca da profeta, ( Isaías 42: 8. ) E, embora Deus tenha prometido graça especial aos apóstolos, e Cristo tenha concedido a eles, devemos sustentar universalmente que nenhum mortal é ele mesmo qualificado para pregar o evangelho, exceto na medida em que Deus o veste. com seu Espírito, para suprir sua nudez e pobreza. E certamente, como não é apenas em referência aos apóstolos que Paulo exclama:

( 2 Coríntios 2:16 )
E quem será considerado suficiente para essas coisas?

assim, todos os que Deus ressuscita para serem ministros do evangelho devem ser dotados do Espírito celestial; e, portanto, em todas as partes das Escrituras, ele é prometido a todos os professores da Igreja, sem exceção.

Mas permaneça você na cidade de Jerusalém. Para que não avancem para ensinar antes do tempo apropriado, Cristo ordena silêncio e descanso, até que, enviando-os de acordo com sua vontade, ele possa fazer um uso oportuno de seus trabalhos. E este foi um teste útil da obediência deles, que, depois de terem sido dotados com o entendimento das Escrituras, e depois de terem a graça do Espírito soprado sobre eles ( João 20:22 😉 ainda porque o Senhor os havia proibido para falar, eles ficaram em silêncio como se tivessem sido burros. Pois sabemos que aqueles que esperam receber aplausos e admiração de seus ouvintes desejam muito aparecer em público. Talvez, também por esse atraso, Cristo pretendesse puni-los por indolência, porque eles, de acordo com sua liminar, não partiram imediatamente, no mesmo dia, para a Galiléia. Seja como for, somos ensinados pelo exemplo deles, que não devemos tentar nada além de como o Senhor nos chama; e, portanto, embora possuam alguma habilidade para ensinar em público, que os homens permaneçam em silêncio e aposentados, até que o Senhor os guie pela mão à assembléia pública. Quando eles são ordenados a permanecer em Jerusalém, devemos entender isso como significando, depois que eles voltaram da Galiléia. Pois, como logo aprendemos com Mateus, embora ele tenha lhes dado a oportunidade de vê-lo em Jerusalém, ele ainda não mudou sua intenção original de ir à Galiléia ( Mateus 26:32 .) O significado da palavra, portanto, isto é, depois de lhes ter dado liminares no local designado, ele deseja que permaneçam em silêncio por um tempo, até que lhes dê um novo rigor.

Comentário de Adam Clarke

A promessa do meu Pai – isto é, o Espírito Santo, prometido, João 15:26 . Veja Atos 1: 4 ; Atos 2:33 .

Até que você seja dotado de poder – A energia do Espírito Santo deveria ser comunicada a eles para três propósitos particulares.

  1. Para que ele possa estar neles, um consolador santificador, fortalecendo suas almas e trazendo à lembrança tudo o que Jesus havia lhes falado antes.
  • Para que a pregação deles seja acompanhada pela demonstração e poder dele no coração de seus ouvintes, para que eles creiam e sejam salvos.
  • 3. Que eles possam realizar milagres para confirmar suas pretensões a uma missão Divina e estabelecer a verdade das doutrinas que pregaram.

    Comentário de Thomas Coke

    Lucas 24:49 . Eis que envio a promessa, etc. – Ou seja, enviarei brevemente ; o presente está sendo usado para o tempo futuro, como é frequentemente nas escrituras. Até que você seja dotado, ou investido de poder do alto, significa: “Até que você seja inspirado pelo Espírito Santo de cima”.

    Comentário de Scofield

    sobre você

    Veja a nota (Veja Scofield “ Atos 2: 4 “)

    Comentário de John Wesley

    E eis que vos envio a promessa de meu Pai; mas permanecei na cidade de Jerusalém, até ser revestido de poder do alto.

    Eis que envio a promessa – enfaticamente chamada; o Espírito Santo.

    Referências Cruzadas

    Isaías 32:15 – até que sobre nós o Espírito seja derramado do alto, e o deserto se transforme em campo fértil, e o campo fértil pareça uma floresta.

    Isaías 44:3 – Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole, e minha bênção sobre seus descendentes.

    Isaías 59:20 – “O Redentor virá a Sião, aos que em Jacó arrependerem-se dos seus pecados”, declara o Senhor.  

    Joel 2:28 – “E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.

    João 14:16 – E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,

    João 14:26 – Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.

    João 15:26 – “Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito.

    João 16:7 – Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.

    Atos dos Apóstolos 1:4 – Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei.

    Atos dos Apóstolos 1:8 – Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.

    Atos dos Apóstolos 2:1 – Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *